Trophy Guides

Trophy Guide – Super Street Fighter IV

Super Street Fighter IV é um dos jogos mais difíceis do PlayStation 3 de se conseguir a platina. A dificuldade é ainda maior que a de Street Fighter IV. Se você está em busca da platina, será necessário terminar o modo Arcade com todos os personagens no “Hardest” (podendo usar Continue),

Logotipo do jogo
Platina Ouro 2 Prata 8 Bronze 39

Total: 50

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: Indefinido
Tempo estimado: 100+ horas
Dificuldade: Muito difícil

Super Street Fighter IV é um dos jogos mais difíceis do PlayStation 3 de se conseguir a platina. A dificuldade é ainda maior que a de Street Fighter IV. Se você está em busca da platina, será necessário terminar o modo Arcade com todos os personagens no “Hardest” (podendo usar Continue), pois é nessa dificuldade que os titles “Legendary” são abertos. Depois, será necessário terminar com outros seis personagens novamente para conseguir o troféu das batalhas de rivais. Para encerrar o Arcade, termine cada round em 20 segundos (exceto Seth).

Seu próximo objetivo será o modo online. Basicamente, grande parte será focada no Ranked, mas existem troféus para os outros modos também. Somente dois troféus exigem habilidade do jogador aqui: “From C to Shining C” (evoluir todos os personagens para o rank C) e “Tenpeat” (vencer 10 lutas seguidas no Ranked). Porém, se você tem um amigo, ambos podem ser feitos via boost (seu amigo perde de propósito).

Depois disso tudo, só restarão os Challenges. Os bônus de carro e barris não são difíceis, mas os Trials são e atrapalharão sua platina.


01. Trophy Collector
Platina

Consiga todos os troféus do jogo e a platina aparecerá na sua coleção. Tenha orgulho dessa platina se você a conseguir: será um dos poucos no mundo.


02. Fashion Plate
Bronze

Destrave todas as cores dos personagens. Para destravar uma cor, basta jogar uma luta com qualquer personagem que uma cor será destravada para ele. São necessárias 15 lutas para destravar todas as cores (as provocações também são abertas dessa maneira, alternadamente com as cores). Um método simples para destravar tudo é ir no modo Versus contra a CPU. Escolha o personagem que quer destravar as cores e provocações e assim que começar a luta, pause. Vá em “Character Select” e inicie o processo novamente. Toda vez que você fizer isso, uma cor ou provocação será destravada.


03. Dan the Man
Bronze

Destrave todas as provocações (Personal Action) dos personagens. Para destravar uma provocação, basta jogar uma luta com qualquer personagem que será destravada para ele. São necessárias 16 lutas para destravar todas as provocações (as cores também são abertas dessa maneira, alternadamente com as provocações). Um método simples para destravar tudo é ir no modo Versus contra a CPU. Escolha o personagem que quer destravar as cores e provocações e assim que começar a luta, pause. Vá em “Character Select” e inicie o processo novamente. Toda vez que você fizer isso, uma cor ou provocação será destravada.


04. Entitled
Bronze

Na tela principal do jogo, aperte triângulo. É o menu dos títulos: você deve conseguir todos. A primeira parte deles é destravada jogando-se o modo online. Vença ou apenas jogue – com o tempo, os títulos vão sendo destravados (muitos são específicos, como vencer uma luta com “60% da vida” ou “vencer com um Super Combo”; mas acredite, com o tempo eles vão abrindo naturalmente – ainda mais se você busca a platina (pois serão necessárias muitas lutas).

A segunda parte são os títulos específicos dos personagens: aqui, será necessário completar os Trials. Para abrir todos, basta terminar 22 dos 24 trials de cada personagem.

Por fim, há os títulos em relação ao modo Arcade: termine no “Hardest” como foi recomendado no início do guia para que abra dois títulos com o personagem (um na cor azul de simplesmente finalizar o Arcade e outro na cor vermelha e escrito “Legendary” por ter terminado no “Hardest”). Além disso, há dois títulos extras: “Akuma Killer” e “Gouken Killer”. Esses dois últimos são destravados terminando o Arcade e vencendo a disputa contra esses dois. Veja o troféu “Long Time No See” para saber como enfrentar Gouken. Já Akuma basta terminar o Arcade sem usar Continue e conseguir um “Perfect”, considerando que você deixe o sistema de luta com apenas 1 round.


