A Respawn afirmou que uma única linha do código de programação causou vários bugs por meses em Apex Legends.
Os bugs, que os jogadores começaram a relatar quando a Temporada 16 começou em fevereiro, incluíam problemas visuais, como dano causado por granadas que pareciam não explodir e armas disparando rajadas altas quando disparadas apenas uma vez.
A descoberta do bug foi detalhada no Reddit pela Respawn (via VGC), que foi descrita como encontrar “uma agulha no palheiro”. A equipe o descreveu como um “problema complexo que sabíamos que estava afetando nossa comunidade, mas era difícil de reproduzir, apesar dos relatórios detalhados” e “tinha pistas mínimas internamente”.
A causa do problema foi supostamente o novo rifle Nemesis, que foi introduzido no início da temporada 16. A arma tem um efeito de partícula que “aumenta ao aquecer”, mas a Respawn decidiu que quando a arma está descarregada não faz sentido mostrar o efeito, já que seria consumir recursos apesar de estar oculto.
Cada jogador no jogo com um Nemesis descarregado estava enviando um comando de “parar partícula” para o servidor em cada quadro de animação, o que estava levando a problemas se muitos jogadores tivessem a arma equipada (mesmo guardada).