Horizon Forbidden West teve diversas novidades na semana passada. Dessa forma, esta notícia resume e vai direto ao ponto tudo o que você precisa saber.
Sempre que houver algum texto entre aspas é um comentário de um desenvolvedor da Guerrilla Games.
Data de Lançamento
Hermen Hulst comentou que Horizon Forbidden West está previsto para o fim de 2021. A Guerrilla Games adicionou:
“Acabamos de completar com sucesso nosso marco beta, que está muito adiantado. Estamos agora nos estágios finais de desenvolvimento. Então, estamos polindo o jogo e corrigindo bugs. Também estamos encerrando certos aspectos do jogo, como algumas das máquinas estarem atrasadas – porque leva muito tempo para construí-las. Estamos trabalhando na cinemática final. Então, estamos realmente encerrando. Ainda há muito o que fazer com um jogo desse tamanho e magnitude, mas estamos nos estágios finais”.
História
Horizon Forbidden West continua seis meses após os eventos de Horizon Zero Dawn. Aloy, uma caçadora de máquinas, viajou para o oeste para investigar uma praga misteriosa e mortal. Nessas terras desconhecidas, ela encontrará novas tribos estranhas e máquinas cada vez mais mortais. Junto com velhos amigos e novos companheiros, ela deve enfrentar essa perigosa fronteira para encontrar as respostas de que precisa para salvar a vida na Terra.
Mundo
- “O mapa se estende por todo o oeste dos Estados Unidos, há muitos tipos de ambientes diferentes, como selvas, desertos e áreas cobertas de neve”;
- “Animais específicos vivem nas áreas mais secas ou mais úmidas, e máquinas específicas gostam de estar perto da água, como as Snapmaws”;
- “O mapa é um pouco maior, mas, em geral, realmente olhamos para aumentar a densidade e adicionar mais conteúdo, garantindo que haja muito mais a fazer no mapa e, então, tornar esse conteúdo também envolvente contando pequenas micro-histórias”;
- Destrutibilidade: “Temos em termos de árvores e pedras, assim como em outras ruínas menores. Então, sim, com certeza. Há mais destrutibilidade ao longo do jogo, mas este é um mundo muito grande, então não estamos indo para a destrutibilidade em escala total”.
Travessia
- O jogo agora tem escalada livre, o mundo inteiro, tudo é mostrado automaticamente. Isso significa que você pode escalar em qualquer lugar. Então agora você também não precisa mais dar a volta na montanha;
- Isso será um tanto limitado dentro dos assentamentos, onde os jogadores também não devem esperar lutar.
- Como foi explicado, o ping do Focus é apenas para lugares onde as condições de luz são ruins. À noite, por exemplo, quando você não consegue ver os pontos de escalada imediatamente, você pode fazer o ping apenas para ver mais claramente. Mesmo sem o ping, você sempre pode subir nos lugares.
- Pullcaster: é um gancho que acelera a escalada;
- Shield Wing: É um planador que Aloy pode usar para descer com segurança de grandes alturas ou surpreender os inimigos de cima;
- Máscara de Mergulho: Aloy agora pode nadar sob a água por quanto tempo quiser.
- Cavalgar novas máquinas: há novas máquinas que você pode pilotar neste jogo, como o Clawstrider. Haverá mais, mas não podem revelar ainda. Infelizmente, você não pode pilotar o Tremortusk. A principal razão para isso é que alguns anos atrás, com o protótipo montando as máquinas maiores para o primeiro jogo, foi notado que se você colocar a câmera de gameplay atrás disso, torna Aloy muito, muito pequena na tela.