05. Iconoclast
Prata

Consiga todos os ícones (para vê-los, aperte quadrado no menu principal). Assim como os títulos, os ícones vão sendo destravados da mesma maneira (jogando online e completando Trials). Porém, no caso dos Trials, será necessário completar os 24 para abrir o quarto ícone do personagem.


06. Special Movement
Prata

Provavelmente o primeiro troféu que você vai conseguir: basta realizar 100 golpes especiais (Hadoken, Tiger Uppercut, Shoryuken, Sonic Boom, qualquer golpe que você imaginar, 100 vezes).


07. EXtra! EXtra!
Bronze

Da mesma forma que o troféu anterior, faça 100 golpes EX (golpe que o personagem fica amarelo e gasta uma barra EX no canto inferior da tela – para ativar, normalmente é o mesmo comando do golpe especial mas com dois socos/chutes).


08. Super, Man!
Bronze

Faça 100 Super Combos. Ao contrário dos dois troféus anteriores, esse será mais demorado. Porém, se você tem pressa em consegui-lo (ele virá naturalmente, no entanto), basta ir no Training Mode, deixar a barra de Super infinita e realizar 100 vezes um Super Combo de um personagem qualquer.


09. Ultra, Man!
Bronze

Faça 100 Ultra Combos. Assim como o troféu de Super Combo, esse será demorado. Porém, se você tem pressa em consegui-lo (ele virá naturalmente, no entanto), basta ir no Training Mode, deixar a barra de Ultra infinita e realizar 100 vezes um Ultra Combo de um personagem qualquer.


10. It Takes Focus
Bronze

Aperte 100 vezes o comando de Focus Attack (soco médio + chute médio). Não há mistério.


11. Superior Super
Bronze

Ao contrário do troféu “Super, Man!”, não tem como realizar esse no Training. Você precisa vencer 50 lutas com finalizações de Super Combo (a tela brilhando com uma espécie de Sol). Recomendo lembrar disso no modo Arcade, enquanto finaliza o jogo com os 35 personagens.


12. Ultimate Ultra
Bronze

Ao contrário do troféu “Ultra, Man!”, não tem como realizar esse no Training. Você precisa vencer 50 lutas com finalizações de Ultra Combo (a tela brilhando com uma espécie de Sol). Recomendo lembrar disso no modo Arcade, enquanto finaliza o jogo com os 35 personagens.


13. Sunspotter
Bronze

Faça 365 finalizações de Super ou Ultra Combo. Leva tempo, mas o troféu virá naturalmente. Recomendo lembrar disso no modo Arcade, enquanto finaliza o jogo com os 35 personagens.


14. Absolute Perfection
Bronze

Vença 30 rounds (qualquer tipo: online, Arcade, Versus) com “Perfect”. Sem mistérios.


15. Clear Headed
Bronze

Termine o modo Arcade no Medium ou mais difícil. Se você tiver dificuldades, escolha Zangief ou T.Hawk e abuse de seus golpes 360+Soco ou 3 Socos (no chão para Zangief ou no ar para T.Hawk).


16. All Clear
Bronze

Termine o modo Arcade no Medium ou mais difícil com todos os personagens. Como dito no guia, parta direto para o “Hardest”, para acelerar o processo de conseguir os títulos “Legendary”.


17. Herculean Effort
Bronze

Termine o modo Arcade sem usar Continue no Medium ou mais difícil. Pegue Zangief e use sem parar o golpe Lariat (3 socos ou 3 chutes). Você vencerá sem dificuldades.


18. Hard Times
Bronze

Termine o jogo no “Hardest” sem usar Continues. Novamente, recomendo o uso de Zangief (e seu Lariat) se tiver dificuldades.


19. Long Time No See
Bronze

Comece o modo Arcade colocando apenas 1 round, ao invés do padrão de três, e na dificuldade Hardest. Das 8 lutas, vença uma com Perfect e três com finalizações de Super ou Ultra Combo. Tente conseguir sempre o “First Attack” (primeiro hit no adversário). Vença de Seth, até aqui sem usar Continue, e Gouken aparecerá. Vença-o e o troféu será seu. Para conseguir esse troféu, use Zangief com seu Lariat (3 socos ou 3 chutes), pois a CPU não sabe defender corretamente esse golpe. Apenas tome cuidado com personagens que tenham Ultra Combo que peguem na parte de baixo do adversário ou personagens que tenham especiais também na parte de baixo, como a Cammy com seu Spiral Arrow.


