A desenvolvedora Ghost Pattern anunciou que Wayward Strand, jogo de história interativa, será lançado para PS4 e PS5, além da já confirmada versão para PC, em 2022.
É o verão de 1978 e Casey Beaumaris está tentando aproveitar ao máximo suas férias, quando sua mãe a pede para passar um longo fim de semana ajudando no hospital aerotransportado onde ela trabalha. Casey prefere a companhia de livros a pessoas, mas ela concorda, planejando secretamente escrever um artigo sobre sua visita para o jornal da escola.
Com seu confiável caderno pronto, Casey chega a bordo do dirigível. A equipe está sobrecarregada ao se preparar para a visita de um funcionário importante, enquanto os pacientes reagem ao luto ou lidam com o trauma ativo. No meio dessas e de muitas outras histórias interligadas e sobrepostas, Casey passa um tempo com os pacientes, aprendendo sobre suas vidas e, à medida que as histórias se desenrolam, descobrindo o que ela pode fazer para ajudar.
No mundo de Wayward Strand, o tempo passa para todos – os personagens continuam suas vidas sem esperar que você interaja com eles. Na estrutura narrativa única de Wayward Strand, as histórias de mais de uma dúzia de personagens se desdobram constantemente ao seu redor em tempo real, enquanto você, como Casey, vagueia livremente ao longo de cada dia.
Escolha de qual história fazer parte seguindo pessoas, conversando e explorando o hospital. Os residentes do hospital são um elenco eclético de personagens – alguns charmosos, alguns excêntricos, alguns rudes – cada um com seus próprios desejos, objetivos e imaginação. Cada personagem se move e age por conta própria, em seu próprio ritmo, em sua própria linha do tempo – compartilhando notícias, discutindo, brincando, fofocando – ou batendo um papo com Casey quando ela aparece.
Cada jogada lhe dá a oportunidade de descobrir algo que você não viu antes – o que você perdeu na primeira vez, você pode ver na segunda, terceira ou quinta vez. Quando você vê alguém, você pode segui-lo, para ver aonde ela vai e o que ela está fazendo. Você pode escutar as conversas das pessoas ou entrar na sala e fazer parte da discussão.
Passar tempo com personagens específicos o levará a novas histórias, locais, revelações e resoluções. Como jornalista do jornal da escola, Casey mantém registro de eventos e informações em seu caderno. Os jogadores usam o caderno de Casey para se aprofundar nas histórias das pessoas, para fazer novas descobertas e juntar mistérios.