PlayStation Portal

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro. O texto abaixo é uma adição ao já divulgado mais cedo sobre o PlayStation Portal, Pulse Explore e Pulse Elite.


Hoje os jogadores PlayStation receberão atualizações incríveis sobre três dispositivos a serem lançados em breve: o PlayStation Portal remote player, os fones de ouvido sem fio PlayStation Pulse Explore  e o headset sem fio PlayStation Pulse Elite. Além de uma matéria no PS Blog detalhando os produtos, com preço e mais, também tive a oportunidade de testar pessoalmente os dispositivos. Continue lendo para saber detalhes sobre as novas maneiras de vivenciar seus games PlayStation 5 favoritos.

PlayStation Portal Remote Player

Antes conhecido como Project Q, esta é uma nova opção para os fãs PlayStation que querem mais maneiras de jogar seus títulos PS5. Imagine um controle sem fio DualSense dividido no meio com um display de LCD de alta definição no meio, e você está quase lá.

Experiência DualSense

O PlayStation Portal remote player não economiza em nada para entregar uma verdadeira experiência de controle sem fio DualSense. Tudo, da textura dos sticks até a sensação dos gatilhos é imediatamente familiar. Testei a fase Cooling Springs de Astro Bot’s Playroom, sentindo a areia da praia com a resposta tátil e a tensão dos gatilhos adaptáveis com o traje de molas. As suas horas de memória muscular jogando com o controle sem fio DualSense vão te agradecer com o PlayStation Portal.

Display de Alta Definição

O dispositivo possui uma tela de 8 polegadas de LCD 1080p, que roda a 60Hz com até 60fps. Durante a minha sessão com ele em mãos, hits do PS5 como Astro Bot’s Playroom, God of War Ragnarök, e Returnal ficaram super nítidos na tela. Sem perda de detalhes, das ruínas escuras alienígenas de Returnal até as cores super fortes e alegres das fases de plataforma de Astro’s Playroom. O tamanho da tela também deixa o texto dos jogos bem legíveis e a uma distância confortável.

Touchscreen Touchpad

O PlayStation Portal possui uma tela no lugar onde normalmente fica a touchpad do controle sem fio DualSense, mas o dispositivo ainda suporta funcionalidade similar graças à regiões da tela que respondem ao toque. Ao estender seus dedões até os cantos inferiores da tela, dois retângulos translúcidos aparecem, representando uma touchpad virtual. Um momento em Astro Bot’s Playroom requer que o jogador vista um traje de zíper com um movimento para cima no – e a nova versão virtual faz isso parecer a coisa mais natural.

Performance Impressionante

Durante a minha demo com o PlayStation Portal remote player, fiquei impressionado com o gameplay responsivo e suave desde os primeiros segundos. As plataformas de precisão foram bico com a responsividade do dispositivo em Astro’s Playroom, assim como acertar ataques críticos e me esquivar de projéteis inimigos em Returnal. Pressionar o botão PlayStation e navegar até o menu principal do PS5 foi a mesma experiência intuitiva que já conhecemos e amamos, e tudo em uma tela cristalina de 8 polegadas.

(Contexto adicional: o PlayStation Portal estava conectado à mesma rede local de wi-fi de 5GHz, mas outros canais de wi-fi também funcionam. Uma conexão com fio ethernet do PS5 até o seu roteador wireless é recomendada.)

Configuração de Botões

Seus dedos encontram naturalmente a maioria dos botões do controle sem fio DualSense no lugar onde espera (os botões de face, os gatilhos, os botões laterais, o de opções, o botão Create, etc.). Algumas mudanças notáveis incluem o botão PS, que fica do lado esquerdo do dispositivo, e o botão de desligar o microfone, que fica do lado direito.

O PlayStation Portal possui funções adicionais, então também possui botões adicionais. Botões de volume se encontram no topo do lado direito, e o botão de liga/desliga no topo do lado esquerdo. O botão The PlayStation Link, usado para conectar o dispositivo a um Pulse Elite ou Pulse Explore, fica à esquerda.

Input/Output de Áudio 3.5MM

Tem um par de fones de ouvido diferentes que deseja usar? Se eles possuem entrada de 3.5MM, basta conectar à parte de baixo do PlayStation Portal.

Fones de Ouvido sem fio Pulse Explore e Headset sem fio Pulse Elite

Boas notícias para os audiófilos, já que temos os primeiros detalhes e o relatório “em mãos” (em ouvidos?) de dois novos dispositivos de áudio sem fio. Antes de mergulhar nos detalhes que tornam cad um distinto, vamos falar sobre as funções que possuem em comum.

Qualidade de Áudio Imersiva

Tanto os fones de ouvido sem fio Pulse Explore quanto o headset Pulse Elite aumentam ainda mais a qualidade de áudio PlayStation. Ambos os dispositivos possuem drivers magnéticos planos, que são encontrados com mais frequência nos headsets de alta qualidade que os engenheiros de som de games utilizam. Resumindo, ao contrário dos drivers cônicos típicos, esses drivers achatados (planos) transmitem uma maior variedade de nuances dos sons. Junte isso ao potente áudio 3D PlayStation, e os jogadores terão uma experiência imersiva e cristalina.

