PUBLICIDADE

The Last of Us Part II segue uma tendência relativamente atual dos jogos exclusivos da plataforma e não oferece níveis de dificuldade elevados para a platina. A grande maioria das conquistas buscam premiar a exploração e a dedicação do jogador em vasculhar cada cantinho possível – mesmo os improváveis – do cenário.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 7 Prata 8 Bronze 10

Total: 26

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum

Troféus bugados:

Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado: Entre 30 e 40 horas
Dificuldade: Entre Fácil e Médio

PUBLICIDADE

The Last of Us Part II segue uma tendência relativamente atual dos jogos exclusivos da plataforma e não oferece níveis de dificuldade elevados para a platina. A grande maioria das conquistas buscam premiar a exploração e a dedicação do jogador em vasculhar cada cantinho possível – mesmo os improváveis – do cenário. No caso deste jogo, com ambientes mais abertos e relativamente amplos, algumas conquistas requerem paciência e detalhismo, mas bastam algumas boas horas para conseguir todos os troféus sem problemas.

A recomendação, portanto, é terminar o jogo na dificuldade que for mais adequada ao seu nível – o jogo oferece cinco delas – já procurando explorar bem os cenários, algo que já garante que você tenha recolhido manuais, armas, peças e medicamentos suficientes para encaminhar 2/3 dos níveis máximos das habilidades e das melhorias possíveis. Não é necessário criar saves tão específicos, já que assim que um capítulo é vencido, você pode voltar a ele sempre que desejar. Ao final, o jogo libera o Novo Jogo +. Aí é só iniciá-lo – pode ser até numa dificuldade abaixo da original, para facilitar o combate e eliminar todos os inimigos das áreas para poder explorar com mais tranquilidade.

Um recurso que facilita bastante esse acompanhamento do que foi encontrado e do que ainda falta é no menu de capítulos, onde há a lista de tudo o que foi alcançado e o que falta. Felizmente, cada trechinho está bem detalhado aqui, então fica fácil de voltar somente às passagens onde faltou coletar um ou outro item. A destacar, é necessário estar atento a artefatos, cartas colecionáveis (nos trechos com a Ellie), moedas (nos trechos com a Abby), registros em diários de pontos de interesse, bancadas para customização de armas e cofres decifrados.

Na segunda jornada, fique ainda mais atento a cada cantinho escondido. Há a possibilidade de habilitar, no menu do jogo, uma opção que já destaca coletáveis (documentos, colecionáveis, artefatos, etc.) recolhidos na jornada anterior. Para dicas mais específicas para cada troféu, veja nosso guia logo abaixo:

 


01. Every Last One of Them / Até Não Sobrar Nenhum
Platina

Conquiste todos os troféus.


02. What I Had to Do / O Que Eu Tive Que Fazer
Ouro

Conclua a história. Pode ser conquistado terminando o jogo em qualquer nível de dificuldade.


03. Survival Expert / Especialista em Sobrevivência
Ouro

Aprenda todas as melhorias de jogador. Não é possível conseguir esse troféu terminando o jogo somente uma vez, visto que é necessário coletar mais medicamentos do que se tem disponível em uma primeira jornada. Vale a dica geral: explore o máximo possível já na primeira vez, melhore os atributos que melhor lhe servirem e, na segunda, não haverá dificuldades em completar o que estiver faltando. Ao todo, são necessários 1900 suprimentos médicos para melhorar todas as habilidades.


04. Arms Master / Mestre de Armas
Ouro

Melhore totalmente todas as armas. Vale a mesma dica do troféu “Especialista em Sobrevivência”. Não é possível conseguir todas as peças (parafusos) necessários para a melhoria de todas as armas em uma primeira vez. Colete tudo o que for possível, melhore as armas e as características que lhe interessem primeiro, e em um NG+, já será possível o troféu nas primeiras horas com cada personagem. Serão necessários 1920 peças para melhorar todas as armas ao máximo.


