Trophy Guides

Trophy Guide – Rayman Origins

Rayman Origins é o retorno do personagem icônico idealizado pelo designer francês Michel Ancel, em meados dos anos de 1990. Como você pode ler em nossa análise, o título alia diversão, desafio e estilo artístico na medida certa, se tornando, ao menos na opinião deste que vos escreve, o melhor jogo de plataforma 2D da geração até o momento.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 5 Prata 9 Bronze 22

Total: 37

Troféus que podem ser perdidos:
Troféus bugados:

Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado:
Dificuldade: Difícil

Rayman Origins é o retorno do personagem icônico idealizado pelo designer francês Michel Ancel, em meados dos anos de 1990. Como você pode ler em nossa análise, o título alia diversão, desafio e estilo artístico na medida certa, se tornando, ao menos na opinião deste que vos escreve, o melhor jogo de plataforma 2D da geração até o momento.

No que tange à caça de troféus, os jogadores encontrarão uma dose de desafio considerável conforme o destrave de cada nível dos mundos que há no jogo. Existem troféus relacionados ao combate, a requerimentos “estranhos” e que virão naturalmente. Entretanto, recomenda-se que, conforme vai se delineando a sua jornada, alguns desses troféus comecem a ser conquistados.

A outra faceta dos troféus exige um grau de habilidade considerável do jogador. Mas não se assuste. Mesmo com partes difíceis, se você for do tipo “insistente” certamente suas habilidades em jogos de plataforma evoluirão de forma considerável, facilitando um processo penoso por si só.

Completar os medalhões exigirá uma dose de dedicação, mas nada fora do normal e isto implicará na conquista de outros troféus.

A dificuldade considerável em Rayman Origins se concentra, principalmente, em três dos seus troféus de ouro: Nitro (conseguir todos os troféus de velocidade), The Jaw (conseguir todos os dentes de caveira) e Nothing Lasts Forever (derrotar Livid Dead). Este último troféu é oculto, mas servirá como um pesadelo evidente devido às suas sequências mortais de plataforma. Entretanto, como tudo no jogo, também faz parte do pacote sensacional que torna Rayman Origins um jogo em que você, em alguns momentos, xingará bastante, rangerá os dentes, mas estará lá, tentando novamente…

Você pode platinar o jogo em duas rodadas, mas o recomendamos o seguinte:

1) Jogue para se divertir, mas já vá pensando um pouco no que virá a seguir: jogue levando-se em conta a diversão, mas já comece acumulando Electoons e fazendo e pegando todos os dentes de caveira, das fases secretas, que conseguir. Não se preocupe agora com todos os troféus de velocidade. Vá tentando um ou outro, mas caso fique travado, siga em frente para não tornar a experiência inicial frustrante.

2) Refaça as fases e vá para os troféus de velocidade: refaça todas as fases para conseguir completar os medalhões e caia de cabeça nos troféus de velocidade. Com empenho, certamente conseguirá ambos os troféus de ouro numa tacada, mesmo que sofra um pouco em alguns momentos. Sobrarão poucos dentes de caveira para pegar, portanto, vá lá e consiga-os logo.

3) Land of The Livid Dead: já dissemos isto, vamos dizer novamente, mas vale a pena ressaltar: deixe o troféu relacionado a esta fase por último. É o mais difícil do jogo devido às sequências de plataforma. Caso tenha conquistado outros troféus que exigem habilidade considerável, chegará nesta fase já dominando alguns conceitos básicos de jogabilidade e não terá muitos problemas, ou seja, o sofrimento será atenuado.

4) Limpeza: Caso não tenha conseguido algum troféu de combate ou de requerimentos estranhos, esta é a hora; porém os últimos troféus conquistados deverão ser os de ouro, salvo exceções raras, por causa da dificuldade dos mesmos e das tentativas consideráveis para consegui-los, dependendo muito de sua habilidade no estilo.

Nota: Recomendo, caso você tenha muitas dificuldades em achar algumas Lums, ou tenha problemas contínuos em algum troféu de velocidade, dentre outros percalços, ver os vídeos do user IGIPND do Youtube, muito bons, clicando aqui. Mas somente veja como auxílio, como última alternativa. Não perca por nada a diversão e desafio que este jogo coeso e singular proporciona.