Tecnologia sem fio PlayStation Link

Um quarto anuncio foi para a tecnologia sem fio PlayStation Link. Esta nova tecnologia permite que o console PS5, o PlayStation Portal, os fones de ouvido sem fio Pulse Explore e o headset sem fio Pulse Elite alcancem baixa latência, sem perda de áudio. A ideia é permitir que os jogadores possam trocar em casa livremente entre seu PS5 e seu PlayStation Portal para jogar, trazendo seus dispositivos de áudio juntos.

Tanto os fones de ouvido sem fio Pulse Explore quanto o headset Pulse Elite vem com um adaptador USB PlayStation Link, que pode ser conectado no seu PS5 ou PC para áudio de baixa latência sem pedras.

Compatibilidade Bluetooth

Tanto o Pulse Explore quanto o Pulse Elite também suportam áudio Bluetooth, permitindo que os usuários aproveitem uma experiência de áudio rica em vários tipos de dispositivos.

Pareamento e Uso em Múltiplos Dispositivos

Um benefício inesperado desta nova função é que os jogadores podem parear e ouvir múltiplos dispositivos em uma única sessão. Por exemplo, participei de uma demonstração onde recebia uma chamada de telefone enquanto jogava God of War Ragnarök no console PS5. O headset Pulse Elite estava pareado ao console PS5 através do adaptador de USB PlayStation Link, enquanto o telefone estava pareado usando um Bluetooth – então ouvi o telefone tocar pelo meu headset Pulse Elite. Após atender, o áudio da ligação se uniu ao áudio do jogo, e pude continuar a jogar sem interrupções enquanto conversava. Isto é uma ótima notícia para quem ama usar plataformas de chat alternativas ou apenas aquele multitasking enquanto assistem ao seu programa ou criado de conteúdo favorito em outro dispositivo.

Redução de Ruído do Microfone Melhorada por IA

Já foi “aquela pessoa” ligando e desligando seu som em um grupo enquanto come aquele petisco crocante? Ou pior, já teve que ouvir seu amigo mastigando a comida sem perceber? Por sorte, tanto o Pulse Explore quanto o Pulse Elite vêm equipados com um microfone melhorado por IA que reduz os ruídos e elimina sons repetitivos como mastigação, trânsito, aspiradores de pó e tudo mais. O exemplo que tive foi a pessoa na minha ligação amassando um pedaço de papel bem próximo ao microfone de seu fone de ouvido, e a redução de ruído logo percebeu e eliminou tudo.

Em Mãos com os Fones de Ouvido Pulse Explore

Estojo de Carregamento

O estojo prete e branco possui uma estética futurista similar à do PS5. Quando fechado, o design curvo compacto vem com uma entrada USB-C do lado, para carregar os fones de ouvido. A tampa branca pode ser aberta parcialmente para revelar os fones de ouvido em si. Adorei o click audível da capa magnética escorregando quando se fecha, não consegui parar de brincar com ela. Os fones de ouvido são ligados magneticamente à contatos dentro do estojo, prontos para serem retirados para uso.

Colocando os Fones de Ouvido sem fio

Os fones de ouvido de design exclusivo possuem quatro tamanhos para usuários encontrarem um que se encaixa em seus ouvidos. Basta inseri-los com um movimento de rotação leve em cada ouvido, com o logotipo PlayStation virado para cima. Os fones de ouvido sem fio Pulse Explore ficam bem presos e são leves, para você se concentrar no seu jogo enquanto o áudio cristalino do jogo chega até você.

Botões de Volume e Link

Os jogadores podem ajustar o volume com os botões em cada fone. Cada um também possui um botão de Link, que pode ser usado para reconectar e mudar de dispositivo pareado. Encontrar os botões com o toque e ajustá-los é uma experiência rápida e intuitiva.

Em Mãos com o Headset Pulse Elite

Encaixe Premium

O novo headset sem fio é confortável e possui uma faixa flexível que fica por cima da cabeça. Os fones de cada ouvido cobrem suas orelhas firmemente com um equilíbrio perfeito de maciez e luxo. O headset é leve e logo esquecemos que ele está lá assim que começamos a jogar.

Armazenamento de Microfone Inteligente

O headset sem fio Pulse Elite possui um microfone embutido, que pode ser estendido com uma puxada simples na ponta do microfone. Assim o colocamento do microfone é mais preciso, com um único movimento. Para desligar o som do microfone, basta pressionar um botão, que ativa uma luz indicadora laranja.

Armazenamento com Carregamento Embutido

O headset sem fio Pulse Elite vem com um carregador para pendurar seu headset em um local conveniente. Um cabo de força pode ser conectado ao carregador, para carregar o headset através de contatos localizados na parte interior da faixa.

Conclusão

Entrei na minha demonstração sem saber o que esperar desta nova seleção liberadora de produtos PlayStation, e saí bem animado em incluir os novos dispositivos na minha jogatina diária. O headset sem fio Pulse Elite e os fones de ouvido sem fio Pulse Explore entregam novos níveis de imersão de áudio 3D e funções intuitivas que os tornam novidades dignas dos fãs PlayStation. A minha mente continua pensando em novas aplicações possíveis para o PlayStation Portal remote player pela casa, além de claro, poder jogar meus títulos PS5 favoritos em um lugar que não seja sentado no sofá da TV.

Fique ligado para mais informações sobre a pré-venda e disponibilidade do PlayStation Portal remote player e do headset sem fio Pulse Elite e dos fones de ouvido sem fio Pulse Explore.