ONWIN365

Farm Manager 2022 – Review

Sou muito fã de jogos de simulação, em especial de administração de negócios. Cheguei a comentar um pouco na minha análise de Two Point Hospital como construir e gerenciar parques e zoológicos fizeram parte da minha infância. As vezes me pego pensando até que ter jogado tanto esses jogos que me fez seguir estudando na área business. E talvez também por ter seguido por esse caminho acabo me dando bem em toda a parte complexa desses jogos que é olhar o seu relatório anual e tirar a conclusões para melhorar no futuro. Já dando um certo tipo de spoiler nessa análise, isso não aconteceu ao jogarFarm Manager 2022.

Com o intuito de ser um verdadeira experiência de gerenciar fazendas, onde você não só precisa cuidar de seu gado e plantação, mas também criar instalações, estradas, se preocupar com máquinas, funcionários e até com o cabeamento de energia elétrica. A sensação que se tem é que Farm Manager 2022 pega elementos de diversos outros jogos já existentes de simulação, joga no liquidificador e cria uma receita “nova”, que consegue ser tudo e ao mesmo tempo nada, já que tende a ser bem confuso desde o começo.

Farm Manager 2022
Todas as instalações precisam estar conectadas a ruas. Fonte: PS4 Share.

Como qualquer jogo de estratégia, é importante iniciar pelo tutorial. Não fiz diferente e dentre as opções de campanha, modo livre, cenários e tutorial, segui para o caminho de aprendizado. Farm Manager 2022 não possui localização para o Brasil, porém conta com textos em português de Portugal, o que ajuda bastante na hora de ler todas as inúmeras explicações dos menus e como seguir com o jogo. A apresentação, nesse primeiro momento, não chega a ser tão ruim. Você entende logo como construir edifícios, contratar funcionários, comprar animais e itens, construir estradas e até a parte de cabeamento da energia elétrica. Os objetivos não se mostram tão complexos e, apesar de muita informação para se assimilar, é possível finalizar esta primeira etapa em pouco tempo.

O grande problema que você irá encontrar logo nesse tutorial, e que irá te perseguir por todo e qualquer cenário, é o da dificuldade de se navegar pelos menus. Um dos maiores desafios para um título de estratégia e simulação nos consoles é conseguir adaptar bem os comandos que funcionariam bem com mouse e teclado para um controle. Conseguimos ver diversos erros e acertos durante os anos. Infelizmente Farm Manager 2022 é mais um que entra na lista dos que precisam melhorar neste quesito. Nada é prático ou intuitivo e a maioria das informações que você terá disponível acabará descobrindo na sorte. Além disso, quando se navega por alguns menus com itens, por exemplo, você simplesmente não consegue entender o que é o que. O HUD também é extremamente poluído (muitas abas e abas surgindo ou ícones que você não sabe para que servem) e não ajuda em nada no entendimento.

Farm Manager 2022
Algumas das diferentes opções de cenário, para variar um pouco nos objetivos do jogo. Fonte: PS4 Share.

Quando você embarca então no modo campanha (nem recomendo tentar em seguida o modo livre ou cenário pois será ainda mais confuso) percebe que o tutorial não serviu para nada. Existem dezenas de funções, que ainda terá que aprender na marra. Farm Manager 2022 até tenta dar um corrigida nisso na campanha seguindo com capítulos para te ensinar diversos pontos do jogo, como tendo um para criação simples de vaca e leites, outra para colheitas, pomar, açougue, etc. Ainda assim, você tem apenas um objetivo e precisa, em meio a diversos menus complexos, entender exatamente o que se tem que fazer. O gerenciamento de funcionários também não se mostra muito objetivo.

Farm Manager 2022
Para saber o nome do item que está selecionando no mercado você precisará colocar em seu carrinho, como se fosse uma simulação, já que a figura pode ser confusa em alguns casos. Fonte: PS4 Share.

