Trophy Guides

Trophy Guide – Final Fantasy XIII-2

Guia para obter todos os troféus de Final Fantasy XIII-2.

Os troféus de Final Fantasy XIII-2 são na grande maioria bastante simples: apenas alguns devem exigir um pouco mais de trabalho. É difícil definir a dificuldade também por tratar-se de uma jornada relativamente longa, mas de forma sucinta, o jogo é substancialmente mais fácil de platinar do que Final Fantasy XIII, uma vez que não existe nenhum troféu parecido com o temível Treasure Hunter.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 6 Prata 6 Bronze 19

Total: 32

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 1 vez
Tempo estimado: Em torno de 60 horas
Dificuldade: Fácil

Os troféus de Final Fantasy XIII-2 são na grande maioria bastante simples: apenas alguns devem exigir um pouco mais de trabalho. É difícil definir a dificuldade também por tratar-se de uma jornada relativamente longa, mas de forma sucinta, o jogo é substancialmente mais fácil de platinar do que Final Fantasy XIII, uma vez que não existe nenhum troféu parecido com o temível Treasure Hunter. Enquanto o primeiro título exigia torno de 120-140 horas para ser platinado, a platina aqui demora cerca de 60 horas.

Nenhum troféu é passível de perda, então você pode divertir-se e jogar no seu próprio ritmo e, depois, buscar os troféus conforme sua disposição permitir. Minha recomendação é que você mantenha o foco em finalizar a campanha, explorando tudo que puder e fazer todas missões secundárias que conseguir, assim você acelera a evolução de seus personagens bem como simplifica a busca pelos troféus após o encerramento do game. Outra consideração diz respeito às Fragment Skills. Elas são habilitadas pela mística que fica em Serendipity ??? AF conforme você adquire todos fragmentos de determinadas áreas.

Aqui você pode conferir um mapa completo da Historia Crux. Alguns dos portões no jogo (azuis) requerem o uso de um Wild Artifact para serem abertos, veja neste vídeo a localização de todos eles. Os portais sinalizados com a cor vermelha correspondem aos finais paradoxais: você só poderá acessá-los após finalizar o jogo (confira troféu 10). No decorrer da aventura você também encontrará selos que permitem que você feche os portões para revisitar as áreas como se fosse a primeira vez que estivesse chegando nelas: para isso, aperte no portal que deseja fechar. Isso é especialmente necessário no pós-game, e uma vez que você tiver feito o que desejava, basta você apertar novamente para reabrir o portal – mantendo todo o progresso paralelo que fez enquanto ele estava fechado.


01. Master of Time
Platina
Troféu Secreto

Como de costume, conquiste todos os troféus para adicionar essa platina à sua coleção.


02. Early Riser
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


03. Time Traveler
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


04. Future Espier
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


05. Past Gazer
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


06. Threat Facer
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


07. Sooth Seeker
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


08. Promise Keeper
Bronze
Troféu Secreto

Relacionado à campanha.


09. Trigger Finger
Prata
Troféu Secreto

Obtenha cinco Cinematic Bonus rewards (“Perfect” nas QTEs que ocorrem após alguns chefes). Não devem apresentar dificuldade alguma, mas caso erre, mais tarde você poderá fechar os portões e revisitar as áreas para tentar novamente:

  • Bresha Ruins 5 AF – Paradox Alpha
  • Bresha Ruins 5 AF – Atlas
  • Sunleth Waterscape 300 AF – Royal Ripeness
  • Academia 400 AF – Zenobia
  • Augusta Tower 200 AF – Proto Fal’Cie Adam

10. Anomalous
Prata
Troféu Secreto

Assista à todos os finais do jogo. Após finalizar a campanha você receberá a Fragment Skill “Paradox Scope”. É graças a ela que você poderá tomar decisões diferentes em alguns eventos e, assim, assistir aos finais paradoxais. Após assistir à cada um destes finais você recebe um fragmento, e além disso só terá acesso ao último final quando possuir todos os 160 fragmentos. Mantenha em mente que as batalhas serão mais difíceis, então você pode optar por evoluir seus personagens um pouco mais antes de buscar este troféu.

