Análises

Yooka-Replaylee – Review

Quando escrevi a análise de Yooka-Laylee em 2017, os jogos de plataforma 3D realmente eram escassos. Quase uma década depois, vivemos em uma era em que Astro Bot recebeu vários prêmios. São outros tempos, mas uma certa lacuna ainda existe.

Yooka-Laylee faz parte de um sub-gênero chamado “collectathon”, ou seja, não há um foco de ir do ponto A ao ponto B, mas sim de você explorar o mundo atrás de colecionáveis. Na época do Nintendo 64, esse gênero fazia muito sucesso com Super Mario 64, Banjo-Kazooie, Banjo-Tooie e Donkey Kong 64, por exemplo. Nos tempos atuais há muito poucos jogos nesse estilo, sendo o mais famoso Donkey Kong Bananza, possivelmente. Por isso, reviver Yooka-Laylee talvez não seja uma escolha ruim, mas que nos faz questionar se já era hora de um remake.

Yooka-Replaylee

O Yooka-Laylee original não era ruim. Havia falhas notáveis, mas era um jogo redondo. Algum tempo mais tarde, tivemos Yooka-Laylee and the Impossible Lair – um jogo de plataforma 2D que buscou inspiração em Donkey Kong Country, da mesma forma que o Yooka-Laylee original buscou em Banjo-Kazooie (ambos da Rare; vale lembrar que a Playtonic possui muitos membros que trabalharam na desenvolvedora britânica). Esse segundo é um jogo que, sinceramente, merecia muito mais atenção, pois é excelente. O processo natural seria um “Yooka-Twee” ou algo do gênero, mas a Playtonic decidiu revisitar o original e, portanto, temos Yooka-Replaylee.

Explicada essa cronologia, finalmente podemos comentar sobre Yooka-Replaylee. A ideia desse novo projeto é realmente expandir e aprimorar o jogo original em todos os sentidos – e digo que conseguiram.

Yooka-Replaylee

Primeiramente, antes de falar das mudanças, vamos resumir do que se trata Yooka-Replaylee. Como dito anteriormente, é um jogo de plataforma 3D em que você deve coletar os “Folhin”, assim como moedas, penas e outros colecionáveis para avançar. Há muitas mecânicas envolvidas, desde para a dupla protagonista, assim como transformações que alteram o gameplay completamente.

Yooka-Replaylee consegue expandir o original em diversas formas. Primeiramente, os mundos do jogo ainda são os mesmos e com um layout bastante similar. Porém, os gráficos são muito melhores e mais bonitos. Mas uma reclamação que existia na época era que os mundos eram grandes demais e vazios. Yooka-Replaylee conserta isso basicamente dobrando a quantidade de Folhin. Podemos, portanto, dizer que o jogo basicamente dobrou de conteúdo.

Yooka-Replaylee

Na prática, os Folhin são obtidos resolvendo puzzles ou algum desafio, minigame, etc. Ou simplesmente os encontrando em um ponto do mapa. É difícil explicar a fórmula do gênero para alguém que nunca jogou, mas entenda que, comparado com o Yooka-Laylee original, Yooka-Replaylee consegue deixar os mundos mais cheios do que nunca agora.

O fato de ter dobrado a quantidade de Folhin é acompanhado por outras duas coisas que mudam muito o gameplay: as moedas e as habilidades. As moedas são um novo tipo de colecionável que permitem que você adquira itens como os tônicos e trajes. As penas ainda existem e ainda são utilizadas com Trowzer, mas não há mais habilidades que afetam o gameplay com ele – todos os movimentos de Yooka e Laylee estão liberados desde o início do jogo.

Yooka-Replaylee

Isso é extremamente importante porque elimina qualquer tipo de “backtracking” que o jogo original forçava o jogador. Ou seja, uma corrida no primeiro mundo só podia ser vencida com uma habilidade adquirida em mundo mais avançado – isso não existe em Yooka-Replaylee e, honestamente, faz toda a diferença.

O jogador não acostumado com Yooka-Laylee pode se sentir confuso com todas as habilidades liberadas desde o início, pois o jogo não se esforça muito em explicá-las (ele simplesmente manda você olhar na tela de pause a lista delas). Mas explorando um pouco os botões você logo se encontra, não é algo tão dramático assim. Por outro lado, elimina qualquer senso de progressão (exceto pelos colecionáveis obtidos).

Yooka-Replaylee

Yooka-Replaylee oferece também muitos ajustes nos próprios mundos, seja por questão de balanceamento ou por feedback que a desenvolvedora recebeu do original. Por exemplo, o chefão do quarto mundo era considerado extremamente chato por qualquer um que jogou – ele ainda existe e ainda é via Kartos (o carrinho de mina). Mas é um combate diferente e mais curto.

