PlayStation Xbox

De acordo com o site Insider Gaming, o primeiro dia do processo judicial entre a Microsoft e a FTC dos Estados Unidos está em andamento em San Francisco, e já houve uma grande revelação.

Em um e-mail não lacrado, o chefe da PlayStation, Jim Ryan, afirmou que não estava preocupado com o fato de Call of Duty ou outras franquias da Activision Blizzard deixarem a plataforma caso a Microsoft fechasse o acordo.

“Não é uma exclusividade do Xbox”, disse Ryan no e-mail de quando o acordo foi anunciado. “[Eles] estão pensando além disso e têm dinheiro para fazer movimentos como esse. Passei um bom tempo com Phil [Spencer, chefe do Xbox] e Bobby [Kotick, chefe da Activision Blizzard] no último dia. Tenho certeza de que continuaremos a ver COD no PS por muitos anos”.

“Temos algumas coisas boas cozinhando. Mantenha seus olhos abertos. Não sou complacente e preferia que isso não tivesse acontecido, mas vamos ficar bem, mais do que bem”, conclui.

Em um outro comentário também feito hoje (via VGC), a Microsoft abriu o primeiro dia de sua batalha judicial contra a FTC alegando que oficialmente “perdeu a guerra dos consoles”.

Em suas proposições de fatos apresentados no primeiro dia de sua batalha judicial sobre a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões, a Microsoft argumentou que “o Xbox perdeu a guerra dos consoles e seus rivais estão posicionados para continuar a dominar” .

Outros documentos compartilhados pela IGN descrevem os consoles anteriores da Microsoft com linguagem negativa semelhante. A empresa afirmou que o console Xbox original foi superado tanto pela Sony quanto pela Nintendo por uma “margem significativa” e afirmou que não parou de “perder” as “guerras de console” desde então.

“O console do Xbox tem consistentemente classificado em terceiro (de três) atrás do PlayStation e da Nintendo em vendas”, dizem os documentos. “Em 2021, o Xbox tinha uma participação de 16%, enquanto a Nintendo e o PlayStation tinham participações de [redigido] e [redigido], respectivamente”.

“Da mesma forma, para as receitas do console e a participação dos consoles atualmente em uso pelos jogadores (‘base instalada’), o Xbox fica atrás com 21%, enquanto o PlayStation e a Nintendo têm participações de [redigido] e [redigido], respectivamente”.

A Microsoft argumenta que agora está “apostando em uma estratégia diferente”, gerando lucro por meio de vendas de jogos e acessórios, em vez de vendas de consoles.