Total: 51
Troféus que podem ser perdidos:
Troféus bugados: Nenhum
Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado: 10 a 12 horas, dependendo de sua habilidade, dificuldade escolhida e sequência de jogo
Dificuldade: Fácil
O JOGO
Metro: Last Light é um jogo de tiro em primeira pessoa com opção stealth em um mundo pós-apocalíptico. Que depois de ataques nucleares que devastaram o planeta, impossibilitaram a sobrevivência humana na superfície. E também um mundo no meio de uma disputa militar e política entre várias facções (militares, sobreviventes, “transformados”). Em razão da impossibilidade de viver na superfície, os humanos se refugiaram nos metrôs da cidade de Moscou, uma capital fantasma acima da superfície.
ROAD MAP
Esse Road Map consiste em conquistar a platina terminando o jogo apenas 2x, ele foi escrito para ajudar na conquista da maneira mais rápida, mas isso não impede de no caso de faltar algum você jogue os capítulos novamente. Alguns dos troféus podem ser conquistados no modo “Chapter Select” (desbloqueado depois da conclusão do jogo) e outros não, têm que ser conquistados em um único playthrough. Colocarei mais detalhes nos troféus propriamente ditos.
ATENÇÃO: ao terminar uma jornada, o “Chapter Select” será com a dificuldade que você escolheu o “New Game”, não podendo ser modificada.
Ao começar uma nova playtrought, o “Chapter Select” será desabilitado, possibilitando apenas os capítulos terminados pela segunda vez.
Por esses 2 motivos o ROAD MAP foi feito para se terminar o nível mais fácil pela 2ª vez, para que você possa aproveitar a 1º playtrought com um certo desafio e conquistar os troféus restantes com uma determinada facilidade.
1º Passo: termine o jogo da melhor maneira que quiser, usando qualquer nível de dificuldade. Um nível mais difícil se estiver em busca de desafio ou um nível mais baixo se não quiser ter problemas na tarefa. Terminando o jogo dessa maneira, você (quase que com certeza) receberá “C’est La Vie”, (visualize “C’est La Vie” para mais detalhes) que é o troféu relacionado a 1 dos finais disponíveis no jogo. Foque PRINCIPALMENTE em troféus relacionados à mortes de humanos (“No Shooting Allowed”, “Revenge”, “Bloodlust”, “Commando”, “Derailed”, “Musician”, “Walking Bank”, “Tesla”, “Inferno”, “Shadow” e “Soldier”). O motivo de se focar nesses troféus é por um único motivo, todos eles de alguma forma interferem na conquista de outros troféus, dificultando-os ou impossibilitando-os.
DICA: durante essa playthrough dê atenção à “Musician” e “Ever Vigilant”, esses troféus têm que ser conquistados durante 1 único playthrough, nesse 1º será mais fácil. Caso falte um desses 2 troféus você pode fazê-lo no próximo.
2º Passo: inicie sua nova playtrought no nível mais fácil, começa agora a busca por “Shadow Ranger”, que consiste em terminar o jogo sem matar NENHUM inimigo humano (parece complicado, mas será mais fácil do que parece). Visualize o troféu “Shadow Ranger” para mais detalhes e dicas. Existem troféus relacionados, que ao seguir a busca por “Shadow Ranger” corretamente você receberá automaticamente.
ATENÇÃO SOBRE MISSABLE TROPHIES
Colocarei como "Missable Trophies" apenas troféus que você precisa conquistar com APENAS 1 playtrought. Troféus que você poderá conquistar com o "Chapter Select" não contarei como "Missable". Caso termine as 2 campanhas e não conquiste algum, use o "Chapter Select" para conquistá-los.
Platina
Conquiste todos os troféus de METRO: LAST LIGHT.
Bronze
Mate 100 humanos, será conquistado naturalmente durante a campanha.
DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.
Bronze
Mate 100 mutantes, será conquistado naturalmente durante a campanha.