05. Archivist / Arquivista
Ouro

Encontre todos os artefatos e registros de diário. Aqui, não há segredo, a não ser a exploração minuciosa de cada canto dos cenários. Recolha tudo o que encontrar, com atenção especial a bilhetes e outros documentos, e busque pontos de atenção que devem ser observados para anotações. Alguns são automáticos (como inimigos enfrentados e derrotados pela primeira vez), mas outros precisam de interação direta. São 127 artefatos e 20 anotações no total.

Você pode usar os guias em vídeo do canal PowerPyx como referência:


06. Master Set / Conjunto Completo
Ouro

Encontre todas as cartas colecionáveis. Vale a dica do troféu “Arquivista”. Vasculhe cada canto, cada prateleira e cada passagem escondida para encontrar essa coleção de cartas. Normalmente, elas estão escondidas em lugares menos usuais, quase improváveis. Atenção também ao menu de missões para saber exatamente em qual trecho estão as cartas que faltam ser recolhidas. São, no total, 48 cartas colecionáveis a serem encontradas.


07. Numismatist / Numismata
Ouro

Encontre todas as moedas. Esse colecionável é a versão das cartas para a parte com Abby, que a princípio, coleciona moedas comemorativas. A dica é a mesma: vasculhe escombros, armários e todos os pontos possíveis. São 32 moedas no total.


08. Prepared For the Worst / Preparada para o Pior
Ouro

Encontre todas as bancadas. São 25 ao longo de toda a ajornada, somando as encontradas por Ellie e Abby. Normalmente, estão em espaços que antecedem grandes conflitos, favorecendo uma preparação para o que vem pela frente.


09. Mechanist / Mecanicista
Prata

Melhore totalmente uma arma. Não será difícil conseguir essa conquista, uma vez que cada arma tem de 3 a 5 melhorias possíveis, e não há mais a necessidade de encontrar ferramentas para funções mais sofisticadas. Basta encontrar a quantidade de peças necessária e aplicar em qualquer bancada. Para facilitar ainda mais a missão, se dedique a fazer todas as melhorias de uma única arma antes das demais.


10. Specialist / Especialista
Prata

Aprenda toda uma linha de melhorias de jogador. No total, as melhorias estão categorizadas no que o jogo chama de linhas. Esse troféu se conquista ao conseguir todas as melhorias de uma mesma categoria. É um troféu relativamente simples de se conquistar jogando normalmente já na primeira jornada, desde que se jogue explorando os cenários.


11. Safecracker / Arrombadora
Prata

Abra todos os cofres. No total, serão 14 cofres ao longo de toda a campanha, somando os trechos com Ellie e Abby. As dicas para cada um deles são encontradas, normalmente, próximas de onde eles estão, em bilhetes ou outros documentos. Pode ser que estejam mais explícitas, como alguém escrever “guardei nossos suprimentos no cofre e o código é tal” ou mais codificados, como “a senha é a data de nosso casamento” e aí você deve encontrar outras pistas pelo ambiente. Para facilitar, listamos as localizações e a senhas abaixo:

  1. Capítulo 4 (Jackson) – Senha do cofre: 07-20-13
  2. Capítulo 9 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (Banco): 60-23-06
  3. Capítulo 9 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (Madison Street): 04-51
  4. Capítulo 9 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (Fórum): 86-07-22
  5. Capítulo 11 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre: 55-01-33
  6. Capítulo 16 (Seattle Dia 2) – Senha do cofre: 30-82-65
  7. Capítulo 18 (Seattle Dia 2) – Senha do cofre (Apartment Building): 08-10-83
  8. Capítulo 18 (Seattle Dia 2) – Safe Code (Weston’s Pharmacy): 38-55-23
  9. Capítulo 21 (Seattle Dia 3) – Senha do cofre: 70-12-64
  10. Capítulo 25 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (MS Corporation Soft Drink Distribution Center): 17-38-07
  11. Capítulo 28 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (Jasmine Bakery): 68-96-89
  12. Capítulo 31 (Seattle Dia 1) – Senha do cofre (Barco): 90-77-01
  13. Capítulo 33 (Seattle Dia 2) – Senha do cofre: 30-23-04
  14. Capítulo 34 (Seattle Dia 2) – Senha do cofre (Academia de ginástica) 12-18-79

