O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Olá a todos! Hoje, estamos extremamente animados em anunciar que o jogo mais ork de todos os tempos chegará ao PlayStation 5!
Speed Freeks é um jogo de corrida e combate de alta energia, ambientado no universo de Warhammer 40.000, com corridas caóticas e brutais, opções de personalização detalhadas e um modo de criação totalmente interativo, onde você pode começar com seus amigos e jogar suas criações em tempo real enquanto as constrói.
Estou aqui com Jon Doughty, Designer Chefe e Designer de Níveis da Caged Element Inc., para responder a algumas perguntas sobre nossa herança do PlayStation, sobre o próprio jogo e, claro, como é trabalhar com a licença de Warhammer.
O que motivou a trazer Speed Freeks para o PlayStation?
Chris : Bem, obviamente é um ótimo sistema, mas também tem um histórico sólido em jogos de corrida, especialmente jogos de corrida com combate. Nosso primeiro jogo, Grip, foi um sucessor espiritual de Rollcage. Esperamos que Speed Freeks possa inaugurar uma nova era para jogos de corrida com combate, já que é um gênero incrível que não recebe muita atenção hoje em dia. Mas é muito mais do que um jogo de corrida com combate tradicional, com os tipos de modos que criamos, incluindo o já mencionado Modo Criação. Há muita diversão caótica para se ter – esperamos que os jogadores de PlayStation curtam.
Na sua opinião, o que diferencia Speed Freeks de outros jogos de combate veicular e PvP?
Jon : Speed Freeks é um verdadeiro jogo de tiro com veículos, o que, infelizmente, é raro. Tentamos incorporar todos os elementos de combate veicular que amamos, desde carros acrobáticos atirando em você no meio de um salto mortal para trás, até tanques blindados posicionados no topo de colinas. E então adicionamos algumas coisas malucas: um triciclo assassino que se move livremente, um Mega Tanque Grot com uma lança que parece ter saído direto de um programa de robôs de combate, helicópteros, etc. Acho que Speed Freeks combina uma grande variedade de estilos de combate veicular em um jogo muito divertido e surpreendentemente equilibrado.
Os veículos neste jogo são muito ágeis e suas habilidades os tornam muito versáteis. O que te levou a optar por uma mecânica tão versátil?
Jon : Sempre demos muita importância à movimentação nos jogos – Rocket League, Apex Legends, até mesmo a série Tony Hawk – mas grande parte da tecnologia de movimentação do Speed Freeks foi descoberta acidentalmente pelos jogadores, e decidimos mantê-la. Os veículos oferecem muitas opções para diferentes habilidades de movimento, e acho que levamos isso ao extremo com o Speed Freeks. Diferentes movimentos acabaram criando sinergias , e o resultado foi incrível. Permitir que a maioria dos veículos redirecione completamente seu impulso instantaneamente ao tocar o chão (ou uma parede) basicamente elevou o nível de habilidade necessário para dominá-los, e a forma como a habilidade Dash interage com o freio de mão e algumas das habilidades de propulsão é viciante – e algo de que nos orgulhamos muito.
O modo principal do jogo, Kill Konvoy, é uma mistura de modos tradicionais, mas com um toque divertido – além de um enorme robô Stompa no meio. Como você chegou a criar esse modo único?
Jon : Nós trabalhamos bastante nesse modo e acabamos criando um modo Captura a Bandeira (CTF) invertido, onde você pega bandeiras no meio do campo e as leva para a base inimiga – só que as bandeiras são bombas, claro. E a base deles é um mecha ambulante. O aspecto da base móvel combina muito bem com a alta velocidade, e todos esses papéis diferentes surgiram naturalmente: temos os corredores de bombas voando alto, os defensores que patrulham o campo, os supressores que eliminam esses defensores e até mesmo os goleiros que ficam de guarda aos pés do Stompa.
Se você já jogou o modo CTF de alta velocidade da franquia Tribes, sabe o quão divertido esse tipo de jogabilidade pode ser. Esse modo de jogo é incrível. Se eu tivesse que escolher a melhor coisa que fizemos em Speed Freeks, seria o design desse modo de jogo e seus mapas, e acho que nossos jogadores mais assíduos concordam.
Speed Freeks tem um editor de níveis multiplayer. Isso foi algo planejado desde o início?
Chris : Definitivamente não. Nossa comunidade principal é muito apaixonada, sempre apresentando ideias mirabolantes para ambientes Orks, então pensamos: vamos dar a eles algumas ferramentas.
A forma como o editor funcionava realmente permitia iterações rápidas, e também descobrimos que podíamos ter jogadores entrando e saindo quando quiséssemos, como em qualquer outro modo. Na verdade, essa é a minha parte favorita do jogo: ver uma fase sendo construída em tempo real com os jogadores dirigindo por ela enquanto está sendo construída, às vezes sendo atingidos por objetos no meio da construção. É hilário e uma forma muito divertida e criativa de jogar — especialmente por chat de voz.
Também temos uma oficina dentro do jogo, onde os jogadores podem enviar seus mapas personalizados para a nuvem para que outros joguem, seja sozinhos ou online. A equipe e eu estamos muito felizes com o resultado da Oficina de Criação. É impressionante como tudo se encaixou tão bem e tão rápido.
Como tem sido trabalhar com a propriedade intelectual de Warhammer?
Chris : Warhammer 40.000 é uma franquia incrível, com muita história e uma estética de primeira linha. É intimidante, especialmente quando você está criando algo realmente novo para a propriedade intelectual, como o nosso jogo de corrida e combate.
É um desafio e tanto, já que existem restrições sobre como podemos lidar com os veículos, os Orks, os ambientes – tudo. Mas acho que nos saímos muito bem, pois a comunidade (e a Games Workshop) realmente gostaram da fidelidade de Speed Freeks à facção dos Orks. Gostamos de pensar que nosso jogo é a expressão mais pura da essência Ork que existe.
Chris : Obrigado a todos por dedicarem um tempo para conferir Speed Freeks – em breve teremos mais novidades sobre a data de lançamento – até lá, se gostarem do que viram, compartilhem o trailer com qualquer Gitz que goste de causar confusão e adicionem o jogo à sua lista de desejos da PlayStation!






