Fez finalmente chega aos consoles PlayStation após dois anos de seu lançamento original. Você pode ler nossa análise clicando aqui.

Logotipo do jogo
Ouro 1 Prata 4 Bronze 7

Total: 12

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 1 vez
Tempo estimado: 12 horas
Dificuldade: Médio

Fez finalmente chega aos consoles PlayStation após dois anos de seu lançamento original. Você pode ler nossa análise clicando aqui. O jogo conta a história de um menino chamado Gomez que vive em um mundo 2D onde as pessoas não tem conhecimento sobre a terceira dimensão, até que o protagonista é presenteado com um Fez mágico que permite que ele altere a perspectiva do mundo ao seu redor.

Fazer 100% não é difícil e você só vai precisar ter paciência para explorar o mundo todo e seguir o guia para encontrar os Anti-Cubos, que são a única coisa que o próprio jogo não dá a posição exata.

Dois pontos importantes:

1) O que são Tetrominos? 

– Tetrominos, ou tetraminós em português, são peças formadas por quatro quadrados de mesmo tamanho que são adjacentes entre si. Um jogo que tornou essas peças famosas foi Tetris, em que as peças são todos os cinco Tetronimos possíveis de serem feitos. Outro jogo popular que usa um coceito similar é o dominó, cujas peças recebem o mesmo nome e são formadas por dois quadrados adjacentes.

 

2) O que os Tetrominos significam em Fez?

– Os Tetrominos estão associados a um input do controle, geralmente o quadrado que se sobressai dos demais aponta para o lado em que o comando deve ser executado. Veja a imagem abaixo para entender melhor:

 

Como essa imagem é baseada na versão de Xbox, "LT", "RT" e "A" significam, respectivamente,  e 

Existirão diversas situações em que esses comandos deverão ser executados, então acostume-se a virar a cabeça para o lado para ler o código corretamente. Mas todas as respostas estarão descritas no guia caso você tenha dificuldade de entender ou simplesmente não queira ficar decifrando os códigos toda hora.

 

01. Sum total / Total
Ouro Ouro

O jogo possui quatro categorias de colecionáveis e são eles:

– 32 Cubos completos;
– 32 Anti-Cubos;
– 9 Mapas;
– 4 Artefatos.

Quanto aos cubos comuns e mapas, basta seguir as instruções do mapa (). Enquanto a moldura da área em que você estiver não ficar dourada, você ainda tem coisas para coletar nas redondezas. Fique atento aos símbolos "Cube" (um losango amarelo), "Bits" (três losangos amarelos) e "Treasure" (um baú) que indicam a presença de Cubos inteiros, Fragmentos e Tesouros (que podem ser mapas), respectivamente. Caso a moldura do setor ainda esteja branca e o único símbolo visível no mapa for "Secret" (um losango azul com uma interrogação), provavelmente há um Anti-Cubo na sala; se a moldura estiver branca mas não houver símbolo algum é porque alguma porta ainda não foi aberta; e por fim, a moldura dourada, como dito anteriormente, indica que tudo o que poderia ser feito na sala já foi feito.

Uma dica para achar os fragmentos de cubo é ficar atento aos pulsos que eles emitem. Quando estão por perto você pode notar uma espécie de "onda" quadrada se propagando e você irá encontrar um fragmento se for na direção de onde ela saiu.

Para os artefatos, veja a localização deles nos troféus "Haikus not epics / Haikus não épicos", "Phrenologist / Frenólogo", "Mightier than the sword / Mais poderoso do que a espada", "A numbers game / Um jogo de números".

02. Get a cube / Apanha um cubo
Bronze

Apenas colete 8 fragmentos de cubo para formar e ganhar seu primeiro Cubo do jogo, você irá ganhá-lo ao sair da sua vila natal pela primeira vez.

03. Kill screen / Ecrã de Mortes
Prata

Entre na porta que pede 32 cubos e veja o final do jogo.

04. Hexahedronaut / Hexaedronauta
Prata

Aqui eu vou deixar um guia da localização e de como obter todos os Anti-Cubos. Para os Cubos convencionais use as dicas do troféu "OuroSum total / Total".


Vila:
Entre com o código após ter adquirido os poderes de alterar a perspectiva.