Bronze
Mate 15 inimigos usando ataques stealth, aproxime-se pelas costas e use . Para esse troféu é necessário que você MATE os inimigos, o ato de nocauteá-los não conta para esse troféu.
DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.
Bronze
Mate simultaneamente 2 inimigos usando uma granada incendiária. Existem vários pontos do jogo que você encontrará soldados reunidos próximos uns aos outros. Recomendo “REVOLUTION”, depois de passar pelo detector de metais e descer as escadas, ao passar pela 1ª porta você encontrará 2 soldados reunidos conversando, acerte 1 granada incendiária exatamente no meio deles. Também é uma questão de sorte, pois a morte dos soldados tem que ser exatamente ao mesmo tempo, escolhendo esses 2 inimigos o seu ckeckpoint será próximo, por isso poderá tentar várias vezes até conseguir.
DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.
Bronze
Quebre 50 lâmpadas, facilmente conseguido durante a campanha. Basta atirar nas lâmpadas durante a campanha.
DICA: realize esse troféu durante a 1ª playthrough.
Bronze
“Desligue” 40 luzes, ao contrário de quebrar, nesse caso será necessário se aproximar das lâmpadas e apertar . Facilmente conseguido durante a busca por "Shadow Ranger".
08. Ever Vigilant
Bronze
Desarme 10 armadilhas durante a campanha. Esse troféu é um dos que precisam ser feitos durante um único playthrough. A dica de fazê-lo durante o 1º playthrough é o fato de sua movimentação ser mais livre, te dando a tranquilidade de procurar as armadilhas à vontade.
1º. FACILITY – Seguindo seu caminho, no final do capítulo, ao descer uma estrutura e cair em um “córrego” de esgoto, a armadilha está alguns metros antes de uma escada que você terá que subir.
2º. SUNDOWN – Logo no começo do capítulo, quando você estiver no alto do morro, vire-se um pouco para a direita, você verá um caminhão branco virado com o baú para o muro, vá até ele, a armadilha está dentro do baú (carroceria) do caminhão.
3º. SUNDOWN – Saindo do caminhão, dê a volta para esquerda, atravesse o rio por uma passagem mais à direita, você verá vários galpões. A armadilha está no 1º galpão da direita, onde tem um carro deitado protegendo a entrada, a armadilha está logo depois da entrada.
4º. SUNDOWN – Saindo por essa entrada, dê a volta pela esquerda, você verá um posto de gasolina com um caminhão tanque, seguindo a traseira do caminhão tanque atravesse o rio, logo à frente há uma parede com várias entradas, a armadilha está na 3ª entrada à esquerda.
5º. NIGHTFALL – Logo depois de descer da balsa siga em frente até encontrar uma construção, na frente da casa há uma rampa que você subirá até o 1º andar, passe pela máquina de lavar, no corredor à direita você encontrará a armadilha.
6º. NIGHTFALL – Essa armadilha está no corredor ao lado da anterior, simplesmente volte por suas costas e passe para o corredor ao lado, a armadilha está praticamente na mesma posição da anterior.
7º. NIGHTFALL – Logo depois da batalha com um “mini-boss” você seguirá em frente até chegar a uma escada rolante, chegando ao topo vire à direita, a armadilha está presa entre a base da escada e a parede.
8º. NIGHTFALL – A armadilha está logo a frente desta que você acabou de desarmar, do lado esquerdo.
9º. NIGHTFALL – Junto com essa, no mesmo corredor existe mais uma armadilha.
10º. DEPOT – Logo que você sair do túnel na linha do trem siga para a esquerda e siga em frente entre o trem e o galpão até dar a volta na estrutura e chegar à porta de entrada dos fundos, a armadilha está bem na porta.
DICA 1: existem mais 3 armadilhas (1 em “CONTAGION” e 2 em “DEAD CITY”), você provavelmente passará por elas e as desarmará.
DICA 2: No caso de esquecer ou passar por uma delas e acioná-las, simplesmente reinicie seu checkpoint ou reinicie o capítulo.
Bronze
Efetue 100 compras nos NPC’s do jogo.
