Trophy Guides

Trophy Guide – Terra-Média: Sombras de Mordor

Logotipo do jogo
Platina Ouro1 Prata14 Bronze36

Total: 52

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum

Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 1 vez pelo menos
Tempo estimado para platinar: 30 horas
Dificuldade: Fácil

O JOGO

Terra-Média: Sombras de Mordor é um "spin-off" da história dos livros e do cinema, enredo se passa entre O Hobbit e a Sociedade Do Anel e retrata a traição de Sauron a Celebrimbor na criação do “Um Anel”. O jogo conta a história de Talion, um homem que tem o corpo usado por Celebrimbor (um espectro), que juntos unem suas forças para enfraquecer o exército de Sauron nas terras de Mordor.

Sombras de Mordor traz várias mecânicas consagradas de grandes títulos e junta tudo de forma sublime em um universo rico das histórias de J. R. R. Tolkien, com uma adição espetacular do “Sistema Nemesis”, uma engine que cria disputa entre chefes e capitães pelo poder sobre as tropas de Uruks no jogo, sendo este a cereja do bolo para um grande título. Uma estrutura de poder independente, com cada indivíduo possuindo forças e fraquezas, desejos e personalidade.

ROAD MAP

1º Passo: Termine o jogo. Se você busca os troféus da forma mais rápida possível, termine o jogo jogando apenas as missões principais. São 20 missões principais e você desbloqueará 10 troféus relacionados à história. Fora mais alguns que estão diretamente ligados e que provavelmente serão desbloqueados também.

2º Passo: Dê ênfase às missões paralelas, relacionadas a missões de arma (espada, arco e adaga), além do resgate dos proscritos. Qualquer missão paralela pode ser feita a qualquer momento do gameplay. São 30 missões no total, divididas em 10 missões para cada classe de arma.

3º Passo: A ênfase agora serão os troféus relacionados aos colecionáveis. Sombras de Mordor tem 8 troféus diretamente ligados a eles. O mais interessante é que não existe nenhum colecionável escondido, todos eles estão disponíveis no mapa. Basta marcá-los e então recolhê-los. Os troféus estão divididos em 3 principais categorias: coletáveis, missões de caçada e missões de sobrevivente. São 74 colecionáveis (42 artefatos e 32 inscrições), além de 10 desafios de caça e 10 desafios de sobrevivência.

DICA 1: ao percorrer a história e a busca pelos troféus, dê atenção às ervas de cada setor (o mapa é dividido em pequenos setores). O mapa possui no canto superior esquerdo uma relação de quais ervas estão naquele setor, bastando procurar por aquela que a Missão de Sobrevivência pede naquele momento.

DICA 2: tudo relacionado aos colecionáveis e às missões pode ser feito durante o 1º e 2º passos. Ao começar a última parte da busca pela platina, faltarão apenas uma pequena parte deles.

DICA 3: Em “Patrulheiro de Ithilien”, veja o vídeo que dá dicas sobre os colecionáveis. Se você iniciar uma missão, os inimigos ficam desabilitados, assim como a viagem rápida no mapa. Isso facilita e muito na busca pelas 10 missões de sobrevivente.

*Os passos anteriores são apenas uma ideia de uma forma de conquistar a platina seguindo a busca por partes, mas toda a sequência pode ser feita a qualquer momento.

4º Passo: Termine os troféus que necessitem alguma ação especial que não foi feita na busca anterior. Olhe a lista de troféus para saber mais detalhes sobre aqueles que necessitem de ações específicas.

01. Senhor de Mordor
Platina

Conquiste todos os troféus de Terra Média – Sombras de Mordor.

02. Você Obedece
Bronze

Marque um capitão Uruk. Será conquistado naturalmente, basta abrir o mapa apertando o touch, apertar , escolher um dos capitães e apertar .

03. Ratbag, O Grande e Poderoso
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

04. Senhor Brilhante
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

05. Gorthaur, O Cruel
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

06. A Queda do Marreta
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

07. Além da Esperança
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

08. O Mago Branco
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

09. Pelo Meu Irmão
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

10. Torre em Ruínas
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

11. Maneta
Ouro Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

12. Para Todos Governar
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, será conquistado naturalmente.

13. Força Aérea
Bronze

Use o “Golpe Aéreo”. Será necessário aprendê-lo na sua árvore de habilidades. Elimine um inimigo acima de uma altura de 60 pés.

