Em uma entrevista com o site Gematsu durante a Tokyo Game Show 2022, o designer de Wild Arms, Akifumi Kaneko, admitiu que apresentou o sucessor espiritual Armed Fantasia: To the End of the Wilderness à Sony muitas vezes, mas não obteve sucesso. Desde então, o jogo foi objeto de uma bem-sucedida rodada dupla no Kickstarter, que arrecadou US$ 1,5 milhão até o momento.
“Quando se trata de fazer um novo JRPG, as publishers japonesas simplesmente não correm o risco”, admitiu Kaneko. “No meu caso, fui para a Sony várias vezes, mas não deu em nada. Não é por conta dos JRPGs não serem populares, é que as companhias não nos deixam fazê-los”. Ele acrescentou que séries estabelecidas, como Persona e Final Fantasy, não têm problemas para serem financiadas – mas é uma nova IP que enfrenta problemas.
Armed Fantasia: To the End of the Wilderness pode ter veteranos de Wild Arms no comando, mas Kaneko ressalta que não tem relação com a série. “Armed Fantasia é um jogo completamente diferente de Wild Arms”, admitiu. “Haverá uma história convincente como sempre, mas a história e os personagens serão diferentes dos de Wild Arms, então quem não jogou Wild Arms poderá aproveitar este jogo. Além disso, será uma experiência de mundo aberto, onde você explora todo o lugar”.