O vice-primeiro-ministro da Ucrânia pediu ao Xbox e PlayStation para encerrar temporariamente o suporte nos mercados russo e bielorrusso, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Em uma carta aberta publicada no Twitter (via VGC), Mykhailo Fedorov pediu às empresas que “bloqueiem todas as contas russas e bielorrussas, interrompam temporariamente a participação de equipes e jogadores russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais de esports”.
Em uma mensagem endereçada ao Xbox e PlayStation, o vice-primeiro-ministro escreveu: “para todas as empresas de desenvolvimento de jogos e plataformas de esports, a Federação Russa realizou um ataque militar enganoso e ultrajante ao meu país! Imagine, em 2022, mísseis atacarem bairros residenciais, jardins de infância e hospitais no coração da Europa”. A carta continua: “…precisamos do seu apoio – em 2022, a tecnologia moderna é talvez a melhor resposta para os tanques, lançadores de foguetes múltiplos e mísseis”. “Temos certeza de que tais ações motivarão os cidadãos da Rússia a interromper proativamente a vergonhosa agressão militar.”
A Sony e a Microsoft não responderam à carta até o momento. No entanto, sem relação à carta, a Sony anunciou uma doação de US$ 2 milhões ao ACNUR, à Agência da ONU para Refugiados e à ONG internacional Save the Children, “para fornecer ajuda humanitária às populações afetadas na Ucrânia e países da região”.
You are definitely aware of what is happening in Ukraine right now. Russia declare war not for Ukraine but for all civilized world. If you support human values, you should live the Russian market! pic.twitter.com/tnQr13BsSv
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 2, 2022