DICA: As fortalezas são ótimos lugares para esse troféu. Se posicione no alto de um muro, corda, etc. e espere um inimigo, ou chame sua atenção usando . Segure e para efetuar uma eliminação furtiva.

14. Vingança Ígnea
Bronze

Um troféu relativamente simples, basta que você execute um Berserker em chamas. Berserkers são caracterizados por empunhar 2 machados nas mãos e terem uma pintura branca no rosto. O vídeo abaixo mostra como conquistar o troféu.

DICA 1: Não acerte o item explosivo com o Berserker muito próximo dele, pois a explosão pode matá-lo. Afaste-o e fique próximo dele para que consiga efetuar a execução apertando + .

DICA 2: Duas habilidades podem ajudar e muito nesse troféu: a habilidade “Carga Dupla”, que dá a possibilidade de usar 2 ataques especiais em sequência depois do combo carregado, e “Mestre da Lâmina”, que diminui o combo de 8 para 5.

DICA 3: O agarrão pode ser usado para jogar o Berseker na fogueira caso você esteja tendo dificuldade com a maneira usada no vídeo.
 


 

15. Queima, Queima, Queima
Bronze

Use a habilidade “Detonar” para queimar 50 Uruks. Usando o arco e flecha, após marcar a habilidade em sua árvore de habilidades, segure e aperte em fogueiras, barris de grog ou barris explosivos.

16. Jura Mortal
Bronze

Faça uma “Jura Mortal” a um capitão ou chefe e elimine-o em seguida. A habilidade que possibilita essa ação será desbloqueada seguindo as missões principais. Com ela disponível, domine qualquer Uruk segurando e depois e escolha a opção “Jura de Morte” apertando . Elimine o capitão em questão e o troféu aparecerá.

DICA: Escolha um capitão com alguma fraqueza que beneficie você, pois ao fazer uma “Jura de Morte” o capitão ganha poder e também uma gangue, ou seja, pode se tornar mais difícil eliminá-lo.

17. Um Novo Senhor
Bronze

Marque um capitão em combate contra 1 ou mais capitães. Quando a possibilidade de agarrar estiver disponível, agarre o capitão e escolha a opção “Marcar” apertando .

DICA: Caso tenha dificuldade nesse troféu, dê preferência a capitães ou chefes com a fraqueza “Desajeitado”, pois essa fraqueza te dá a possibilidade de agarrar o capitão a qualquer momento e não apenas quando estiver fraco. 

18. Dificuldade Numérica
Bronze

Ajude algum capitão a sobreviver a uma missão de recrutamento e, ao fim dela, elimine-o juntamente com todos os seus seguidores. Segue um vídeo abaixo de como conquistar o troféu.

DICA: Escolha um capitão com alguma fraqueza que beneficie você para facilitar a ação de eliminar a todos.
 


 

19. Celebração Venenosa
Bronze

Envenene um barril de grogue em uma missão de banquete. A habilidade de envenenar barris de grogue será desbloqueada no decorrer da história. Basta se aproximar de um desses barris sem ser notado durante uma missão de “Banquete” e apertar . Afaste-se e aguarde os Uruks tomarem a bebida envenenada. O troféu aparecerá em seguida.

DICA: Quanto mais cedo na campanha você realizar esse troféu mais fácil será de conquistá-lo.

20. Rebeldes Malditos
Bronze

Marque 5 guarda-costas e faça com que eles se rebelem contra seu chefe em combate. Esse troféu tem de ser feito em partes. Primeiramente, domine e marque 5 capitães (guarda-costas ou não). No caso desse capitão já ser guarda-costas de um chefe, basta marcá-lo; caso contrário, ao marcar o capitão escolha a opção “Comandar” apertando e então ordene que o capitão faça uma “Iniciação” com o Chefe escolhido e o ajude a ter sucesso na missão gerada. Ao completar os 5 guarda-costas, confronte o Chefe em questão. Quando os 6 personagens (1 chefe e 5 guarda-costas) aparecerem, dê o comando para que eles lutem por você apertando . O troféu aparecerá em seguida.

