A Unity Software Inc., responsável pela engine Unity que é utilizada em vários jogos, disse que está recuando nos principais aspectos de um polêmico novo aumento de preços, dizendo à equipe em uma reunião geral que agora está considerando mudanças, incluindo um limite para taxas potenciais.
A Unity, que opera e licencia um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de videogames chamado Unity Engine, desencadeou uma tempestade na semana passada quando anunciou planos de cobrar dos clientes por cada nova instalação de seu jogo após um determinado limite. A decisão desencadeou protestos generalizados, levando vários desenvolvedores a dizerem que boicotariam a Unity até que a política fosse alterada.
De acordo com o novo plano provisório (via Bloomberg), a Unity limitará as taxas a 4% da receita de um jogo para clientes que ganhem mais de US$ 1 milhão e disse que as instalações contadas para atingir o limite não serão retroativas. Na semana passada, o CEO John Riccitiello adiou uma reunião geral sobre as mudanças de preços e fechou dois escritórios depois que a empresa recebeu o que disse ser uma ameaça de morte credível.
Marc Whitten, executivo da Unity, disse que a empresa ainda não anunciou as últimas mudanças porque os executivos ainda as administram por meio de parceiros e não querem repetir o desastre de comunicação da semana passada, que levou a vários esclarecimentos.
We have heard you. We apologize for the confusion and angst the runtime fee policy we announced on Tuesday caused. We are listening, talking to our team members, community, customers, and partners, and will be making changes to the policy. We will share an update in a couple of…
— Unity (@unity) September 17, 2023