NASCAR Heat Evolution

NASCAR é a categoria "Stock Car" americana, sem nenhuma forma de ser comparada à Stock Car brasileira, apesar de algumas vezes as pessoas tentarem fazer esse paralelo. NASCAR é a abreviação de "National Association for Stock Car Auto Racing", algo como Associação Nacional de Automobilismo de "carros de marca" dos EUA. Ela é uma disputa das 3 principais montadoras do mercado norte americano, que usam suas "bolhas" (um "modelo" do carro de linha) nas provas: o FUSION da Ford, o CAMRY da Toyota e o CHEVROLET SS da Chevrolet. A categoria é pouco conhecida no território brasileiro em comparação à Fórmula 1, que recebeu toda a atenção durante sua época de ouro no fim do século passado. Infelizmente, esse monopólio automobilístico dá a impressão ao brasileiro (a muitos) de que o automobilismo se resume a F1, que tudo gira em torno dessa categoria que ainda hoje é descrita como o "suprassumo" do automobilismo mundial. Será mesmo?

NASCAR é o automobilismo em seu mais puro teor, remetendo aos primórdios do automobilismo, quando não havia qualquer auxílio eletrônico aos pilotos, carros super tecnológicos ou parafernálias futuristas. São 40 carros com 40 pilotos dentro da pista, sendo que o mais rápido vence, simples assim, e as disputas são resolvidas ali mesmo ou, em alguns casos, em uma próxima oportunidade. É o automobilismo como deve ser, feito por carros, pilotos, equipes e torcida!

NASCAR Heat Evolution traz pela primeira vez um jogo da categoria aos consoles de nova geração. Muitos provavelmente já devem ter colocado as mãos em jogos NASCAR no PS1, PS2 ou PS3 com a franquia THUNDER, ou em jogos da categoria no PC, NASCAR 1 e 2, NASCAR Sim Racing, dentre outros. E toda essa citação de franquias passadas é basicamente para dizer que, apesar do jogo ter sido desenvolvido para a nova geração de consoles e PC's, ele não parece trazer nenhum aspecto significativo de melhora. Não há nada nele que não tenha sido visto em outros títulos e, em certos pontos, até mesmo de forma superior aos apresentados por NASCAR Heat Evolution.

NASCAR Heat Evolution traz toda a temporada 2016 para a casa do jogador. Pistas, pilotos, pinturas, etc., absolutamente tudo está no jogo, algo comum em franquias focadas no mercado americano (vide NFL, NHL e NBA). Algo que os americanos sabem fazer muito bem é vender o produto aos fãs, e é isso que NASCAR Heat Evolution é: um jogo recomendado aos fãs. Por enquanto, ele está disponível apenas na América do Norte, mas a desenvolvedora se pronunciou em seu site oficial dizendo que estuda lançá-lo em outros países futuramente. Se você gosta ou conhece a categoria e quer se sentir dentro de um carro da NASCAR, começar uma carreira como piloto de uma equipe do fim do pelotão e galgar patrocínios, desenvolver o carro e tentar ser campeão um da Sprint Cup correndo contra os grandes pilotos da categoria, Kyle Busch, Kevin Harvick, Joey Logano, Jimmie Johnson, etc., essa é a sua chance.

O jogo traz uma centena de curiosidades sobre as pistas, pilotos do passado, informações sobre eventos históricos, além de vídeo dos pilotos dando dicas de pilotagem, todas as principais pinturas dos carros da temporada 2016, fotos dos pilotos, enfim… Infelizmente, não é um jogo que pareça tentar dar uma chance aos que não conhecem essa maravilhosa categoria do automobilismo americano. Mas ao fã da categoria, que busca um jogo de corrida da série sem se preocupar tanto com o quesito de uma simulação mais apurada, NASCAR Heat Evolution está na medida certa.

O modo Carreira é o ponto forte de NASCAR Heat Evolution, apesar de existirem outros modos de jogo, como DESAFIOS, MULTIPLAYER, CAMPEONATO e CORRIDAS RÁPIDAS, que serão descritos mais à frente. O modo CARREIRA é sem dúvidas o principal deles. Nele, você cria um piloto (você) e começa em uma equipe sem patrocínio algum, com o carro "liso" e sem nenhuma forma de arrecadar fundos. Ao terminar as 2 primeiras provas dentre os 30 primeiros de um grid com 40 carros (isso já dá a ideia de como no começo você terá que andar no fim do pelotão), você consegue um primeiro patrocínio e começa a arrecadar fundos para desenvolver aspectos da equipe e melhorar as instalações de modo a receber melhorias para o carro, tentando arrecadar cada vez mais investimento e galgar posições no grid.