DICA 1: um “glitch” que pode ser feito é o de vender e comprar rapidamente, usando o “Buy” e “Sell” ( e ) de um NPC.
DICA 2: veja o troféu “Walking Bank” para ver um ponto que você terá muito dinheiro. Descarregue totalmente suas balas de metralhadora, te dando espaço para compra. E faça o “glitch” de compra e venda.
Bronze
Tenha um total de 1000 military rounds (a moeda do jogo), esse valor é o valor total que você deve ter na carteira, não é um valor acumulativo, o valor gasto não conta para esse troféu.
DICA: durante o capítulo “BANDITS” vá eliminando os inimigos, pegando suas armas (de 3 em 3 para ser mais rápido ou da melhor forma que encontrar) e levando-as de volta ao ponto que você encontrou alguns sobreviventes e vendendo-as para o NPC, as armas desse capítulo dão uma quantidade razoável de military rounds, sendo necessária a venda de 7 a 11 armas, dependendo da quantia que você já tem na sua carteira.
11. Musician
Bronze
Use todos os instrumentos espalhados pelos capítulos do jogo (um total de 17 instrumentos), durante a campanha você encontrará vários instrumentos musicais durante a sua passagem pelos capítulos. Esse troféu é um dos que precisam ser feitos durante um único playthrough. A dica de fazê-lo durante o 1º playthrough é o fato de sua movimentação ser mais livre, te dando a tranquilidade de procurar os instrumentos à vontade.
DICA: caso termine um nível e perceba que deixou um instrumento para trás, reinicie o nível e faça-o novamente.
ATENÇÃO: caso passe 2 níveis ou mais, selecione o nível desejado e jogue a campanha toda até o ponto subsequente ao que você parou antes de voltar (para que haja um “overwrite” do save do jogo). Se você não fizer isso, tocar o instrumento e voltar ao ponto a diante o load cancelará o instrumento que você tocou e o jogo não reconhecerá que você tocou todos os instrumentos.
1º. SPARTA – um violão na sala onde você acorda.
2º. SPARTA – próximo aos caras jogando damas, o banjo está sobre uma poltrona.
3º. FACILITY – na sala central, há uma sanfona sobre uma banqueta próxima à mesa.
4º. BOLSHOI – um pouco antes de se deparar com Pavel e 2 superiores, há um banjo no chão, encostado em um grande banco do lado direito.
5º. BOLSHOI – ao passar pelo homem alimentando os porcos, o mendigo e o restaurante, o violão está próximo à pia do lado esquerdo.
6º. BOLSHOI – um pouco mais à frente chegando ao “Market”, o banjo está na última barraca do lado esquerdo, próximo a um avião de brinquedo azul.
7º. BOLSHOI – antes de se sentar com Pavel na mesa, há um banjo do lado direito de Pavel próximo à pia.
8º. REVOLUTION – logo no início do capítulo, ao passar pelo detector de metais e descer as escadas na sala à esquerda, o banjo está atrás da mesa, sobre a cadeira, próxima ao lampião.
9º. REVOLUTION – no próximo ambiente, você precisará acionar uma alavanca para conseguir acessar a área onde o piano se encontra. Ao passar por um latão onde os guardas fazem uma fogueira, siga em frente para a direita. No fundo você encontrará a alavanca que abre um portão, atravesse-o, após o próximo portão você encontrará o piano do lado direito do quarto.
10º. REVOLUTION – no 3º ambiente desse capítulo, ao atravessar um portão vazado você verá um armário no canto direito do corredor, abra-o e encontrará uma sanfona.
ATENÇÃO: cuidado para não passar pelo armário e abrir a porta a seguir, se fizer isso e terminar o capítulo, terá que reiniciá-lo e fazer tudo de novo.
11º. REGINA – logo que você descer do carrinho, do lado esquerdo você verá uma escada com uma luz com coloração amarelada, suba as escadas e no quarto no fim do corredor no chão do lado direito você encontrará uma sanfona.
