Anthem está disponível a partir de hoje para PS4, Xbox One e PC. Você pode conferir os primeiros 79 minutos via YouTube logo acima (com legendas em português do Brasil).
Paralelo a isso, uma história que você provavelmente verá muito por aí aconteceu hoje: um YouTuber teve que remover o seu review de Anthem por pedido da EA. Antes que você assuma o pior (e que todos farão ao ler essa manchete nos sites), vamos entender a razão disso ter acontecido.
O YouTuber foi patrocinado pela EA para realizar conteúdo de Anthem. Ao divulgar o review (com muitos comentários negativos), o YouTuber teve que remover o vídeo. A razão, segundo a EA, é que o vídeo não pode conter a logomarca de patrocínio da EA neste caso. Ou seja, a EA não vai patrocinar alguém para falar mal dela e, por isso, o vídeo precisou ser hospedado novamente sem esses pontos.
O YouTuber está claramente zangado com essa história (veja os posts abaixo).
Had to be taken down because it was a sponsored video and I was too honest.
— Gggmanlives (@Ggdograa) February 22, 2019
I'm blacklisted by EA now and had to delete it.
— Gggmanlives (@Ggdograa) February 22, 2019
O YouTuber também diz que está “na lista negra” da EA agora, mas via Twitter funcionários da EA da Austrália disseram que não é o caso e esclareceram, mais uma vez, que o vídeo não respeitava o contrato original.
@Ggdograa Hey both, just want to clear something up. Nobody has been blacklisted by us, our team in Australia asked the video be taken down because some of our conditions on disclosure on sponsored weren’t met. Nothing to do with the content of the video.
— Lee Williams (@justbiglee) February 22, 2019
O vídeo com o review foi hospedado novamente e sem os logos da EA (abaixo). Portanto, apesar da Electronic Arts ter atitudes discutíveis no passado, o caso aqui não se encaixa nessa história, pois foi um erro do YouTuber ao não ler o contrato que assinou ao ser patrocinado.