Esse modo de jogo já foi visto em outro jogo da franquia há mais de 10 anos (NASCAR Sim Racing), mas NASCAR Heat Evolution dá mais opções para o desenvolvimento da equipe do que em seu "avô". Mesmo assim, NASCAR Sim Racing conseguia ser um pouco melhor, já que dava mais opções de decalques e patrocinadores e formas de arrecadar dinheiro – em NASCAR Heat Evolution, o primeiro patrocinador será sempre o mesmo. Além disso, em NASCAR Sim Racing você começava sua carreira na Truck Series, a 3ª categoria da NASCAR, que serve de acesso à Sprint Cup, a categoria principal. NASCAR Heat Evolution possui apenas os carros e pilotos da Sprint Cup e 2 pilotos da Xfinity Series, categoria de acesso anterior à Sprint Cup.

Os outros modos de jogo são basicamente como qualquer jogo de corrida dos tempos atuais. Em CORRIDA RÁPIDA, você escolhe dentre as 23 pistas do calendário de 2016, sendo 21 pistas ovais e 2 mistas, e corre um fim de semana, com uma sessão de treinos livres, a classificação e a corrida. No MULTIPLAYER há as corridas online que você pode correr contra outros jogadores em lobbys criados tanto por eles quanto por você, com suas próprias especificações de corrida, número de voltas, bandeiras amarelas, etc.

Por fim, os DESAFIOS são desbloqueados ao longo da sua carreira. Conforme você avança, vai recebendo desafios de pilotos da categoria. Em um desses desafios, por exemplo, Brad Keselowisk te desafia a sair do fim do pelotão e vencer uma prova em poucas voltas em AUTO CLUB SPEEDWAY, na Califórnia, uma das pistas da categoria. E é em momentos como esse que o jogo é recomendado para os fãs da categoria, pois ao longo dos DESAFIOS você desbloqueia vídeos dos pilotos dando dicas de cada pista, explicando a tomada das curvas, os bumps do circuito, pontos de referência, etc. É um material muito legal para os fãs.

NASCAR Heat Evolution está mais para um tipo de jogo arcade do que um simulador, mesmo o jogo te dando essa opção nas configurações de corrida. As configurações, por sinal, são mais um ponto que deixa a desejar em NASCAR Heat Evolution, já que todas são básicas, sendo basicamente 8 ou 80. Ao colocar o jogo em "simulação", tudo fica um pouco mais difícil: sair dos boxes em baixa velocidade no plano é basicamente impossível, já que o carro é configurado para correr em uma superfície inclinada; não existem configurações de controle de tração, estabilidade; etc. Você basicamente escolhe entre correr com um carro que basicamente não roda e você corre de qualquer maneira, sem qualquer dificuldade para controlá-lo ou escolhe a opção de simulador, em que as coisas ficam bem mais complicadas e controlar o carro nas curvas se torna um desafio.

Por falar em curvas, cada circuito traz algumas de modo a criar um desafio diferente, já que, ao contrário do que pensam os que não conhecem a categoria, cada circuito é diferente e requer um estilo de pilotagem diferente, o que demonstra mais uma vez que o jogo é voltado aos fãs da categoria. Você sentirá na pele as diferenças de pilotar em DAYTONA, BRISTOL ou ATLANTA, por exemplo, circuitos ovais que são completamente diferentes entre si.

A respeito do gameplay propriamente dito, o jogo se baseia em uma IA inteligente, ou seja, você sempre correrá mais ou menos no ritmo dos outros carros, dependendo da dificuldade que você escolher para os adversários. Os principais pilotos são muito agressivos e não terão problemas em tirar você da corrida caso queira bloquear alguém na reta no fim da prova. Um ponto extremamente negativo nesse aspecto é que os carros estão correndo ali e parecem não fazer distinção de você; em alguns momentos parece que batem no seu carro como se você não estivesse ali e seguem em frente, como se nada tivesse acontecido. O mais certo era tentarem frear e desviar para evitar o contato, e isso é algo que a desenvolvedora tem que corrigir urgentemente.

No quesito de ajuste de carro e treinos, o jogo erra gravemente em um ponto simples, mas que quebra totalmente a imersão do jogador: você começa um treino de 60 minutos e percebe que seus ajustes não surtiram efeito ou pioraram o carro (por exemplo) e deseja voltar aos pits para corrigir os ajustes e tentar melhorar seu tempo. O que acontece nesse caso? O treino recomeça. Isso mesmo! Você não pode fazer ajustes significativos no carro e voltar ao mesmo treino, pois ele é resetado. A única opção é fazer ajustes simples no HUD que aparece ao entrar na área dos pits.

