Metro: Last Light é um jogo de tiro em primeira pessoa com opção stealth em um mundo pós-apocalíptico. Que depois de ataques nucleares que devastaram o planeta, impossibilitaram a sobrevivência humana na superfície.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 2 Prata 10 Bronze 38

Total: 51

Troféus que podem ser perdidos:

Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado: 10 a 12 horas, dependendo de sua habilidade, dificuldade escolhida e sequência de jogo
Dificuldade: Fácil

O JOGO

Metro: Last Light é um jogo de tiro em primeira pessoa com opção stealth em um mundo pós-apocalíptico. Que depois de ataques nucleares que devastaram o planeta, impossibilitaram a sobrevivência humana na superfície. E também um mundo no meio de uma disputa militar e política entre várias facções (militares, sobreviventes, “transformados”). Em razão da impossibilidade de viver na superfície, os humanos se refugiaram nos metrôs da cidade de Moscou, uma capital fantasma acima da superfície.

ROAD MAP

Esse Road Map consiste em conquistar a platina terminando o jogo apenas 2x, ele foi escrito para ajudar na conquista da maneira mais rápida, mas isso não impede de no caso de faltar algum você jogue os capítulos novamente. Alguns dos troféus podem ser conquistados no modo “Chapter Select” (desbloqueado depois da conclusão do jogo) e outros não, têm que ser conquistados em um único playthrough. Colocarei mais detalhes nos troféus propriamente ditos.

ATENÇÃO: ao terminar uma jornada, o “Chapter Select” será com a dificuldade que você escolheu o “New Game”, não podendo ser modificada.

Ao começar uma nova playtrought, o “Chapter Select” será desabilitado, possibilitando apenas os capítulos terminados pela segunda vez.

Por esses 2 motivos o ROAD MAP foi feito para se terminar o nível mais fácil pela 2ª vez, para que você possa aproveitar a 1º playtrought com um certo desafio e conquistar os troféus restantes com uma determinada facilidade.

1º Passo: termine o jogo da melhor maneira que quiser, usando qualquer nível de dificuldade. Um nível mais difícil se estiver em busca de desafio ou um nível mais baixo se não quiser ter problemas na tarefa. Terminando o jogo dessa maneira, você (quase que com certeza) receberá “C’est La Vie”, (visualize “C’est La Vie” para mais detalhes) que é o troféu relacionado a 1 dos finais disponíveis no jogo. Foque PRINCIPALMENTE em troféus relacionados à mortes de humanos (“No Shooting Allowed”, “Revenge”, “Bloodlust”, “Commando”, “Derailed”, “Musician”, “Walking Bank”, “Tesla”, “Inferno”, “Shadow” e “Soldier”). O motivo de se focar nesses troféus é por um único motivo, todos eles de alguma forma interferem na conquista de outros troféus, dificultando-os ou impossibilitando-os.

DICA: durante essa playthrough dê atenção à “Musician” e “Ever Vigilant”, esses troféus têm que ser conquistados durante 1 único playthrough, nesse 1º será mais fácil. Caso falte um desses 2 troféus você pode fazê-lo no próximo.

2º Passo: inicie sua nova playtrought no nível mais fácil, começa agora a busca por “Shadow Ranger”, que consiste em terminar o jogo sem matar NENHUM inimigo humano (parece complicado, mas será mais fácil do que parece). Visualize o troféu “Shadow Ranger” para mais detalhes e dicas.  Existem troféus relacionados, que ao seguir a busca por “Shadow Ranger” corretamente você receberá automaticamente.

ATENÇÃO SOBRE MISSABLE TROPHIES

Colocarei como "Missable Trophies" apenas troféus que você precisa conquistar com APENAS 1 playtrought. Troféus que você poderá conquistar com o "Chapter Select" não contarei como "Missable". Caso termine as 2 campanhas e não conquiste algum, use o "Chapter Select" para conquistá-los.

 

01. Platinum Trophy
Platina

Conquiste todos os troféus de METRO: LAST LIGHT.

02. Soldier
Bronze

Mate 100 humanos, será conquistado naturalmente durante a campanha.

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

03. Antibiotic
Bronze

Mate 100 mutantes, será conquistado naturalmente durante a campanha.

04. Shadow
Bronze

Mate 15 inimigos usando ataques stealth, aproxime-se pelas costas e use . Para esse troféu é necessário que você MATE os inimigos, o ato de nocauteá-los não conta para esse troféu.

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

05. Inferno
Bronze

Mate simultaneamente 2 inimigos usando uma granada incendiária. Existem vários pontos do jogo que você encontrará soldados reunidos próximos uns aos outros. Recomendo “REVOLUTION”, depois de passar pelo detector de metais e descer as escadas, ao passar pela 1ª porta você encontrará 2 soldados reunidos conversando, acerte 1 granada incendiária exatamente no meio deles. Também é uma questão de sorte, pois a morte dos soldados tem que ser exatamente ao mesmo tempo, escolhendo esses 2 inimigos o seu ckeckpoint será próximo, por isso poderá tentar várias vezes até conseguir.