21. Calcanhar de Graug
Bronze

Aproveite o medo de um Chefe contra ele. Cada Uruk possui forças e fraquezas. Chefes são os 5 mais altos na estrutura de poder. Busque delatores e obtenha informações sobre algum chefe até encontrar algum que tenha medo de fogo, graugs, ghüls, moscas morgai, etc. Use a fraqueza em questão para assustá-lo e fazê-lo abandonar a batalha e se separar do grupo. Elimine-o após essa fuga e o troféu aparecerá.

22. Dividir e Reinar
Bronze

Na estrutura de Sombras de Mordor os chefes podem ter guarda-costas. Na árvore do Exército de Sauron, marque os guarda-costas de 2 chefes e elimine-os. Então confronte os chefes em questão e elimine-os também, o troféu aparecerá após eliminar o 2º chefe.

23. Senhor e Mestre
Bronze

Relacionado à história, será conquistado naturalmente. Basta que você tenha sob seu controle os 5 chefes.

DICA: Marque os guarda-costas e faça com que eles superem seu chefe, pois valerá do mesmo jeito, não sendo necessário marcar um chefe diretamente.

24. Vazio de Poder
Bronze

Mate os 5 chefes antes que algum Uruk ocupe o lugar de um deles. É necessário eliminar os 5 chefes de forma consecutiva sem morrer, pois a estrutura de poder é atualizada quando você morre ou quando faz de forma manual apertando em uma Torre de Forja.

DICA: Se você tiver dificuldades, marque os 5 chefes e use a habilidade “Liquidar”, com essa habilidade é possível eliminar qualquer Uruk marcado apenas apertando . Assim você não entrará em confronto contra os exércitos de cada chefe.

25. Ascensão e Queda
Bronze

Quando você for eliminado por um Uruk sem patente e este se tornar capitão, ajude-o a se tornar chefe e em seguida elimine-o. O vídeo abaixo mostra a sequência necessária.
 


 

26. Espírito de Mordor
Bronze

Comande um capitão a atacar outro e iniciar uma revolta. Você pode dar uma ordem direta de “Assassinato” a um capitão ou dominar um guarda-costas e quando confrontar seu líder, dar a ordem para que ele lute por você apertando .

27. O Cavaleiro Branco
Bronze

Liberte 30 escravos humanos em 180 segundos, montado em um Caragor. O vídeo abaixo dá mostra de onde conquistar o troféu. Certifique-se de que o período seja durante o dia para usar a sequëncia do vídeo.
 


 

28. Jaula Aberta
Bronze

Troféu muito simples, basta libertar 5 Caragors de suas jaulas usando o arco e flecha. Será conquistado naturalmente. Caragors ficam em jaulas espalhadas em vários locais do mapa, principalmente em fortalezas.

DICA: Caragors podem ser soltos em situações que você está em desvantagem, mas tome cuidado, pois existe a possibilidade deles atacarem você também.

29. Mandíbulas Mortais
Bronze

Troféu tão simples quanto o anterior “Jaula Aberta”, basta que você atraia Caragors derrubando 5 iscas, atirando nelas com o arco e flecha. As iscas são pedaços de carnes pendurados dentro das fortalezas.

30. Fujam Seus Tolos!
Bronze

Como os 2 troféus anteriores, “Jaula Aberta” e ”Mandíbulas Mortais”, basta que você derrube “Ninhos de Moscas Morgai” fazendo com que os Uruks fujam. Some um total de 20 Uruks e o troféu será seu.

31. Acerto de Contas
Bronze

Conclua uma missão de vingança. Missões de vingança aparecem no mapa quando algum amigo de sua lista é morto por algum capitão. Basta concluir alguma em algum momento de sua jornada.

DICA: Caso você não tenha amigos jogando Sombras de Mordor, basta criar uma conta secundária em seu PS4 ou jogar com alguma já existente e adicionar essa conta secundária na sua lista de amigos, na conta secundária, inicie uma nova campanha e seja eliminado por capitães, a vingança aparecerá no mapa de sua outra conta em breve.

32. A Lenda da Vingança
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja mais detalhes em “A Chama da Justiça”.

33. A Chama da Justiça
Bronze

Conclua todas as missões de espada para criar a Lenda de Urfael. São 10 missões paralelas espalhadas pelo mapa relacionadas a sua espada. Basta concluir todas e o troféu aparecerá. Qualquer missão paralela pode ser feita a qualquer momento do gameplay.