01. Sweet Dreams!
Platina

Tenha orgulho dessa platina. Não está no hall das mais difíceis do PlayStation 3, porém a dose de desafio considerável e a progressão divertidíssima fazem deste troféu uma verdadeira e saborosa vitória.


02. Betilla’s Back!
Bronze

Troféu relacionado à história, portanto, impossível de ser perdido.

Cada um dos primeiros cinco mundos de Rayman Origins terá uma fada para ser salva. Cada uma concederá uma habilidade específica em agradecimento. Betilla é salva no primeiro mundo e lhe dá a habilidade de realizar ataques simples.


03. Beautiful Beats!
Bronze

Troféu relacionado à história, portanto, impossível de ser perdido.

O objetivo aqui é salvar Luya, a fada musical. Isto será feito no segundo mundo, o qual combina, com maestria, cenários desérticos e a temática sonora. Salvando-a, como agradecimento, Luya lhe dará a importante e clássica habilidade de voar, segurando enquanto está no ar. Essa habilidade será muito utilizada em momentos-chave do jogo.


04. Feed the Fairy!
Bronze

Troféu relacionado à história, portanto, impossível de ser perdido.

O objetivo aqui é salvar Edith, a fada “gourmet”. Isto será feito no terceiro mundo, um híbrido de fogo, gelo e temática alimentícia. Acredite, esta mistura resulta em algo sensacional e que traz uma transição das mais épicas já vistas em um jogo de plataforma.

Salvando Edith, ela lhe concederá a habilidade de diminuir de tamanho para ter acesso a lugares íngrimes. Não é necessário o uso de um botão específico para ativá-la, haja visto que, estando em contato com o ambiente íngrime, a personagem já fica em seu tamanho diminuto.


05. Merm-Aid!
Bronze

Troféu relacionado à história, portanto, impossível de ser perdido.

Desta feita, você terá que salvar Annetta, a fada oceânica. Isto será feito no quarto mundo, um dos mais bonitos e sombrios do jogo, com temática aquática.

Ao salvar a ninfa, ela lhe dará a habilidade de nadar utilizando quaisquer botões de gatilho do PS3 (o mesmo utilizado para corrida).


06. Nymphs Rock!
Bronze

Troféu relacionado à história, portanto, impossível de ser perdido.

Aqui, você salvará a última fada do jogo, no quinto mundo, o qual tem como temática as montanhas, com direito a partes em “neve”.

Quando salvar Helena, ela lhe concederá a habilidade de percorrer paredes verticalmente, ou seja, realizar um sprint inclinado nelas, apertando quaisquer botões de gatilho do PS3.


07. Nothing Lasts Forever…
Ouro

Ok, agora a coisa ficou séria.

Aconselho a deixar este troféu por último, porque ele é praticamente um bônus para um final secreto incrível.

A conquista consiste em derrotar Livid Dead em seus domínios. Para acessá-los, será necessária a recolha de todos os dentes de caveira (mais informações no troféu “The Jaw”), a qual fará com que o caminho em The Snoring Tree seja aberto para o início de momentos de terror absoluto.

A arquitetura do nível, em si, é fantástica, mas ela contribui para fazer o jogador perder a cabeça, caso não tenha muita paciência nas diversas seções componentes da fase.

Minha dica aqui é aliar persistência e memorização. Isso servirá para outros troféus considerados difíceis. Em MUITAS partes aqui existe a necessidade de ser rápido e sem esqeucer habilidades como saltos, voos e usar tudo isto no tempo certo.

A batalha contra Livid Dead, no final do nível, é relativamente fácil, assim que você descobrir, após poucas tentativas, os padrões da chefe. Não darei spoilers, porque a forma como a batalha foi tramada é simplesmente incrível.

Caso tenha curiosidade, se guie pelo link do user IGIPND passado no início deste guia.


08. Scout
Bronze

Encontre 10 Hidden Cages.

Veja Dr. Lividstone, I presume? para maiores detalhes.


09. Explorer
Prata

Encontre 25 Hidden Cages.

Veja Dr. Lividstone, I presume? para maiores detalhes.