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

06. Tesla
Bronze

Quebre 50 lâmpadas, facilmente conseguido durante a campanha. Basta atirar nas lâmpadas durante a campanha.

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

07. Edison
Bronze

“Desligue” 40 luzes, ao contrário de quebrar, nesse caso será necessário se aproximar das lâmpadas e apertar . Facilmente conseguido durante a busca por "Shadow Ranger".


08. Ever Vigilant
Bronze Missable

Desarme 10 armadilhas durante a campanha. Esse troféu é um dos que precisam ser feitos durante um único playthrough. A dica de fazê-lo durante o 1º playthrough é o fato de sua movimentação ser mais livre, te dando a tranquilidade de procurar as armadilhas à vontade.

1º. FACILITY – Seguindo seu caminho, no final do capítulo, ao descer uma estrutura e cair em um “córrego” de esgoto, a armadilha está alguns metros antes de uma escada que você terá que subir.
2º. SUNDOWN – Logo no começo do capítulo, quando você estiver no alto do morro, vire-se um pouco para a direita, você verá um caminhão branco virado com o baú para o muro, vá até ele, a armadilha está dentro do baú (carroceria) do caminhão.
3º. SUNDOWN – Saindo do caminhão, dê a volta para esquerda, atravesse o rio por uma passagem mais à direita, você verá vários galpões. A armadilha está no 1º galpão da direita, onde tem um carro deitado protegendo a entrada, a armadilha está logo depois da entrada.
4º. SUNDOWN – Saindo por essa entrada, dê a volta pela esquerda, você verá um posto de gasolina com um caminhão tanque, seguindo a traseira do caminhão tanque atravesse o rio, logo à frente há uma parede com várias entradas, a armadilha está na 3ª entrada à esquerda.
5º. NIGHTFALL – Logo depois de descer da balsa siga em frente até encontrar uma construção, na frente da casa há uma rampa que você subirá até o 1º andar, passe pela máquina de lavar, no corredor à direita você encontrará a armadilha.
6º. NIGHTFALL – Essa armadilha está no corredor ao lado da anterior, simplesmente volte por suas costas e passe para o corredor ao lado, a armadilha está praticamente na mesma posição da anterior.
7º. NIGHTFALL – Logo depois da batalha com um “mini-boss” você seguirá em frente até chegar a uma escada rolante, chegando ao topo vire à direita, a armadilha está presa entre a base da escada e a parede.
8º. NIGHTFALL – A armadilha está logo a frente desta que você acabou de desarmar, do lado esquerdo.
9º. NIGHTFALL – Junto com essa, no mesmo corredor existe mais uma armadilha.
10º. DEPOT – Logo que você sair do túnel na linha do trem siga para a esquerda e siga em frente entre o trem e o galpão até dar a volta na estrutura e chegar à porta de entrada dos fundos, a armadilha está bem na porta.

DICA 1: existem mais 3 armadilhas (1 em “CONTAGION” e 2 em “DEAD CITY”), você provavelmente passará por elas e as desarmará.
DICA 2: No caso de esquecer ou passar por uma delas e acioná-las, simplesmente reinicie seu checkpoint ou reinicie o capítulo.

09. Businessman
Bronze

Efetue 100 compras nos NPC’s do jogo.

DICA 1: um “glitch” que pode ser feito é o de vender e comprar rapidamente, usando o “Buy” e “Sell” ( e ) de um NPC.
DICA 2: veja o troféu “Walking Bank” para ver um ponto que você terá muito dinheiro. Descarregue totalmente suas balas de metralhadora, te dando espaço para compra. E faça o “glitch” de compra e venda.

10. Walking Bank
Bronze

Tenha um total de 1000 military rounds (a moeda do jogo), esse valor é o valor total que você deve ter na carteira, não é um valor acumulativo, o valor gasto não conta para esse troféu.

DICA: durante o capítulo “BANDITS” vá eliminando os inimigos, pegando suas armas (de 3 em 3 para ser mais rápido ou da melhor forma que encontrar) e levando-as de volta ao ponto que você encontrou alguns sobreviventes e vendendo-as para o NPC, as armas desse capítulo dão uma quantidade razoável de military rounds, sendo necessária a venda de 7 a 11 armas, dependendo da quantia que você já tem na sua carteira.


11. Musician
Bronze Missable

Use todos os instrumentos espalhados pelos capítulos do jogo (um total de 17 instrumentos), durante a campanha você encontrará vários instrumentos musicais durante a sua passagem pelos capítulos. Esse troféu é um dos que precisam ser feitos durante um único playthrough. A dica de fazê-lo durante o 1º playthrough é o fato de sua movimentação ser mais livre, te dando a tranquilidade de procurar os instrumentos à vontade.

DICA: caso termine um nível e perceba que deixou um instrumento para trás, reinicie o nível e faça-o novamente.

ATENÇÃO: caso passe 2 níveis ou mais, selecione o nível desejado e jogue a campanha toda até o ponto subsequente ao que você parou antes de voltar (para que haja um “overwrite” do save do jogo). Se você não fizer isso, tocar o instrumento e voltar ao ponto a diante o load cancelará o instrumento que você tocou e o jogo não reconhecerá que você tocou todos os instrumentos.

