O presidente da Vanillaware, George Kamitani, falou sobre Dragon’s Crown, como estava em desenvolvimento para o Wii e mais na edição desta semana da revista Famitsu.
Muramasa: The Demon Blade
- “Não foi aprovado pela SEGA ou Atlus. Pensando bem, tudo o que eu podia dizer era ‘Olá, aqui é Kamitani de Princess Crown, o pré-lançamento de Fantasy Earth: Zero, e o GrimGrimoire e Odin Sphere a serem lançados na época’”.
- “A empresa estava perto de fechar quando Odin Sphere foi lançado, mas a Marvelous nos disse que eles gostaram do projeto e o tornaram realidade”.
Dragon’s Crown
- Dragon’s Crown foi inicialmente um projeto para o Wii.
- “Foi bem recebido quando o apresentei a um veterano da Capcom, mas supostamente um dos superiores perguntou: ‘Mas ele pode vender tanto quanto Monster Hunter?’ e o projeto não foi seguiu adiante”.
- “Foi onde conhecemos a Ignition*. Eles imediatamente nos deram o OK”.
- A Ignition não teve queixas. “O objetivo era o Xbox, já que queríamos desenvolver para um público mundial, ou algo assim”.
- “Dragon’s Crown é um título que não foi feito para vender tanto. A empresa queria o próximo jogo antes do início das vendas. Nosso objetivo é continuar fazendo jogos e as vendas são o resultado disso, mas se formos revirar isso, então… ”
- “Estou feliz por ter vendido bem, mas pessoalmente achei que era ruim como estratégia”.
- “À medida que o trabalho se torna mais facilmente disponível, isso cria obstáculos maiores. Se fracassássemos em um curso de 4-5 anos … então o que teríamos feito?”.
*A Ignition transferiria todos os direitos e deveres da publicação de Dragon’s Crown para a Atlus em 2012.
Não é a primeira vez que Kamitani diz que não teve um projeto aprovado inicialmente. Seu jogo mais recente, 13 Sentinels: Aegis Rim, foi proposto a outra companhia (que não sabemos qual).
Dragon’s Crown no Wii nunca aconteceu, mas foi lançado no PlayStation 3 e PlayStation Vita. Também recebeu um remaster no PlayStation 4 como Dragon’s Crown Pro em 2018. Muramasa: The Demon Blade foi lançado no Wii e mais tarde no PlayStation Vita.