Jogadores de Wuchang: Fallen Feathers reagiram negativamente a uma nova atualização que impede de matar muitas de suas figuras históricas, alterando o enredo no processo.
Lançado no mês passado, Wuchang: Fallen Feathers se passa no final da Dinastia Ming e conta uma história alternativa do período, com o jogador controlando a pirata Bai Wuchang enquanto ela tenta combater a Doença das Penas, que está afetando a região.
O jogo recebeu seu patch 1.5 no início desta semana, que corrigiu vários bugs e fez alguns ajustes na jogabilidade. No entanto, os jogadores ficaram um pouco confusos com uma nota de patch, que diz: “ajustes foram feitos nas animações, valores e design de níveis para certos NPCs e IA. Adicionamos diálogos para alguns NPCs completarem alguns enredos. Otimizaremos ainda mais as animações de exaustão no futuro para melhorar o desempenho do enredo”.
Jogadores descobriram (via VGC) que a nota de patch se refere a uma mudança crucial no jogo, que não permite mais matar certos chefes e outros NPCs baseados em figuras históricas da vida real. Agora, em vez de morrer, esses personagens entram em colapso por exaustão. Alguns deles também falam novos diálogos para o jogador, essencialmente mudando a história, para garantir que a trama ainda faça sentido agora que eles não estão mais mortos.
Em um tópico no X, o modder Lance McDonald criticou duramente as novas mudanças, chamando-as de “censura de verdade devido à pressão de jogadores chineses que estavam chateados por poderem matar personagens historicamente significativos do final da Dinastia Ming”.
Citando alguns exemplos das mudanças feitas, McDonald destacou que o quarto capítulo do jogo “agora é incrivelmente fácil porque 50% dos inimigos não são mais hostis ao jogador e você não pode atacá-los durante o início da rebelião”.
“Eles até adicionaram novos diálogos de narração para a protagonista, então depois que você mata (ah, desculpe, quero dizer, ‘exausta’) certos chefes históricos, ela diz ‘eu continuarei seu legado'”, acrescentou.
McDonald afirmou que essas mudanças não alteram apenas a história, mas também “arruínam todo o propósito da trama do jogo sobre a impermanência”, acrescentando: “toda a trama do jogo gira em torno do fim da Dinastia Ming, da loucura de se recusar a deixá-la acabar, da morte da irmã do protagonista e da loucura de se recusar a aceitar sua morte. Aí eles fazem essa bagunça e agora eu nem sei o quê”.
Um exemplo dado é a luta contra Zhao Yun. Agora, em vez de enfrentar o próprio Zhao Yun, os jogadores parecem estar lutando contra seu espírito. Anteriormente, quando ele era derrotado, ele morria, dizendo: “o sonho mortal se desvanece, minha história termina, eu entendo agora, tudo está como deveria ser”. Agora, porém, ele ri e diz: “ha, ainda está neste caminho? Ótimo! Esse era o propósito do teste o tempo todo! Hahaha!”.