Combate
- A Roda das Armas foi expandida de 4 para 6 slots;
- Há novos tipos de munição, como granadas adesivas;
- Novo tipo de arma adicionado, chamado Spike Thrower, é uma lança que explode depois de um certo tempo;
- Técnicas de armas: todas as classes de armas do jogo, como estilingues ou arcos, por exemplo, têm uma ou mais técnicas de armas especiais. Uma técnica de arma especial que nos foi mostrado no trailer do jogo, por exemplo, estava na última cena. Você vê Aloy se ajoelhar para executar um tiro de flecha muito poderoso que derruba o Tremortusk. Essa era na verdade uma técnica de arma que o jogador adquiriu por meio das habilidades;
- Sistema Valor Surge: na demo tivemos aquela pausa cinematográfica em que Aloy coloca algo em sua lança. Isso é Guerrilla Games oferecendo mais opções de ação do que RPG, com uma seleção destes movimentos Valor Surge para desbloquear e equipar, dependendo de como você gosta de lutar;
- Você começará a ganhar XP de combate. Ao aumentar isso, você preencherá sua barra de Valor Surge, que quando cheio permite que você execute um desses movimentos cinematográficos impressionantes. O da demonstração é conhecido como 360 Blast, mas há mais para descobrir.
Combate Humano
- “Nós adicionamos uma armadura a eles. Você vê isso depois que Aloy derruba um daqueles Raiders, e ela corre em direção ao próximo, ela começa a atacá-lo. Várias placas se iluminam nele. E esta armadura pode ser derrubada, então você expõe partes mais vulneráveis, também, nas quais você pode atirar”;
- Combate corpo a corpo: um ramo da árvore de habilidade é sobre combate corpo a corpo, onde você pode adquirir novos movimentos de combate corpo a corpo com pontos de habilidade;
- Um desses movimentos é o Resonance Blast, que vimos no trailer, é um movimento que você consegue acertando o inimigo várias vezes e carregando a lança, esses movimentos causam mais danos. “Você verá os anéis no final da lança acenderem e, quando ela estiver completamente cheia, poderá acertar o inimigo e revelar pontos de dano – esse foi o anel azul da demonstração. Você então o segue com uma flecha para causar muito dano. Este é um movimento específico disponível na árvore de habilidades”;
- “A arma corpo-a-corpo e os sistemas corpo-a-corpo foram amplamente expandidos em Horizon Forbbiden West. Agora temos combos diferentes que você também pode adquirir através da árvore de habilidade e cada movimento tem seus próprios propósitos específicos. Aquele que você vê na demonstração tem um acerto múltiplo e um dos últimos acertos causa esse dano extra”.
Bancada de Trabalho (Work Bench)
Bancadas de trabalho podem ser encontradas em assentamentos. Você pode usá-las para atualizar armas e roupas com materiais coletados em todo o mundo.
Muitos itens têm vários níveis de atualização que não só aumentam as estatísticas, mas também concedem novas habilidades, danos ou tipos de dano / munição.
“Vem apenas do desejo de tornar as armas mais envolventes, que você tem um pouco mais de vínculo com essas armas. Ao investir tempo e recursos, e ao atualizá-las, você tem a sensação de que realmente gastou tempo para tornar esta arma melhor, em vez de obter uma atualização de uma máquina e apenas encaixá-la”. “É preciso lutar contra vários tipos de máquinas ou obter outros recursos em todo o mundo para fazer o upgrade. Portanto, todo o ciclo é mais integrado, nesse sentido, com o resto do mundo”.
Exploração e gameplay embaixo d’água
“A exploração subaquática é completamente nova neste jogo, já que no jogo anterior, você só podia nadar um pouco abaixo da superfície. Agora você pode ir o mais fundo que quiser. Com uma máscara de mergulho, você pode ficar debaixo d’água pelo tempo que quiser, para que você não tenha a pressão de uma barra de oxigênio que continua se esgotando. Você pode realmente aproveitar o seu tempo e explorar esses belos locais subaquáticos”.
“E nós temos, como você viu na demonstração, essas áreas inundadas porque o jogo acontecerá mil anos no futuro, então o nível do mar também subiu significativamente. Muitos dos lugares que temos no mapa estão agora inundados. Então, você tem essas cidades submersas nas quais pode entrar. Há também… Não quero entrar em muitos detalhes sobre isso, mas também há cenários, missões e até atividades específicas em que você tem que ir debaixo d’água para descobrir certos segredos ou para ajudar certas pessoas”.