20. Rival Schooled
Bronze

Termine o jogo com os 35 personagens. Após isso, você terá feito praticamente todas as lutas de rivais (aquela antes de Seth). Em seguida, termine novamente com: Ryu, Seth, Chun-Li, Cammy, C.Viper e Guile. Esses seis personagens possuem duas batalhas de rivais e na segunda vez que você jogar com eles, a batalha antiga (de Street Fighter IV) acontecerá. Caso não aconteça, segure os três botões de chute antes da luta rival começar. Caso queira saber quais são os rivais, são (quando é dito novo, é que a batalha é novidade no “Super” Street Fighter IV):

  • Ryu: Ken (novo), Sagat (velho)
  • Seth: Hakan (novo), Abel (velho)
  • Chun-Li: Juri (novo), C.Viper (velho)
  • Cammy: Juri (novo), C.Viper (velho)
  • C.Viper: Hakan (novo), M.Bison (velho)
  • Guile: M.Bison (novo), Abel (velho)

21. Speed Freak
Prata

Vença o modo Arcade no Medium ou mais difícil gastando menos de 20 segundos em cada round. Coloque o tempo para 30 segundos, 1 round e vença todos até chegar no Seth (escolha Zangief e abuse do golpe 360+chute – é o melhor para esse caso ao invés de Lariat). Quando chegar nele, deixe o tempo terminar – porém, tenha mais vida que ele, obviamente – e você ganha o troféu mesmo assim. Apesar do troféu dizer que é necessário vencer todos os rounds em menos de 20 segundos, o jogo deve somar o tempo que você gastou de todas as lutas ao invés de conferir round por round. Ou seja, 8×20 = 160 segundos. Se nas primeiras lutas você faz em 15 ou 10seg, vai sobrar esse tempo pro Seth (10 segundos de tolerância).


22. Good Start
Bronze

Complete 10 Trials quaisquer na seção Challenge.


23. Trail of Trials
Bronze

Complete todos os Trials de um personagem. Recomendo T.Hawk, é o mais fácil disparado de todos os personagens.


24. Trial Athlete
Ouro

Bem-vindo ao troféu mais difícil do jogo: completar todos os 24 trials dos 35 personagens. Será necessária muita paciência e habilidade do jogador. Os vídeos abaixo de cada personagem podem ajudar você a entender o que deve ser feito nos Trials. Mas em alguns casos, não é possível entender como se faz mesmo vendo o vídeo.

Por exemplo: um Trial de Dhalsim exige que você faça um Focus Attack e encaixe o segundo Ultra. À primeira vista, parece impossível, mas há uma dica valiosa: faça o Focus Attack, dê o dash (para frente duas vezes a fim de cancelar o FA) e realize o comando de duas meias-luas para frente, terminando o movimento na diagonal superior e aperte os três socos. Dhalsim fará o Ultra “colado” no chão, possibilitando que encaixe o golpe. Outro Trial complicado à primeira vista é a de Cammy: três Cannon Strike EX e Ultra 1. Os Cannon Strike EX podem ser encaixados realizando esse movimento com a Cammy na esquerda da tela (olhe o seu teclado numérico): 32147+dois chutes. Cammy fará o golpe grudada no chão. Depois de acertar isso três vezes, basta realizar o comando do Ultra.

Qualquer Trial que você não conseguir, por favor, pergunte na seção de comentários! Nós o ajudaremos.

Vídeos dos Trials de todos os personagens:

[ Abel | Akuma | Adon | Balrog | Blanka | Cammy | Chun-Li | Cody | C. Viper | Dan | Dee Jay | Dhalsim | Dudley | El Fuerte | E. Honda | Fei Long | Gen | Gouken | Guile | Guy | Hakan | Ibuki | Juri | Ken | Makoto | M. Bison | Rose | Rufus | Ryu | Sagat | Sakura | Seth | T. Hawk | Vega | Zangief ]


25. Oh! My Car!
Bronze

Faça 80.000 pontos na fase de bônus de destruir o carro. É simples, normalmente se você conseguir destruir o carro, consegue cerca de 90 mil pontos. Portanto, se foque em destruir o carro no menor tempo possível.