12º. UNDERCITY – ao se levantar, o banjo está no chão logo à sua esquerda, encostado no armário.
13º. CONTAGION – ao andar pelo mapa você encontrará na parede um papel com o desenho de uma caveira, siga em frente e encontrará o corpo de um homem preso na parede, à esquerda desse corpo sobre um sofá você encontrará um violão.
14º. CONTAGION – passe pela esquerda do violão anterior e siga o corredor, na primeira porta à direita contorne-a em U e vire à esquerda, você verá um balcão com tochas, no interior desse balcão você encontrará um violão deitado no chão.
15º. CONTAGION – voltando por suas costas, passe por uma abertura, agache-se por uma passagem e suba a escada à esquerda, no 3º lance de escada siga pelo corredor à direita, passe pelos armários e siga em frente pelo corredor externo até encontrar o violão em cima de uma poltrona, próximo ao lampião.
16º. QUARENTINE – ao passar pela porta junto com Khan, siga para a esquerda você verá vários homens, o violão está no chão ao lado direito do homem sentado no banco.
17º. DEAD CITY – logo depois de ver a alucinação do playground, desça e passe pelo subsolo seguindo em frente à direita e ao sair do outro lado vire totalmente à direita, volte e entre no prédio à esquerda, suba 3 lances de escada e entre na sala à direita, você encontrará o piano encostado na parede.
13. Published
Prata
Colete todos os 43 “Artyom’s hidden”, que são colecionáveis espalhados pelos capítulos.
DICA 1: no “Chapter Select” você pode ver quais colecionáveis estão faltando e jogar o capítulo apenas para coletá-los.
DICA 2: use o "Chapter Select" para coletar os colecionáveis que ficaram faltando durante sua busca.
ATENÇÃO: se você iniciar um novo jogo antes de coletar os 43 colecionáveis, seu “New Game” zerará a coleta dos colecionáveis, ou seja, a coleta não precisa ser em um único playthrought, mas precisa ser coletada em um único save.
1º. SPARTA – antes de entrar no elevador com Anna, o Diary está na cadeira do lado direito.
2º. ASHES – nos esgotos com Anna, ela parará e subirá uma escada, siga em frente, o Diary estará no chão no fim deste corredor.
3º. PAVEL – ao descer das tubulações e pegar facas no corpo de um homem morto, a Diary estará logo nas costas de onde você desceu, sobre algumas caixas.
4º. REICH – logo que iniciar o capítulo, siga em frente, o Diary estará sobre a mesa, próximo da escada rolante.
5º. SEPARATION – logo que você passar pelos 2 soldados que saem do portão, logo depois que você entrar verá uma sala de controle no 1º andar, chegue até ela. O Diary está sobre o painel de controle.
6º. SEPARATION – logo que você passar por uma porta, encontrará um soldado que se renderá. O Diary está sobre a mesa (a frente do soldado).
7º. FACILITY – na sala de controle onde você puxou a alavanca para abrir o elevador, no sentido contrário para chegar ao elevador há uma sala, o Diary está sobre a mesa do lado direito.
8º. TORCHLIGHT – logo depois da animação que você é surpreendido por um “Spider” e Pavel salva você, o Diary está no chão do lado direito.
9º. TORCHLIGHT – chegará num ponto que você terá que acionar um painel de energia para abrir uma porta. Na sua busca, antes de passar por uma porta (com uma luz vermelha) vire à direita, o Diary estará no chão junto a um corpo nesta sala.
10º. ECHOES – logo no início do capítulo, o Diary estará sobre o balcão do bar do lado esquerdo.
11º. ECHOES – ao entrar em um avião caído, você verá alguns flashes de alucinações. Quando chegar ao fim do corredor, o Diary estará no chão junto a um corpo.
12º. BOLSHOI – ao passar por Pavel e 2 soldados, o Diary está logo a frente, na prateleira do lado esquerdo.
13º. BOLSHOI – um pouco antes da catraca do teatro, o Diary está no banco próximo da porta do lado esquerdo.
