O primeiro gameplay do novo jogo de futebol UFL foi revelado hoje. O jogo chegará “quando estiver pronto” em 2022, após 6 anos de desenvolvimento.

Uma das novidades de hoje é que Cristiano Ronaldo será sua estrela de capa. Além de Ronaldo, UFL trouxe Kevin de Bruyne, Romelu Lukaku, Roberto Firmino e Oleksandr Zinchenko como embaixadores, enquanto que o West Ham United, Sporting CP, Shakhtar Donetsk, Borussia Mönchengladbach, Bayer Leverkusen, Beşiktaş, Monaco, Celtic, Rangers e Hashtag FC tornaram-se clubes parceiros. Mais devem ser anunciados no futuro.

O novo trailer de gameplay (mais abaixo) mostra sua aparência na Unreal Engine, semelhanças de jogadores, menus no jogo, opções de personalização e uma confirmação de que o UFL chegará neste ano para PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series. O jogo está no “estágio final de desenvolvimento”.

Durante um evento de revelação, a desenvolvedora Strikerz revelou que UFL incluirá modos ranqueados e não ranqueados e permitirá o jogo offline, com partidas 2v2 e 3v3 suportadas, bem como “eventos especiais” não especificados. No entanto, o jogo será construído principalmente em torno de um modo emblemático, a liga global de futebol online da UFL. Aqui, os jogadores criarão seu próprio time e jogarão dentro de “um sistema de matchmaking justo e baseado em divisões”. As divisões serão vinculadas por promoções e as temporadas ocorrerão ao longo de um ano inteiro – no final desse ano, um único jogador será coroado campeão do UFL.

Strikerz promete que o matchmaking será construído inteiramente em torno de juntar jogadores e equipes que são compatíveis com habilidade, sem desvantagens envolvidas. Progredindo alto o suficiente nas divisões, você chegará à Premier Division da UFL, que oferece vagas em torneios profissionais, entre outras recompensas. Haverá também uma classificação de equipe separada, permitindo que você jogue competitivamente com os amigos.

Apesar de ser um jogo free-to-play (gratuito), a desenvolvedora diz ser “fair-to-play” (justo). UFL permitirá que os jogadores construam seus próprios times de futebol a partir de um grupo de cerca de 5.000 jogadores da vida real. Embora os detalhes exatos não tenham sido revelados, parece que o jogo permitirá progressão paga e ganha para sua equipe criada. Strikerz explicou que quanto mais você joga e quanto mais você ganha, mais oportunidades você terá para fortalecer seu time – tanto garantindo novos jogadores quanto atualizando os que você tem.

Imagens de menus no jogo revelam que o jogo incluirá esquadrão, gerenciamento e personalização cosmética para o seu clube. Há também menções de um “Team Pass” (presumivelmente um sistema de passe de batalha de algum tipo), missões e desafios.

O gerenciamento de elenco parece ser familiar para aqueles que jogaram o modo Ultimate Team do FIFA, com equipes de jogadores classificados individualmente sendo reunidos com base nas classificações de habilidade e química. A customização dessas equipes inclui kits, itens e estádios. Não está claro como essas opções de personalização são obtidas (ou pagas) neste momento.

Veja todo o evento no vídeo a seguir, sendo que o trailer de gameplay acontece aos 14:48.