“Em vez de subir escalando, também procuramos maneiras de explorar a descida – e é por isso que examinamos a exploração aquática. Queríamos criar um mundo muito bonito sob a superfície da água, um que os jogadores também gostariam de explorar, e é por isso que adicionamos a máscara de mergulho e todas as novas habilidades de natação, como o impulso que você pode usar para passar pelas correntes. Há também uma mecânica de esquiva que você pode usar para se esquivar das máquinas. Você pode usar bombas de fumaça no água para cegar os inimigos e fugir deles. Existem mais ferramentas para usar debaixo d’água também, para ajudar na travessia e contornar esses inimigos perigosos”.
Máquinas
Máquinas novas anunciadas até o momento:
Diferenças entre as versões de PS4 e PS5
- A versão de PS5 terá dois modos: um é um modo de desempenho que será executado a 60fps apenas no PS5, e o outro modo de qualidade que será de 4k a 30fps;
- Os elementos no PS5 serão renderizados em uma resolução mais alta, como cada fio individual de musgo é renderizado separadamente;
- Eles têm algo chamado um equipamento de iluminação cinematográfica que viaja junto com Aloy sempre que ela se move, ilumina todo o seu personagem no PS5. Com PS4 será apenas em cinemática;
- O jogo suporta totalmente o DualSense e áudio 3D no PS5;
- A técnica de renderização para as cenas subaquáticas é especial no PS5, tem detalhes extras e sistemas extras, a técnica de onda é melhor no PS5 também;
- “Forbidden West ficará incrível no PlayStation 4. Já demonstramos com Horizon Zero Dawn como nossos artistas e engenheiros podem fazer um mundo aberto no PlayStation 4. Forbidden West ficará ainda mais bonito nesse console”;
- “O PlayStation 5, é claro, tem o poder de processamento adicional para ir ainda mais longe. E em médio e longo alcance, podemos continuar a renderizar com detalhes muito altos, e isso é algo que simplesmente não é possível com o PlayStation 4”;
- “Também temos algo que chamamos de equipamento de iluminação. Esta é uma configuração que acompanha Aloy para onde quer que ela se mova. Isso realmente ilumina toda a personagem dela de uma maneira muito melhor do que normalmente fazemos. Com o PlayStation 4, só podemos ter essa configuração de iluminação ativa em cinemática, porque há um pouco menos de jogo em execução, então há mais poder de processamento disponível para isso. Mas no PlayStation 5 há muito mais poder de processamento”;
- Ray Tracing: “Usamos a tecnologia de Ray Tracing para muitas coisas no jogo. Nós o usamos para a física e para a renderização. Portanto, usamos uma variedade de configurações técnicas. Não sou um engenheiro de tecnologia, então não posso explicar com muito mais detalhes do que isso. Mas sim, estamos utilizando”;
- “Muito do desenvolvimento ocorreu no PlayStation 4 e muitos testes de jogo também são feitos no PlayStation 4, então estamos garantindo que os proprietários desse console tenham uma ótima experiência e que Horizon Forbidden West ficará fantástico nesse console. Para o PlayStation 5 podemos ir muito mais longe, é claro, visualmente podemos adicionar muito mais detalhes”.
Sobre máquinas voadoras
“Estamos cientes de que esse recurso está muito, muito no topo da lista de desejos de muitos jogadores, mas não posso confirmar ou negar nada sobre isso. Só posso falar sobre o que está na demo de jogo real que mostramos”.
Trilha Sonora
Composta por quatro artistas e grupos diferentes (mais informações):
- Joris de Man (compositor de longa data por trás dos jogos Guerrilla) com Julie Elven
- The Flight
- Oleksa Lozowchuk
- Niels van der Leest