O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Conseguimos! Escolhemos os melhores games de 2019! Bom trabalho, galera!
Apesar do período menor de votação deste ano — mais ou menos uma semana, comparado às 2-3 semanas do passado — tivemos uma quantia similar de votos. Somando todas as categorias deste ano, tivemos quase um milhão de votos!
Death Stranding saiu com o maior número de Troféus de Platina neste ano, mas vimos bastante suporte para outros favoritos como Sekiro, FFXIV Shadowbringers, Kingdom Hearts III, No Man’s Sky Beyond, e Resident Evil 2. Um ano e tanto!
Sinto como se estivesse repetindo isso muito essas semanas, mas obrigado. Não tínhamos certeza se conseguiríamos entregar os resultados antes das festas, mas a resposta pra lá de entusiasmada de vocês às votações me dizem que fizemos a escolha certa.
Sem mais delonga: os vencedores!
Ah, PS: Jogo da Década. A votação começa amanhã.
Death Stranding conquistou o coração e mente dos eleitores com sua análise introspectiva da conectividade de uma civilização em trapos. Days Gone também teve bastante votos – as atuações emotivas e sinceras e os momentos de vida ou morte com certeza tiveram um grande papel nisso. Os fãs também mostraram bastante suporte à Modern Warfare, e à bastante aguardada reunião de amigos em Kingdom Hearts III.
Captura de movimentos de última geração, efeitos palpáveis de variação de tempo e a beleza incrível de um mundo destruído pelo Timefall alavancaram Death Stranding confortavelmente até o topo. Enquanto isso, as criaturas grotescas de Resident Evil 2, o realismo brutal de Modern Warfare, e a fúria de DMC5 fizeram da corrida entre o Ouro,Prata e Bronze bem acirrada, além de uma decisão difícil para os fãs..
Os locais históricos do Japão de Sekiro: Shadows Die Twice cativaram fãs PlayStation o bastante para receber o prêmio de Melhor Direção de Arte em 2019. O fator ‘cool’ de Devil May Cry assegurou o segundo lugar, com armas e demônios mais do que apenas chamativos. Em terceiro lugar temos Control, conquistando jogadores com sua arquitetura brutalista, ambientes surreais e a Service Weapon mutável de Jesse.
A música é esparsa enquanto você faz as entregas de Death Stranding, mas o tom sóbrio das faixas de Low Roar e o ritmo sintético de Ludvig Forssell ressoou com os fãs a ponto de garantir o Troféu de Platina. Kingdom Hearts III se saiu bem com mais uma trilha sonora rica e variada, com Devil May Cry 5 e Days Gone também recebendo honras dos leitores do PS Blog.
Os fãs de FPS dominaram a votação para Modern Warfare na categoria de Melhor Jogo Multiplayer este ano. O mais novo título da Infinity Ward levou o título graças à jogabilidade intensa e fluida. Apex Legends cativou a imaginação de uma porção de jogadores, com sua abordagem colorida ao gênero battle royale. Em um terceiro e quarto lugar próximos, temos o MMORPG Final Fantasy XIV: Shadowbringers e Death Stranding, com seu multiplayer assíncrono.
Mais disputado impossível, com votos para Kingdom Hearts III e The Outer Worlds chegando quase igualmente – uma luta entre os estilos Ocidental e Oriental de RPGs. Os jogadores também apoiaram bastante Monster Hunter World: Iceborne e o MMO FFXIV: Shadowbringers, demonstrando a diversidade do gênero.
Todo voto conta, e nesta categoria competitiva, o One-Armed Wolf se saiu vitorioso, mas por pouco, enquanto a ação exagerada de Devil May Cry 5 parecia não parar nunca de ganhar votos. A Capcom levou também o troféu de Bronze com a nova versão alucinante do desastre de Raccoon City em RE2.
A nostalgia dos eleitores acelerou com tudo para o remake do amado Crash Team Racing, com mais do que o dobro dos votos do segundo lugar, o fenômeno mundial do futebol, FIFA 20, enquanto NBA 2K20 e MLB The Show 20 seguem em terceiro e quarto lugar.
O duradouro Final Fantasy XIV levou o Troféu de Platina deste ano de “Melhor Jogo Contínuo,” ajudado pela excelente expansão deste ano, Shadowbringers, e o constante influxo de novo conteúdo e comunicação dos desenvolvedores, coisa famosa neste MMORPG. Monster Hunter World, Rainbow Six Siege, e No Man’s Sky também levam prêmios hoje, graças ao suporte de suas respectivas comunidades.
Um enxame devotos para a aventura artística do Asobo Studio, A Plague Tale: Innocence, garantiu mais do que o dobro dos votos do segundo lugar. A maravilhosa exploração de Outer Wilds fincou sua bandeira de segundo lugar., enquanto o RPG de ação Indivisible e o game de plataformas The Messenger ficam com o terceiro e quarto lugar.
Os eleitores apoiaram o épico não convencional da Kojima Productions, Death Stranding, embora o corajoso Days Gone, do Bend Studios teve ótima presença.
Norman Reedus é a personificação de Sam Porter Bridges, com inúmeras animações faciais personalizadas e uma atitude grosseira e hesitante a respeito do mundo insano a sua volta. Quando ele sente o peso do mundo em suas costas, nós também sentimos. Mads Mikkelsen, Sam Witwer e Claudia Doumit também tiveram atuações incríveis que fizeram dos vencedores deste ano muito notáveis.
Uma categoria bastante concorrida, com a aventura espacial No Man’s Sky Beyond e Ace Combat 7 levando o primeiro e segundo lugar, graças a experiências meticulosamente imersivas. Blood & Truth e LA Noire também tiveram bastante apoio dos jogadores PS VR.
Mais uma vitória para Death Stranding, um épico de mundo aberto não convencional, que conquistou os jogadores com seu mundo frio e temas de conexão e relacionamentos. Depois, foi quase um tiroteio para o segundo lugar, com RE2, Kingdom Hearts III, Sekiro, e Days Gone brigando por cada voto e ponto percentual.
Um final triunfante para o bastante aguardado Cyberpunk 2077, que consegue uma liderança com muito esforço sobre Final Fantasy VII Remake e Ghost of Tsushima. Sem pressão heim, CD PROJEKT RED!
Nenhuma surpresa aqui – Death Stranding, da Kojima Productions foi o assunto de 2019. Ame ou odeie sua jogabilidade metódica e meditativa, mas foi impossível ignorá-lo. A Capcom consegue o segundo, com um ano que inclui Resident Evil 2 e Monster Hunter Iceborne, enquanto a Square Enix e a Respawn merecem respeito por seus vários lançamentos.