10. Dr. Lividstone, I presume?
Ouro

Encontre todas as Hidden Cages existentes no jogo.

Hidden Cages, como o nome em inglês já denuncia, se tratam das jaulas escondidas nos níveis de Rayman Origins. Rayman precisa liberar os Electoons, seres minúsculos, com formato esférico rosa e com cabelo loiro, em cada fase.

Em todas as fases existe uma jaula obrigatória, no final dos níveis, em que é preciso destruir os inimigos, que, unidos, fazem uma espécie de campo de força, impedindo o acesso à jaula. Ao libertar os Electoons, um bolinha rosa simbolizando um deles é alocada em um medalhão, referente à fase percorrida.

Entretanto, para este troféu, o que se pede é que o jogador encontre as jaulas escondidas, conforme vai se passando as etapas dos níveis. Excetuando os níveis com o mosquito e algum de batalha contra um chefe ou relacionado à história, você estará em busca de duas jaulas escondidas (perceba isto nos medalhões que têm seis espaços para preencher com Electoons).

A localização destas jaulas é fácil, desde que você se atente aos pedidos de HELP, quando está próximo a uma área secreta. A maioria pode ser encontrada facilmente. Caso tenha dificuldades de encontrar alguma, se guie pelo link que vai para o canal do user IGIPND, do Youtube, passado na introdução deste guia.


11. Speedy!
Bronze

Consiga cinco troféus de velocidade.

Veja Nitro! para maiores detalhes.


12. Turbo!
Prata

Ganhe quinze troféus de velocidade.

Veja Nitro! para maiores detalhes.


13. Nitro!
Ouro

Consiga todos os troféus de velocidade.

Os troféus de velocidade (os famosos Time Trials) são conquistados após completar parte de uma fase num tempo específico. Isto é requerido nas fases em que os medalhões são compostos por seis espaços.

Em Rayman Origins, existem duas exigências de tempo: uma mais fácil, que, ao ser vencida, dará um Electoon de “tempo” para ajudar na complemento dos espaços dos medalhões.

Além de manter o botão em um dos gatilhos pressionados, que lhe dará uma velocidade contínua, fique atento ao tempo de reação dos saltos. Aqui, o alcance de cada salto é medido por meio da intensidade com a qual você pressiona o botão do PlayStation 3. Aliar isto à velocidade será útil também nos desafios para conseguir os “Skull Teeths”. Procure somente usar a habilidade de voo de Rayman quando for necessário. Fora isto, tal habilidade irá atrapalhar mais do que ajudar. E procure ter sempre um coração ao seu lado. Se estiver sem, quebre um pote e consiga um. Isto pode fazer diferença, caso seja acertado por um oponente, porque, caso você “morra”, terá que voltar do início da fase.

Os níveis dos cinco primeiros mundos são fáceis até. Entretanto, muitos dos níveis inseridos nos mundos secretos são difíceis e em Mooudy Cloud a coisa piora ainda mais. Certamente é um dos troféus mais difíceis do jogo e ganhá-lo exige persistência, sincronia com as ações e timing quase perfeito. Uma falha boba pode jogar suas pretensões pela janela.

Caso tenha dificuldades de encontrar alguma, se guie pelo link que vai para o canal do user IGIPND, do Youtube, passado na introdução deste guia


14. Electoon Friend
Bronze

Complete dez medalhões.

Veja Electoon Legend para maiores detalhes.


15. Electoon Hero
Prata

Complete vinte e cinco medalhões.

Veja Electoon Legend para maiores detalhes.


16. Electoon Legend
Ouro

Complete todos os medalhões.

Como já adiantamos, em cada fase existem medalhões para serem completados. A maioria dos medalhões é composta por:

  • Hidden Cage 1
  • Hidden Cage 2
  • Hidden Cage 3 (obrigatória)
  • Requerimento 1 (recolha de 150 Lums)
  • Requerimento 2 (recolha de 300 Lums)
  • Time Trial (realizar o teste simples de velocidade)

Ainda existem as fases com o mosquito (compostas por requerimentos 1 e 2 e Hidden Cage obrigatória) e algumas poucas fases em que os requerimentos se resumem ao número máximo de 150 Lums para preencher as áreas específicas dos medalhões, devido à rapidez para completar o nível, porque, neste caso, não existem transições. É o popular “numa tacada só”.

