Na semana passada, recebemos a notícia de que a PS Store via web e mobile não oferecerá mais opções relacionadas ao PS3, PS Vita e PSP (para adquirir o conteúdo dessas plataformas, você terá que fazer isso direto na PS Store do console). Não só isso, mas temas, avatares e aplicativos para o PS4 também não estarão à venda, assim como a wishlist será apagada. A informação foi confirmada mais tarde, com a adição que isso entrará em vigor no dia 19 de outubro no PC e em 28 de outubro no celular.
Todas essas mudanças, apesar de não terem sido anunciadas oficialmente pela Sony ainda, provavelmente são para o melhor, ou seja, aprimorar a PS Store (e a PSN) com a chegada do PlayStation 5. Afinal, desde a época do PS3, a loja da Sony é basicamente a mesma, sendo que novas funções foram meio que sendo adicionadas como “remendos”. Convenhamos, seja você um adorador ou odiador da PS Store, tem que concordar que ela é arcaica: pergunte a si mesmo, quantas vezes você estava navegando e, do nada, apresentou uma mensagem de que o conteúdo não estava disponível (mas estava se você desse um F5)? Ou ainda, só por causa de uma atualização nos termos de serviço e contrato, você não podia acessar a loja. É simplesmente absurdo.
Com isso em mente, criamos uma lista com 10 coisas que gostaríamos que fossem adicionadas à PS Store (e à PSN de forma geral) com a chegada do PlayStation 5.
1 – Gift (Presentear)
É uma função básica e que existe em outras plataformas, como a Steam. Você deseja dar um presente para um amigo seu, qual a sua opção? Comprar um cartão pré-pago com o valor equivalente ao jogo. É basicamente a Sony não querendo o nosso dinheiro.
2 – Mudança de Região
Se você criou a sua conta na época de lançamento do PS3, ela é provavelmente dos EUA ou de Portugal. No início, acredite se quiser, não existia o Brasil como opção. Isso foi acontecer apenas bem depois, mas ainda na época do PS3. Por conta disso, inúmeros usuários são obrigados a manterem suas contas em países que não moram, ou aceitam a dor de perder seus troféus conquistados ou os vários jogos resgatados pela PS Plus criando uma nova conta.
É claro, se a mudança de região for implementada, ela precisa ser feita de uma forma correta. Ou seja, imagine você perder a sua biblioteca PS Plus no processo? Ninguém vai trocar de região se isso acontecer. A troca de ID da PSN foi uma das coisas que vieram após muito tempo, porém chegou com várias ressalvas. Não consigo imaginar que a troca de região também não chegue com essas diversas ressalvas. Mas não custa torcer.
Dica: se você ainda usa uma conta americana (apenas americana, a dica a seguir não funciona para conta europeia), pode comprar um cartão pré-pago brasileiro do plano PS Plus que ele vai funcionar na conta dos EUA. Repito: não é o cartão pré-pago de dinheiro puro, mas sim do plano PS Plus, como o de 12 meses.
Com essa dica, eu uso a minha conta americana pagando a PS Plus com um valor em reais e utilizo outra conta brasileira para adquirir os games (e jogo em minha conta americana, no fim).
Sim, esse cartão aí em cima funciona nas contas americanas.
3 – Lançamentos
Todo domingo você confere uma notícia dos próximos lançamentos no PSX Brasil. Como ela é montada? Pesquisando sobre o assunto. Passo cerca de 30 a 60 minutos olhando e montando a notícia todos os sábados. Faço isso porque é uma notícia muito procurada nos finais de semana. Mas convenhamos, estou basicamente fazendo o trabalho da Sony.
A PS Store necessita urgentemente uma lista que mostre todos os jogos que chegarão à loja nos próximos dias. Até a Nintendo, que muitos criticam por ser retrógrada em aspectos relacionados ao online (Friend Codes, por exemplo), possui uma tabela clara em seu site oficial com os próximos lançamentos de Switch.
