Sonic Superstars

A Game Informer, como parte de sua cobertura exclusiva de Sonic Superstars, revelou quais são todos os Emerald Powers.

Confira os detalhes a seguir com novas imagens.

Sonic Superstars

O anúncio de Sonic Superstars despertou entusiasmo entre a base de fãs graças ao retorno ao estilo de jogo 2D encontrado nos jogos retrô da franquia, mas complementado com belos visuais modernos. O jogo é muito parecido com uma homenagem aos jogos que viveram principalmente no Mega Drive, mas os desenvolvedores Arzest e Sonic Team estão adicionando vários novos elementos ao Sonic Superstars para expandir a jogabilidade clássica que os fãs estão ansiosos.

“Tudo começou realmente com a recriação da física clássica e garantindo que o jogo tivesse a física clássica lá”, disse o diretor criativo do Sonic Team, Takashi Iizuka. “Depois de fazer a física funcionar direito, dissemos: ‘ok, agora precisamos trabalhar no design de nível’, porque o design de nível é muito específico e precisávamos que parecesse um jogo clássico do ponto de vista do design de nível. Depois de estudar o design de nível, depois de inserir a física e ambos trabalharem juntos, começamos a dizer: ‘ok, agora o que podemos fazer de novo e como podemos implementar isso?”.

Além de elementos como jogo cooperativo para quatro jogadores e vários novos truques em todas as zonas do jogo, Sonic Superstars também apresenta aos jogadores os Emerald Powers. Esses novos poderes concedem a Sonic e seus amigos habilidades especiais para as Esmeraldas que eles obtêm nos Estágios Especiais. Nos estágios especiais do Sonic Superstars, você balança de bolhas flutuantes em direção ao seu objetivo. Se você entrou por um anel de ouro gigante (como Sonic 3 & Knuckles), sua recompensa é uma Esmeralda do Caos. Se você entrar por um anel gigante azul, poderá ganhar medalhas. Independentemente do prêmio, a missão é a mesma: pular de bolhas flutuantes em direção ao objetivo em movimento. Enquanto a maioria das bolhas simplesmente considera seu momento e ponto de lançamento, outras podem pará-lo no meio do caminho, enquanto outras ainda o enviam voando em direção ao objetivo.

Sonic Superstars

Inspiração do Emerald Power

Ao contrário dos jogos anteriores, onde você só recebe os benefícios de coletar todas as sete esmeraldas, Sonic Superstars oferece uma satisfação a curto prazo. “Queríamos dizer: ‘como podemos recompensar alguém por conseguir apenas uma?'”, diz Iizuka. “E se recompensarmos alguém por obter apenas uma, isso motivará as pessoas a obter cada uma individualmente e ver o que são. Portanto, parte das novas ideias e de como o Emerald Powers começou foi nesse processo de tentar deixar as pessoas empolgadas em obter cada esmeralda individual”.

Cada esmeralda oferece diferentes Emerald Powers, e todos os poderes estão disponíveis para cada personagem jogável. Esses poderes são selecionados com o analógico direito e operam em um tempo de espera, com cada posto de verificação de estrela reabastecendo seu medidor.

A ideia geral de Emerald Powers se inspira na mecânica Wisp de Sonic Colors. No entanto, há uma diferença fundamental com Emerald Powers. “Em Colors, você precisa usar os Wisps para contornar o nível e completar o jogo, mas não queríamos que isso fizesse parte do jogo Superstars”, diz Iizuka. “Queríamos que a jogabilidade clássica do Sonic permanecesse verdadeira, então, quando estávamos olhando para os Emerald Powers e os Wisps, queríamos ter certeza de que você ainda poderia terminar Superstars sem ter que usar nenhum dos poderes, que é o que precisávamos para equilibrar durante o design do jogo”.

Lista completa de Emerald Powers em Sonic Superstars

Cada Emerald Power em Sonic Superstars está vinculado a uma Chaos Emerald específica e, embora não saibamos a ordem exata em que são desbloqueados, conhecemos cada Emerald Power que Sonic e seus amigos terão à sua disposição.

“Na verdade, tínhamos muitas e muitas ideias sobre que tipos de poderes poderíamos colocar no jogo”, diz Iizuka. “Mas, como você sabe, existem apenas sete Esmeraldas, e precisávamos que cada um dos poderes fosse associado a uma Esmeralda, então há apenas sete poderes que poderíamos escolher. Então, de todas as ideias, tivemos que reduzi-las a apenas sete e, infelizmente, tivemos algumas ideias realmente interessantes, mas não pudemos colocá-las no jogo porque teria ultrapassado essas sete”.

Confira abaixo os poderes que chegaram ao jogo final.

