Twitch troca música do Metallica por chip tune durante a BlizzConline por conta de Direitos Autorais

BlizzCon

Um dos principais problemas encontrados por streamers ao longo do último ano na Twitch tem sido a mudança do sistema envolvendo direitos autorais de músicas na plataforma. Desde o ano passado, a plataforma tem usado um sistema automatizado para evitar o uso de músicas licenciadas em sua plataforma.

A situação não só gerou situações absurdas, como jogadores de Guitar Hero tendo que jogá-lo sem som, mas também diversas suspensões e banimentos de streamers, e fez com que várias publishers precisassem mudar suas políticas, como, por exemplo, a inclusão de um recurso em Cyberpunk 2077 que desativa músicas licenciadas para evitar quaisquer problemas para os jogadores.

Agora, mais um capítulo da saga aconteceu durante o painel de abertura da BlizzConline. O evento foi encerrado com um show da banda americana Metallica e, quem assistiu o stream no YouTube, viu o grupo tocar uma de suas canções mais famosas, St. Anger. Já quem acompanhou pela Twitch, ouviu apenas alguns segundos da canção.

Como observado pelo jornalista de Esports Rod ‘Slasher’ Breslau, a equipe de produção da Twitch alterou o áudio da música para uma canção de folk em 8 bits para evitar que o canal da Blizzard fosse banido. Breslau apontou ainda que vários streamers que estavam retransmitindo o evento precisaram correr assim que o show foi anunciado para mutar o stream, a fim de evitar possíveis banimentos.

É claro, a culpa do acontecimento não é da Activision Blizzard e também não é exclusivamente da Twitch, já que o sistema automatizado foi implantado graças a políticas arcaicas da indústria da música, mas gerou uma situação única na plataforma.