Sala com a pintura do monóculo:

Mude a perspectiva da sala até que o quadro da imagem fique visível. Preste atenção em que lado o Fez (o chapéu vermelho) em suas cabeças está e aperte se o lado for a direita e se for a esquerda. No final você vai ficar com o código

Sala do boiler:

O código é

 

Quando você estiver na ilha da cachoeira que chora, use o código         ao lado da pedra roxa com as inscrições, que fica acima da porta que dá acesso à ilha. Entre pela passagem liberada e gire a alavanca para abaixar o nível da água para ganhar acesso a áreas escondidas.

Torre do Sino:

Cada lado do sino está marcado com um número do alfabeto de Fez, e você deve balançar o sino de acordo com essa quantidade de vezes.


O lado com um símbulo similar a um "=" (sem as aspas) deve ser balançado 6 vezes;
O que parece um "U", 1 vez;
O que lembra um "::", 10 vezes;
O que parece um "L", 3 vezes.
 

Sala "epiléptica":

Depois de ter abaixado o nível da água uma nova porta estará acessível debaixo da torre do sino. Suba com cautela e preste atenção nas plataformas que vão surgindo. Não é muito difícil, mas preste atenção ao bloco que se desintegra perto do final. Quando você chegar ao topo haverá um Anti-Cubo.

Sala de aula da cidade:

Depois de pegar 8 cubos e entrar na área que fica após a primeira vila, você vai chegar em uma cidade, na sala de aula da imagem. Mude a perspectiva até o quadro-negro com o código Tetromino ficar visível, então use o código   


Caveira:

No cemitério haverá uma sala em que as lápides mudam de perspectiva junto com você. Aperte em uma delas para fazer com que isso não aconteça e faça com que todas estejam voltadas para o mesmo lado. Uma porta irá se abrir por trás da caveira, levando ao Anti-Cubo depois disso.


Baú do tesouro flutuante:

O mapa do tesouro encontrado na base do farol revela o segredo para chegar ao baú. Existem duas plataformas invisíveis nessa área. Mude a perspectiva para que a árvore da ponta da plataforma principal fique voltada para a direita, suba em cima dela e pule em direção à ilha menor. Se você alcançou a plataforma invisível, mude a perspectiva em 180 graus e pule para a esquerda. É um pouco difícil de se conseguir de primeira, então vá tentando com calma.

Puzzle dos blocos com linha:

Na área em que não é possível mudar a perspectiva sem girar um totem há uma entrada escondida em uma parede roxa. Entrando nela você irá se deparar com o puzzle do vídeo acima. Basta colocar cada cubo em um buraco que se conecte com as linhas marcadas em suas superfícies.


Anti-Cubo do telescópio:

Quando você olhar para o céu durante a noite usando o telescópio, você verá que algumas estrelas formam constelações que parecem peças de Tetris. As peças indicam o código .

Puzzle dos seis blocos:

Dessa vez, as inscrições na parede não indicam um código a ser entrado pelo controle, pois são hexaminós. Ao invés disso, você deve organizar os blocos menores no padrão que não está desenhado. Veja o vídeo para mais detalhes.


Turning Fork dos esgotos:

Entre na porta trancada perto da Warp Zone dos esgotos (a que fica mais embaixo, não a da direita). Ao chegar no topo dela há um pilar; você já deve ter notado algumas vezes que pilares assim fazem com que o seu controle vibre quando você se aproxima. Essas vibrações indicam um "Turning Fork" e na verdade significam para qual lado você tem que rotacionar a tela. Se você sentir uma vibração mais forte no lado esquerdo do controle, aperte , se sentir no lado direito, . Também preste atenção aos efeitos sonoros do fundo da tela do jogo, pois para cada lado que está sendo indicado há um som diferente da outro. A solução para essa sala é .

