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Análise – Zone of the Enders: The Second Runner MARS

Zone of the Enders: The Second Runner é um dos melhores jogos de ação da época do PS2 e, desde então, o seu excelente combate com robôs gigantes nunca foi replicado com a mesma precisão e velocidade. A nova edição, MARS, traz como novidade vários modos voltados ao VR, no entanto, vale ressaltar que o jogo principal é uma excelente recomendação para aqueles que nunca jogaram.

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A história detalha o conflito entre a Terra e as colônias de Marte, este último grupo sendo controlado pela facção extremista BAHRAM. No meio desta guerra, o protagonista, Dingo, encontra Jehuty, um dos mais poderosos Orbital Frame (robô gigante de combate) e se torna seu piloto com a intenção de libertar Marte da opressão de BAHRAM. A história não é um grande foco e tem uma tradução que faz muitos momentos parecerem cafonas, mas ela serve bem como pano de fundo para a ação.

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A grande qualidade de Zone of the Enders é seu combate, que é rápido e bastante versátil, sendo absolutamente necessário considerar o ambiente enquanto se luta. Jehuty tem seus combos comuns, que são capazes de lançar inimigos em paredes, e outros perigos de cada fase. O botão de corrida permite chegar rapidamente próximo a inimigos ou esquivar de seus ataques e também altera as propriedades de cada botão com novos golpes. É possível também agarrar seus inimigos e utilizá-los de escudo ou como uma arma de longo alcance, ou simplesmente jogá-los um contra os outros. Uma das novidades da versão MARS é um novo esquema de controle, em que é possível selecionar rapidamente entre as diversas armas secundárias.

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O combate é altamente versátil, sendo possível desenvolver inúmeras estratégias para cada confronto. Levando isso em consideração, a aventura coloca o jogador em várias situações diferentes, com o intuito que este aproveite a versatilidade do combate. Existem missões onde derrotar inimigos o mais rápido possível é o recomendado, outra em que você deve proteger unidades, outra que é um campo de batalha com vários inimigos em simultâneo e por aí vai. Nem todos os cenários são divertidos ou agradáveis, mas servem ao seu propósito de criar uma campanha diversificada, mesmo que seja curta.

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Um dos maiores problemas de Zone of the Enders é ser uma experiência breve. A campanha deve levar cerca de 4 a 6 horas, talvez um pouco mais se você não for experiente. Existe um modo multiplayer e missões opcionais para serem feitas, mas estas fazem pouco para estender a vida útil do jogo. Há algumas adições à versão MARS, como a possibilidade de explorar um galpão com o Jehuty dentro e a possibilidade de jogar a campanha inteira em VR, mas são poucas diferenças se comparado ao lançamento original ou à coletânea do PS3.

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Veredito

Zone of the Enders: The Second Runner MARS é mais recomendado para aqueles que nunca jogaram o título ou que querem aproveitar a campanha pelo modo VR. É um excelente jogo de ação, com ótimas mecânicas de combate.

Jogo analisado com código fornecido pela Konami.

Veredito

80

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