DICA: As missões aparecem conforme você vai desbloqueando os setores do mapa. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”.

34. A Lenda das Sombras
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja mais detalhes em “A Última Sombra”.

35. A Última Sombra
Prata

Conclua todas as missões de adaga para criar a Lenda de Acharn. São 10 missões paralelas espalhadas pelo mapa relacionadas a sua adaga. Basta concluir todas e o troféu aparecerá. Qualquer missão paralela pode ser feita a qualquer momento do gameplay.

DICA: As missões aparecem conforme você vai desbloqueando os setores do mapa. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”.

36. A Lenda do Criador
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja mais detalhes em “O Arco do Criador”.

37. O Arco do Criador
Prata

Conclua todas as missões de arco para criar a Lenda de Azkâr. São 10 missões paralelas espalhadas pelo mapa relacionadas a seu arco. Basta concluir todas e o troféu aparecerá. Qualquer missão paralela pode ser feita a qualquer momento do gameplay.

DICA: As missões aparecem conforme você vai desbloqueando os setores do mapa. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”. 

38. Luz Fria
Bronze

Desbloqueie 3 espaços de runas na espada. Será conquistado naturalmente durante sua jornada. Basta usar os pontos ganhos em missões ou em qualquer ato no jogo para desbloquear 3 melhorias de espada na sua árvore de aprimoramentos. Serão necessários 620 pontos de aprimoramento para desbloquear esse troféu.

DICA: Runas ganhas em capitães eliminados podem ser convertidas em pontos de melhoria. Cada Runa convertida concede 25 pontos a mais para troca.

39. Cobrado em Sangue
Bronze

Desbloqueie 4 espaços de runas na adaga. Será conquistado naturalmente durante sua jornada. Basta usar os pontos ganhos em missões ou em qualquer ato no jogo para desbloquear 4 melhorias de adaga na sua árvore de aprimoramentos. Serão necessários 1480 pontos de aprimoramento para desbloquear esse troféu.

DICA: Runas ganhas em capitães eliminados podem ser convertidas em pontos de melhoria. Cada Runa convertida concede 25 pontos a mais para troca.

40. Precisão Máxima
Bronze

Desbloqueie 2 espaços de runas no arco. Será conquistado naturalmente durante sua jornada. Basta usar os pontos ganhos em missões ou em qualquer ato no jogo para desbloquear 2 melhorias de arco na sua árvore de aprimoramentos. Serão necessários 240 pontos de aprimoramento para desbloquear esse troféu.

DICA: Runas ganhas em capitães eliminados podem ser convertidas em pontos de melhoria. Cada Runa convertida concede 25 pontos a mais para troca.

41. Perdição Poderosa
Bronze

Existem requisitos para que a runa recebida seja do nível mais alto possível: a Runa virá com o nível do chefe, +2 por ser chefe e +1 ponto para cada requisito (vingança, conhecer fraquezas, utilizar um medo), somando o total de 25. Fica assim:

Nível 20 de chefe (ajude um Uruk a chegar ao nível 20 como chefe);
Eliminar um chefe: +2;
Conhecer as informações: +1 (obtenha informações sobre esse chefe);
Realizar uma vingança: +1 (seja eliminado anteriormente por esse chefe);
Utilizar uma fraqueza: +1 (utilize uma das fraquezas do chefe antes de eliminá-lo);
Total: Runa Nível 25

O vídeo abaixo mostra todo o caminho, dando ênfase em como levar um capitão a se tornar chefe e chegar ao nível 20.

DICA 1: A MAIS IMPORTANTE E A PRINCIPAL dica nesse caso é que, ao preparar todo o caminho para enfrentar o chefe (o vídeo mostra como fazer), antes de iniciar o último confronto faça um backup do save – basta fazer o upload do arquivo para o armazenamento online ou salvar em um pen-drive. O motivo disso é que existe a possibilidade de que a eliminação drope uma runa épica. Isso não é mostrado no vídeo pois foi editado antes do último confronto; nas duas primeiras tentativas foram dropadas runas épicas, e graças ao backup, consegui a runa de nível 25 na terceira tentativa.