Em alguns momentos a impressão que tive era a de que a graça do título era a de realmente complicar as coisas. Por exemplo, eu tinha uma fazendo que plantava capim. Minhas vacas precisavam de capim para se alimentar, porém eu não consegui usar o capim que plantei. O tempo todo recebia a notificação de que faltava um item e precisava comprar no mercado. Isso aconteceu diversas vezes com a necessidade de compra ou venda de muitas coisas. Enquanto em outro momento eu produzia queijo de cabra, mas eu não conseguia vender o que tinha produzido, não ia para o mercado. Senti falta de uma forma de automatização ou sustentabilidade da própria fazenda (pois, ao meu ver, isso acontece em diversos locais). Se por acaso existe algo para se fazer isso, a opção é tão escondida dentre os menus confusos que nunca irei encontrar.

Farm Manager 2022
Algumas instalações te dão mais de uma opção de animais para criar no local, porém não é possível deixar espécies diferentes no mesmo local. Fonte: PS4 Share.

O trilha sonora do jogo até que é agradável e condiz com o clima que quer passar, porém nada que chame muita atenção para que eu vá lembrar como algo muito bom. Os gráficos são apenas OK, era possível ter tido um pouco mais de detalhe para um lançamento de PlayStation 4. Também em diversos momentos eu encontrava bugs de vacas com a cerca passando pela cabeça (como na foto acima) ou tratores fazendo caminhos por dentro de casas. Já a performance em si foi estável, apenas vale ressaltar o longo tempo de carregamento, que você pode perceber no vídeo de gameplay gravado no PS4 Pro.

E apesar de você ter bastante o que administrar em grande parte do tempo em Farm Manager 2022, em alguns momentos precisará simplesmente esperar o tempo passar, seja para ter mais insumo ou apenas completar alguma missão, situação comum para simuladores. Para isso, existem duas opções extras de velocidade do tempo, para agilizar um pouco as coisas, novamente como qualquer outro título do gênero. O grande problema é que, mesmo colocando na velocidade mais rápida, o tempo parece não fluir bem. Você espera horas e horas e parece que as coisas nunca avançam, os dias demoram para seguir. Diversas vezes ficava me perguntando se estava jogando um simulador no console ou então algum desses webgames tipo Colheita Feliz ou até mesmo mobile freemium em que plantava e precisava esperar 10 horas da vida real para de fato poder colher. Uma verdadeira prova de resistência. Tiveram momentos que joguei trinta minutos do título mas jurava que estava por mais de três horas, de tão lento e desgastante que ele conseguiu ser.

Farm Manager 2022
Fique sempre atento às notificações no canto esquerdo da tela para resolver imprevistos o quanto antes. Fonte: PS4 Share.

Farm Manager 2022 não possui um preço muito alto, principalmente ao contrastar com outros nomes do gênero, o que pode ser um ponto decisivo para muitas pessoas, ainda mais considerando que unindo campanhas, cenários e também um modo livre quase que infinito, pode propiciar muitas horas de jogo e um pouco de diversão. Porém acho que posso dizer que esse é um dos casos que o barato pode sair caro e o que deveria ser uma distração acaba tornando-se uma verdadeira frustração.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Ultimate Games.

Veredito

Farm Manager 2022 se preocupa tanto em trazer uma experiência mais real de gerenciamento de fazendas que acaba entregando algo confuso e problemático, chegando a ser vazio. Caso consiga ignorar os péssimos menus, prepare-se para experimentar algumas das horas mais longas de sua vida.

50

Farm Manager 2022

Fabricante: Cleversan Games

Plataforma: PS4

Gênero: Simulação / Estratégia

Distribuidora: Ultimate Games

Lançamento: 23/04/2022

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (Inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Farm Manager 2022 is so concerned with bringing a realistic farm management experience that it ends up delivering something confusing and problematic, even empty. If you can ignore the terrible menus, get ready to experience some of the longest hours of your life.