14º. REVOLUTION – depois de passar pelo detector de metais e descer as escadas, na sala à esquerda, o Diary está sobre a mesa.
15º. REVOLUTION – no 2º ambiente, você precisará acionar uma alavanca para conseguir acessar a área onde o Diary se encontra. Ao passar por um latão onde os guardas fazem uma fogueira, siga em frente para a direita. No fundo você encontrará a alavanca que abre um portão, atravesse-o, após o próximo portão você encontrará o Diary pendurado na parede do lado direito do quarto.
16º. REVOLUTION – na sala de controle onde você aciona a alavanca para parar a hélice, sobre a mesa você encontrará o Diary.
17º. REVOLUTION – no 3º ambiente, logo depois de passar pela hélice você descerá pelas escadas, o Diary está sobre a mesa, onde 2 soldados conversam.
18º. REGINA – ao chegar ao fim da linha (haverá um trem impedindo a continuação), desça do carro e entre na porta à direita, siga em frente pelos corredores. No final do corredor vire à direita, o Diary está no chão (junto ao lixo) próximo a um corpo no segundo quarto.
19º. BANDITS – pare o carro em uma porta à direita bem iluminada, passe por ela, no banheiro à direita, o Diary estará no chão.
20º. BANDITS – nesse capítulo você passará pelo corpo de um homem morto sentado na cadeira (um pouco antes de encontrar a criança e a mulher), o Diary está sobre a mesa, atrás do corpo.
21º. DARK WATERS – logo que iniciar o capítulo, na balsa, simplesmente vire-se, o Diary está no chão da balsa.
22º. VENICE – ao descer do barco na cidade, um homem pedirá que você o encontre em seu “escritório”, siga-o e ao subir as escadas, o Diary estará do lado esquerdo da mesa dele, sobre uma caixa.
23º. VENICE – no bordel da cidade, ao chegar no “fim” do bordel, você verá uma animação de Pavel entrando no quarto e 2 dançarinas conversando em frente à um “aquário”, o Diary está sobre esse “aquário”.
24º. SUNDOWN – na sua busca por gasolina (referente à história), você encontrará os galões no posto de gasolina, ao pegá-los no chão, depois da animação vire-se, o Diary estará sobre o balcão.
25º. NIGHTFALL – depois de descer da balsa, siga em frente até encontrar uma estrutura, suba pela rampa, passe pelas 2 armadilhas (veja a 5ª e 6ª armadilhas em “Ever Vigilant”), passe pela porta, o Diary está no chão logo à frente depois da porta.
26º. CONTAGION – na estrutura com tochas (veja o 14º instrumento em “Musician”), de frente com a abertura dessa estrutura passe por uma abertura, agache-se por uma passagem e suba a escada à esquerda, no 3º lance de escada siga pelo corredor à direita, siga em frente até chegar cômodo adiante, o Diary está sobre a mesa, do lado esquerdo.
27º. QUARENTINE – no começo do capítulo, saia da câmara de isolamento e dê a volta na mesa à direita, o Diary está sobre a mesa.
28º. QUARENTINE – siga Khan pelo capítulo, ao Khan se virar à esquerda em direção a uma porta com uma luz vermelha, vire à direita. O Diary está sobre a mesa na esquerda próxima à grade.
29º. KHAN – quando Khan estiver vasculhando o ambiente e olhando o teto, ele seguirá em frente, entre na porta à direita e siga em frente e vire à esquerda, o Diary está no chão junto a um corpo.
30º. THE CHASE – seguindo em frente durante o capítulo, o Diary estará sobre um tanque azul, do lado esquerdo, logo que você entrar no 1º vagão coberto.
31º. THE CROSSING – ao chegar na base da 1ª escada, vire à direita e vá até a última coluna do cenário, lá você encontrará o Diary no chão, junto ao corpo.
32º. THE CROSSING – logo depois que você cair do vagão e sair da água, siga em frente até passar por um navio (à sua esquerda), entre ne