DICA 2: Ao escolher o chefe que você enfrentará, escolha algum que tenha uma fraqueza que favoreça você, medo de fogo ou Caragors, por exemplo, dano à distância, etc. Isso pois você terá um certo trabalho de levar o capitão ao nível 20 e, ao chegar lá, não é recomendável que o personagem tenha uma fraqueza difícil de ser aproveitada.

DICA 3: Recolha informações de vários capitães e chefes para que o seu leque de opções seja grande e possa escolher um que facilite o processo. Quanto maior o nível do inimigo escolhido, mais rápido será o processo. Caso faltem níveis para iniciar a última batalha, use capitães controlados para tentarem o assassinato do seu chefe. Certifique-se de seu capitão sempre ter sucesso para que chegue ao nível 20.

DICA 4: Não é recomendável que você use um chefe controlado pois é mais difícil de usar uma fraqueza contra ele.

DICA 5: Não use a “Jura de Morte” para evoluir o nível do chefe, pois a Jura de Morte aumenta e muito a chance do chefe dropar uma runa épica.
 


 

42. A Luz da Vida
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja “Portador da Luz”.

43. Portador da Luz
Bronze

Para conquistar esse troféu é necessário pegar as 32 inscrições de Ithildin. Todas as inscrições aparecem no mapa conforme você desbloqueia os detalhes de cada região. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”.

44. Caminho dos Mortos
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja “Sombras do Passado”.

45. Sombras do Passado
Prata

Para conquistar esse troféu é necessário pegar os 40 artefatos e ouvir suas mensagens. Todos os artefatos aparecem no mapa conforme você desbloqueia os detalhes de cada região. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”.

DICA: É importante que você ouça a mensagem logo que encontre cada artefato para depois não tenha que percorrer a lista novamente procurando o artefato cuja mensagem não tenha sido ouvida. Para ouvir a mensagem basta encontrar o ponto certo usando os analógicos e apertar .

46. Batetor de Morannon
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja “Patrulheiro de Ithilien”.

47. Patrulheiro de Ithilien
Prata

Conclua todos os desafios de sobrevivente. Os desafios de sobrevivente vão ficando cada vez mais “difíceis”, no que se refere às ações que são necessárias. Basicamente o que muda é o número de ervas que você tem que pegar. Conclua as 10 missões e o troféu será seu.

DICA 1: As regiões do mapa são divididas em pequenas partes. No canto superior esquerdo do mapa aparecem todas as ervas que estão naquele setor, basta que você vasculhe a área em busca da lista de ervas do momento.

DICA 2: Realizar essa busca enquanto você joga pode ser mais rápido do que ter que voltar depois apenas para esse fim, pois você naturalmente vai encontrar as ervas ao percorrer o mapa para realizar as missões, basta que você se atente a elas.
 


 

48. Os Povos Livres
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja “Libertador”.

49. Libertador
Prata

Para conquistar esse troféu é necessário concluir as 24 missões relacionadas à libertação dos proscritos. Todas as 24 missões aparecem no mapa conforme você desbloqueia os detalhes de cada região. Veja mais detalhes em “Memórias de Eregion”.

50. Empolgação da Caçada
Bronze

Será conquistado naturalmente. Veja “Mestre da Caçada”.

51. Mestre da Caçada
Prata

Como em “Patrulheiro de Ithilien”, as missões de caçada são divididas em 10 missões. Basta que você as conclua conforme vão aparecendo e você vai encontrando os animais ou inimigos da lista. As missões variam entre eliminar um determinado número de morcegos, um Gollum, etc.

52. Memórias de Eregion
Bronze

Basta ativar todas as torres de forja. São 6 torres no 1º mapa e 6 torres no 2º mapa. As torres de forja são pontos de salvamento, viagem rápida e respawn de seu personagem. Para conquistar esse troféu basta que você as busque no mapa e ,ao chegar nelas, escale-as e aperte para desbloquear os detalhes do setor. Ao fazer isso, todas as missões disponíveis e colecionáveis daquele setor ficarão visíveis no mapa.

DICA: Esse troféu facilita e muito a busca de muitos outros, principalmente os troféus relacionados a missões, missões secundárias e colecionáveis, além de facilitar a movimentação pelo mapa.

 

Deixe uma resposta