As Hidden Cages e os de Time Trials já foram explicados aqui, portanto só me atentarei ao de completar os requerimentos 1 e 2.

Aqui você terá mais liberdade para explorar a fase. Vasculhe tudo, não deixe nenhuma Lum passar batida. Derrote inimigos, pule em plataformas que facilitarão na recolha de Lums. Existem moedas de crânio escondidas nas fases que dão um número considerável de Lums. Muitas delas oferecem um bom desafio, porque estão em áreas nas quais, um leve descuido, significará ser atingido por alguma armadilha ou inimigo. Preste atenção: caso você seja atingido, a moeda voltará para o seu local, portanto, a investida aqui tem que ser perfeita.

Outro ponto a ser ressaltado é quanto às Rainhas Lums (Lums gigantes com uma coroa). Ao pegá-las, as Lums normais mudarão de cor e valerão o dobro se comparadas às Lums normais. Fique atento! Pegue estas Lums. Pegue o máximo que puder. Mas não se preocupe, caso não consiga pegar todas. Entretanto, é primordial que vasculhe a área inteira antes de passar para a próxima porta. Lums escondidas estão aos montes e o jogo premia o bom explorador. Entretanto, aqui também as suas habilidades com plataformas serão testadas.

Uma menção às fases com o mosquito. No mundo secreto, você se deparará com as mais difíceis entre elas. Uma breve explicação: estas fases são praticamente on-rails, mas ainda em perspectiva lateral. Seu objetivo é angariar todas as Lums portando o mosquito. O mosquito pode atirar ou sugar oponentes e depois expeli-los. Use com inteligência estas duas habilidades. Não fique somente em uma. Caso contrário, em fases mais árduas, o intuito de completar seu medalhão irá para o espaço, principalmente nas fases em Moody Clouds, que é onde “o bicho pega”.

Persistência aliada à exploração e uso intensivo de suas habilidades.

Caso tenha dificuldades de encontrar alguma, se guie pelo link que vai para o canal do user IGIPND, do Youtube, passado na introdução deste guia.

Nota: Ao pegar 350 lums em cada nível, você ganha uma medalha. Entretanto, deixar de fazer isto não influenciará na busca por troféus.


17. Milk Tooth
Bronze

Ganhe um dente de caveira.

Veja The Jaw para maiores detalhes.


18. Full Mouth
Prata

Pegue cinco dentes de caveira.

Veja The Jaw para maiores detalhes.


19. The Jaw
Ouro

Pegue todos os dentes de caveira.

Há uma criatura desdentada em The Snoring Tree que bloqueia uma área que dá acesso a mundo secreto especial (certamente você já deve saber qual é, se estiver lendo este TG). Para que esta criatura saia do caminho, é necessária a recolha de dez dentes de caveira.

Como consegui-los? Conforme você vai jogando e conseguindo Electoons, vai desbloqueando, em cada mundo, uma fase especial. Veja abaixo o número de Electoons exigidos para o destravamento desta fase em cada mundo:

  • Jibberish Jungle – 25 Electoons
  • Desert of Dijiridoos – 45 Electoons
  • Gourmand Land – 70 Electoons
  • Sea of Serendipity – 90 Electoons
  • Mystical Pique – 110 Electoons
  • Ticklish Temples – 130 Electoons
  • Grumbling Grottos – 145 Electoons
  • Luscious Lakes – 160 Electoons
  • Angsty Abyss – 175 Electoons
  • Moody Clouds – 200 Electoons

Essas fases, na minha modesta opinião, apesar de serem bônus, são das melhores que há no jogo. Trata-se de uma perseguição incasável a um baú de tesouro com um olho só. Nestas perseguições, com temáticas condizentes de cada nível, mas com um level design diferenciado, aliar, novamente, rapidez com precisão é TUDO para se dar bem.

Você tem que ser extremanente rápido para estar em sintonia com a velocidade do baú ambulante. Você pode até errar, mas até isto é controlado. Um erro deve implicar também em um acerto que o compense, de certa forma. Use com inteligência os pulos. Conforme as tentativas vão se desenrolando, perceba os padrões de pulo para cada obstáculo, o timing exato para se desvencilhar deles. Este é um dos principais segredos para se dar bem aqui também.

