Veja todas as mudanças do mapa Olympus em Apex Legends: Rebeldia

Apex Legends Mapa

O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.


Oi, sou Alex Graner, designer de mapas de Apex Legends, de volta com mais uma atualização de mapa. Desta vez, temos Olympus em nossa temporada mais recente de Apex Legends: Rebeldia.

IDENTIFICANDO NOSSOS OBJETIVOS EM OLYMPUS

Depois dos objetivos implementados na segunda atualização de mapas em Confins do Mundo na Temporada 6, quisemos apresentar algumas mudanças significativas em Olympus e melhorar partes problemáticas que vimos e que ficamos sabendo a partir da comunidade.

Esses são alguns dos objetivos que identificamos em Olympus:

  • Expansão do mapa, espalhando um pouco mais os esquadrões para que a área central do mapa (Laboratórios/Propriedades) não fosse a única zona de combate em cada partida e reduzindo a frequência do aparecimento espontâneo de outros grupos.
  • Melhores opções de rotação para ajudar jogadores e jogadoras a circularem e a escaparem dos pontos de estrangulamento mais perigosos.
  • Novos espaços interativos mais divertidos no mapa para ajudar a atrair as pessoas para essas novas áreas e criar novas experiências em Olympus.

PILOTO DE FASE

Apesar de problemas recorrentes, Olympus sempre foi uma zona de testes para a tecnologia interdimensional. Agora, há um dispositivo que pode fazer o mapa inteiro se redimensionar para onde quiserem. E isso também deu certo! Bom, pelo menos até ocorrer um problema misterioso… Quase fizemos com que Olympus colidisse com a cidade logo abaixo, deixando um rastro de objetos presos entre dimensões que surgiam esporadicamente pela área…

O Piloto de Fase está localizado na recém-expandida parte sul do mapa. Este novo ponto de interesse, apesar de grande, consiste de um ambiente aberto de fluxo circular em torno do dispositivo central, criando várias situações de combate. Não é difícil se deparar com lutas interessantes ao chegar lá.

O Piloto de Fase também é interativo para que quem joga possa obter espólios de alto nível (mais informações abaixo).

Outra parte interessante do Piloto de Fase se refere a todas as novas opções de roteamento desse lado do mapa e à forma como ele conecta todos os pontos de interesse em seu entorno, oferecendo novas maneiras de aproveitar essa área com finalidades mais distintas.

Um novo pedaço de terra substituiu a ponte rodoviária vazia encurvada que conectava as Hidropônicas à área exterior da Praça do Bonsai. Essas e outras mudanças ajudam os pontos de interesse mais externos a melhor se conectarem por meio de caminhos mais diretos, de forma que os esquadrões que pousarem nas Hidropônicas e no Bonsai nem sempre percorrerão as mesmas rotas. Isso acaba gerando novas experiências para quem joga, ainda que cheguem nos pontos de interesse clássicos de Olympus.

DISPOSITIVO INTERATIVO DO PILOTO DE FASE

Apesar de instável, jogadores e jogadoras ainda podem interagir com o Piloto de Fase. Quando ativado, 3 cargas de espólios entram na dimensão. Cada ativação garante pelo menos 1 bola de nível de Ouro, com um tempo de recarga de 45 segundos até que ela possa ser reativada.

Quanto maior o risco, melhor a recompensa, não acha? Dessa forma, cada ativação gerará um barulho alto que poderá ser ouvido por quem está na área ao redor. Isso avisa a demais que há saqueadores na área do Piloto de Fase. Fique alerta quando for pegar esses espólios.

TERMINAL

O Terminal é uma abertura no tubo do corredor dimensional que desvia a energia dimensional para ajudar a abastecer o Piloto de Fase. Mas não se preocupe, o corredor dimensional ainda roda bem.

O Terminal é um grande ponto de interesse interior que funciona como uma nova área de roteamento central no mapa. Com 5 pontos de entrada e plataformas elevadas exteriores, a presença e impacto do Terminal nos arredores transformarão a forma como jogadores e jogadoras circulam e se envolvem nas áreas abertas em torno dos Laboratórios e da Praça de Bonsai.

Seu interior foi desenvolvido para preservar a circulação de pessoas e fazer com que interajam entre as plataformas/pontos de entrada, sendo também aberto o suficiente visualmente para que outros esquadrões sejam avistados antes que se aproximem demais.

O Terminal substitui o gargalo inferior e exposto que passava por baixo do corredor dimensional conectando os Laboratórios até Bonsai. Agora ficou um pouco mais fácil e interessante se deslocar entre essas duas zonas.

TERRENO DESLOCADO

Para abrir espaço para um novo Piloto de Fase e seus componentes, Olympus precisava de expansões. Sendo uma entidade flutuante modular e integrável, Olympus conectou uma zona de terreno inédita ao seu lado sul. Como o Piloto de Fase precisava ser conectado ao corredor dimensional, algumas áreas existentes, como Matriz Solar, Icarus e as plataformas de Bonsai, foram todas distanciadas do centro de Olympus para que essa nova região pudesse ser inserida. Pela primeira vez, pontos de interesse já existentes em Apex se deslocaram dentro do mesmo mapa sem serem destruídos!