  • A Giant Mistake
    Bresha Ruins 5 AF
    Feche o portão e revisite a área. Derrote Atlas enfrentando-o diretamente, sem usar o console nas ruínas para enfraquecê-lo.
  • Vanille’s Truth
    Oerba 200 AF
    Ative Paradox Scope
    Feche o portão e revisite a área. No topo da escola, derrote Caius.
  • Mog’s Marvelous Plan with Flan
    Sunleth Waterscape 300 AF
    Feche o portão e revisite a área. Após derrotar Royal Ripeness, volte e derrote-o uma segunda vez.
  • Test Subjects
    Augusta Tower 200 AF
    Ative Paradox Scope
    Feche o portão e revisite a área. Derrote a primeira forma do Proto Fal’Cie Adam.
  • The Future is Hope
    Academia 4XX AF
    Ative Paradox Scope
    Entregue todos os Graviton Cores para Alyssa; quando ela oferecer o artefato, recuse-o.
  • Beneath a Timeless Sky
    The Void Beyond ??? AF
    Ative Paradox Scope
    Feche o portão em Academia 4XX AF e revisite a área. Aceite o artefato de Alyssa e jogue normalmente até enfrentar (e derrotar) Caius com Serah.
  • Heir to Chaos
    The Void Beyond: A Dying World ??? AF
    Ative Paradox Scope (veja abaixo)
    Feche o portão em Academia 4XX AF e revisite a área. Deixe para ativar o Paradox Scope apenas após derrotar Caius com Serah. Para este final, derrote Caius com Noel.
  • Fate and Freedom
    The Void Beyond: New Bodhum ??? AF
    Feche o portão em Academia 4XX AF e jogue normalmente. Durante o encontro de Serah com Lightning no píer, aceite a oferta que ela faz.
  • The Goddess is Dead
    Academia 500 AF
    Ative Paradox Scope
    Com posse dos 160 fragmentos, derrote o chefe final novamente. As cenas extras, assim como o troféu, ocorrem após os créditos.

11. Epic Finisher
Ouro
Troféu Secreto

Simplesmente encerre a campanha e assista ao final.


12. Saddle Sore
Bronze
Troféu Secreto

Para conquistar este troféu, você deve andar 10.000 passos montado nas costas de um Chocobo. Não é um troféu que virá naturalmente (e, na verdade, eu até recomendaria você a evitar Chocobos uma vez que isso automaticamente elimina os confrontos aleatórios que vão ajudar a evoluir seus personagens), então quando quiser conquistá-lo, tenha ao menos uma Gysahl Green e vá para Archylte Steppe ??? AF – note que você só poderá montar nestes Chocobos após completar algumas das missões do local. Deixe o Chocobo andando em círculos por um tempo (torno de 45-60 minutos deve ser o suficiente) e, quando você desmontar o troféu deve registrar.


13. Serendipitous
Bronze
Troféu Secreto

Ganhe 10.000 moedas no cassino em Serendipity ??? AF. Este é, sem dúvida, o troféu mais tedioso do jogo. Existem duas formas para você buscar este troféu. Com as máquinas caça-níqueis, é uma questão de sorte: você pode ganhar esse total em questão de minutos como também pode nunca ganhar. Já nas corridas de Chocobo, com um animal adequadamente evoluído torna-se apenas uma questão de tempo. Veja neste link as instruções para desenvolver um Silver Chocobo que facilitará sua vida (em menos de duas temporadas você deve atingir o montante de moedas necessárias para o troféu).


14. Choco-boco-holic
Bronze

Gaste um total de 100.000 Gil. Tanto compras realizadas com a ambulante Chocolina como a compra de moedas em Serendipity contam, então o troféu deve pipocar ao longo da campanha.


15. Clock Stopper
Bronze

Este troféu pode vir naturalmente no jogo, mas é pouco provável: você deve fazer 100 Preemptive Strikes seguidos. Em minha experiência, um bom lugar para trabalhar nisso é Bresha Ruins 100 AF, com a Fragment Skill “Encounter Master” ativada. A cada dois passos um pequeno grupo de goblins deve surgir. Com personagens desenvolvidos o suficiente, estes confrontos devem durar menos de 2 segundos. Ocasionalmente monstros mais perigosos, como Don Tonberry, do troféu 30, podem aparecer, então esteja preparado para enfrentá-los se for o caso.