A câmera também foi aprimorada bastante (apesar de ainda se perder um pouquinho em alguns lugares). Mas lembra que comentei que os mundos eram grande demais e vazios? Além de estarem cheios de colecionáveis para todos os lados, há um sistema de Fast Travel através do “Marco” – ative vários locais em que esse personagem se encontra e você pode viajar pelo mundo facilmente. Não só isso, mas o menu de pause agora também traz um rastreador de Folhin a serem obtidos nos mundos.

Yooka-Replaylee

Outra mecânica importante são os Tônicos (35 no total) e os cosméticos (104). Os cosméticos servem apenas para personalizar Yooka e Laylee, mas os Tônicos afetam o gameplay. Você pode usá-los tanto para facilitar a sua jornada (como fornecer mais vida para aguentar mais golpes) quanto complicá-la (ativar fôlego embaixo d’água, ter apenas 1 coração de vida, etc).

Rextro era um simpático dinossauro que oferecia minigames em seus Arcades espalhados pelo mundo do jogo. Ele ainda existe, mas todos os minigames foram alterados. Agora temos basicamente um simples game de plataforma onde controlamos Rextro em busca de suas medalhas. É um jogo bem simples e mais focado em puzzle do que ser desafiador, mas é até divertido. Não sei se os jogadores de forma geral vão preferir esse novo sistema, mas pessoalmente achei legalzinho.

Yooka-Replaylee

Mas algo que aprimorou significamente é a trilha sonora. Com todas as músicas tocadas pela Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga, as composições de Grant Kirkhope, David Wise e outros ficaram sensacionais.

A própria Playtonic divulgou a música tema tocada pela orquestra e você pode conferir a seguir para ter um gostinho. Se é fã de Banjo-Kazooie, não tem como não se emocionar com essa música.

Por fim, outro ponto que vale destaque é a história. Sim, a história. Yooka-Replaylee recebeu novas cutscenes que explicam melhor o enredo do jogo. Isso é digno de nota porque a história é levemente divertida, como um game desse tipo deve ser.

Mas há algo muito importante a ser dito: Yooka-Replaylee foi localizado para o português do Brasil. Normalmente, as traduções dos jogos, principalmente de títulos menos “badalados” (ou seja, que não são “AAA”) fazem uma adaptação básica, se mantendo bastante fiel ao material fonte. Porém, Yooka-Replaylee merece muitos elogios nessa parte.

Yooka-Replaylee

Minha mãe era tradutora do alemão para o português e um livro que ela traduziu (A escola de magia e outras histórias, de Michael Ende) tinha algo do qual ela se orgulhava: a adaptação dos nomes dos personagens (o rude rinoceronte Norberto Nucagrossa, o sábio elefante Dagoberto Dobradura e a teimosa tartaruga Tranquila Trotafiel). Para minha surpresa, Yooka-Replaylee adapta os nomes de alguns personagens da mesma forma.

O vilão da história, em inglês, é “Capital B”. Ele literalmente só pensa em dinheiro (daí o “Capital”) e é uma abelha (“B”, bee). Uma adaptação para o português nem seria necessária, mas quem ficou responsável por ela fez um trabalho sensacional: Abélio Lucralto.

Como citei várias vezes no review, os principais colecionáveis são os “Folhin”, que é uma tradução dos “Pagies”. Outra adaptação que merece ser citada são os nomes dos cavaleiros – Scoffsalot, por exemplo, virou Carpeumlote. Pessoalmente, aprovo demais isso, porque dá uma personalidade ao jogo para os jogadores brasileiros que normalmente temos perdido com a globalização (por exemplo, a Marvel não usar nem os nomes traduzidos dos personagens).

Yooka-Replaylee

No fim, recomendo demais Yooka-Replaylee. É um jogo muito melhor do que o que foi apresentado em 2017, em diversos sentidos. Ainda não é perfeito – está quase lá – mas é um excelente título de plataforma 3D “collectathon” que tanto sinto falta nos últimos anos.

Por favor, tragam uma sequência agora com base no que conseguiram com Yooka-Replaylee. E uma sequência de Impossible Lair não faria mal também!

Yooka-Replaylee está disponível para PS5, Xbox Series, Switch 2 e PC com legendas em português do Brasil. Esta análise é da versão PS5 e foi realizada com um código fornecido pela PM Studios e Playtonic.

Veredito

Yooka-Replaylee corrige os principais erros de Yooka-Laylee, oferecendo uma experiência muito melhor em basicamente tudo: gráficos, trilha sonora, gameplay, conteúdo e diversão.

90

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