Não há corações aqui, o que acentua o grau de desafio, mas caso você tenha terminado uma fase “normal” com algum, isto irá ajudar, caso inicie alguma fase especial com este coração.

Além do level design rico destas fases, a trilha sonora ajuda para não tornar a experiência estressante durante a série de tentativas.

Ao final do nível, basta bater no tesouro para que o dente apareça.

Caso tenha dificuldades de encontrar alguma, se guie pelo link que vai para o canal do user IGIPND, do Youtube, passado na introdução deste guia.


20. Pop! Pop! BOOM!
Bronze

Troféu fácil. Certamente você irá conquistá-lo sem ao menos perceber.

Muitos inimigos, ao serem derrotados, ficam inflados antes de explodirem. Você pode fazer isto com um simples soco ou pulando em cima deles. Faça isto 50 vezes e o troféu pipocará na tela.


21. The Bubblizer
Bronze

Para este troféu, basta acertar quatro inimigos, fazendo-os inflar, mas não deixando o seu personagem tocar no chão.

Existirão muitas oportunidades para fazer isto, portanto, é um troféu que virá naturalmente.


22. I’m Back!
Bronze

Simplesmente complete um nível mais de uma vez.

Não se preocupe, porque, caso esteja em busca da platina, este troféu será faltamente conquistado.


23. Painless!
Bronze

Complete um nível sem ser atingido.

Pode parecer difícil, mas é fácil, desde que você escolha o nível certo para fazer isto. Recomendo fazer isto no quinto nível do jogo, ainda no primeiro mundo, porque trata-se de uma das fases em que não há muitos inimigos e os obstáculos e armadilhas não são consideráveis (apesar de o recolhimento de Lums ser um pouco dificultado aqui).

Esta fase em específico só tem um oponente, junto à jaula obrigatória no final do nível. Quando chegar no inimigo, use um ataque em velocidade (direcional para o lado + quadrado ou círculo), complete a fase e “plim”: Trophy!


24. Vacuum Snack!
Bronze

Inale 50 coisas com o mosquito. Podem ser inimigos ou armadilhas no caminho, como bombas, por exemplo.

Você joga com o mosquito geralmente no final de cada nível (com exceção dos mundos secretos). Virá naturalmente durante a jogatina, pois é cumulativo.


25. No Panic!
Bronze

No nível Port ‘O Panic, no começo do quarto mundo, você verá criaturas laranjas sendo atacadas por inimigos com cor escura, alojados nas cabeças destas. O objetivo aqui é libertar todas estas criaturas deste sofrimento. Vale usar qualquer tipo de golpe.

Preste atenção na localização de cada um deles. Não é difícil de encontrá-los. Em todo caso, se tiver dificuldades, veja este vídeo abaixo:


26. B Side!
Bronze

Jogue com um personagem destravável em qualquer mapa.

Personagens adicionais são destravados conforme os Electoons para os medalhões são angariados. São variações de Rayman, Globox e Teensies, que podem ser usados também no multiplayer.

Troféu fácil e virá ao menos que você evite jogar com os novos personagens.


27. Hover Happy!
Prata

Voe durante uma hora.

Não se preocupe com este troféu. Existem fases em que há correntes de ar que fazem Rayman (ou outro personagem escolhido por você) voar naturalmente, bastando apenas manter o equilíbrio usando o botão , com cuidado, para se desvencilhar de armadilhas e progredir.

Virá naturalmente durante a jogatina, mesmo existindo maneiras estranhas de conquistá-lo.


28. Crusher!
Bronze

Esmague 50 inimigos.

Para esmagar um inimigo, basta pular usando o , e, em seguida, fazer a combinação + ou .

Faça isto 50 vezes. Virá naturalmente durante a jogatina, a menos que você evite.


29. Crush Combo!
Bronze

Esmague quatro inimigos simultaneamente.

Fácil se você soube onde fazer. Você tem que fazer o esmagamento, descrito no troféu Crusher! no intuito de matar quatro inimigos de uma vez. Se fizer isto e um dos inimigos não for esmagado (ele pode inflar ou explodir de uma vez), o troféu não subirá.