1º. SPARTA – um violão na sala onde você acorda.
2º. SPARTA – próximo aos caras jogando damas, o banjo está sobre uma poltrona.
3º. FACILITY – na sala central, há uma sanfona sobre uma banqueta próxima à mesa.
4º. BOLSHOI – um pouco antes de se deparar com Pavel e 2 superiores, há um banjo no chão, encostado em um grande banco do lado direito.
5º. BOLSHOI – ao passar pelo homem alimentando os porcos, o mendigo e o restaurante, o violão está próximo à pia do lado esquerdo.
6º. BOLSHOI – um pouco mais à frente chegando ao “Market”, o banjo está na última barraca do lado esquerdo, próximo a um avião de brinquedo azul.
7º. BOLSHOI – antes de se sentar com Pavel na mesa, há um banjo do lado direito de Pavel próximo à pia.
8º. REVOLUTION – logo no início do capítulo, ao passar pelo detector de metais e descer as escadas na sala à esquerda, o banjo está atrás da mesa, sobre a cadeira, próxima ao lampião.
9º. REVOLUTION – no próximo ambiente, você precisará acionar uma alavanca para conseguir acessar a área onde o piano se encontra. Ao passar por um latão onde os guardas fazem uma fogueira, siga em frente para a direita. No fundo você encontrará a alavanca que abre um portão, atravesse-o, após o próximo portão você encontrará o piano do lado direito do quarto.
10º. REVOLUTION – no 3º ambiente desse capítulo, ao atravessar um portão vazado você verá um armário no canto direito do corredor, abra-o e encontrará uma sanfona.
ATENÇÃO: cuidado para não passar pelo armário e abrir a porta a seguir, se fizer isso e terminar o capítulo, terá que reiniciá-lo e fazer tudo de novo.
11º. REGINA – logo que você descer do carrinho, do lado esquerdo você verá uma escada com uma luz com coloração amarelada, suba as escadas e no quarto no fim do corredor no chão do lado direito você encontrará uma sanfona.
12º. UNDERCITY – ao se levantar, o banjo está no chão logo à sua esquerda, encostado no armário.
13º. CONTAGION – ao andar pelo mapa você encontrará na parede um papel com o desenho de uma caveira, siga em frente e encontrará o corpo de um homem preso na parede, à esquerda desse corpo sobre um sofá você encontrará um violão.
14º. CONTAGION – passe pela esquerda do violão anterior e siga o corredor, na primeira porta à direita contorne-a em U e vire à esquerda, você verá um balcão com tochas, no interior desse balcão você encontrará um violão deitado no chão.
15º. CONTAGION – voltando por suas costas, passe por uma abertura, agache-se por uma passagem e suba a escada à esquerda, no 3º lance de escada siga pelo corredor à direita, passe pelos armários e siga em frente pelo corredor externo até encontrar o violão em cima de uma poltrona, próximo ao lampião.
16º. QUARENTINE – ao passar pela porta junto com Khan, siga para a esquerda você verá vários homens, o violão está no chão ao lado direito do homem sentado no banco.
17º. DEAD CITY – logo depois de ver a alucinação do playground, desça e passe pelo subsolo seguindo em frente à direita e ao sair do outro lado vire totalmente à direita, volte e entre no prédio à esquerda, suba 3 lances de escada e entre na sala à direita, você encontrará o piano encostado na parede.


12. First Draft
Bronze Missable

Veja o troféu “Published” para mais detalhes.


13. Published
Prata Missable

Colete todos os 43 “Artyom’s hidden”, que são colecionáveis espalhados pelos capítulos.

DICA 1: no “Chapter Select” você pode ver quais colecionáveis estão faltando e jogar o capítulo apenas para coletá-los.
DICA 2: use o "Chapter Select" para coletar os colecionáveis que ficaram faltando durante sua busca.
ATENÇÃO: se você iniciar um novo jogo antes de coletar os 43 colecionáveis, seu “New Game” zerará a coleta dos colecionáveis, ou seja, a coleta não precisa ser em um único playthrought, mas precisa ser coletada em um único save.