26. Barrel of Laughs
Bronze

Novamente, não apresenta dificuldades também. Destrua todos os barris e também tente variar um pouco os seus golpes.


27. It Begins
Bronze

Coloque um ícone e um título no seu perfil. Bastante simples (ajuste isso apertando quadrado ou triângulo no menu principal).


28. First Timer
Bronze

Vença uma luta no modo Ranked Match.


29. Threepeat
Bronze

Vença três lutas seguidas no modo Ranked Match.


30. Fivepeat
Bronze

Vença cinco lutas seguidas no Ranked Match.


31. Tenpeat
Prata

Vença dez lutas seguidas no Ranked Match. Se achar isso complicado demais, peça ajuda a um amigo. Você pode pesquisar a sala procurando pelo nome dele. Para facilitar a busca, coloque tempo de 30 segundos e 1 round. Quem está querendo jogar “normalmente”, não entrará nesse tipo de sala.


32. Moving On Up
Bronze

Consiga 500 Battle Points. Em outras palavras, vença 10 lutas no modo Ranked Match (não necessariamente de forma seguida).


33. Now You C Me…
Bronze

Consiga 1.000 Battle Points. Em outras palavras, vença 20 lutas no modo Ranked Match (não necessariamente de forma seguida).


34. From C to Shining C
Prata

Segundo troféu mais trabalhoso do jogo, perdendo apenas para os Trials. Aqui, você precisa evoluir todos os 35 personagens para o Rank C (conseguir 1.000 BP com cada um). Você pode ir na raça, se não se importar com os seus Player Points, pois os BP não são perdidos até você chegar no Rank C. Ou também pode fazer boost com um amigo, podendo pesquisar a sala procurando pelo nome dele. Para facilitar a busca, coloque tempo de 30 segundos e 1 round. Quem está querendo jogar “normalmente”, não entrará nesse tipo de sala.


35. Road to Victory
Bronze

Vença 10 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked).


36. Battle Master
Bronze

Vença 30 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked).


37. Legendary Fighter
Prata

Vença 100 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked).


38. Wordly Warrior
Bronze

Lute 50 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked), não sendo necessário obter a vitória.


39. Bring it on!
Prata

Lute 100 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked), não sendo necessário obter a vitória.


40. This is Madness!
Ouro

Lute 300 lutas online em qualquer modo (Team, Endless ou Ranked), não sendo necessário obter a vitória.


41. Team Player
Bronze

Complete uma luta no modo Team Battle.


42. Team Mate
Bronze

Vença uma luta no modo Team Battle. Se você não ganhar o troféu, sendo que sua equipe ganhou, jogue novamente mas com você ajudando na vitória.


43. Teamworker
Bronze

Ganhe 10 lutas (não necessariamente seguidas) no modo Team Battle. Você precisa ter lutado pelo seu time.


44. Keep on Truckin’
Bronze

Vença uma luta no modo Endless Battle.


45. Three For The Road
Bronze

Vença três lutas seguidas no modo Endless Battle.


46. Endless Ten
Prata

Vença dez lutas seguidas no modo Endless Battle. Se você tiver dificuldades, marque com um amigo e faça com que ele deixe você vencer as 10 seguidas.


47. Replayer
Bronze

Assista a 30 replays no Replay Channel. O jeito mais fácil para isso é escolher um “canal” e deixar rolando os replays. O troféu virá naturalmente.


48. Endless Lobbyist
Bronze

Crie 30 lobbies no modo Endless. Porém, não basta só criar, é necessário que uma pessoa ou amigo entre na sala e você jogue uma luta para contabilizar.


49. Team Lobbyist
Bronze

Crie 30 lobbies no modo Team. Porém, não basta só criar, é necessário que uma pessoa ou amigo entre na sala e você jogue uma luta para contabilizar.


50. Quarter Up
Bronze

No modo Arcade, antes de iniciá-lo, há uma opção de “Request”. Ligue ela com o que você deseja e, durante a jogatina do modo Arcade, pessoas podem aparecer para jogar online com você. Faça 30 lutas dessa maneira e o troféu é seu.