16. Fragmented
Prata
Troféu Secreto

Complete uma categoria de fragmentos. Virá naturalmente no seu caminho à platina.


17. Defragmented
Ouro
Troféu Secreto

Complete todas categorias de fragmentos, coletando todos os 160 fragmentos. Obviamente, fica a recomendação para se dedicar à este troféu apenas após a conclusão da campanha: para alguns dos fragmentos você vai precisar de habilidades especificas, para outros você vai precisar derrotar oponentes poderosos, mas a maior parte deles estará dispersa pelos cenários ou será entregue como recompensa de missões paralelas. Estes links podem auxiliá-lo nesta tarefa monumental:

Algumas considerações: certos fragmentos exigem que você explore 100% todos os mapas do jogo, e isso só é possível visitando os mapas em todas suas diferentes épocas além de usar Chocobos para atingir certos pontos. Sempre fale com os NPCs, são eles que fornecem as missões paralelas, mas mantenha em mente que você nunca pode ter mais do que duas missões ativas simultaneamente num mesmo local.


18. Scarlet Medal
Bronze
Troféu Secreto

Consiga uma classificação de 5 estrelas no combate contra Atlas, em Bresha Ruins 5 AF. Embora possa ser adquirido durante a campanha, é mais fácil desenvolver seus personagens e retornar mais tarde, fechando o portal e revisitando a área. E, mesmo assim, lembre-se de enfraquecê-lo antes com o console nas ruínas, para garantir o resultado.


19. Cerulean Medal
Bronze
Troféu Secreto

Consiga uma classificação de 5 estrelas no combate contra Proto Fal’Cie Adam, em Augusta Tower 200 AF. Embora possa ser adquirido durante a campanha, é mais fácil desenvolver seus personagens e retornar mais tarde, fechando o portal e revisitando a área.


20. Obsidian Medal
Bronze
Troféu Secreto

Consiga uma classificação de 5 estrelas no combate contra Paco Amethyst e Paco Luvulite, em Academia 500 AF. Embora possa ser adquirido durante a campanha, é mais fácil desenvolver seus personagens e retornar mais tarde, fechando o portal e revisitando a área.


21. Staggering
Bronze

Faça com que 50 inimigos entrem em “Stagger”. Qualquer jogador familiarizado com o sistema de batalha de Final Fantasy XIII sabe que essa é a chave para vencer, então não tenha medo de abusar de paradigmas com Ravagers e Saboteurs. De qualquer forma, este é um troféu que deve pipocar naturalmente e logo no início da campanha.


22. Quick Draw
Bronze

Realize 50 Preemptive Strikes. Ao contrário do troféu 15, não precisam ser feitos em sequência. Sempre que o Moogle sumir e o relógio ativar, imediatamente identifique a posição do inimigo no mapa e aperte para atacá-lo antes que ele toque em seu líder, para assim iniciar a batalha com um Preemptive Strike.


23. Wild Thing
Bronze

Acerte um total de 100 Feral Links de seus monstros. A barra de sincronia do Feral Link preenche automaticamente durante os combates, em média a cada três ou quatro confrontos normais você pode reutilizá-lo. Após acioná-lo com , fique atento ao pequeno QTE que aparece na tela para garantir que a habilidade acerte e conte para o montante necessário para o troféu.


24. No Retreat
Bronze

Vença 50 batalhas seguidas sem utilizar a opção Retry. É outro troféu que deve pipocar naturalmente e logo no início da campanha,


25. Strategist
Bronze

Realize 1.000 trocas de paradigmas. Os paradigmas são o outro pilar base do sistema de batalhas de Final Fantasy XIII, então este troféu também virá naturalmente – embora não tão rapidamente quanto os demais.


26. Budding Hunter
Prata

Simplesmente derrote 100 inimigos quaisquer.