1º. SPARTA – antes de entrar no elevador com Anna, o Diary está na cadeira do lado direito.
2º. ASHES – nos esgotos com Anna, ela parará e subirá uma escada, siga em frente, o Diary estará no chão no fim deste corredor.
3º. PAVEL – ao descer das tubulações e pegar facas no corpo de um homem morto, a Diary estará logo nas costas de onde você desceu, sobre algumas caixas.
4º. REICH – logo que iniciar o capítulo, siga em frente, o Diary estará sobre a mesa, próximo da escada rolante.
5º. SEPARATION – logo que você passar pelos 2 soldados que saem do portão, logo depois que você entrar verá uma sala de controle no 1º andar, chegue até ela. O Diary está sobre o painel de controle.
6º. SEPARATION – logo que você passar por uma porta, encontrará um soldado que se renderá. O Diary está sobre a mesa (a frente do soldado).
7º. FACILITY – na sala de controle onde você puxou a alavanca para abrir o elevador, no sentido contrário para chegar ao elevador há uma sala, o Diary está sobre a mesa do lado direito.
8º. TORCHLIGHT – logo depois da animação que você é surpreendido por um “Spider” e Pavel salva você, o Diary está no chão do lado direito.
9º. TORCHLIGHT – chegará num ponto que você terá que acionar um painel de energia para abrir uma porta. Na sua busca, antes de passar por uma porta (com uma luz vermelha) vire à direita, o Diary estará no chão junto a um corpo nesta sala.
10º. ECHOES – logo no início do capítulo, o Diary estará sobre o balcão do bar do lado esquerdo.
11º. ECHOES – ao entrar em um avião caído, você verá alguns flashes de alucinações. Quando chegar ao fim do corredor, o Diary estará no chão junto a um corpo.
12º. BOLSHOI – ao passar por Pavel e 2 soldados, o Diary está logo a frente, na prateleira do lado esquerdo.
13º. BOLSHOI – um pouco antes da catraca do teatro, o Diary está no banco próximo da porta do lado esquerdo.
14º. REVOLUTION – depois de passar pelo detector de metais e descer as escadas, na sala à esquerda, o Diary está sobre a mesa.
15º. REVOLUTION – no 2º ambiente, você precisará acionar uma alavanca para conseguir acessar a área onde o Diary se encontra. Ao passar por um latão onde os guardas fazem uma fogueira, siga em frente para a direita. No fundo você encontrará a alavanca que abre um portão, atravesse-o, após o próximo portão você encontrará o Diary pendurado na parede do lado direito do quarto.
16º. REVOLUTION – na sala de controle onde você aciona a alavanca para parar a hélice, sobre a mesa você encontrará o Diary.
17º. REVOLUTION – no 3º ambiente, logo depois de passar pela hélice você descerá pelas escadas, o Diary está sobre a mesa, onde 2 soldados conversam.
18º. REGINA – ao chegar ao fim da linha (haverá um trem impedindo a continuação), desça do carro e entre na porta à direita, siga em frente pelos corredores. No final do corredor vire à direita, o Diary está no chão (junto ao lixo) próximo a um corpo no segundo quarto.
19º. BANDITS – pare o carro em uma porta à direita bem iluminada, passe por ela, no banheiro à direita, o Diary estará no chão.
20º. BANDITS – nesse capítulo você passará pelo corpo de um homem morto sentado na cadeira (um pouco antes de encontrar a criança e a mulher), o Diary está sobre a mesa, atrás do corpo.
21º. DARK WATERS – logo que iniciar o capítulo, na balsa, simplesmente vire-se, o Diary está no chão da balsa.
22º. VENICE – ao descer do barco na cidade, um homem pedirá que você o encontre em seu “escritório”, siga-o e ao subir as escadas, o Diary estará do lado esquerdo da mesa dele, sobre uma caixa.
23º. VENICE – no bordel da cidade, ao chegar no “fim” do bordel, você verá uma animação de Pavel entrando no quarto e 2 dançarinas conversando em frente à um “aquário”, o Diary está sobre esse “aquário”.
24º. SUNDOWN – na sua busca por gasolina (referente à história), você encontrará os galões no posto de gasolina, ao pegá-los no chão, depois da animação vire-se, o Diary estará sobre o balcão.
25º. NIGHTFALL – depois de descer da balsa, siga em frente até encontrar uma estrutura, suba pela rampa, passe pelas 2 armadilhas (veja a 5ª e 6ª armadilhas em “Ever Vigilant”), passe pela porta, o Diary está no chão logo à frente depois da porta.
26º. CONTAGION – na estrutura com tochas (veja o 14º instrumento em “Musician”), de frente com a abertura dessa estrutura passe por uma abertura, agache-se por uma passagem e suba a escada à esquerda, no 3º lance de escada siga pelo corredor à direita, siga em frente até chegar cômodo adiante, o Diary está sobre a mesa, do lado esquerdo.
27º. QUARENTINE – no começo do capítulo, saia da câmara de isolamento e dê a volta na mesa à direita, o Diary está sobre a mesa.
28º. QUARENTINE – siga Khan pelo capítulo, ao Khan se virar à esquerda em direção a uma porta com uma luz vermelha, vire à direita. O Diary está sobre a mesa na esquerda próxima à grade.
29º. KHAN – quando Khan estiver vasculhando o ambiente e olhando o teto, ele seguirá em frente, entre na porta à direita e siga em frente e vire à esquerda, o Diary está no chão junto a um corpo.
30º. THE CHASE – seguindo em frente durante o capítulo, o Diary estará sobre um tanque azul, do lado esquerdo, logo que você entrar no 1º vagão coberto.
31º. THE CROSSING – ao chegar na base da 1ª escada, vire à direita e vá até a última coluna do cenário, lá você encontrará o Diary no chão, junto ao corpo.
32º. THE CROSSING – logo depois que você cair do vagão e sair da água, siga em frente até passar por um navio (à sua esquerda), entre nele pela entrada junto às caixas, suba até chegar à parte frontal do navio. O Diary está no chão junto a um corpo.
33º. THE BRIDGE – antes de chegar às escadas rolantes, siga para sala à esquerda (com uma iluminação esverdeada), o Diary está sobre a mesa.
34º. DEPOT – Dark One lhe entregará um filtro através de uma grade, simplesmente dê a volta pela sala ao lado, passando agachado por uma passagem no fundo da sala.
35º. DEAD CITY – o Diary estará sobre a mesa, logo à diante da mesa vermelha.
36º. DEAD CITY – logo depois de subir a escada na parte externa do prédio siga até o ninho do Demon, no canto direito do prédio, o Diary está no chão.
ATENÇÃO: atirar ou não atirar no Demon é uma escolha que influencia em seus “Moral Points”, dependendo por qual busca de final você está, o final bom ou ruim. Caso não possa atirar, simplesmente espere que o Demon saia voando, e então pegue o Diary.
37º. RED SQUARE – iniciando o capítulo, andando por um mausoléu, olhe na parede da esquerda, o Diary está em um dos mausoléus.
38º. RED SQUARE – durante o capítulo você cairá em uma área com alguns pilares de pedra, vire para a esquerda e passe por uma pequena abertura, siga um túnel com luzes azuis até chegar a uma sala com um caixão, o Diary está no chão à frente do caixão.
39º. THE GARDEN – no início do capítulo, ao se levantar, caminhe para esquerda, você encontrará o Diary junto a um corpo.
40º. THE GARDEN – em um determinado ponto do capítulo você subirá uma escada, o Diary está na mureta, no alto da escada do lado esquerdo.
41º. POLIS – quando você estiver andando junto com Khan, Miller e o Dark One, antes de passar pela porta, o Diary está no chão, do lado esquerdo próximo à porta.
42º. D6 – depois do discurso de Miller, que todos os soldados correm, o Diary está ao sobre a mesa do lado direito do homem, próximo de onde você conseguirá armas.
43º. D6 – Depois que você destruir o “tanque”, recuará e se juntará à Khan na cobertura, o Diary estará no chão, junto às caixas de munição do lado direito.

