Trophy Guide – Puppeteer

Trophy Guide – Puppeteer

Puppeteer conta a história de uma peça de teatro chamada “A perigosa jornada de um garoto chamado Kutaro”, em que a alma do personagem-título é raptada da Terra e aprisionada em uma marionete de madeira pelo tenebroso Rei Urso da Lua.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 1 Prata 3 Bronze 58

Total: 63

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado: Entre 25 e 35 horas
Dificuldade: Média

Puppeteer conta a história de uma peça de teatro chamada "A perigosa jornada de um garoto chamado Kutaro", em que a alma do personagem-título é raptada da Terra e aprisionada em uma marionete de madeira pelo tenebroso Rei Urso da Lua. Agora Kutaro parte em uma jornada para voltar para casa, e munido de Calibrus, uma tesoura mágica, ele descobre que a única forma de fazer isso é derrotando os 12 generais-animais do Rei Urso da Lua e usando seus fragmentos da Pedra Branca da Lua para trazer a Deusa da Lua de volta à vida e, então, pôr fim de uma vez por todas no reinado de terror do Urso usurpador.
 
Puppeteer não é um jogo que apresenta dificuldade elevada, é um jogo simples e divertido. Conquistar a platina não é uma tarefa difícil, mas você provavelmente não terá muita sorte tentando fazer isso sem a ajuda de um guia, pois ela exige bastante tempo devido aos inúmeros colecionáveis que podem acabar te fazendo revisitar as fases diversas vezes. Não se preocupe com troféus que podem ser "perdidos", o jogo possui level-select, então você não precisará jogar tudo de novo caso se esqueça de fazer alguma coisa, basta entrar no nível em que troféu deve ser feito e fazê-lo.
 
Há quatro troféus relacionados ao modo cooperativo, são eles "BronzeI'll Second String YOU! / Eu vou substituir VOCÊ!", "BronzeDouble Trouble / Problema Duplo", "BronzeSupporting Sparkleholic / Ajudando na Coleta de Centelhas" e "BronzeWho Needs Enemies? / Quem Precisa de Inimigos?"  mas não existe multiplayer online, ou seja, você irá precisar de dois controles para a platina. Note que embora o segundo controle seja obrigatório, é possível conquistar todos os troféus de dois jogadores jogando sozinho, fazendo uma espécie de "malabarismo" entre controlar Kutaro e Pikarina/Ying-Yang.
 
É possível platinar Puppeteer em apenas 2 playthroughs, mas o recomendado é de se fazer 3, jogando a primeira vez sem se preocupar com nada além de desfrutar o jogo. Entretanto, caso tenha pressa, após o Ato IV, Cena I você já terá todos os upgrades e poderes de Kutaro, e poderá refazer as fases anteriores revisitando áreas previamente inacessíveis se quiser. Dedique a 2ª jogatina a pegar os colecionáveis e os outros troféus específicos de fases ou combate, ou os troféus de 2º controle caso não tenha alguém para te ajudar, e se precisar use a 3ª para pegar qualquer coisa que possa ter passado despercebida.
 
Suas principais preocupações serão quanto aos colecionáveis e eles estão divididos nas seguintes categorias:
 
– Cabeças: 
Kutaro teve sua cabeça devorada pelo Rei Urso da Lua, então durante o jogo você deve encontrar substitutas temporárias (100 ao todo) que te permitirão continuar vivo, você pode carregar até três cabeças simultaneamente e as perde quando tomar dano, perdendo uma vida quando não restar mais nenhuma cabeça sobre os seus ombros. Depois de achar todas as 100 cabeças "BronzeHead Hunter / Caçador de Cabeças" e "PrataHead Hoarder / Colecionador de Cabeças" serão seus.
 