12. Sightseer / Turista
Prata
Troféu possivelmente bugado

Visite todos os locais do centro de Seattle. Essa é a primeira grande área aberta do jogo, logo no Capítulo 9 (Seattle Dia 1), com algumas localizações obrigatórias e outras que funcionam como missões secundárias, resultando normalmente em mais suprimentos, conflitos contra infectados e alguns colecionáveis. É necessário que se explore cada cantinho e construção nessa área, e a ajuda do mapa onde Ellie e Dina vão marcando pontos de interesse conforme pistas que encontram é essencial. Esse troféu será conquistado logo nas primeiras horas da campanha é tem o objetivo de incentivar a exploração das áreas abertas do jogo. Há relatos de que o troféu pode bugar, mesmo com todas as localizações visitadas, mas uma segunda visita à missão deve resolver o problema. Na nossa experiência, o conquistamos logo na primeira vez.


13. Journeyman / Profissional
Prata

Encontre todos os manuais de treinamento. Mais um troféu relacionado a exploração do ambiente. São 8 manuais, e alguns estão dentro de cofres. Eles ajudam tanto na abertura de novas linhas de habilidades das protagonistas como na melhoria de algumas das armas coletadas.


14. Survival Training / Treinamento de Sobrevivência
Prata

Aprenda 25 melhorias de jogador. Troféu possível de se conseguir na primeira jornada, desde que o jogador se dedique a explorar os ambientes para coletar os manuais e os suprimentos médicos para conseguir as melhorias. Caso isso não aconteça, uma segunda jornada mais detalhista deve dar conta do recado.


15. High Caliber / Chumbo Grosso
Prata

Encontre todas as armas. A grande maioria das armas está em locais de fácil acesso, quando não no caminho obrigatório. Vale a máxima de explorar os ambientes de forma sistemática. Esses equipamentos, a exemplo dos manuais, estarão destacados de forma diferente de itens comuns, facilitando a identificação tão logo sejam avistados. Conquista facilmente obtida já na primeira jornada.


16. In the Field / No Campo
Prata

Encontre 12 bancadas. Praticamente metade das bancadas disponíveis no jogo. Não há segredo novamente, já que elas estão espalhadas pelo mapa de ambas as jornadas (Ellie e Abby) e se encontram em pontos estratégicos do mapa. Neste caso, certamente é possível encontrar essas 12 no caminho mais objetivo da primeira campanha, sem muito esforço.


17. Tools of the Trade / Ferramentas do Ofício
Bronze

Fabrique todos os itens. Há um total de 12 itens diferentes a serem fabricados dentro da interface do jogo: Kits Médicos, Molotov, Bomba de fumaça, Bomba de proximidade, Silenciador para a pistola, upgrade de armas de combate corpo-a-corpo, Flechas, Flechas explosivas, granadas, munição de rifle de caça, shivs, Incendiary Shells. Para isso, é necessário conseguir alguns manuais específicos e, claro, coletar os ingredientes espalhados ao longo do cenário. É uma conquista relativamente simples e que deve ser conseguida naturalmente ao longo já da primeira jornada.


18. Tinkerer / Só na Gambiarra
Bronze

Melhore uma arma. Um dos troféus mais fáceis do jogo, já que bastante uma pequena melhoria na primeira bancada que encontrar para conquistá-lo. Não precisa se preocupar, pois ele é quase automático para se conquistar logo nas primeiras horas.