14. Rabbit
Bronze

Complete a sequência de treinamento. Relacionado à história, não pode ser perdido.

15. Not A Rabbit
Bronze

Termine o capítulo “ASHES” sem sofrer nenhum dano. No 2º capítulo, ao se separar de sua parceira, termine o capítulo sem receber nenhum hit, você terá que eliminar apenas 12 “Watchmen” e ao terminar o nível o troféu será seu.

DICA 1: no caso de receber um hit dos “Watchmen”, simplesmente reinicie no seu último checkpoint.
DICA 2: os “Watchmen” virão em trios, 4 levas de 3, afaste-se e procure não errar os tiros para sempre conseguir recarregar ao fim de cada leva.
DICA 3: se perceber que não conseguirá recarregar à tempo, troque de arma usando .

16. Freedom!
Bronze Troféu Secreto

No final do capítulo “Pavel” você chegará ao painel de controle no topo da torre de controle, basta acionar a alavanca (ela fica no canto superior esquerdo da mesa de controle, de frente com a janela para as celas) que liberta os prisioneiros, ao fazer isso você verá as celas se abrindo e o troféu será seu.

17. Clean Scape
Bronze

No capítulo “REICH”, escape dos inimigos sem ser descoberto. Será conquistado naturalmente na busca por “Shadow Ranger”.

18. Invisible Intruder
Bronze

Complete o capítulo “SEPARATION” sem matar ou acionar o alarme. Será conquistado naturalmente na busca por “Shadow Ranger”.

O vídeo abaixo pode te ajudar.

Vídeo por: MisfitGameplays.

19. A Present
Bronze

No começo do capítulo “FACILITY” ao descer da tubulação, siga em frente e vire à direita 2x, siga próximo à parede até encontrar um homem de frente para o lampião, esconda-se atrás das caixas e espere o homem voltar pelo caminho que você veio, siga-o e espere ele abrir o armário, elimine-o (seguindo sua necessidade, ou ), pegue a pistola que caiu no chão e o troféu será seu. Troféu relacionado ao troféu “Gunslinger”.

20. Invisible Savior
Prata

Complete o capítulo “FACILITY” sem matar ou acionar o alarme. Será conquistado naturalmente na busca por “Shadow Ranger”.

Acompanhe o vídeo abaixo.

Vídeo por: MisfitGameplays.

21. Tortoise
Bronze

Elimine 10 “Spiderbugs” (uma espécie de aranhas gigantes) usando a luz de sua arma ( + ). O melhor capítulo para se conseguir isso é em “TORCHLIGHT”, em um determinado momento você e Pavel chegam à um ponto em que têm que pular um vão da estrada, Pavel seguirá na frente e ficará esperando por você. Fique eliminando os “Spiderbugs” até o troféu aparecer.

22. Mouse
Bronze

Complete o capítulo “ECHOS” sem ser identificado pelos “Watchmen”. Você andará junto com Pavel pelo capítulo, quando Pavel chegar no alto de uma grande escada com um carro tombado no alto da escada (do lado esquerdo), simplesmente desligue a luz de sua arma ( + ), agache-se () e espere a leva de “Watchmen” passar. Não chamando a atenção deles o troféu será seu.