Sala do trono:

Há duas salas do trono no jogo. Uma na vila do passado que ainda está sendo construída e outra nas ruínas (versão do futuro da vila anterior). Ambas possuem códigos Tetromino e, quando combinados, formam a sequência que pode ser usada em qualquer uma delas:


Sala com a pedra que indica seus moviementos:

Você chega nessa sala entrando por uma árvore na área que fica à esquerda do telescópio. A grande pedra na parte superior "traduz" os comandos do seu controle para os códigos Tetromino e você deve entrar com os comandos cravados na pedra menor. A resposta é


Estátua da coruja:

O segredo dessa sala é encontrar as quatro corujas espalhadas pelo jogo e falar com elas (apertando ). Você sabe que fez certo quando ouvir uma musiquinha e a coruja sair voando para longe. Elas só aparecem de noite e estão nos seguintes locais:

Na árvore verde na cachoeira que chora;

 

Na árvore verde na cabana que dá acesso ao cemitério;
 

Na árvore rosa na estátua do polvo que leva ao observatório;


Na árvore laranja ao lado do moinho de vento;

Escadas giratórias:

Na base da área do Warp verde há uma porta que te leva até uma parte com escadas que giram. Quando chegar ao topo use um mapa para revelar degraus invisíveis. Veja o vídeo acima para entender melhor.


Turning Fork atrás da cachoeira:

Na área da cachoeira há um código que brilha em dourado que só fica visível durante a noite. Ao resolvê-lo, uma porta irá se abrir. A solução dele é . Depois de entrar na passagem que se abriu, escale até o topo, mas vá com calma pois há pouca visibilidade. Lá em cima haverá outro turning fork e, assim como nos esgotos, ele faz o seu controle vibrar, indicando uma sequência. A resposta é


Sala escura:

Siga as plataformas que vão piscando até chegar ao topo.


Cachoeira Infinita:

Se você olhar bem, vai perceber que a estrutura toda é um grande código Tetromino que lê


Turning Fork abaixo do farol:

Depois de ter abaixado a água, uma nova porta será acessível na área do farol. Ao entrar por ela, você vai encontrar outro Turning Fork. Suba em cima dele e aperte


Obelisco do Farol:

Depois de iniciar um New Game + você ganha a habilidade de ver em primeira pessoa. Se você for para o cais do farol e entrar na visão de primeira pessoa, irá ver um código Tetromino escrito no chão. A resposta para ele é: .

OBS.: Você não precisa ter a visão em primeira pessoa para que o código funcione, basta usá-lo ao lado do obelisco.

Primeiro obelisco do templo:

Abaixo da hub que dá acesso à área do telescópio, há uma área com um templo que leva até duas áreas com obeliscos. A primeira porta, que fica na parte frontal do templo, leva até uma área com plataformas roxas flutuantes. Ao lado do obelisco, entre com o código

Segundo obelisco do templo:

No templo descrito no Anti-Cubo anterior entre na porta que fica mais embaixo dele. Na sala que você chegou, entre com


Obelisco da cabana na floresta:

Ao lado da cabana há mais um obelisco. A resposta para o código é

Esgoto vermelho:

Ao chegar no Warp Gate dos esgotos, entre na porta à esquerda e você vai chegar a uma seção vermelha. Vá seguindo o caminho e quando chegar ao final, um Anti-Cubo estará te aguardando.


Turning Fork dos esgoto vermelho:

Ao entrar na parte vermelha, vire a câmera e entre na porta que fica abaixo. Depois de entrar, você irá para outro Turning Fork. Suba nele e entre com a sequência

Torre do relógio – Ponteiro vermelho:

Quando você estiver na torre do relógio, altere a perspectiva até que o ponteiro vermelho fique visível. Os ponteiros desse relógio seguem o relógio interno do PS3, e o vermelho indica os segundos. Um Anti-Cubo vai aparecer quando o ponteiro chegar à posição 12, mas seja rápido, pois ele vai sumir quando o ponteiro se afastar muito.


Torre do relógio – Ponteiro azul:

Ainda no relógio, mude a perspectiva até o ponteiro azul aparecer. Ele funciona do mesmo modo que o anterior, mas dessa vez ele indica os minutos, ou seja, levará uma hora inteira para completar um ciclo. Se o ponteiro estiver muito longe da posição 12 você pode mudar o horário do console.

Torre do relógio – Ponteiro verde:

É o mesmo esquema dos Anti-Cubos anteriores, mas o ponteiro verde indica as horas. Você pode alterar o relógio do vídeo game caso ele esteja muito longe.


