A Ubisoft vê “uma tremenda oportunidade de crescimento” nos serviços de assinatura, se os consumidores se acostumarem a não serem os donos de seus jogos, ou seja, como fazem com músicas, filmes e TV.
Nesta semana, a Ubisoft fez algumas mudanças no seu serviço Ubisoft+ (indisponível no PlayStation). Ubisoft+ Premium, que está disponível para PC, Xbox e Luna, inclui acesso no lançamento a novos jogos, um grande catálogo antigo de títulos e DLC, acesso antecipado a jogos selecionados e muito mais.
Philippe Tremblay, diretor de assinaturas da Ubisoft, disse ao GamesIndustry.biz (via VGC) que a Ubisoft+ atraiu milhões de assinantes desde o lançamento original como Uplay+ em setembro de 2019. Ele afirmou que 10% dos assinantes nunca jogaram os jogos da empresa antes e que o serviço teve o seu maior mês até agora em outubro de 2023.
“A questão não é forçar os usuários a seguir um caminho ou outro”, disse ele. “Oferecemos compra, oferecemos assinatura e o que importa aqui é a preferência do jogador. Estamos vendo algumas pessoas que compram optando por assinar agora, mas tudo funciona.”
Embora a compra de jogos continue sendo de longe o modelo de negócios dominante, Tremblay disse que há um enorme potencial de crescimento se os clientes se acostumarem a não possuir os jogos que jogam. “Não tenho bola de cristal, mas quando você olha para os diferentes serviços de assinatura disponíveis, tivemos uma rápida expansão nos últimos anos, mas ainda é relativamente pequena em comparação com outros modelos”, disse.
“Uma das coisas que vimos é que os jogadores estão acostumados, um pouco como o DVD, a ter e possuir seus jogos”, acrescentou. “Essa é a mudança do consumidor que precisa acontecer. Eles se sentiram confortáveis em não possuir sua coleção de CDs ou DVDs. Essa é uma transformação que demorou um pouco mais para acontecer [nos jogos]”, comenta.
“À medida que os jogadores se sentem confortáveis nesse aspecto… você não perde seu progresso. Se você retomar o jogo em outro momento, seu arquivo de progresso ainda estará lá. Isso não foi excluído. Você não perde o que construiu no jogo ou seu envolvimento com o jogo. Portanto, trata-se de se sentir confortável em não possuir o seu jogo”, destaca.
“Ainda tenho duas caixas de DVDs. Eu definitivamente entendo a perspectiva dos jogadores com isso. Mas à medida que as pessoas adotarem esse modelo, elas verão que esses jogos existirão, o serviço continuará e você poderá acessá-los quando quiser. Isso é reconfortante”, conclui. “Streaming também é algo que funciona muito bem com assinatura. Então você paga quando precisa, em vez de pagar o tempo todo”, adiciona Tremblay.