O Washington Post divulgou uma matéria na qual conversou com o produtor da trilogia Final Fantasy VII Remake, Yoshinori Kitase.
Exclusividade
Primeiramente, foi esclarecido algo que nós já esperávamos, mas agora é oficial: a trilogia Final Fantasy VII Remake é exclusiva de PlayStation nos consoles. Ou seja, não chegará a um console da Nintendo ou Microsoft (ao menos, não tão cedo, pois nos tempos atuais é difícil dizer “nunca”).
“É parte do reconhecimento da importância do jogo original como um jogo definidor para a experiência PlayStation”, disse Christian Svensson, vice-presidente de empreendimentos de conteúdo de terceiros e de terceiros e iniciativas estratégicas da Sony Interactive Entertainment, ao Washington Post. “Na mesma geração de console do PlayStation original, a Sony Computer Entertainment tinha poucas franquias próprias e, para encontrar seu lugar em uma indústria de videogames muito competitiva, procuramos conquistar os corações e mentes dos principais desenvolvedores terceiros como a Square”, disse Svensson. “Esse foco em parcerias com terceiros – lançamento de jogos feitos por estúdios externos – está “enraizado em nosso DNA até hoje”, disse ele, “e se conecta diretamente à forma como trabalhamos juntos em ‘Final Fantasy VII Rebirth’”.
Svensson disse que a exclusividade de console era mutuamente desejada quando o projeto “Remake” foi iniciado. O cronograma para títulos de terceiros do PlayStation é ainda mais importante este ano depois que o executivo da Sony, Hiroki Totoki, disse que o PlayStation 5 não verá nenhum título importante de seus estúdios originais até 2025.
ATUALIZAÇÃO: o autor da matéria corrigiu a informação, dizendo que a trilogia “ainda precisa ser confirmada” como exclusiva.
I am clarifying the second point: it was a mistake on my part to write the sentence like that. The entire FFVII trilogy is NOT yet confirmed to be Sony exclusive. The article has been amended to only mention Remake and Rebirth. https://t.co/zPl6MXBX6N
— Gene Park (@GenePark) March 6, 2024
Mundo Aberto Não Seria Possível Sendo Multiplataforma
Kitase também disse que o mundo aberto não seria possível sendo multiplataforma. No caso, ele não está enaltecendo o PS5, mas sim dizendo que o foco em um único console facilitou o processo.
“Se não estivesse em uma única plataforma, o mapa do mundo não seria perfeito e o design do jogo poderia ter regredido significativamente”, disse Kitase ao Washington Post.
Terceiro Jogo
Por fim, o diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, disse ao Washington Post que já está formando um documento de design de jogo com elementos-chave para o final.
Grande parte do trabalho do terceiro jogo já está feito, graças a toda a construção mundial feita em Rebirth. Um desafio importante para o jogo final é reconstruir seu mundo para acomodar um enorme dirigível semelhante a um zepelim chamado Highwind, introduzido no terceiro e último ato do jogo original de 1997. Hamaguchi disse que era importante para ele que Rebirth apresentasse um mapa explorável como o jogo de 1997.
“Definitivamente, quero abordar o mesmo sobre o que provavelmente se espera de nossa experiência com a Highwind para explorar o mundo”, disse Hamaguchi.