O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Cumprimentos a todos! Sou Mårten, diretor de design de jogos da Hadoque, um estúdio novinho em folha na Suécia. Estivemos ocupados trabalhando em nosso primeiro jogo, e estamos ansiosos para dar a vocês uma primeira olhada hoje.
Revelamos Ultros durante o PlayStation Showcase de hoje. É um jogo no estilo de exploração e aventura baseado em ficção científica, cheio de mistério, com conhecimento profundo e metatemas. Os jogadores vão querer explorar todos os cantos do jogo para entender e compartilhar informações sobre o que realmente é a verdade…
A abertura do jogo exemplifica o mistério – nossa protagonista, Ouiji, acorda após aparentemente bater sua nave em um sarcófago cósmico gigante, carregando uma antiga entidade maligna conhecida como Ultros (todos nós já passamos por isso, certo?). Preso no loop eterno de um buraco negro, qualquer um que tenha o azar de ficar preso no sarcófago terá sua psique submetida a ataques minuciosos. Ouiji sente a necessidade de se aventurar pelos loops do tempo e quebrar esse ciclo eterno.
Essa mecânica de jogo baseada em loop significa que, em várias execuções, você descobrirá segredos a cada turno, ao mesmo tempo em que desbloqueia diferentes habilidades em uma árvore de habilidades ramificada. Isso significa que você pode atender ao seu estilo de jogo preferido e impactar o ambiente em diferentes loops.
Uma das primeiras coisas que você vai notar quando vir Ultros é a paleta de cores vívidas neon e o estilo de arte excêntrico que criamos; isso vem da mente enigmática do renomado artista El Huervo, conhecido por seu trabalho como artista na série Hotline Miami. Criamos uma mistura única de arte desenhada à mão com grandes sprites suculentos, complementados com zoom dinâmico, criando um efeito hipnótico. O objetivo é criar um visual que pareça uma grande tela, onde cada quadro é como uma peça isolada de arte psicodélica.
Da mesma forma, a música de Ultros é intencionalmente orquestrada com uma paisagem sonora linda, emocional e sinfônica, quebrando tradições de ficção científica usando principalmente sintetizadores clássicos, já que, em vez disso, nos inspiramos e gravamos instrumentos analógicos, incluindo violoncelo, viola, violino, e bombear órgãos. Viajamos para o Peru e para a Amazônia para gravar sons da natureza, instrumentos clássicos e outras ferramentas sonoras da rica história do Peru.
Sendo um jogo de plataforma exploratório no coração, Ultros apresenta um sistema íntimo de combate corpo a corpo. Dentro do sarcófago, Ouiji enfrenta as formas de vida cósmicas semelhantes a insetos, e cada batalha é tão bonita quanto mortal. Você experimentará desenvolver seu próprio estilo de luta usando uma infinidade de diferentes combos e manobras evasivas, formando uma espécie de “dança da morte”.
Por outro lado, uma parte mais pacífica do jogo gira em torno de cuidar do ecossistema e plantar sementes no Sarcófago. Você cultivará uma variedade de plantas, cada uma com suas próprias características e efeitos; desde desbloquear habilidades e habilidades de nivelamento até resolver quebra-cabeças e até subjugar inimigos. Isso muda os ambientes e, em vários loops, adiciona toques pessoais às jornadas dos jogadores e faz com que o mundo do jogo pareça vivo.
Temos a honra de apresentar nosso trabalho no programa e estamos entusiasmados em revelar mais em breve – há muito a descobrir.
Ultros será lançado em 2024 como um console exclusivo para PS5 e PS4.