Sonic Superstars

Avatar (Esmeralda Azul)

Avatar permite que você crie clones de seu personagem e os envie rapidamente pela tela, derrotando praticamente qualquer inimigo em seu caminho. Isso é particularmente útil quando superado em número por badniks ou dominado por um chefe desafiador. Na minha experiência com Avatar, salvá-lo para a forma final de um chefe é extremamente sábio.

“Avatar tem o maior impacto visual de todas as ideias”, diz Iizuka. “Ele chama vários avatares, você sabe, outros Sonics ou outros Tails vão entrar e derrotar todos os inimigos quando você usá-lo. E pode ser usado para se livrar de problemas se você estiver prestes a morrer, apenas para passar por aquele inimigo para garantir que você viva mais. É realmente um dos Emerald Powers mais divertidos de usar”.

Sonic Superstars

Bullet (Esmeralda Vermelha)

Bullet permite que você exploda seu personagem em uma direção especificada. Achei isso útil tanto em sequências complicadas de plataformas quanto em batalhas contra chefes em que seu objetivo está fora de alcance.

“Bullet, assim como o nome é, é capaz de atirar ou projetar Sonic no ar”, diz Iizuka. “Quando você pula no ar usando o Bullet Emerald Power, você pode parar e tomar uma decisão no ar em que direção deseja se lançar. E então, você pode mudar de direção ou pode ir em uma direção diferente, ou continuar em frente na direção que deseja ir e atirar em seu personagem ainda mais nessa direção. É uma ação extremamente útil; é provavelmente a ação mais útil para esse tipo de jogo”.

Sonic Superstars

Water (Esmeralda Ciano)

Usando o Water Emerald Power, os personagens podem atravessar áreas subaquáticas com mais facilidade e até escalar cachoeiras. Embora não seja aplicável em todas as zonas, usar isso em locais apropriados pode produzir resultados surpreendentes.

“A água transforma o personagem do jogador em água e, uma vez que você está nessa forma de água, pode nadar em cachoeiras ou, se pousar na água, poderá correr livremente porque é água junto com a água”, diz Iizuka. “Isso ajuda não apenas a subir cachoeiras, mas também quando você está nessas áreas subaquáticas. Uma coisa a notar é que existem alguns níveis que não têm água, então não será um poder realmente útil em todos os lugares”.

Sonic Superstars

Ivy (Esmeralda Verde)

Ivy permite que você cultive vinhas de onde seu personagem está para ajudá-lo a alcançar novas áreas. Você pode direcionar onde eles crescem e, se estiver jogando em modo cooperativo, seus colegas de equipe também podem usar para alcançar novas áreas.

“Assim como o nome diz, quando você usa o poder Ivy, uma hera vai crescer do solo e começar a crescer para cima”, diz Iizuka. “Ele permite que você chegue a lugares mais altos que talvez você não consiga apenas pulando. Mas o que é realmente interessante é usá-lo no modo multijogador. Você pode usar o poder Ivy para ajudar seus companheiros de equipe cooperativos a chegarem aos lugares que você pode chegar. E usando o Ivy, você pode cooperar e chegar a lugares juntos”.

Sonic Superstars

Vision (Esmeralda Roxa)

Como mostrado em um trailer anterior de Sonic Superstars, os jogadores podem ativar o Vision sempre que tiverem uma suspeita de que pode haver algo além do que está visível no momento. Em um trailer anterior, vimos Vision revelar plataformas e anéis ocultos. Iizuka diz que esse poder realmente afetará o aspecto de rejogabilidade da maneira como esses estágios foram projetados.

“Gosto muito do Vision”, diz Iizuka. “Permite que você veja o invisível ou veja coisas que você não poderia ver sem usar o poder. Ao usar o Vision, você notará que antes, onde não havia uma plataforma para pular ou anéis para chegar, agora há uma plataforma que você pode ver e pousar, e há anéis que você pode pular e coletar porque você está usando o Vision Emerald Power”.

Como o Emerald Power é construído para ver objetos ocultos no ambiente, os jogadores podem ter dificuldade em saber quando usar o poder. No entanto, os desenvolvedores já pensaram sobre isso. “Obviamente, se você não consegue vê-lo em primeiro lugar, não sabe como usá-lo”, diz Iizuka. “É meio que garantir que as pessoas entendam como usar os poderes. Isso é algo que a equipe entrou e disse: ‘sabe, realmente queremos garantir que as pessoas estejam cientes dos momentos em que devem usar algo, especialmente se for como Vision e você não pode vê-lo em primeiro lugar’. Então, automaticamente, aparecerá um indicador que dirá: ‘ei, se você usar o Vision agora, pode haver algo por aqui que você possa encontrar’. Esse tipo de indicador automático aparecerá e informará ou dará uma boa noção de quando você deve usar alguns dos Emerald Powers”.