-Ações das cabeças:
Para cada cabeça existe uma ação que pode ser feita apertando . Ao fazer isso, uma pequena animação é executada, e fazendo as ações indicadas em áreas específicas das fases farão com que o cenário se transforme de modo a facilitar a tarefa de Kutaro, ou então uma fase bônus é desbloqueada. Ao usar todas as 100 cabeças corretamente, o troféu de ouro "OuroNow That's Using Your Head (Hur, Hur) / Isso Sim é Usar a Cabeça" será seu.
 
-Fases Bônus:
Existe uma fase bônus para cada nível do jogo, e para achá-las você deve usar ações de cabeças específicas em partes específicas de cada fase. O troféu "BronzeBonus Maximus / Bônus Máximo" é conquistado ao completar todas as fases bônus dentro do tempo limite.
 
-Almas:
Kutaro não foi a única criança que teve a alma roubada pelo Rei Urso da Lua. Ao todo existem 592 almas que devem ser resgatadas, e isso é feito quando você você derrota um Grub / Larva ou um Weaver / Tecelão e vê um "fantasminha" azul subindo pela tela até desaparecer. Grubs que ainda não tiveram sua alma liberta possuem um olho roxo, enquanto os que já tiveram possuem um olho branco, então fique atento aos detalhes. Ao libertar todas as almas você irá ganhar dois troféus: "BronzeSoul Searcherer / Procurando Almas" e "PrataSoul Searcherest / O Melhor Procurador de Almas". 
 
-Centenas de Centelhas (ou "Hundredsparkles"):
Te darão o troféu "BronzeSparktacular / Centelhas Espetaculares". Existem 100 no total, estão espalhadas por todas as fases, são grandes cristais amarelos que te dão uma vida extra quando coletados.
 
-Transformações:
Ocasionalmente, Ezma Potts, a Bruxa da Lua, se encontra com Kutaro para instruí-lo. Nesses momentos, ignore as instruções da bruxa e a examine até que Ying Yang ou Pikarina sejam transformados em alguma coisa. Você conseguirá o troféu "BronzeLuna Kazooed / Luna Kazuna" depois de ver todas as transformações.
 
-Fins dos Fugitivos:
Para o troféu "PrataThe Wooden Shoe Drops / A queda do Sapatinho de Madeira" você precisa testemunhar o fim de cada um dos fantoches fugitivos, existem 36 ao todo e o troféu é ganho quando se examina os fantoches na batalha final, depois de já ter examinado todos os outros fantoches durante o restante do jogo.

01. Best Actor / Melhor Ator
Platina Troféu Secreto

Parabéns, você pegou todos os troféus de Puppeteer!

02. Recapitated / Ganhou nova cabeça
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

03. What the Cat Drags In / O Que o Gato Traz para Dentro
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

04. Calibrus Unleashed / Calibrus Liberada
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

05. Soul Searcher / Procurador de Alma
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

06. Double Trouble / Problema Duplo
Bronze

Você vai precisar de um segundo controle para este troféu.

Jogue uma fase com duas pessoas, não é nem mesmo preciso terminá-la.

07. A Toothache Named Disaster / Uma Dor de Dente Chamada Desastre
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

08. Death of a Sales Rat / A Morte de um Rato Vendedor
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

09. Long Snake's Journey Into Plight / A Jornada da Cobra para o Fracasso
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

10. Much Apork About Mutton / Muita Porcaria com Carne de Carneiro
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

11. The Flawed Couple / O Casal Imperfeito
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

12. The Taming of the Moo / Domando o Touro
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

13. Dog on a Short Tin Leash / Cachorro Com Uma Guia Curta
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

14. Fiddler on the Woof / Trapaceiro Au-Au
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

15. Bye Bye Bunnie / Adeus, Coelhinho
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

16. La Cage aux Fowls / A Gaiola das Penosas
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

17. A Funny Thing Happened on the Way up the Dragon / Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho do Dragão
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

18. The Spacemonkey Falleth / A Queda do Macaco Espacial
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

19. Ursus Descending / Urso na Descendente
Bronze Troféu Secreto

Relacionado à história, impossível de ser perdido.