Sejamos justos: a Sony divulgava no PlayStation.Blog os lançamentos, mas já faz muito tempo que isso simplesmente parou do nada e a companhia não se importou mais em informar aos seus usuários quais são os próximos jogos que o PS4 (e agora o PS5) receberá.
4 – Busca
A busca na PS Store é simplesmente quebrada demais. Chega a ser ridículo uma companhia que vale bilhões de dólares nos apresentar o sistema de busca que existe nela.
Exemplos das bizarrices na PS Store via web:
- Se você não digitar o termo idêntico ao nome do jogo, não há resultados. Por exemplo, se você digitar “FIFA 2”, não haverá sugestões. É preciso digitar “FIFA 20” ou “FIFA 21”;
- Boa sorte em procurar um DLC em específico. Você não vai achar digitando o nome do jogo apenas (na maioria dos casos) e vai precisar adivinhar se está traduzido ou não. O jeito atual é ir na página do game que você quer o DLC (e na página do jogo base, não de algum pacote), acessar a lista dos DLCs para daí encontrá-lo;
- Os Season Passes tornam os DLCs gratuitos, mas você ainda precisa procurar pelo DLC e “comprá-lo”. Quando Shang Tsung foi lançado para Mortal Kombat 11, havia inúmeras pessoas reclamando que o personagem não estava disponível em sua edição deluxe (elas não tinham “comprado” o DLC);
- Bizarrices que a Sony não se importa de resolver: Call of Duty: Modern Warfare 2 Campaign Remastered, por exemplo, foi um jogo dado na PS Plus. Logue com sua conta e procure pelo game na PS Store. Não vai ter um único indício de que você possui esse jogo resgatado em sua conta. Todos nós o perdemos? Não. Quando o game foi dado na Plus, a Sony criou um novo registro para o game por algum motivo (provavelmente o bônus relacionado a COD: Warzone) e, portanto, nós temos “outro jogo” em nossas contas. Em outras palavras, se uma pessoa desatenta pesquisar pelo game na PS Store, vai achar que perdeu o acesso ao título e pode até comprá-lo desnecessariamente;
- Promoções? Não existe busca ou um filtro de preço. O que você precisa fazer é acompanhar as notícias do PSX Brasil ou deixar o jogo na wishlist, que agora simplesmente vai ser deletada. Ou, é claro, ficar olhando as várias páginas de ofertas manualmente.
- Para finalizar essa lista, deixo um exemplo de um desenvolvedor revoltado. O seu jogo, Descenders, foi lançado para PS4 há pouco tempo. A PS Store fez o equívoco de colocar uma data errada de lançamento, mais antiga (o mesmo ocorreu com Hotshot Racing), então você não conseguia achar o game na parte dos títulos mais recentes. A busca? Recomendo que você mesmo olhe o tempo que o desenvolvedor demorou para achar o game.
Here's the experience of trying to find your own game on the PlayStation Store on launch day
🙃🙃🙃🙃🙃🙃🙃🙃🙃 pic.twitter.com/p2oOPsReVt
— Mike Rose (@RaveofRavendale) August 25, 2020
5 – Informações Básicas Sobre os Jogos
É compreensível que muitos desenvolvedores não forneçam descrições precisas sobre os seus jogos, oferecendo textos que foram gerados no Google Tradutor ou simplesmente colocando a descrição em português de Portugal. Mas há casos simplesmente bizarros, como o recente Feather, que está com a sua descrição em italiano.
Mas e sobre a resolução? O jogo tem suporte ao PS4 Pro? A PS Store não diz. E o tamanho correto do arquivo com os patches atuais? Divirta-se descobrindo sozinho (ou você acha que Call of Duty: Modern Warfare ocupa apenas 68 GB?). Taxa de quadros por segundo, principalmente no PS4 Pro? É pra rir, certo? Opções de acessibilidade? Putz.
Faltam muitas informações para cada jogo na PS Store. Esperamos que com a chegada do PS5, isso seja corrigido.
6 – Filtros/Gêneros
Você já tentou filtrar algum conteúdo na PS Store via web? Não? Nem tente. Acho que o filtro que melhor funciona é o que coloca os mais recentes no início da tela em que você se encontra. Por exemplo, por que filtrar jogos de conjuntos? O pacote que oferece o jogo base com os DLCs não entra no filtro jogo?