27. Supreme Being
Prata
Troféu Secreto

Evolua todos os papéis de Serah e Noel até o Lv.99. Ao término da campanha você ainda não terá atingido essa meta, mas muito antes da platina, sim. Ao longo do caminho (após coletar todos os fragmentos de Bresha Ruins e Yaschas Massif) você ainda pode habilitar a Fragment Skill “Rolling in CP”, que duplica os pontos de CP que você normalmente ganharia nas batalhas, embora ela não seja ultimamente necessária para maximizar os personagens.


28. Big Game Hunter
Prata
Troféu Secreto

Derrote os quatro monstros notáveis de Archylte Steppe ??? AF. Alguns deles representam algumas das batalhas mais difíceis do jogo, então deixe este troféu para quando estiver com seus personagens bem desenvolvidos. Para enfrentá-los, você deve primeiramente encontrar todas as estátuas de cactus espalhadas ao longo da área, então voltar ao acampamento para receber as missões dos nômades. A exceção é Long Gui, que não requere nenhuma missão para aparecer (e você certamente o avistou durante a campanha). Cada inimigo aparece sob uma condição climática diferente:

  • Ochu: chuva (cima, baixo)
  • Immortal: nuvens (cima, cima)
  • Yomi: trovoadas (baixo, cima)
  • Long Gui: sol (baixo, baixo)

Se precisar de ajuda, consulte este vídeo:


29. Giant’s Fist
Ouro
Troféu Secreto

Para conquistar este troféu, você deve causar 99.999 pontos de dano com um único ataque. O jeito mais objetivo para conquistar este troféu (embora, obviamente, não seja o único), e rápido, é evoluir seus personagens até o Lv.99 e enfrentar o Long Gui, em Archylte Steppe ??? AF. Monte ao menos um paradigma Assassination (RAV/SAB/RAV) e outro onde Noel seja Commando (recomendaria, além disso, que os outros dois personagens fiquem em papéis de apoio, como SYN e MED, para evitar que o Long Gui morra antes do troféu pipocar).

No Lv.99, Noel já vai ter aprendido a habilidade passiva Scourge, então o que você precisa fazer para este troféu é o seguinte: quebre as duas pernas do Long Gui normalmente para que ele caia. Enquanto ele estiver atordoado, utilize o paradigma Assassination para elevar sua barra de Stagger até 999%, então alterne para o paradigma ofensivo que criou (Hero’s Charge, neste exemplo). Certifique-se que seu líder é Noel e insira manualmente cinco vezes a habilidade Attack, mas não a confirme ainda: espere até que a barra de Stagger esteja quase esgotando-se para garantir que o Scourge seja ativado e cause o dano esperado.


30. Beast Tamer
Ouro
Troféu Secreto

Este troféu pode apresentar um pouco de dificuldades para uma equipe que não esteja totalmente desenvolvida, mas como um todo é bastante simples. Você precisa domar Don Tonberry, um monstro que ocasionalmente aparece em Bresha Ruins 100 AF. Antes de enfrentá-lo, sugiro que você conquiste (e ative) as Fragment Skills Encounter Master e Monster Collector, para agilizar os encontros e aumentar as chances de capturá-lo. Precisando de ajuda para derrotá-lo, este vídeo pode ajudar.


31. Fair Fighter
Ouro
Troféu Secreto

Você recebe este troféu como recompensa após derrotar Raspatil, um monstro que ocasionalmente aparece na orla do mar em Oerba 400 AF. É um confronto longo e difícil, se sua equipe não estiver adequadamente desenvolvida, pois Raspatil invoca reforços continuamente. O vídeo abaixo pode auxiliá-lo:

Note que este é o único troféu onde a opção de dificuldade tem alguma implicância: ele não pode ser conquistado no Easy Mode.


32. Chronosavior
Ouro
Troféu Secreto

Consiga uma classificação de 5 estrelas no combate contra o chefe final (última forma) em Academia 500 AF. Embora possa ser adquirido durante a campanha, é mais fácil evoluir seus personagens e retornar mais tarde. Com personagens adequadamente evoluídos, você não deve ter dificuldade alguma para conseguir essa classificação.