Usuários do PS5 Pro têm relatado que certos jogos parecem piores no novo console.
No caso, Silent Hill 2 e Star Wars Jedi: Survivor — dois jogos marcados como ‘PS5 Pro Aprimorado’ na PS Store — têm desempenho pior em suas versões aprimoradas do que no PS5 padrão.
Silent Hill 2 no PS5 Pro
Jogadores na página do Reddit de Silent Hill 2 têm reclamado por mais de uma semana que, embora o jogo seja aparentemente PS5 Pro “Aprimorado”, ele ainda tem opções de gráficos de Qualidade e Desempenho.
O título ainda roda a 30 quadros por segundo sem nenhuma melhora perceptível no modo Qualidade, enquanto o modo Desempenho agora tem um efeito cintilante estranho em algumas superfícies. Foi sugerido que esse efeito possa ser resultado da tecnologia de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) usada pelo PS5 Pro, e que está funcionando incorretamente com este jogo em particular.
Um vídeo mostra o jogador alternando para o modo Performance no meio do jogo, o que imediatamente faz o efeito cintilante aparecer, principalmente nas poças e árvores.
This is “PS5 Pro Enhanced.” This is false advertising, blatantly. This is WORSE standard PS5.
byu/USDOT insilenthill
Star Wars Jedi: Survivor no PS5 Pro
Star Wars Jedi: Survivor parece ser outra vítima do PSSR, com a Digital Foundry publicando um vídeo que afirma que a versão PS5 Pro tem “graves problemas de qualidade de imagem”. Mostrando um vídeo lado a lado do jogo rodando no modo Performance no PS5 e PS5 Pro, a Digital Foundry observa um claro cintilante presente no último.
“Se você olhar isso lado a lado, poderá ver o quão instável o jogo parece agora com o PSSR no modo Performance”, diz Oliver Mackenzie da Digital Foundry no vídeo. “Eu pessoalmente diria que parece dramaticamente pior do que o antigo modo Performance aqui”.
Mackenzie observa que Jedi: Survivor teve vários patches antes do lançamento do PS5 Pro, e que chegou a um ponto em que seu modo Performance “não era tão ofensivo — basicamente não era tão ruim, era basicamente ok, especialmente de uma distância de visualização normal em uma televisão grande”.
Mackenzie sugeriu que o problema é quase certamente devido à maneira como o PSSR aumenta a escala da imagem. Como outros algoritmos de aumento de escala, o PSSR pega a imagem renderizada existente de um jogo e usa o aprendizado de máquina para tentar preencher os detalhes ausentes e apresentar o jogo em uma resolução mais alta.
O problema com isso é que se a imagem renderizada tiver um baixo nível de detalhes, ou algo com um padrão intrincado e não repetitivo que poderia confundir o upscaler de IA — como uma superfície de estrada ou folhagem — os resultados aumentados podem ser diferentes em cada quadro, resultando no efeito cintilante.
Outros jogos
Vários outros jogos também são afetados por esse problema de cintilação semelhante. “Eu amo meu PS5 Pro na maior parte, a maioria dos jogos parece maravilhosa, mas parece haver um problema com alguns jogos”, disse Chaystic no ResetEra (via IGN). “Há esse brilho estranho, aliasing, como você quiser chamar. Um grande exemplo é Black Ops 6, pensei que meu Pro estava com defeito ou algo assim, mas acontece que não sou o único que notou isso. Vi várias postagens nas redes sociais que relataram o mesmo”.