Veja o quão sujo seus controles de videogame podem ficar

Veja o quão sujo seus controles de videogame podem ficar

Os controles de videogame podem ficar sujos facilmente, como qualquer outra parte de nossas casas. Porém, ao contrário do chão em que pisamos (e que limpamos com pano) e das roupas (que a máquina de lavar faz o trabalho), muitos usuários não possuem a mentalidade de que devemos limpar os nossos controles de videogame ou o mouse e teclado dos PCs.

Isso acaba nos levando a uma situação em que diversas colônias de bactérias são formadas. De acordo com um estudo publicado no blog da Betway, temos detalhes sobre a sujeira acumulada nos consoles – mais precisamente nos seus controles.

Nesse estudo, o time de eSports bets da Betway conduziu um experimento analisando 12 consoles e PCs selecionados aleatoriamente, assim como uma mesa de cozinha e um assento sanitário, para fins de comparação. O instrumento utilizado para a coleta foi um simples cotonete e a análise em si foi realizada em um microscópio.

Em suas análises, o PlayStation 4 acabou sendo o console mais sujo de todos, perdendo apenas para o PC. O console da Sony continha 72,5 unidades de bactérias formadoras de colônias por amostra colhida. O Xbox, por sua vez, teve uma média de 62,5. O Switch chegou a 55, enquanto que o PC em 165.

Três regiões distintas foram analisadas nos controles: o analógico, os gatilhos e a região geral em que usamos para segurá-lo. De longe, os analógicos e botões são as piores regiões, com mais colônias de bactérias que o restante. No caso do PC, foram analisados o mouse, teclado e o botão de ligar da CPU.

Obviamente, é preciso destacar que são controles pegos aleatoriamente e não sabemos o histórico deles. Não é exatemente um estudo científico, mas mais para servir de informação.

Além disso, o PC normalmente é utilizado também para outras coisas (e não só jogar), portanto é esperado que por seu uso maior, mais sujeira fique acumulada.

No gráfico abaixo você pode conferir o número de colônias de bactérias encontradas nos dispositivos analisados.

O pequeno estudo conclui que os controles são basicamente três vezes mais sujos que uma tampa de vaso sanitário. Os tipos de bactérias encontradas variam, mas as predominantes são Bacillus SPP e Staphylococcus SPP / Micrococcus SPP. Também temos o clássico mofo, que no caso é um fungo.

Ao ler essas informações, acreditamos que você terá vontade de limpar tanto o seu console quanto o seu controle (e mouse ou teclado). No caso do videogame, use apenas um pano e não utilize nenhuma solução líquida. Já no controle, faça o mesmo se você acreditar que ele não está muito sujo. Do contrário, use um pano umedecido com uma pequena quantidade de solução de limpeza sem alvejante e que possa ser usada em materiais de plástico.