O texto abaixo foi publicado no Steam.
Saudações, Helldivers!
Tomara que vocês gostem das novidades que chegam com a Escalada de Liberdade, a maior atualização de Helldivers 2 até agora!
Acreditamos que os jogos só têm a melhorar quando acompanham seus jogadores. Suas ideias e sugestões são cruciais para a nossa evolução, nos permitindo realizar ajustes que, acreditamos, tornarão o jogo mais divertido. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência dinâmica e empolgante que seja desafiadora, mas justa, incentivando o raciocínio estratégico e o trabalho em equipe.
Gostaríamos de aproveitar a ocasião para contextualizar e fundamentar as últimas mudanças no balanço das armas!
SG-8S Sinistro:
Ao potencializarmos o efeito atordoante da SG-8S, nossa intenção é devolver à arma sua característica marcante, perdida após o patch 01.000.200. O aumento na dispersão e a redução na velocidade de resposta da arma devem contrabalançar o aumento no potencial ofensivo, contribuindo para a impressão de uma espingarda poderosa que dispara projéteis de grande calibre, ao mesmo tempo que limita sua eficácia contra alvos a longo alcance.
SG-225IE Destruidor Incendiário:
Após diversas alterações ao dano causado pelo fogo, a SG-225IE rapidamente se tornou uma das armas mais poderosas do jogo, sendo tão eficaz contra os Terminídios que dominava aquele front e desincentivava o uso de outras armas. Ao aumentarmos o recuo e reduzirmos a capacidade do carregador, nós buscamos fazer com que a SG-225IE exija um uso mais cauteloso da munição, sem precisar reduzir seu grande poder.
Pistola lança-granadas GP-31:
A versão original da Pistola lança-granadas era bastante inconsistente quando comparada a outras armas. Na prática, ela triplicava a quantidade disponível de granadas, mas necessitando de 4 caixas de munição para uma recarga completa. Ao reduzirmos a capacidade de munições, nossa intenção é que a pistola lança-granadas se torne uma escolha mais criteriosa e achamos que aumentar a recarga de granadas por caixa compensará a redução da munição, fazendo da GP-31 uma opção adequada a qualquer tipo de missão.
Besta Explosiva CB-9:
Desde o último patch, a Besta Explosiva ainda não encontrou seu espaço em meio a armas mais consistentes. Ao fazermos dela uma arma de uma mão, esperamos aumentar sua versatilidade abrindo possibilidade para novos usos interessantes, de forma que ela possa se destacar entre as outras opções.
MLS-4X Comando:
Não era nossa intenção que os mísseis do Comando fossem capazes de destruir os fabricantes dos Autômatos acertando-os em qualquer ângulo. No entanto, os jogadores deixaram bem claro que adoraram esse bug em particular. Nós ainda planejamos corrigir isso, mas decidimos esperar e analisar com calma qual será a melhor forma de balancear a arma.
Cão de Guarda AX/AR-23:
Desde o lançamento, o Cão de Guarda foi superado pela sua contraparte a laser porque sua munição se esgotava muito rapidamente e não podia ser reposta com as caixas de munição encontradas pelo mapa. Acreditamos que, aumentando a capacidade de munição e corrigindo o funcionamento das caixas de munição, este companheiro de batalhas se tornará mais viável.
Barragem Orbital Móvel:
Nossa intenção original era que a Barragem Orbital Móvel contivesse o avanço inimigo. No entanto, devido à natureza errática das barragens orbitais, a Estratégia podia ser imprevisível demais e não havia um uso definido para ela. O aumento na duração do bombardeio e a redução na velocidade com que as rajadas avançam deve fazer com que a barragem sature melhor a área cobrindo mais ou menos a mesma distância de antes.
Barragem Orbital DT de 120 mm:
Assim como a Barragem Móvel, a Barragem DT de 120 mm pode ser imprevisível demais, errando seus alvos ou atingindo o mesmo local várias vezes. Com a redução no tempo de espera, a Estratégia poderá ser usada mais frequentemente, mitigando a desvantagem de sua aleatoriedade.
Helldivers 2 – PATCH 01.001.002
Visão geral
Esta visão geral apresenta uma perspectiva abrangente dos itens que foram corrigidos, modificados e adicionados neste patch. Os destaques:
• Nível 10 de dificuldade — Mergulho no Inferno
• Novos objetivos de missões
• Postos avançados inimigos maiores
• Novos Insetos e Robôs
• Novas ameaças ambientais
• Novo planeta pantanoso
• Correções de estabilidade
• Correções ao menu social. Corrigimos diversos problemas, mas saibam que estamos cientes de que ainda há muito a melhorar e que estamos trabalhando incansavelmente para isso. Agradecemos a paciência e a compreensão.
