Troy Baker pode estar profundamente envolvido com o jogo The Last of Us por ter interpretado Joel Miller, mas seu envolvimento na série de sucesso da HBO não era algo certo no início.
Em entrevista ao site IGN sobre seu papel no penúltimo episódio da 1ª temporada, Baker revelou que foi “uma espécie de surpresa” para ele quando lhe pediram para interpretar James, um membro de um grupo de sobreviventes que Joel e Ellie se encontram.
“Se houvesse um papel para eu desempenhar na série, ótimo, mas não era definitivo”, disse ele. “Não era algo que estava garantido e não era algo que eu estava necessariamente procurando. Era como, ‘se vocês sentirem que têm uma vaga para mim, então eu ficaria feliz em participar’. Eu ficaria feliz se tivesse sido apenas um estalador”.
Baker acrescentou que teria feito “um estalador horrível, a propósito”. Ainda assim, quando o criador do jogo Neil Druckmann e o showrunner Craig Mazin procuraram Baker para lhe oferecer o papel de James, ele não percebeu imediatamente de quem eles estavam falando, até que se lembrou “oh, certo, amigo, o cara com o chapéu”.
Também houve rumores de que Baker interpretaria David, um papel que acabou indo para Scott Shepherd. “Isso teria sido muito cafona”, disse Baker.
Já em entrevista ao site Polygon, Baker também comentou sobre a participação na série: “quando Craig e Neil disseram, ‘ei, nós temos um papel para você’, eu estava esperando algo simples. Uma pequena participação, uma pequena piscadela para o público. Como [com um] estalador, você sabe, talvez vestindo uma camisa de flanela ou algo que Joel provavelmente estaria vestindo”.
“Honestamente, quando descobri que interpretaria James, pensei: ‘Cara, muito obrigado. É muito, muito gracioso – quem é James?'”, brica. “Porque ele não era um grande personagem. Mas então eu percebi, eu estava tipo, oh, sim, ele vai morrer horrivelmente. Adoro cenas de morte. Elas são ótimas. Uma das vantagens de fazer um jogo é que, se você for o personagem do jogador, poderá fazer várias cenas de morte”.