19. Apprentice / Aprendiz
Bronze

Aprenda uma melhoria de jogador. Outro troféu rápido e fácil de se conquistar logo nas primeiras horas do jogo. Basta coletar alguns suprimentos médicos, abrir o menu a qualquer momento e aplicar a melhoria. Será um dos primeiros troféus conquistados.


20. Starter Set / Kit Básico
Bronze

Encontre 5 cartas colecionáveis. Praticamente 10% do total de cartas disponíveis no jogo, essa quantidade já deve ser adquirida na primeira metade da jornada de Ellie, e é possível já no primeiro dia em Seattle. Vale a regra básica da exploração dos ambientes, mas não será difícil fazer esse primeiro pacote com 5 de um total de 48 cartas.


21. Mint Condition / Em Ótimo Estado
Bronze

Encontre 5 moedas. Ainda que haja menos moedas do que cartas no jogo (são 32 no total), encontrar as 5 primeiras não é missão difícil, mesmo quando se explora pouco. Conquista fácil e rápida assim que a parte da campanha com Abby começar.


22. Looks Good On You / Ficou Bonitão
Bronze
Troféu Secreto

Ponha um chapéu no seu companheiro. Na visita ao museu em um dos flashbacks com Ellie e Joel, é possível encontrar um chapéu que tem algumas possibilidades: carregar consigo e jogar na cabeça de um esqueleto de braquiossauro ou colocar na cabeça de Joel (depois de experimentá-lo nos esqueletos de estegossauro e triceratops próximos a onde se encontra o chapéu. Essa conquista é relativa a segunda opção.


23. Sharpshooter / Atirador de Elite
Bronze
Troféu Secreto

Vença a competição de tiro ao alvo. Aqui, é uma passagem basicamente de treinamento de tiro com Abby, ainda dentro das instalações da base dos Lobos. Há um estande de tiro e seu amigo irá desafiá-la. Basta acertar o alvo com mais precisão que seu adversário que a conquista é alcançada. Repita o checkpoint quantas vezes for necessário, mas não serão muitas, já que o objetivo é realmente a prática do tipo com o rifle de assalto, arma padrão da Abby.


24. Put My Name Up / Na Mosca
Bronze
Troféu Secreto

Consiga a melhor pontuação no jogo de arco e flecha. Outro trecho com o objetivo de treinamento, desta vez com a besta, equivalente da Abby ao arco tradicional de Ellie. Também em um ambiente controlado, é necessário atingir mais de 9 alvos no tempo definido. Vale a pena estudar o ambiente para saber onde eles estão – alguns são óbvios e outros estão relativamente escondidos e distantes. Ajuda na prática e do cálculo de precisão com essa arma específica.


25. Relic of the Sages / Relíquia dos Sábios
Bronze

Encontre o Artefato Estranho. De todos os artefatos, há dois em específico que geram, por si só, troféus. Um deles é o tal artefato estranho, a ser encontrado pela Abby ainda em seu primeiro dia em Seattle, no capítulo 28 intitulado “Território Hostil”. Está localizado no segundo piso da última loja do distrito de Chinatown. Esse colecionável é uma referência aos Precursosr Orb de Jak and Dexter, outra franquia da Naughty Dog.


26. So Great and Small / Tão Grandioso e Tão Pequeno
Bronze

Encontre o Anel Gravado. Logo no primeiro dia em Seattle com Ellie e Dina (capítulo 9), a área aberta (a ser explorada com a ajuda de um mapa e que também faz parte da conquista “Turista”) tem as ruínas de um banco na região à esquerda do mapa. Ao alcançar a área ao fundo da construção, o cofre central, entre com o código (60-23-06) e uma das gavetas acessíveis no local contém um anel com a inscrição “Sic Parvis Magna” (algo como “Grandeza pelos pequenos começos”), referência ao anel que Nathan Drake carrega consigo na franquia Uncharted, outra das maiores franquias da desenvolvedora.