• Mudanças de equilíbrio
• Correções diversas
Atualizações importantes
Nível 10 de dificuldade — Mergulho no Inferno
Um novo nível de dificuldade extremo, criado especialmente para os Helldivers mais experientes e habilidosos, com novos inimigos formidáveis e desafios intensos.
Novos objetivos de missões
Em breve, em um planeta perto de você, dois objetivos secundários inéditos! Tais objetivos serão opcionais e próprios de cada facção: em um deles a tarefa será atacar plantas de processamento humano para destruir o maligno Bioprocessador dos Autômatos, no outro, será preciso arriscar-se nas profundezas dos territórios terminídios para adquirir uma larva viva e carregá-la até a extração, porém os Insetos farão de tudo para recuperá-la!
Postos avançados inimigos maiores
Ataque fortificações terminídias e fortalezas autômatas na nova dificuldade Mergulho no Inferno.
Com grandes desafios, vêm recompensas ainda maiores. Faça uma boa varredura nos postos avançados conquistados para encontrar dados confidenciais e não deixe de extrair com eles. Que a Liberdade guie seu caminho.
Novos Insetos e Robôs
Surgem novas ameaças aprimoradas no caminho da Liberdade.
Advinha quem voltou querendo sua atenção? O Empalador está de volta, enterrando sua cabeça e atacando com seus tentáculos a partir do subsolo para pegar suas presas de surpresa. Tenha cuidado com suas investidas letais, mas não deixe passar a oportunidade de atacá-lo no ponto fraco quando ele começar a cavar… Parece que a criatura ainda não aprendeu a importância da autopreservação!
Mas não estamos falando apenas do Empalador.
Prepare-se também para os outros inimigos formidáveis! O Tanque fogueteiro avança com armadura pesada e poder de fogo devastador. O Caminhante explorador reforçado tem seus pontos fracos anteriores protegidos e passa a contar com dois foguetes em cada lado para causar mais destruição! O Atropelador esporulado desbrava a densa névoa ácida sem problemas, avançando com o Comandante Alfa e os reforços que este traz!
Novo planeta pantanoso
Prepare-se para descer a um planeta pantanoso, porém mais assustador e com menos visibilidade. Segure a onda e não deixe o medo tomar conta.
Novas ameaças ambientais
Tempestades ácidas — Reduzem temporariamente a armadura de inimigos e Helldivers. Use esse fator a seu favor, mas sempre com a máxima cautela!
Ajustes
• SG-8S Sinistro
o Aumentamos a potência do atordoamento
o Aumentamos a dispersão
o Diminuímos a velocidade de resposta da arma
• SG-225IE Destruidor Incendiário
o Reduzimos de 6 para 4 o número de carregadores
o Aumentamos de 28 para 41 o recuo
• Pistola Lança-granadas GP-31
o Reduzimos de 8 para 6 a capacidade de munição
o Aumentamos de 2 para 4 a quantidade de munição reposta por cada caixa de munição
• Besta Explosiva CB-9
o Tornamos arma de uma mão
• Cão de Guarda AX/AR-23
o Aumentamos de 6 para 8 o número de carregadores
• Barragem Orbital Móvel
o Aumentamos de 3 para 5 o número de rajadas
o Reduzimos em 40% a velocidade de movimento
• Barragem Orbital DT de 120 mm
o Reduzimos de 240 para 180 segundos o tempo de espera
o Reduzimos o intervalo entre rajadas
Gameplay
• Removemos o modificador operacional “interferência atmosférica”.
o Adicionamos ao front autômato o modificador “Informações insuficientes”, que restringe o raio de busca dos objetivos no mapa, como já ocorria com a maioria dos objetivos de eliminação.
• Removemos o modificador ambiental “Calor intenso” dos planetas com ácido corrosivo.
• Reduzimos a frequência e a quantidade dos Artilhaéreos.
o Reduzimos a durabilidade dos motores dos Artilhaéreos.
• Aprimoramos os controles de visualização das armas no arsenal.
• Atualizamos a interface das ordens
• Os escudos de energia, como a Mochila Geradora de Escudo e o Relé de Gerador de Escudo, passam a bloquear tempestades de neve e de areia.
• Adicionamos um novo sistema de proteção contra comportamentos maliciosos, permitindo que jogadores expulsos prossigam em sua própria missão. Assim, é possível completar a missão e receber todas as recompensas apesar da expulsão.
