Viewfinder será lançado em 18 de julho; demo chega hoje

Viewfinder

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Olá andarilhos, sou Gwen, co-fundadora e diretora da SOS. Estamos muito felizes em recebê-lo no Viewfinder, nosso primeiro jogo como um estúdio. Nele você, jogador, pode remodelar a realidade com fotografias, objetos encontrados e uma câmera. Isso pode parecer confuso, mas sempre achei que a melhor maneira de explicar a jogabilidade do Viewfinder é experimentá-la. Por isso, temos o orgulho de revelar que você pode fazer isso hoje, na nova demo do Viewfinder na PlayStation Store para PlayStation 5!

Quando estávamos desenvolvendo a mecânica de colocação de fotos, focamos no que parecia bom e divertido. Ter uma câmera, tirar fotos e colocar coisas aleatoriamente no espaço para alterar a realidade é muito emocionante e divertido. Mas estávamos muito conscientes de que colocar objetos encontrados em novos espaços também significava destruir o que estava lá anteriormente. As coisas podem ficar complicadas e confusas, especialmente se você excluir algo acidentalmente, como um teletransportador, pois eles marcam o ponto final de cada quebra-cabeça e o levam para o próximo desafio ou até mesmo para o final do nível. Nós não queremos isso. Isso significaria becos sem saída e, por mais que a mecânica central seja interessante, ela limita as coisas que queríamos fazer e seria uma experiência desagradável para qualquer um.

Às vezes, jogar pode parecer trabalho e redefinir o progresso de um nível inteiro pode ser desanimador, especialmente quando a solução está na ponta da língua. Como poderíamos dar aos jogadores a liberdade de explorar o mundo que construímos sem medo das consequências? Então, pensamos no que mais podemos combinar com essa mecânica de câmera para que ela não puna, mas na verdade incentive a tentativa e erro para as pessoas descobrirem maneiras de seguir em frente.

A resposta é Rebobinar.

Queríamos encorajar a experimentação e remover o medo do fracasso. Agora, quando você se depara com algo que, de outra forma, teria quebrado o jogo, basta voltar no tempo e tentar novamente! É muito importante que as pessoas joguem no seu próprio ritmo e descubram as coisas à sua maneira. Não importa como você joga, contanto que você se divirta ao longo do caminho. Depois disso, o jogo ficou bem mais completo e concreto.

Nas palavras do Cheshire Cat, “a imaginação é a única arma na guerra contra a realidade”. A jogabilidade do visor tornou-se essa experiência única que só pode existir no meio do videogame. Por ser tão absurdo, esquisito e distante da realidade, queríamos fundamentá-lo com coisas do mundo real. O espaço que você está explorando deve parecer vivido e real. Em vez de tentar fazer algo totalmente original, fizemos o possível para descobrir como podemos trazer quem somos e o que nos faz felizes para o jogo. Gostamos de sentar, gostamos muito de sentar.

Adicionar elementos que estão tão intimamente ligados a quem somos como pessoas pode ser complicado e assustador. É preciso muito trabalho duro e vulnerabilidade para traduzir sentimentos em um videogame e esperar que as pessoas ressoem com eles. Mas acontece que esta foi a melhor parte de fazer este jogo.

Colocamos um aspirador de pó robô e alguns dos lugares e pinturas que amamos. Há uma manga bonsai. Há uma melancia com um fone de ouvido. Guitarras. Guitarras elétricas. Plantas. Xícaras de chá. O olho do mal. Pão. Uma fotocopiadora. O que acontece quando você coloca o triângulo impossível no espaço 3D? Isso dura para sempre? Como será a pintura de “O Grito”? O que há dentro de um desenho de casa infantil? Os blocos caem quando você coloca uma foto deles no céu? É uma escada ou são apenas linhas na parede?

É por isso que temos um gato no jogo. O CAIT será seu companheiro enquanto você aprende mais sobre o mundo que construímos. E se você se sentir frustrado em algum nível, nós o encorajamos a acariciar o gato. Agora, os gatos rosnam quando estão satisfeitos, algumas pessoas podem chamá-lo de ronronar e outras podem chamá-lo de rosnado. Mas sim, acaricie o gato.

Então você pode voltar no tempo e acariciar um gato.

Criar é liberdade, mas a que custo? Você pode aprender mais sobre isso quando jogar o Viewfinder. A demo estará disponível permanentemente no PlayStation 5. E estamos muito animados para lançar o jogo completo em 18 de julho. Esperamos que você ame o jogo tanto quanto nós.