Contudo, e após o problema inesperado de funcionamento do Piloto de Fase, uma onda de choque fez com que as placas de terreno artificial da nova zona falhassem e fossem alteradas de formas não previstas. Diversos objetos também foram danificados, ficando presos em forma dimensional.

Plataformas elevadas e pequenas cidades criam linhas de frente para confrontos e deslocamentos, revitalizando a travessia por essa área e mudando drasticamente o modo como os esquadrões devem jogar em torno de pontos de interesse clássicos de Olympus, como Matriz Solar e Bonsai, considerando suas novas localizações e ambientes.

Com Bonsai, Icarus e Matriz Solar se distanciando (além de outras alterações nos terrenos conectados), a ligação entre esses pontos de interesse e o Canhão Orbital agora fica mais direta, fazendo com que o Canhão não pareça mais tão isolado.

NOVO CAMINHO NORDESTE

O corredor longo e linear ao nordeste de Olympus, conectando a Turbina à Fenda, era um gargalo difícil de se atravessar quando inimigos encurralavam jogadores e jogadoras lá dentro, especialmente mais para o fim da partida. Para corrigir esse problema, adicionamos um pequeno, mas significativo, ponto de acesso nesse trecho.

Isso deverá contribuir com o fluxo de combate nesse túnel, dando mais alternativas para aqueles impasses envolvendo várias equipes quando os últimos momentos da partida ocorrem nesse ponto. Isso também confere mais opções para que as equipes possam atacar e fugir desse gargalo capcioso.

VÁRIOS AJUSTES E ADIÇÕES DE MENOR PORTE

Havia alguns gargalos e áreas escabrosas pelas quais era preciso atravessar em Olympus devido à falta de opções de travessia e de elevações mais proeminentes, especialmente para Lendas em dispositivos não móveis. Nessa atualização, procuramos amenizar alguns desses problemas.

Para facilitar algumas das rotações e trajetórias nas Torres Grow, adicionamos mais uma rampa que se conecta ao terreno oposto do corredor dimensional. Isso ajudará a percorrer as Torres em estágios mais avançados da luta sem precisar passar diretamente sob os pontos estratégicos dessas torres ou dar a volta pelos gargalos lineares do Depósito de Energia. Notei complicações em rotações na sequência final de partidas saindo dos Laboratórios para os Jardins que decorriam disso.

Várias outras alterações de melhorias de experiência foram implementadas, incluindo a adição de tirolesas e outros acessórios ao longo do mapa para ajudar Lendas em dispositivos não móveis a se deslocarem das áreas mais estreitas para as mais elevadas, como as rampas que cercam a Praça do Bonsai durante a reta final dos confrontos.

Algumas das áreas elevadas mais injustas acessíveis somente para personagens em dispositivos móveis foram removidas ou bloqueadas, como o guindaste no sudoeste da Fenda.

Para incluir um pouco mais de risco/recompensa aos Sinalizadores de Reconhecimento, alguns deles foram transferidos para pontos menos eficazes em combate, forçando os esquadrões a cederem terreno vantajoso para obter conhecimento da situação em áreas como nos Jardins e na Plataforma de Cachoeira do Laboratório.

Removemos dois balões de reposicionamento que eram bastante usados, um de Matriz Solar e outro da parte de fora dos Laboratórios. Isso foi feito para que os esquadrões demorem mais para transitar entre áreas movimentadas e não cheguem rapidamente a um embate já em curso.

Também adicionei 4 arcas de saques adicionais ao Oásis no lado leste do ponto de interesse para acrescentar uma nova rota de pouso/saque e amenizar alguns problemas gerados pelo fato de todo mundo pousar nos mesmos três pontos para saquear nesse local. Isso deve permitir que jogadores e jogadoras façam os saques de forma um pouco mais segura antes de voltarem para a luta e sem que levem uma surra nesse meio tempo.

Uma pequena (mas significativa) mudança para quem gostava de pousar nos Laboratórios e sua Plataforma de Cachoeira: a arca de saques que sempre gerava espólios de alto nível sob a cachoeira se mudou! Agora ela está nas arcas de saques triplas na ponta norte das Docas.

Isso foi feito para aliviar um pouco aquela região dos Laboratórios no mapa e espalhar os esquadrões para mais longe. Como ninguém nunca pousava pelo anel exterior das Docas, seria uma mudança bacana ver as pessoas indo lá atrás de espólios de alto nível e passar para as Docas e arredores em nome de uma nova experiência em Olympus.

Há ainda mais algumas outras pequenas melhorias de experiência feitas pelo mapa, mas espero que todas elas contribuam com a melhor experiência de jogo já vista em Olympus!

Foi difícil encarar esse desafio de atualização do mapa Olympus, mas a ansiedade é grande para que todo mundo possa finalmente jogá-lo.

Agradecemos por jogar Apex Legends, e nos vemos no lançamento de Rebeldia!

Alex Graner
Designer de Mapas