Correções
Correções de estabilidade:
• Reduzimos a chance de o jogo travar quando alt+tab são pressionados em modo de tela cheia exclusivo. (Windows)
• Corrigimos um travamento que raramente ocorria ao navegar pelos bônus de guerra.
• Corrigimos um travamento que raramente ocorria ao alternar entre as abas do Aparato.
• Corrigimos um travamento que raramente ocorria ao convidar amigos da PSN a uma sessão. (PS5)
• Corrigimos um travamento que raramente ocorria ao selecionar um reforçador no Aparato.
• Corrigimos um travamento que ocorria ao navegar entre os menus do Centro de Aquisições e usar alt+tab. (Windows)
• Corrigimos um travamento que raramente ocorria no Aparato após entrar em uma partida.
• Corrigimos um travamento que ocorria ao ser lançado em direção ao arame farpado.
• Corrigimos um travamento que ocorria ao entrar em uma missão que tivesse visuais de veículos remanescentes de jogadores desconectados.
• Corrigimos um travamento que ocorria quando jogadores com visuais únicos eram expulsos ou desconectavam.
Correções a armas e Estratégias
• Armadura FS-55 Devastadora:
o Corrigimos o erro na descrição.
• Dispersora:
o Tornamos possível segurar o botão de tiro para disparar sustentadamente.
• Pistola Lança-granadas GP-31, LAS-7 Adaga, SG-22 Batedora:
o Passamos para a categoria de arma secundária especial.
• ARC-12 Dispersora, Justiceiro de Plasma:
o Adicionamos as identificações de perfuração de armadura que estavam faltando.
• LAS-16 Foice:
o Corrigimos o valor incorreto para o limite de tiros nas estatísticas da arma.
• SH-20 Mochila do Escudo Balístico:
o Deixa de bloquear a linha de visão dos inimigos.
o Deixa de colidir com o errante de combate.
o Corrigimos um erro que fazia com que os escudos balísticos fossem largados ao pegar um disco SSSD.
o Corrigimos o fato de o escudo balístico não colidir com o Helldiver enquanto fosse utilizado.
• Cão de Guarda AX/AR-23:
o Passa a ser recarregado a partir de caixas de munição encontradas no mapa.
• Corrigimos um erro que fazia com que as armas fossem empunhadas de lado após interromper uma Estratégia ao utilizar um estimulante.
• Corrigimos a falta de disparos das armas de arco quando a linha de visão a um inimigo estivesse obstruída por um obstáculo. O disparo passa a acontecer, mas acerta o obstáculo. Não havia indicação suficiente de que o alvo não foi atingido. Esperamos que isso ajude a esclarecer o funcionamento da arma.
• Corrigimos a falha das armas de arco quando disparadas rapidamente em direção a inimigos enfileirados.
• Adicionamos a resposta tátil que faltava ao disparar a AR-61 Abre-alas.
Correções ao menu social
• Aplicamos melhorias gerais aos sistemas de menu social.
• Resolvemos alguns problemas relacionados a inconsistências em opções do menu social.
• Corrigimos problemas com o botão de bloquear no menu de esquadrão.
• Corrigimos diversos problemas com a interface no menu social.
• Aumentamos a precisão das informações do menu “Jogadores bloqueados”.
• Aplicamos melhorias à aba de jogadores recentes.
• Aumentamos a precisão das opções do menu social.
• Resolvemos problemas quanto à geração de códigos de amigo.
• Reduzimos as ocorrências de “Favor aguardar democraticamente”.
• Buscamos facilitar a entrada em partidas.
• Buscamos facilitar o envio, a aceitação e a rejeição de pedidos de amizade.
• Melhoramos a experiência do usuário para ações “perigosas” (expulsar/bloquear/desfazer amizade).
Correções diversas:
• Corrigimos um erro que fazia com que o transporte de extração afundasse no chão e impedisse que os jogadores pudessem extrair.
• Corrigimos a possibilidade de poder clicar em itens ocultos (aqueles fora da tela) nos menus de configurações e atribuição de teclas.
• O jogo deixa de travar na saída ao alterar a configuração de jogo entre plataformas.
• Corrigimos o fato de os Hellpods não destruírem árvores no bioma pantanoso.
• As armas capazes de recarga automática podiam fazê-lo duas vezes caso fossem interrompidas no último estágio e disparadas antes de continuar. Possibilitamos que as tentativas de recarga automática sejam canceladas ao pressionar o botão de recarga.
• Resolvemos um problema em que as transições para as animações de corrida e corrida leve atrasavam caso fossem ativadas em curto intervalo de tempo.
• Reduzimos a intensidade do efeito visual do reforçador “Infusão experimental”.