O lugar mais fácil para conseguir isto é no nível Golly G. Gollen, de Mystical Pique, no quinto nível, para ser mais exato, na área onde há a primeira Hidden Cage, porque quatro inimigos, que ficam empilhados por alguns instantes, se alternam lá.


30. Sprinter!
Prata

Corra, Forest, corra! Brincadeiras à parte, basta usar o botão de corrida (quaisquer gatilhos do PS3, ou seja, , , ou ) até completar o percurso equivalente a uma maratona.

Os “quilômetros” percorridos são cumulativos, mesmo não tendo nada mostrando dados do tipo. Não se preocupe. Trata-se apenas de um troféu que o fará lembrar que o uso da corrida é fundamental, portanto, virá com o tempo.


31. Fisher King!
Prata

Mesmo requerimento do troféu Sprinter!, mas aqui você deve nadar o equivalmente a uma maratona.

Virá com o tempo ao completar tudo nas fases Sea of Serenity e seu mundo secreto.


32. Kung Fu Combo!
Bronze

Faça um combo aéreo.

Para realizar isto, basta chegar perto do oponente e fazer a combinação + . Com isto, o inimigo irá ao ar. Em seguida, aperte para saltar e para atacar o inimigo com um chute aéreo. Quando ele “inflar”, dê outro chute aéreo para finalizá-lo e o troféu será desbloqueado.

Haverá várias oportunidades para conseguir isto. Veja o vídeo ilustrativo abaixo de como fazer:


33. Hyperspeed!
Prata

Complete uma fase correndo o tempo todo.

Para correr, como já explicado, basta pressionar algum dos botões de gatilho do PS3. Ele deve ficar pressionado durante o nível inteiro, caso contrário o troféu não será desbloqueado.

A fase mais recomendada para isto é a “Over the Rainbow”, no primeiro mundo. Caso tudo saia perfeitamente, você desbloqueará o troféu Painless! junto a este.


34. Boing! Boing! Boing!
Bronze

Para este troféu, será necessário pular em onze inimigos em seguida para que todos eles fiquem inflados e o seu personagem não pode cair na água. O único lugar para conseguir isto é na fase gélida Polar Pursuit, do terceiro mundo. Nesta fase, aparecerão grupos com três e quatro destes inimigos, totalizando exatos onze.

O segredo aqui é alternar pulo e deixar o personagem suspenso no ar, pressionando para que ele se ajuste ao próximo grupo de inimigos.

Para maiores detalhes, veja o vídeo abaixo, caso tenha dificuldades:


35. Blue Baron!
Prata

Para conseguir este troféu, você precisa derrotar o Giant Eel em 60 segundos, no “Aim for the Eel”.

Esta espécie de enguia gigante é encontrada no final do quarto mundo, na fase do mosquito. No término desta fase, ela aparecerá.

Não é difícil enfrentá-la, bastando ser rápido para destruir seus pontos fracos, simbolizados por luzes laterais em ambos os lados de seu corpo, além de sua cauda “rosa”. Cada vez que fizer isto, ela diminuirá de tamanho. Vá repetindo o processo até derrotá-la, tomando cuidado com suas investidas.


36. Survivor!
Bronze

Para este troféu, basta sobreviver ao lago de piranhas sem tomar dano. Basta simplesmente pular em água e voltar rapidamente sem tomar dano.

É um troféu um pouco trabalhoso, porque, ao cair em água, as piranhas o atacarão instantaneamente. Porém, persistindo, é possível conseguir o troféu sem grandes problemas; basta ser rápido.


37. Back At You!
Bronze

Para este troféu, basta fazer com que o míssil teleguiado lançado pelo caçador atinja-o, ou seja, o atirador morrerá com sua própria arma.

O lugar perfeito para conquistar este troféu é no início da fase Outta My Way, na qual há algumas plataformas que se movem, estando o Hunter acima de uma estrutura de rocha.

Talvez leve algumas tentativas, mas basta você se aproximar do Hunter e quando o míssil vier em sua direção, saia do caminho que ele atingirá o atirador e o troféu aparecerá na tela.