O canal Digital Foundry divulgou uma análise técnica de Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition, remaster do clássico de PS1 que foi lançado nesta semana.
Resumidamente, o canal aponta para essas características em sua análise (compilado no ResetEra):
- Nova música para a tela inicial;
- Nova arte de personagem;
- Fundos aprimorados via IA, também tem fundos originais;
- Não parece que a IA foi treinada para lidar com os antecedentes de CC, resultando em um upscale ruim;
- Os elementos 3D estão em torno de 900p a 936p, mesmo no modo clássico;
- Há novos modelos no novo modo, com bom aspecto;
- Menu é 1080p para PS4/Switch;
- O texto no modo clássico é uma fonte mais pixelizada;
- O modo clássico tem ilustrações antigas, o modo novo tem ilustrações novas;
- A nova arte é boa, mas os fundos são pobres, há uma incompatibilidade;
- A intro em FMV é upscaled, mas é boa;
- Algumas das músicas do FMV estão compactadas;
- A música do jogo parece ser mais clara devido à emulação;
- O desempenho é ruim: taxa de quadros é dinâmica;
- Exploração/batalhas a 30fps, menus a 60fps;
- No novo modo, que cai muito, pode chegar a 10fps na batalha durante grandes momentos;
- PS1 roda melhor que PS4 rodando no PS5;
- Tela de título roda a 12/13 fps, PS1 roda a 10 fps;
- Os visuais clássicos funcionam melhor do que os novos visuais, são semelhantes ao PS1;
- O jogo no Switch possui basicamente o mesmo comportamento, sendo que no modo portátil parece rodar melhor.
Veja a análise na íntegra no vídeo abaixo ou no site Eurogamer.