• Adicionamos a descrição que faltava do reforçador “Infusão experimental”.
• Corrigimos o erro que fazia com que o giro deitado fosse reiniciado depois de se esquivar enquanto mira.
• Corrigimos um erro que fazia com que a barra de resistência não respeitasse a configuração de visibilidade da resistência na HUD.
• Corrigimos um erro que fazia com que a contagem de Estratégias de um determinado tipo não fosse atualizada após uma nova compra.
• Corrigimos um erro que fazia com que o mapa holográfico não exibisse o ponto de extração.
• Melhoramos a performance da destruição do terreno.
• Corrigimos um erro que fazia com que Helldivers ficassem presos nas câmaras criogênicas após o anfitrião interromper a animação correspondente.
• Aprimoramos os efeitos físicos da Estratégia de Escudo Balístico e corrigimos outros problemas deste tipo.
• Corrigimos um erro que fazia com que o título da aba de efeitos não fosse corretamente exibido em português.
• Corrigimos um erro ao ignorar mudanças de configuração ao alterar a resolução, a escala da renderização ou a tela de exibição sem aplicar a mudança.
• Corrigimos a não exibição de caracteres especiais nos nomes dos jogadores ao coletar itens.
• Corrigimos um erro que impedia que jogadores pudessem pressionar ESC para descartar mudanças de resolução quando a opção aparecesse na tela.
• Corrigimos um erro que fazia com que Antros de Estridentes fossem chamados de Toca dos Insetos quando sinalizados.
• A Broca Destruidora de Ninhos passa a causar danos ao aterrissar em missões de detonar câmaras larvais.
• Corrigimos um erro que fazia com que os modos de mira (globais e por arma) fossem esquecidos após fechar e reabrir o jogo.
• Corrigimos um erro que fazia com que a barra de progresso não fosse mostrada para o objetivo de hastear a bandeira.
• Aumentamos o realismo dos efeitos das chamas.
o Elas deixam de atravessar diversos corpos/objetos quando deveriam se chocar contra eles, como é o caso de armaduras e objetos estáticos.
• Corrigimos um erro que fazia com que o minimapa permitisse interações durante tempestades iônicas.
• Corrigimos um erro que fazia com que os terminais aparecessem em branco quando o idioma dos textos fosse alterado durante uma partida.
• Corrigimos um erro que fazia com que o menu de confirmação da compra de um visual de bônus de guerra reiniciasse a seleção de armadura dos jogadores.
• Os visuais de Hellpods passam a ser visíveis nas naves e os primeiros lançamentos a partir da nave anfitriã compartilharão o visual selecionado nela, enquanto os reforços subsequentes utilizarão os visuais selecionados em suas respectivas naves.
• As amostras passam a ser transferidas para o transporte no momento do embarque, deixando de ser largadas em caso de morte dentro da nave.
• Restaurar as configurações de uma aba ao padrão não afeta mais as configurações das outras abas.
• O minimapa passa a fechar ao sair de um exouniforme.
• Os tempos de chamada exibidos no Aparato passam a incluir o tempo de transporte, refletindo os valores na prática.
• A Estratégia Hellbomba passa a ser visível na HUD ao se aproximar de um objetivo em que ela possa ser utilizada.
• Aplicamos uma correção para evitar que diversas Estratégias como o Farol S.O.S., as sentinelas e o pod de reabastecimento fossem posicionadas dentro de um pod de fuga.
• Adicionamos predefinições gráficas às configurações do Steam Deck.
• Helldivers passam a poder usar estimulantes mesmo quando estiverem com a energia completa caso desejem usufruir de seus outros efeitos democráticos.
• Passa a ser possível concluir as ordens pessoais “Mate X inimigos usando cães de guarda”.
• A lista de bônus de guerra passa a exibir o lançamento mais recente no topo.
• Corrigimos a exibição de “[0/0]” em missões de assassinato.
• Corrigimos um erro que fazia com que a visualização de equipamentos nunca terminasse de carregar.
• Corrigimos a falta de correspondência entre o nome e a cor de um jogador ao coletar um item.
• Corrigimos um erro no cursor do bate-papo por texto.
• Implementamos um botão de “Jogo rápido” mais informativo.
• Corrigimos um erro que fazia com que a aba de efeitos fosse exibida desordenadamente.
• Corrigimos um erro que fazia com que as minas ficassem invisíveis aos jogadores que se juntassem a uma partida em andamento.
o Corrigimos também um erro que fazia com que as minas recém-posicionadas se tornassem invisíveis.
