Yoshinori Kitase

O gerente da marca Final Fantasy, Yoshinori Kitase, explicou por que ele não decidiu deixar a Square Enix quando seu mentor e criador da série, Hironobu Sakaguchi, o fez.

Kitase juntou-se à série principal de Final Fantasy com Final Fantasy V, onde atuou como planejador de campo, planejador de eventos e escritor de cenários. Ele então dirigiu Final Fantasy VI, VII e VIII enquanto Sakaguchi produzia. Sakaguchi então deixou a Square Enix (na época apenas ‘Square’) em 2001, e disse em entrevistas anteriores que sente que passou a tocha para Kitase quando o fez.

Agora, em entrevista ao podcast My Perfect Console de Simon Parkin (via VGC), Kitase explica os dois principais motivos pelos quais optou por não deixar a Square Enix ao mesmo tempo que seu mentor.

“Naquela época, por volta do ano 2000, foi quando estávamos planejando muitos títulos principais de Final Fantasy: 10, 11, 12 e assim por diante”, diz ele. “Tudo isso estava sendo planejado e em discussão. E com Sakaguchi-san sendo esse mentor, alguém com quem trabalhei e com quem cresci dentro da empresa, é claro que foi um momento muito sombrio para mim vivenciar sua saída”.

Kitase explica que embora Sakaguchi aparentemente se sentisse pronto para deixar a Square Enix depois de deixar um grande legado para trás, Kitase ainda estava tentando deixar sua própria marca. “Embora Sakaguchi-san, eu acredito, tenha sido o criador que estabeleceu essa história para si mesmo e trabalhou nesses vários projetos ao longo de seu legado e tempo aqui, eu ainda sentia como se ainda estivesse formando minha visão e ainda trabalhando nesse sentido, então esse foi um dos motivos pelos quais tive vontade de ficar”, diz ele.

Sua segunda razão, ele explica, é que queria continuar fazendo parte da série Final Fantasy para que Sakaguchi tivesse um ponto de conexão mais fácil caso decidisse retornar. Esse raciocínio acabou se confirmando com o jogo mobile Mobius Final Fantasy de 2016, que contou com um evento crossover com personagens de Terra Battle, jogo criado pelo novo estúdio de Sakaguchi, Mistwalker.

“Eu senti que realmente queria que Sakaguchi-san tivesse esse ponto de conexão com a série Final Fantasy, apesar de sua saída, então essa foi outra consideração”, diz Kitase. “É claro que, depois que ele se tornou independente, não houve uma conexão com Final Fantasy até 2016 com Mobius Final Fantasy, que era o jogo para smartphone. Essa foi a primeira vez desde a saída de Sakaguchi-san que ele conseguiu promover e se conectar novamente à franquia Final Fantasy, com Terra Battle”.

“Hoje ele pode ser visto novamente com promos do Pixel Remaster, ou através do Fan Fest, e ele continua mantendo sua conexão por lá, mas isso também foi uma consideração para mim”, conclui.

Winz.io