Mas isso vai além. Se você filtrar pelo gênero, terá várias surpresas. Por exemplo, o que diabos é um gênero “Exclusivo”? Se você pensa que é um exclusivo do PS4, não tem nada a ver. Afinal, se filtrar nesse instante as últimas adições, verá as microtransações de Bless Unleashed, o próprio FIFA 21, Ben 10: Power Trip e vários outros nisso. Então… o que diabos é exclusivo?
7 – Mais Formas de Pagamento
A PS Store já foi muito pior de aceitar pagamentos. Pense em uma época que não existiam cartões pré-pagos nos supermercados. Ou nem todo cartão de crédito funcionava. Mas apesar de ter melhorado, ainda está longe do ideal.
A Steam, por exemplo, aceita pagamentos via boleto há anos. O que está impedindo a Sony de fazer o mesmo?
8 – Avatares
Sou uma pessoa que gosta muito de avatares. Dito isso, pense em uma época da PSN em que você só podia usar os avatares gratuitos que existiam e basicamente os mesmos que ainda estão dispostos quando você cria um perfil?
A PSN evoluiu muito nesse quesito, oferecendo diversas opções para inúmeros jogos. Não só isso, mas você pode usar qualquer avatar e seus amigos de confiança poderão vê-lo.
Com a remoção dos avatares da PS Store via web, das duas uma: a Sony permitirá que você use uma imagem pública que deseja ou veremos alguma reformulação nessa área para o PS5. Só torço, pessoalmente, que a Sony não invente um sistema tipo o Mii da Nintendo ou os Avatares do Xbox.
Ainda pessoalmente, se fosse para fazer algo direito, a Sony deveria obrigar as publisheres a oferecem avatares para todos os jogos que existem na PS Store. E mais: ao comprar o jogo digitalmente, você teria direito a esses avatares de forma gratuita.
9 – Temas
Discutir sobre os avatares nos leva aos temas. O último parágrafo dos avatares também se aplica aqui: por que não oferecer um tema gratuito para todo comprador da versão digital de um título de PS5?
O PS4 recebeu inúmeros temas pagos e gratuitos. Após alguns anos desde o seu lançamento em 2013, a Sony finalmente ofereceu a possibilidade de você mesmo montar seu tema com a imagem que quisesse. Porém, infelizmente, não é a mesma coisa que usar um tema criado por um desenvolvedor. A música, por exemplo, é a padrão do PS4, assim como os ícones. E mudar para a parte superior da interface não troca de imagem. Então os temas ainda eram válidos de existir.
Não sabemos ainda como é a interface do PS5 e se existirão temas. Considerando que basicamente todos os consoles PlayStation desde o PS3 ofereceram isso, e é mais uma forma de extrair dinheiro da gente, acho bastante provável que existam temas no PS5. Portanto, o que custa torná-los mais frequentes e não da boa vontade das desenvolvedoras que querem agradar os seus fãs?
10 – Reembolso
Você estava no hype. Não resistiu. Fez a pré-compra de um título na PS Store. Show de bola. A Amazon foi lá e ofereceu o mesmo jogo com a entrega para o dia do lançamento e com um preço 20% menor. O que você faz? Chora.
A PS Store possui uma política bastante restritiva quando se trata de reembolso. Você não pode pedir o reembolso de uma pré-compra. Até uma simples compra indesejada será uma dor de cabeça tremenda que é mais fácil aceitar que você “perdeu” o dinheiro do que tentar resgatá-lo conversando com o suporte.
É claro, existe uma regra pouco divulgada de que você pode pedir o reembolso de uma compra feita no prazo de 14 dias – desde que não tenha feito o download do item em questão. Pessoalmente, não vi um único caso de que isso tenha dado certo, no entanto.
E você, leitor? Concorda com essa lista? Possui outro desejo para que a PS Store e a PSN sejam melhores? Comente abaixo!