20. Sparktacular / Centelhas Espetaculares
Bronze

As "Centenas de Centelhas" ou "Hundredsparkles" são as centelhas maiores que te dão uma vida extra ao serem coletadas. Existem 100 delas pelo jogo e o troféu exige que você encontre todas. Veja abaixo aonde encontrá-las:

Ato I, Cena I:
– No seu caminho para a Bruxa, examine as quatro colheres douradas na sala em que você pega a cabeça de hambúrguer;

– Ao subir na torre, uma rocha irá passar rolando por você e você terá que abaixar. Depois que ela passar siga ela até a parte inferior da torre;

– Para este Hundredsparkle você precisará repetir a fase após ter pego o gancho do pirata. Com ele em mãos jogue até a parte em que você pega a Calibrus. Depois disso, um alarme irá soar e um portão irá aparecer. Use o gancho para revelar uma boneca Matryoshka. Examine-a até conseguir o Hundredsparkle. Você também receberá o troféu "BronzeThe Tyrant's Inner Tyrant / O Tirano Dentro do Tirano" no processo.

Ato I, Cena II:
– Libere os fugitivos 1, 2, 3 e 4. Veja o troféu "BronzeMass Exodus / Êxodo em Massa" para mais detalhes obre os fugitivos;

– Você vai precisar do Upgrade do corte de Calibrus. Quando estiver subindo pelas folhas das vinhas pela segunda vez, preste atenção no canto superior direito; é onde está o Hundredsparkle;

– Continuando do fugitivo 23, corte o próximo pedaço de costura e ignore o que vem a seguir. Você vai cair em uma costura mais embaixo; corte-a até o final.

Ato I, Cena III:
– Quando estiver subindo a torre, você irá ter que cortar algumas folhas. Use o upgrade do corte de Calibrus para alcançar o Hundredsparkle

Ato II, Cena I:
– Ele fica localizado na parte da cachoeira. É difícil não vê-lo, mas você precisa do Upgrade do corte para alcançar.

Ato II, Cena II:
– Na quinta parte do pântano você irá vê-lo logo após uma pedra cair. Fique na ponta à direita e pule. Você precisará ficar cortando o ar algumas vezes para alcançá-lo;

– Subindo pela árvore você logo irá vê-lo. Você então precisará usar o upgrade do corte para alcançá-lo a partir das flores penduradas;

– Ao chegar na parte em que três Grubs / Larvas aparecem para te atacar, não os mate de imediato. Espere que algum deles pule e então o corte para poder usar o boost da Calibrus e alcançar o Hundredsparkle.

Ato II, Cena III:
– Você vai precisar do gancho do pirata. Quando chegar no segundo anel de fumaça nas costas do General Cobra, você irá ver um sarcófago pendurado. Examine-o e depois diso use o gancho. O sarcófago então vai soltar um pedaço de costura; corte-o até o fim para pegar o Hundresparkle.

-Na parte em que você usa o General Rato como uma prancha, você irá se deparar com três caveiras consecutivas. Aperte na última para pular e alcançar um caminho alternativo. Permaneça nele até o fim e pule para pegar o Hundredsparkle.

Ato III, Cena I:
– Examine a lâmpada do gênio logo após a tela do tutorial do gancho pirata;

– No segundo varal de roupas no convés do navio, use o boost e corte para cima para alcançar o Hundredsparkle após o varal chacoalhar.

Ato III, Cena II:
– Na primeira vez que Kutaro for disparado de um canhão, você terá que cortar umas costuras. Escolha o caminho de cima e ande de lula até pegar o Hundredsparkle

Ato III, Cena III:
– Na ilha, um pouco antes de entrar na segunda base secreta, haverá um canhão. Corte a fumaça dos seus disparos até você parar em cima dele, então pule pra coletar o Hundredsparkle.

