A série Watch Dogs da Ubisoft começou originalmente como um jogo da franquia Driver, de acordo com uma fonte de dentro da Ubisoft.
Conforme detalhado pelo site VG247 (via IGN), uma fonte da Ubisoft revelou que a Ubisoft Montreal estava originalmente desenvolvendo um novo jogo Driver, em vez de criar uma nova IP. Muito parecido com o jogo anterior de Driver, Parallel Lines, que envolvia segmentos a pé e tiros, este novo jogo de Driver era semelhante ao Grand Theft Auto em design. A nova adição, porém, era o hackeamento.
Uma segunda fonte, um ex-funcionário da Ubisoft, disse ao VG247 que este jogo foi transformado em Watch Dogs depois que Driver: San Francisco não conseguiu gerar muitas vendas. “Eles simplesmente fizeram suas próprias coisas e convenceram Yves [Guillemot, CEO da Ubisoft] de que ele poderia ter ‘seu próprio GTA’ em vez do Driver de baixa vendas”, disse a fonte.
A primeira fonte contesta esta versão dos acontecimentos, afirmando que foram os elementos de hacking que levaram à mudança de Driver para Watch Dogs. “Levou muito longe de qualquer coisa que parecesse Driver”, disse a fonte. “Eles não conseguiam fazer o conceito se encaixar na franquia”.
Em 2013, o site IGN entrevistou o presidente da Ubisoft na América do Norte, Laurent Detoc, que revelou que a engine de Watch Dogs foi originalmente construída para Driver. “Eu não diria que Driver se tornou Watch Dogs, porque isso não é verdade”, disse Detoc na época.