Torre do relógio – Ponteiro cinza:

Aparentemente o ponteiro cinza se move de acordo com a data e a hora, e é muito provável que ele não esteja no 12 logo de cara. Você vai ter que ficar alterando a data do seu console e ficar entrando no jogo para ver se acertou em um esquema de tentativa e erro.

No MEU CASO (não há confirmação de que essa data sempre funcione), eu consegui por o ponteiro no 12 quando mudei o relógio do PS3 para 5 da manhã do dia 28 de março de 2014 (na ocasião, era por volta de 9 da noite do dia 27), mas caso não funcione o jeito é ir chutando e fazendo o ponteiro ir se aproximando aos poucos até ele chegar no 12.

Ilha flutuante:

Usando o mapa encontrado na ilha flutuante na área da Warp Zone, ao sul do telescópio, pule pelas plataformas invisíveis para alcançar o baú. Dentro dele haverá outro mapa, aparentemente em branco. Aperte para ver seu inventário e abra o mapa que você acabou de pegar. Então, aperte ou duas vezes para ver o verso. Há um QR Code desenhado nele que ao ser escaneado te dá a seguinte mensagem:


Puzzle dos quatro Tetrominos:

Nesse Puzzle você tem que colocar os blocos em cima das luzes cor-de-rosa de forma que o Tetromino indicado seja construído, mas você tem que fazer isso de um jeito em que as quatro faces sejam formadas ao mesmo tempo. Veja o vídeo para entender como fazer.

05. Haikus not epics / Haikus não épicos
Bronze

Você ganha este troféu ao achar o "Tome Artifact". Ele fica na sala com um globo giratório, depois da biblioteca da área da Warp Zone da torre do relógio. Veja a localização exata dessa área no mapa abaixo:


 

06. Phrenologist / Frenólogo
Bronze

Você ganha este troféu ao achar o "Skull Artifact". Ele está na sala alagada, apontada no mapa abaixo, após a sala com o puzzle das portas:


Para resolver o puzzle das portas use os mapas que você encontra no jogo na seguinte ordem (você não precisa ter coletado eles durante o jogo para que funcione):

 

 

 


 

Depois disso, vá nadando para a esquerda da entrada até você achar uma pequena ilha com um baú (pode levar um tempo, mas está lá).

07. Mightier than the sword / Mais poderoso do que a espada
Bronze

Você ganha este troféu ao achar o "Writing Cube Artifact". Ele está sala indicada no mapa abaixo, é a sala que sai da entrada da árvore que fica em cima da cachoeira que chora.



A única coisa que você precisa fazer é chegar ao topo desse segmento e então abrir o baú que fica lá.

08. A numbers game / Um jogo de números
Bronze

Você ganha este troféu ao achar o " Counting Cube Artifact". Ele está sala indicada no mapa abaixo, depois da torre que se parece com um polvo de três olhos.

 

09. Equal and opposite / Igual e oposto
Bronze

Pode ser feito logo depois de conseguir a habilidade de alterar a perspectiva. Simplesmente use o código e você vai ganhar um anti-cube junto com o troféu "Trophy unlocked / Troféu desbloqueado"

10. Warp Zone / Zona de Transporte
Prata

Vejá o vídeo abaixo para encontrar as 5 Warp Zones caso tenha dificuldades, mas é muito provável que você ache todas por conta própria ao ir explorando o jogo e coletando os colecionáveis.

11. Cryptographer / Criptógrafo
Prata

Você vai precisar decifrar um código Tetronimo pela primeira vez. A introdução deste guia explica o que são e o que significam. Você usará os códigos diversas vezes para coletar todos os Anti-Cubes, portanto, não precisa se preocupar muito com este troféu.

Caso esteja com pressa, você pode fazer logo após conseguir o Fez e os poderes de alterar a perspectiva. Para isso, você precisa ir até a sala na vila de Gomez onde há uma pintura com oito "pessoas" semelhantes a ele. Preste atenção para que lado o Fez (o chapéu vermelho) em suas cabeças está e aperte se o lado for a direita e se for a esquerda. No final você vai ficar com o código .

12. Trophy unlocked / Troféu desbloqueado
Bronze

Apenas entre com o código após ter adquirido os poderes de alterar a perspectiva.