23. Patron Of The Arts
Bronze

Assista ao show completo no teatro de “BOLSHOI”. Chegue à entrada do teatro, você será barrado e só será liberado com a chegada de Pavel, siga-o até a frente do palco. Na 1ª fileira terá uma poltrona vazia, sente-se nela apertando e assista todo o show (em torno de 10 minutos) e o troféu será seu.

24. Within A Hair Of Death
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, não pode ser perdido.

25. Derailed
Bronze

Mate todos os inimigos armados no capítulo “REVOLUTION”, inclusive os reforços. Esse capítulo é dividido em 3 “subcapítulos”, que são iniciados ao passar por portas específicas. O checkpoint volta ao início de cada porta, por isso ao passar por uma delas (em caso de algum erro) você terá que reiniciar o capítulo.

DICA 1: faça isso durante sua 1ª playthrought ou depois com a opção “Chapter Select”.
DICA 2: nesse capítulo existem 2 áreas “escondidas” que você pode passar por elas e nem perceber. Ficam no segundo subcapítulo, que é um pátio cheio de inimigos. No final desse pátio existe uma alavanca que abre um portão que te leva a uma espécie de dormitório onde você eliminará mais 6 inimigos e seguindo em frente, ao passar por uma porta encontrará uma garagem com mais 3 inimigos.

26. Invisible Soldier
Prata Troféu Secreto

Complete o capítulo “REVOLUTION” sem matar ou acionar o alarme. Será conquistado naturalmente na busca por “Shadow Ranger”.

O vídeo abaixo pode te ajudar.

Vídeo por: MisfitGameplays.

27. Scram
Bronze

Próximo do fim do capítulo “REGINA”, você subirá em um transporte e ao se deslocar pelos trilhos será perseguido pelos “Watchmen”, termine a sequência sem deixar que os “Watchmen” consigam se pendurar no transporte.

DICA 1: um ponto que pode te atrapalhar é o momento dos recarregamentos, procure fazer isso em momentos que não exista um “Watchmen” próximo. Caso perceba que não conseguirá recarregar a tempo, troque de arma usando . Use granadas , jogando-as com antecedência para que com o tempo de delay ela exploda e ajude a eliminar os “Watchmen”.
DICA 2: caso um dos “Watchmen” pendure-se no transporte, reinicie o checkpoint e tente novamente.
DICA 3: esse troféu pode ser conseguido usando o “Chapter Select”, caso você não consiga na 1ª tentativa.

28. Commando
Bronze

Resgate a mulher e a criança durante o capítulo “BANDITS” sem matar os inimigos ou acionar o alarme. Será conquistado naturalmente na busca por “Shadow Ranger”.

29. Soup
Bronze

Mate 5 “Shrimp” (são uma espécie de camarão gigante) usando granadas explosivas. O melhor lugar para conseguir isso é o capítulo “Sundown”, você encontrará muitos inimigos que podem ser eliminados com as granadas.

ATENÇÃO: este troféu não é acumulativo, tem que ser conquistado em um único playthrought podendo se utilizar o “Select Chapter” para isso. Os grandes “Shrimps” (com garras) não contam para esse troféu.

30. Reunion
Bronze

Entregue o ursinho à criança que chora junto à sua mãe no capítulo “VENICE”. Você chegará a um ponto em que um homem te propõe um jogo em que você pode ganhar dinheiro. Passe pelas 3 rodadas (onde você elimina ratos contra o tempo). No final da 3ª rodada você receberá o ursinho de pelúcia. Siga em frente e entregue o ursinho à criança.

31. Diver
Bronze

Caia na água 10 vezes, provavelmente será conquistado naturalmente.

32. Equipped
Bronze

Encontre todos os equipamentos durante os capítulos “SUNDOWN” e “NIGHTFALL”.

DICA: aumente o brilho da TV para que te ajude na identificação em lugares escuros e cantos escondidos.

Acompanhe o vídeo abaixo para encontrar todos os itens.

Vídeo por: MisfitGameplays.

33. Big Momma
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, não pode ser perdido.

34. Savior
Bronze Troféu Secreto

No final do capítulo “CONTAGION”, Lesnitsky terá Anna como refém e você terá 2 opções. Atirar em Lesnitsky ou aceitar a proposta de tirar sua máscara. Espere Lesnitsky começar a contagem e use + para tirar a máscara. Ao fazer isso o troféu aparecerá.

ATENÇÃO: faça esse troféu durante a sua 2ª playthrought, essa escolha influencia em seus “Moral Points”, recebendo esse troféu contará a favor para o final bom.

35. Forgotten
Bronze

Este troféu é muito simples de ser feito, mas é facilmente perdível. No capítulo “QUARENTINE” existem 4 itens que precisam ser pegos.

DICA: aumente o brilho da TV para que te ajude na busca, esses 4 itens ficam em lugares escuros e cantos escondidos.

1º. Ao passar pelos soldados, logo que chegar do outro lado, na janela à sua direita você encontrará o 1º item.
2º. Desça escada e permaneça à esquerda, você verá um corredor iluminado, passe por ele, o 2º item estará bem na esquina à esquerda.
3º. O 3º item está logo à frente, após a fogueira do lado direito.
4º. Um pouco mais à frente, depois de outra fogueira após a curva à direita, o 4º item está na janela à direita.