Em relação aos ajustes do carro, NASCAR Heat Evolution te dá uma série de opções, mas fica aquém de versões do passado, ou seja, mais uma vez um jogo atual não dá opções tão completas quanto jogos de muitos anos atrás. E isso é um pecado para os amantes de jogos de corrida (simuladores), já que para estes a graça está em buscar o melhor ajuste para seu carro e, consequentemente, o melhor tempo de volta, algo impossível em NASCAR Heat Evolution, já que a sessão sempre irá recomeçar ao entrarmos nos boxes para ajustes mais profundos no "setup" do carro.

Nos aspectos técnicos, NASCAR Heat Evolution não empolga em nada. Graficamente não é nenhum absurdo, mas também não deixa a desejar, reproduzindo bem as dimensões dos circuitos, as arquibancadas sempre cheias e o asfalto de cada circuito com fidelidade. Mesmo assim, ainda não consegue se comparar a gráficos como os de Project Cars ou Driveclub por exemplo. Em relação aos sons, o jogo também não traz nada de espetacular, mas também não faz feio, com o som dos motores e o a voz do Spotter te guiando durante as provas. Em relação à mudança de clima, uma pergunta que pode surgir caso você não conheça a categoria, isso não acontece na NASCAR já que a categoria não corre na chuva, ou seja, o máximo que acontece aqui é você poder escolher entre corridas durante a noite ou durante o dia em alguns circuitos.

A conexão online é bem sólida e não tive problemas de conexão nas corridas que criei ou participei. Os únicos problemas, na verdade, eram os pilotos que resolviam bater em todo mundo durante a prova (algo comum nos jogos de corrida), mas que pode ser resolvido ao "kickar" um desses pilotos, caso você seja o host da partida e esteja na categoria de jogo em que isso pode ser feito, já que o jogo te dá 3 opções de Lobby, servidor com ou sem "kick" ou jogo Vale-Tudo. É uma opção bem-vinda, já que às vezes é necessário "kickar" um ou outro jogador.

Um ponto muito positivo de NASCAR Heat Evolution está no quesito dos controles. Na questão de resposta aos comandos no DS4, todos os movimentos podem ser feitos com uma sensibilidade absurda, dando ainda ao jogador a possibilidade de aumentar ou diminuir a sensibilidade dos controles dependendo de suas características de pilotagem, algo importante de se citar, já que jogos como Project Cars e Asseto Corsa receberam muitas críticas sobre seus controles, e NASCAR Heat Evolution faz bonito nesse quesito.

Um aspecto importante em jogos de corrida é o dano ao carro, principalmente na questão de como isso influencia na dirigibilidade durante a prova, e é aqui que NASCAR Heat Evolution pisa feio na bola. Os carros basicamente não sofrem dano aparente nenhum, tudo funciona "à la" Gran Turismo, com indicadores em um gráfico de danos e em ícones de atenção na tela. O máximo que você sentirá é uma diminuição na velocidade, caso você tenha um dano na carenagem do carro. Houve momentos em que ao capotar por várias vezes em uma batida durante os treinos, mesmo com o motor "explodido", cheguei aos boxes com dificuldades e, como um milagre, depois de 2:30 aproximadamente, meu carro estava de volta como se nada tivesse acontecido, ou seja, NASCAR Heat Evolution mostra em situações como essa de que não é um simulador de corridas.

Veredito

NASCAR Heat Evolution é um jogo de uma categoria relativamente desconhecida no Brasil e, infelizmente, é provavelmente um jogo que agradará apenas aos fãs da categoria, não pelo fato de ser um simulador de NASCAR, mas sim por dar a chance ao fã de poder sentir na pele as diferenças de pilotar em cada um dos 23 circuitos da categoria, algo que o jogo faz de forma honesta. Entretanto, é um jogo que deixa muito a desejar aos que procuram um simulador, pois ele está mais para um arcade com uma opção de simulação. Infelizmente, NASCAR Heat Evolution é um jogo bem mediando em todos os aspectos, sendo possível encontrar alguns aspectos relativamente melhores em títulos do passado. Ainda não é o jogo que pode ser a porta de entrada para a categoria, uma categoria sem igual do automobilismo, talvez a mais pura e competitiva do automobilismo mundial. Adoraria recomendar esse jogo a todos, mas infelizmente parece ter sido desenvolvido APENAS para os fãs, e não tentou buscar um novo público. O que resta é deixar a dica para que, se você gosta de automobilismo, conheça a categoria, apaixone-se por ela e quem sabe eu possa recomendar o próximo NASCAR Heat Evolution a você e a todos.

Jogo analisado com o código adquirido pelo redator.

Veredito

60

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict
Carlos Oliveira Maciel
Carlos Oliveira Macielhttps://www.youtube.com/user/CalosMaciel
Apaixonado por videogames e tecnologia desde sempre, jogador de Atari, Mega-Drive, SNES, PS1, PS2, X360, PS3, PS Vita, XONE, PS4, PS VR, PS4 Pro, ONE X........ Fora o PC, os fliperamas e os videogames dos amigos....