Sonic Superstars

Slow (Esmeralda Amarela)

Slow, como o nome indica, torna tudo mais lento na tela. Isso pode ser usado para batalhas complicadas contra chefes ou apenas sequências de plataformas difíceis, nas quais você precisa de mais tempo para reagir.

“Slow é exatamente o que diz; vai deixar tudo mais lento na tela”, diz Iizuka. “Você entra nesse tipo de momento em câmera lenta e, como não está se movendo em câmera lenta, consegue ver as coisas que talvez estejam se movendo muito rápido e ter uma noção melhor do momento em que deseja reagir às armadilhas ou, se um chefe estiver atacando, você pode usar a lentidão e pode desacelerar o ataque do chefe e realmente ficar mais confortável com a forma estratégica de evitar ou atacar ou agir em torno dessas coisas que foram desaceleradas. Isso realmente torna o jogo mais lento para permitir que você jogue em um ritmo que talvez seja mais confortável”.

Sonic Superstars

Extra (Esmeralda Branca)

Embora todos os Emerald Powers sejam universais, o desbloqueio final abre uma habilidade específica do personagem. “Todos os personagens usam os Emerald Powers da mesma forma, e todos os Emerald Powers reagem aos personagens da mesma forma, mas Extra é diferente e especial porque, dependendo do personagem que você está usando, Extra permite um tipo diferente de ação para esses personagens específicos”, diz Iizuka. “Por causa disso, você pode escolher com qual personagem vai jogar e, quando usar o poder extra, esse poder será exclusivo desse personagem”.

Sonic – Homing Attack
Quando o Extra Emerald Power está ativo para Sonic, os jogadores podem mover uma das habilidades mais icônicas do Modern Sonic para o repertório do Classic Sonic. “O Classic Sonic não faz o Homing Attack, mas quando ele tem o Extra Emerald Power ativo, o Classic Sonic agora tem um Homing Attack”, diz Iizuka.

Amy – Hammer Throw
O Extra Emerald Power de Amy desempenha uma de suas características de jogo definidoras. “Para Amy, quando ela usa o poder Extra, ela é capaz de lançar seu martelo e atacar os inimigos jogando o martelo em vez de apenas bater com o martelo”.

Knuckles – Punch
O uso do Extra Emerald Power por Knuckles transforma talvez suas características visuais mais marcantes em jogabilidade dentro da série Classic. Quando ativo, o equidna vermelho pode adicionar socos ao seu já maior conjunto de habilidades.

Tails – Tornado Spin
Quando Tails usa Extra, ele ganha uma habilidade chamada Tornado Spin. Quando ouvi esse nome, pensei que poderia significar que ele gira muito rápido e acerta os inimigos com suas caudas gêmeas, ou talvez ele convoque seu avião icônico para fazer alguma coisa. No entanto, não é nenhum dos dois. “Tails realmente criará um tornado”, diz Iizuka. “O tornado seguirá o solo e apenas continuará nesse caminho e eliminará os inimigos no caminho”.

O Extra Emerald Power ainda deve ser selecionado e ativado da mesma forma que os outros poderes, portanto, se você não quiser usar, por exemplo, o ataque homing do Sonic, é totalmente opcional.

Super (Coleção Completa)

Como na maioria dos jogos que incluem as esmeraldas, depois de coletar todas as sete, você ganha acesso à capacidade de se transformar em uma versão Super do seu personagem. Cada personagem pode virar Super, e seus movesets permanecem os mesmos (por exemplo, Tails não ganha Flickies superpoderosos como em Sonic 3 & Knuckles). Em vez disso, cada personagem se torna invencível e mais rápido, com os anéis se esgotando com o tempo.

“O que vai ser um pouco diferente geralmente é que na série Classic, você pega todas as sete Esmeraldas do Caos, e então, quando você tem uma certa quantidade de anéis, e você pula, é automaticamente transformado em Super Sonic, mas estamos mudando isso um pouco, e assim que você pegar todas as sete Esmeraldas do Caos, você ainda pode escolher o poder que deseja usar”, diz Iizuka. “Você pode selecionar na roda de seleção qual Emerald Power deseja usar naquele momento específico, não necessariamente se transformando automaticamente em Super Sonic ou Super forma”.

Sonic Superstars

Quando o trailer de revelação mostrou os quatro heróis em um estilo de arte volumoso e pixelizado passando por um estágio de alta tecnologia antes de se transformar em criaturas parecidas com lulas, alguns presumiram que também era um Emerald Power. No entanto, Iizuka esclarece que essa mecânica específica é específica para esse estágio.

Sonic Superstars chega ao PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC nesta primavera brasileira.

Sonic Superstars