ATENÇÃO: faça esse troféu durante a sua 2ª playthrought, a coleta desses 4 itens influencia em seus “Moral Points”, recebendo esse troféu contará a favor para o final bom.

36. Nobody’s Home
Bronze Troféu Secreto

Durante o capítulo “KHAN” em um determinado momento você ouvirá um telefone que fica pendurado na parede tocando, basta que você passe por ele e NÃO o atenda. Fazendo isso o troféu será seu.

37. Bloodlust
Bronze

Durante o capítulo “CHASE” mate todos os inimigos, o ponto mais difícil deste troféu é em seu início onde acontece um “Rail Shoot”, tenha certeza que eliminou todos os inimigos que aparecem nessa sequência, pois dali pra frente serão inimigos comuns, não terá chance de deixar nenhum para trás, ao eliminar o blindado no fim do capítulo o troféu aparecerá.

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

38. Van Helsing
Bronze

Mate um demônio (são os inimigos que voam) com um “Helsing” (arma que dispara pequenas lanças). O melhor lugar que você consegue isso é no capítulo “THE CROSSING”, ao chegar na base da 1ª escada, vire à direita e vá até a última coluna do cenário, lá você encontrará a arma (caso você não esteja com essa arma em mãos). Continue em frente, você encontrará munição na parede depois de subir as escadas citadas antes. Continue em frente até passar por um portão, suba as escadas e aproxime-se com cuidado, você verá o demônio parado através da 2ª porta. Ao eliminá-lo usando as lanças o troféu será seu.

39. Rain Main
Bronze

Complete o capítulo “BRIDGE” sem matar nenhum “Watchmen”. Apenas corra, você não encontrará problemas no nível mais fácil. Depois de cair da tirolesa siga em frente, e ao completar o capítulo o troféu será seu.

DICA: se estiver tendo dificuldades, não se esqueça de usar os “medic kits”.

40. Secret
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, não pode ser perdido.

41. Back To The Past
Bronze

Visualize as 7 alucinações de Artyom no capítulo “THE DEAD CITY”.

1º. No início do capítulo seguindo em frente à esquerda, ao entrar no primeiro prédio, suba 1 lance de escada, ao passar pela mesa vermelha desça pela janela, você verá a alucinação de um playground.
2º. Logo depois de ver a alucinação do playground, desça e passe pelo subsolo seguindo em frente e à direita e ao sair do outro lado vire totalmente à direita, volte e entre no prédio à esquerda, suba 3 lances de escada e entre na sala à direita, você verá a alucinação de uma família na sala de estar.
3º. Volte, desça as escadas e siga em frente, ao passar pelo túnel e descer na rua verá a animação de um carro prestes a atropelá-lo.
4º. Entre no prédio em frente à saída do túnel anterior, siga em frente, suba a escada e entre no cômodo à direita, você verá a alucinação de uma mulher tomando banho.
5º. Saindo do prédio vire à esquerda (elimine 2 “Watchmen”) e siga em frente, entre no prédio e suba 3 lances de escada, entre à direita e no cômodo à esquerda, você verá a alucinação de uma família na janela.
6º. Siga o “Dark One”, depois de subir pela escada do lado de fora do prédio e passar pelo “Demon” você descerá por 2 lances de escada, entre no cômodo, você verá uma criança sentada no chão chorando.
7º. Volte, continue descendo as escadas até chegar ao subsolo, seguindo em frente você verá uma alucinação de pessoas andando no metrô.

Aqui está um vídeo que pode ajudar.

Vídeo por: MisfitGameplays.

42. Revenge
Prata Troféu Secreto

Mate Pavel. Durante a cutscene onde Pavel é levado por vários braços, apenas não chegue perto dele, deixe que ele seja levado. Ao acordar o troféu será seu.

ATENÇÃO: faça esse troféu durante a sua 1ª playthrought, a morte de Pavel influencia em seus “Moral Points”, recebendo esse troféu, contará para o final ruim.

43. Forest Guardian
Prata Troféu Secreto

Durante o capítulo “GARDEN”, após a sua batalha contra o “Boss” (um grande Urso mutante). Ao finalizar a 1ª batalha o “Boss” fugirá, você o encontrará caído mais à frente, elimine APENAS os 3 “Watchmen” que estarão em cima do “Boss” caído. Ao fazer isso o “Boss” se levantará e fugirá por uma colina e assim o troféu será seu.

44. Revelation
Prata Troféu Secreto

Relacionado à história, não pode ser perdido.

45. True Spartan
Prata

Finalize o capítulo "D6" sem morrer. Caso você morra, reinicie o capítulo completo, pois provavelmente ao morrer o jogo reiniciará o checkpoint automaticamente.

DICA 1: você provavelmente conquistará esse troféu automaticamente na busca por "Shadow Ranger".
DICA 2: use "medic kits" quando sua vida chegar à metade, ou abaixe-se e espere se recuperar. Não corra o risco de tentar se recuperar no fim da vida pois existe um "delay" para sua recuperação com o "medic kit".