Ato IV, Cena I:
– No topo do primeiro penhasco que você escala, logo antes do checkpoint, haverá um pequeno cacto à esquerda da tela, enquanto o Hundredsparkle se localiza no canto direito, logo acima do checkpoint. O segredo é ir cortando o cacto devagar, sem usar o corte com boost, até você se aproximar o bastante para coletar o Hundredsparkle;

– Na terceira parte da cidade, você precisa deixar o bueiro que fica mais à esquerda aberto. Então use o Slam para fechar o bueiro e fazer com que fumaça saia dele. Corte a fumaça até o canto superior esquerdo da tela e use o boost para alcançar o Hundredsparkle.

Ato IV, Cena II:
– Na parte do trem em que fica a girafa, use o pescoço dela para alcançar a fumaça no topo da tela, vá cortando essa fumaça até chegar ao Hundredsparkle.

Ato IV, Cena III:
– No fim do primeiro segmento, você tem que puxar uma casa. Não faça isso; ao invés disso pule no espinho, pegue sua cabeça de volta rapidamente e use a invencibilidade temporária para passar pelo espinho com o boost-cut e continuar a cortar pra cima até alcançar o Hundredsparkle;

– No segundo segmento, logo após cortar uns balões, você terá que empurrar uma casa e ela irá cair. Role para longe de lá. O Hundredsparkle irá aparecer embaixo dela, então role de volta e pegue ele antes da casa cair. Não há problema em morrer, mas se você sobreviver sem ter pego o Hundredsparkle você terá que morrer e tentar o checkpoint novamente.

Ato V, Cena I:
– No começo do segundo segmento, você tem que jogar uma bomba em uma abóbora. Faça isso, mas depois, ao invés de pular na boca dela, pule no vão que fica abaixo para pegar o Hundredsparkle;

– No terceiro segmento, use a ação da cabeça de bolo no local indicado. Use o "bolo-trampolim" para alcançar uma espécie de escorregador, e quando você estiver escorregando, pule aproximadamente na metade do caminho para pegar o Hundredsparkle.

Ato V, Cena II:
– Ele está no final da passagem secreta do troféu "BronzeButterball Bailout / Lançamento de Gorducho". Se você pegou o troféu é bem provavel que também tenha pego o Hundredsparkle, mas repita o procedimento só para garantir;

– Use o boost-cut na terceira onda de morcegos quando você estiver fugindo da abóbora gigante. O Hundredsparkle está no canto superior direito da tela, próximo ao telhado do prédio.

Ato V, Cena III:
– Na última parte do cemitério, utilize os morcegos para usar o Slam na altura indicada na lápide;

– No castelo, ele fica no inferior da segunda parte com as bolas elétricas.

Ato VI, Cena I:
– No segmento da ampulheta, logo após pular pelo Ás de Espadas, utilize o Slam no baralho e use o boost-cut para alcançar o Hundredsparkle no canto superior esquerdo.

Ato VI, Cena II:
– No labirinto com o Senhor Rosado, logo antes de usar o Slam há um caminho secreto para ser cortado. Siga por ele até chegar ao Hundredsparkle;

– Quando você estiver na parte com visão aérea, na primeira vez que você tiver que cortar as penas derrubadas pelo General Galo, use o boost-cut para alcançar o Hundredsparkle na parte superior do meio;

– Dentro do relógio, depois do pêndulo, há uma engrenagem com teia de aranha. Use isso para chegar até o Hundredsparkle.

Ato VI, Cena III:
– No segundo segmento do Senhor Rosado, tome dano da primeira escama e aproveite esse momento para conseguir pular na parte saltitante mais ao fim da pele do General Dragão.

Ato VII, Cena I:
– No terceiro segmento de gelo, há uma descida íngreme e escorregadia com um monte de plataformas caindo. Escorregue até o final desta plataforma e use as folhas da árvore para sair de lá;

– No espaço, depois da primeira zona de dobra, você ficará de cabeça para baixo em uma área de gravidade invertida. Você então precisará pular um espinho e logo em seguida pular de novo para pegar o Hundredsparkle.<