O canal Digital Foundry divulgou sua análise técnica de Baldur’s Gate 3 no PS5.
Segundo o canal, Baldur’s Gate 3 roda bem no PlayStation 5, oferecendo efetivamente a experiência de PC em configurações ultra com resolução de 1440p – com os mesmos pontos fortes e fracos no desempenho que sua contraparte para PC.
O modo de desempenho visa 60fps e na maior parte parece atingir esse objetivo. As áreas internas e a maioria das paisagens externas do jogo funcionam bem a 60fps, incluindo cenas de combate.
No entanto, a area da cidade do 3º Ato pode fazer cair a taxa de quadros para 20 fps, na pior das hipóteses. Baldur’s Gate 3 apresenta alguns tearings em aproximadamente os 20% superiores da tela durante o jogo normal, quando a taxa de quadros cai abaixo de 60 fps.
Baldur’s Gate 3 também possui um modo de qualidade, que visa melhorar a consistência. A taxa é fixa em 30 fps e faz um excelente trabalho ao atingir esse valor. O canal não conseguiu fazer essa taxa cair no 1º Ato. A única reclamação é a falta de desfoque de movimento, o que faz com que a atualização de 30 fps pareça um pouco mais instável do que poderia.
O terceiro ato ainda tem problemas. Nos pontos problemáticos observados, a taxa cai novamente para 20, com animação altamente inconsistente. Outros pontos da cidade também provocam quedas, embora não tão graves. A Larian optou por manter o V-Sync aqui, ao contrário do modo de desempenho, para que não haja nenhum screentearing mesmo quando a taxa cai.
Na maior parte da experiência, o jogo roda com 60 fps razoavelmente consistentes ou 30 fps sólidos, dependendo do modo visual que você selecionar. A tela dividida também chega sem compromissos substanciais, o que é uma surpresa bem-vinda.
Confira a análise completa no vídeo a seguir ou no artigo do site Eurogamer.