46. C’est La Vie
Ouro Missable Troféu Secreto

Destrua D6. Relacionado a 1 dos possíveis finais, nesse caso o final “ruim”. Você receberá naturalmente no seu 1º playthrought, para ter certeza da conquista, elimine os 2 vilões durante as cutscenes e os inimigos que se rendem durante os capítulos “SAPARATION”, “FACILITY” e “REVOLUTION”.


47. Redemption
Ouro Missable Troféu Secreto

Salve D6. Relacionado a 1 dos possíveis finais, nesse caso o final “bom”. Nesse caso, é um troféu mais complicado se você não tiver cuidado em sua busca. Existem pontos importantes que você deve considerar.

Esse troféu é relacionado a “Moral Points” durante o jogo. Ao recebê-los a tela muda sutilmente, uma pequena mudança com um leve tom de branco nas bordas da tela. São conquistados basicamente nesses pontos:
 Toque os 2 primeiros instrumentos.
 Devolva o ursinho à criança no capítulo “VENICE”.
 Encontre as 4 munições escondidas no capítulo “QUARENTINE”.
 Escutar alguns diálogos durante sua trajetória no jogo também dão pontos de moral.
 Faça doações à moradores que pedem esmolas nos capítulos “BOLSHOI” e “VENICE”.
 NÃO MATE os 2 vilões durante as cutscenes.
 NÃO MATE os soldados que se rendem.

DICA: minha dica é que você faça isso durante sua 2ª playthrought, na busca por “Shadow Ranger”, pois você pode fazer vários troféus relacionados entre si. Fazendo com que você consiga a platina com apenas 2 playtrthrought.

48. No Shooting Allowed
Bronze

Mate 10 inimigos SEGUIDOS usando o arremesso de facas (). Durante os capítulos, dê preferência aos que concentram vários inimigos. Procure eliminá-los sem chamar atenção, pois assim você consegue a eliminação e ao pegar os itens do corpo recuperar a faca lançada (já que o número máximo que você carrega é 5).

DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.

49. Gunslinger
Bronze

Elimine pelo menos 1 inimigo com cada tipo de arma do jogo (AK, Rifle, Shotgun, etc). Pode vir naturalmente se você seguir as dicas.

DICA 1: visualize o troféu “A Present” para pegar uma arma escondida.
DICA 2: sempre troque de arma com as que os inimigos eliminados deixam cair, além de armas achadas em corpos espalhados pelos capítulos.
DICA 3: armas secundárias como facas (lançadas e stealth kills), granadas, granadas incendiárias e “claymore” também contam para este troféu.
DICA 4: caso você se sinta mais confortável com alguma arma específica, deixe 2 slots para as trocas e 1 slot para uma arma principal.
DICA 5: No capítulo final, use as 2 armas "finais", o Sniper e a Metralhadora Giratória.

O vídeo abaixo pode te ajudar.

Vídeo por: MisfitGameplays.

50. Weapn Smith
Bronze

Instale todos os upgrades disponíveis para uma arma, virá naturalmente durante a campanha.

DICA: durante o último capítulo (“D6”), você pode instalar diversos upgrades sem custo nenhum.


51. Shadow Ranger
Prata Missable

Termine o jogo sem matar nenhum humano. Todos os outros inimigos do jogo (“Wathcmen”, “Demons”, etc) podem ser eliminados sem problemas.

Pode ser conquistado facilmente se você seguir algumas dicas.
DICA 1: Você poderá matar apenas 1 inimigo durante toda a campanha, o último “Boss” (o “Flamethrower”).
DICA 2: sempre fique nas sombras, desligue lâmpadas, lampiões, etc. Use as facas para destruir lâmpadas fora do alcance, caso algum soldado perceba, basta que você fique escondido nas sombras e espere que ele volte à sua rotina.
DICA 3: no capítulo “CHASE”, simplesmente fique abaixado procurando um ponto que você não sofra danos e use “medic kits” caso necessite, ao subir no trem simplesmente fique abaixado sob uma cobertura e vá se aproximando dos inimigos aos poucos, espere o tempo de recarregamento e use o para nocauteá-los, ao encontrar o blindado, simplesmente passe correndo por ele.
DICA 4: em “CONTAGION” não existem áreas escuras, pois o cenário está pegando fogo, siga com paciência procurando caminhos alternativos buscando sempre chegar pelas costas dos inimigos e usando para nocauteá-los.
DICA 5: durante o último capítulo “D6” fique abaixado e NÃO atire em ninguém, deixe com que a própria IA elimine os inimigos. Você terá que destruir uma espécie de tanque com um rifle de sniper, atire com cuidado nos pontos necessários, já que existem soldados ao redor.
DICA 6: não é necessário nocautear todos os inimigos de um cenário, só faça nocautes necessários, se conseguir passar por um ponto sem entrar em contato com o inimigo, faça isso.
DICA 7: cuidado com inimigos nocauteados, soldados em ronda podem percebê-los caídos, dê preferência à nocautes em pontos escuros, assim a identificações por soldados em ronda fica prejudicada.
DICA 8: no caso de ser descoberto, simplesmente reinicie o checkpoint.