• As minas deixam de detonar caso sejam atingidas por um tiro externo que passe através da bolha de um Relé de Gerador de Escudo ou quando houver um obstáculo sólido entre elas e o tiro disparado.
• Adicionamos marcadores de impacto a todas as armas.
• Corrigimos um erro que fazia com que o ícone de som desativado não fosse exibido ao silenciar um jogador.
• Corrigimos um erro que fazia com que a corrida de um jogador fosse interrompida ao ter um estimulante aplicado por outro jogador.
• Corrigimos a animação de uso de estimulante ao portar um Antitanque Descartável.
• O troféu “Em 360 segundos!” passa a ser concedido em dificuldades iguais ou maiores que 6, em vez de apenas na dificuldade 6.
• Se uma Hellbomba for destruída enquanto estiver armada e com o temporizador ativo, ela explodirá.
• Corrigimos um problema que permitia que os jogadores pudessem arremessar granadas e facas de arremesso ilimitadamente após saltarem da borda de uma superfície carregando-as e então arremessando o último item arremessável.
o Corrigimos também um problema que tornava a granada ou faca de arremesso em sua mão invisível caso ainda tivesse um desses itens depois de saltar da forma descrita acima.
• Adicionamos a opção ALTERNAR SOM DO MICROFONE para ativar ou desativar o microfone para o bate-papo por voz.
• As sentinelas deixam de buscar atacar certas construções e as sentinelas com metralhadora deixam de desperdiçar munição contra naves de carga.
• Corrigimos um erro que fazia com que a configuração de visibilidade das informações na HUD não funcionasse corretamente.
• Corrigimos um erro que fazia com que a interface das Estratégias fosse exibida ao abrir o mapa mesmo quando a opção “Visibilidade da Estratégia” estivesse configurada como “oculta”.
• Corrigimos um erro que fazia com que a UI não exibisse a quantidade correta de Tocas dos Insetos destruídas.
• Os mísseis do Exouniforme Patriota deixam de causar danos ao próprio exouniforme.
• Corrigimos um erro que fazia com que as explosões não funcionassem a partir de longas distâncias contra inimigos blindados.
• Corrigimos um problema que impedia a comunicação por texto a partir do Aparato quando o resto da equipe estivesse em missão.
• Corrigimos problemas que impediam a reprodução do áudio do rádio do controle da missão.
• Corrigimos um erro que fazia com que a alteração no idioma de dublagem demorasse muito a ser aplicada (às vezes indefinidamente).
• Corrigimos um problema que fazia com que o menu de vinculação de contas fechasse automaticamente caso fosse acessado através das configurações no jogo e as contas em questão já estivessem vinculadas.
• O progresso do evento de defesa passa a ser exibido corretamente ao final da missão.
• Corrigimos um erro que fazia com que o texto da aba de efeitos fosse exibido desordenadamente.
Problemas conhecidos
Os seguintes problemas surgiram com este patch e estamos trabalhando para corrigi-los ou são de uma versão anterior e ainda não foram corrigidos:
– A dificuldade 10 apresentou problemas de desempenho, mas já estamos a postos, trabalhando para corrigir isso.
• O jogo pode travar na tela de carregamento caso um jogador desconecte-se durante a cena de mergulho rumo ao planeta.
• Os jogadores podem não receber pedidos de amizade oriundos de outra plataforma.
• Partidas “Apenas com convite” criadas por amigos ainda podem ser vistas no mapa da Guerra Galáctica sem que seja possível entrar nelas.
• A missão “Conduzir pesquisa geológica” pode se tornar impossível de ser concluída caso um jogador convoque uma “Sonda Sísmica” e desconecte-se ou saia imediatamente da partida.
• Às vezes o Titã Ácido não sofre dano na cabeça.
• Inimigos que sangram até a morte não fazem avançar ordens pessoais e missões de erradicação.
• Inimigos enormes mortos às vezes podem lançar o Helldiver ao ar.
• A maioria das armas atiram abaixo do retículo ao usar a mira telescópica.
• Lança-chamas usados do lado de dentro de Relés de Geradores de Escudos não causam danos a inimigos.
• As cercas de arame bloqueiam o fogo dos lança-chamas.
• O raio sinalizador da Estratégia pode se fixar em um inimigo, mas ela será enviada à posição original.
• O “Cão de Guarda” Vigilante não superaquece mesmo ao disparar sem parar.
• Pode não haver reforços disponíveis para jogadores que entram num jogo em andamento.
• Pode não ser possível interagir com a técnica de manutenção da nave, ela reclamou que estava sendo importunada demais e que assim não podia trabalhar direito.
• Os tiros dos inimigos podem ultrapassar obstáculos.