Wolfenstein 2: The New Colossus é a aguardada continuação de Wolfenstein: The New Order, este último sendo considerado como um dos melhores FPS lançados nos últimos anos. The New Colossus começa imediatamente após o final de The New Order e tem uma breve retrospectiva para relembrar dos acontecimentos principais do primeiro jogo. Pessoas que ainda não jogaram o primeiro (façam isso imediatamente) compreenderão facilmente a trama principal, no entanto, perdem em relação ao desenvolvimento dos personagens e suas relações interpessoais.
A história se passa em um mundo onde os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial e dominaram o mundo. Após o protagonista, William J. Blazkowicz, matar um grande cientista nazista e vilão do primeiro jogo, ele se encontra num estado bastante debilitado e tentando ajudar a realizar uma grande revolta nos Estados Unidos contra o regime nazista. A narrativa varia entre os pensamentos de Blazkowicz, os momentos sérios que demonstram as tentativas de causar a guerra dos EUA contra o regime nazista e alguns momentos mais engraçados e exagerados. Tudo isso, de alguma forma, ainda forma uma história coesa, divertida de acompanhar e, mais importante, completamente imprevisível.
Wolfenstein 2 mantém a jogabilidade incrível, rápida e caótica de seu predecessor, colocando grande ênfase no movimento rápido de seu personagem, seu grande arsenal de armas que pode ser utilizado em qualquer momento, um level design inteligente e mecânicas básicas de cobertura. Ao contrário de muitos FPS, Wolfenstein força o jogador a quase sempre estar em movimento e ficar pouco tempo utilizando paredes e outros objetos como cobertura.
A razão para isso é que Blazkowicz é essencialmente um tanque de guerra que pode aguentar muitas balas sem morrer. Cada fase é lotada de itens que recuperam vida e armadura, além de muita munição para todas as armas que o protagonista carrega. No entanto, os inimigos também são armados até os dentes, também têm armaduras e ainda há uma variedade de gigantes inclusive, que são extremamente perigosos e resistentes. Ou seja, todo esse arsenal e itens disponíveis precisam ser colocados em bom uso para sair de um combate com vida.
As fases são, usualmente, bem grandes, com uma ampla variedade de rotas que podem ser tomadas. É possível concluir uma fase matando todos os inimigos de maneira escondida, ou sair atirando violentamente e usar os flancos para surpreender seus inimigos. Da mesma forma, os inimigos também irão constantemente utilizar os flancos para surpreender e cercar o jogador, fazendo com que ficar muito tempo parado seja uma má ideia. Essa variação entre movimento e tiroteio frenético e os breves momentos na cobertura são os principais pilares da jogabilidade, os quais, juntos, tornam esse título algo extremamente divertido.
Cada nível também possui dezenas de itens colecionáveis, caminhos secretos e alguns ainda são utilizados em missões opcionais, sofrendo algumas alterações. Não há um modo multiplayer, portanto a longevidade do jogo dependerá se você quiser obter todos os colecionáveis ou jogar nas dificuldades mais elevadas, que são bastante desafiadoras.
Veredito
Wolfenstein 2: The New Colossus é umaexcelente continuação para The New Order e é também um dosmelhores jogos de tiro da geração. A história tem uma trama simples, mas interessante, e com momentos bastante inesperados. O mais importante, no entanto, é a jogabilidade, que continua frenética e divertida e deve satisfazer qualquer jogador que procura por um novo jogo de tiro.
Jogo analisado com código fornecido pela Bethesda.