O canal ElAnalistaDeBits liberou um vídeo que compara os gráficos de The Last of Us Part I no PS5 e no PC. Veja logo abaixo.
Veja os detalhes dados pelo canal a seguir:
- PS5:
- Modo de Fidelidade: 2160p/30fps
- Modo de Desempenho: 1440p/60fps
- PC: 2160p Max. Settings | RTX 4080/4070Ti/3080/3050
- Steam Deck: 800p with FSR Quality | Low Settings
- A versão para PC inclui melhorias visuais em relação ao PS5, mas também traz alguns problemas.
- Travamentos aleatórios e ritmo de quadros independentemente das configurações (ainda ocorrendo em um RTX 4080 no Low) é o principal problema. O próximo patch deve abordar isso como uma prioridade.
- Algumas animações não são exibidas corretamente no PC. Por exemplo, falta a animação de Ellie subindo escadas.
- PC apresenta uma leve melhora na resolução das texturas, mas algumas texturas apresentam clipping que não ocorre na versão PS5. O PC também adiciona mais geometria a alguns recursos.
- Os reflexos também aumentaram sua resolução no PC, mas ainda arrastando alguns problemas com o SSR como PS5 (que até o momento também não foi corrigido).
- A física e a interação da água foram aprimoradas no PC.
- Algumas configurações, como texturas ou reflexos, parecem estar quebradas na configuração mais baixa. Algumas texturas são mantidas no Ultra e outras não são mostradas.
- Maior draw distance no PC.
- A resolução das sombras é maior no PC, no entanto, algumas áreas apresentam faixas que não ocorrem no PS5.
- DLSS brilha novamente mostrando uma qualidade de imagem superior em relação ao FSR 2.0. De qualquer forma, ambas as técnicas de reconstrução mostram uma imagem melhor do que o modo de desempenho do PS5 usando a mesma resolução.
- Os tempos de carregamento são 5 vezes mais rápidos no PS5. Esta é uma indicação clara da falta de otimização no PC.
- Pequenas melhorias na iluminação global no PC.
- Um 3050 sofre para atingir 60fps em 1080p com configurações altas e DLSS. Steam Deck não é uma versão recomendada, pois sua taxa de quadros cai abaixo de 25fps com configurações em baixo + FSR.
- Não duvido que The Last of Us Part I se torne uma ótima versão para PC, mas não considero o momento ideal para jogá-la.