Total: 31
Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum
Terminar o jogo: Variável — você precisa fazer mais de 40 ciclos, por exemplo
Tempo estimado: Entre 50 e 100 horas
Dificuldade: Difícil
Returnal chegou ao mercado no dia 30/04 e foi muito elogiado por nós do PSX Brasil. Porém, o gênero roguelite e a ausência de alguns recursos como Quick Save, por exemplo, acabam tornando o jogo ainda mais difícil para quem não é familiarizado. Pensando nisso, decidimos montar um guia de sobrevivência “atropiano” e de quebra, um trophy guide com dicas para facilitar a tão almejada platina.
Nota: Returnal se destaca não só pela narrativa e seus belos gráficos, mas também por sua experiência sonora e o uso do DualSense. Para ter o melhor dos dois mundos, recomendo usar um aparelho de som externo (home theater) ou headset que tenha suporte ao áudio 3D. Para o controle a recomendação é deixar padronizadas no “forte”.
Economize nas chaves
As chaves atropianas são itens incomuns, e por esse motivo devem ser utilizadas com sabedoria. Não saia gastando em contêineres trancados, guarde-as para as portas seladas, pois elas geralmente contêm fabricadores de itens, “camas” que expandem integridade ou até mesmo xenoglifos, que são obrigatórios para o desbloqueio do troféu.
Como Returnal exige diversas runs para a conquista da platina, recomendo utilizar as chaves em contêineres trancados apenas após você conseguir todos os xenoglifos, assim você fica livre para coletar 100% do banco de dados.
Não tenha medo das avarias
Os itens malignos são aqueles cobertos por uma sombra roxa, e quando você tenta pegá-los (seja abrindo contêineres, pegando silfos, resinas ou obólitos), uma avaria atinge Selene. Todas elas são maléficas, porém, é possível livrar-se usando o consumível de reparos ou cumprindo tarefas específicas.
Mesmo que as avarias sejam ruins, não tenha medo de pegar itens como resina ou obólitos. Não recomendo os contêineres, pois eles são uma incógnita. Muitos podem dar itens descartáveis, o que acaba não compensando o risco. No caso de querer tentar a sorte fique atento: se Selene tiver duas avarias no traje, a terceira será crítica e destruirá algum item aleatório do inventário, e isso inclui os artefatos.
Obólitos para dar e vender
A “moeda” corrente de Returnal são os obólitos. Eles são essenciais para tornar a vida de Selene mais fácil durante a exploração de Átropos. Porém, eles são difíceis de conseguir, então é preciso ficar atento às diferentes formas de adquirir uma quantidade cada vez maior nas runs.
O método mais simples de pegar obólitos é derrotando inimigos. Porém, eles dropam muito pouco e desaparecem extremamente rápido. A não ser que você tenha algum parasita ou artefato que faça com que eles fiquem disponíveis por mais tempo, pegá-los desta forma é um tanto quanto chato. Mas caso prefira, tente pegar nível 5 de adrenalina, assim os monstros derrubarão uma quantidade muito maior.
Caso pegar obólitos via monstros não seja o seu forte, foque-se nos “totens”. Mesmo que alguns deles apareçam contaminados com a aura maligna, vale a pena, já que é um recurso extremamente necessário.
Outra forma de adquirir uma quantidade razoável de obólitos é utilizando a máquina de trocas. Lá é possível dar Éteres em troca de “dinheiro” – e vice-versa, no entanto, a utilização nem sempre compensa, então recomendo utilizá-la apenas se tiver algo para fabricar que realmente valha a pena.
Adote um parasita
Outro recurso extremamente importante para sair vivo de Átropos é o parasita. Em troca de um malefício, ele te dá um benefício. Aqui é preciso ficar atento, pois nem sempre o status bom vale o sufoco, principalmente quando a parte negativa do parasita diminui o cooldown de suas corridas ou ataques físicos, que acabam sendo uma mão na roda em momentos de desespero.
Explore, explore e explore
Em Returnal é possível fazer backtracking para explorar as salas não visitadas. Esse recurso permite que você volte para pegar aquela arma poderosa que ficou no chão por conta de uma avaria ou para até mesmo desbloquear uma porta trancada. Tendo isso em vista, o mais recomendável – principalmente para quem está começando – é explorar.
Em determinado momento, o jogo permite avançar através de portais para os biomas seguintes, mas essa nem sempre é uma boa ideia, então a melhor solução é equipar-se bem.
Caso queira pegar itens ou artefatos melhores, existe uma sala especial – dourada com uma estrela em cima – onde você deve encarar dezenas de inimigos ao mesmo tempo. O recomendável aqui é ir bem equipado ou ao menos com um item que ressuscite Selene.
Fabrique itens
Se tem uma coisa que Returnal tem, são itens. Entre consumíveis e artefatos, Selene usa de tudo para tornar sua vida mais fácil em Átropos. Porém, como os recursos são limitados, é preciso escolher muito bem o que levar consigo.
Caso esteja jogando pela primeira vez, a minha recomendação é focar no aumento de integridade e itens que ressuscitem Selene. Se em um cenário hipotético você não tiver um modificador de fabricação (para alterar os itens), sugiro pegar algo que aumente a defesa ou contra-ataque em caso de dano inimigo.
Nível não é tudo
Em muitos jogos o nível define o seu poder, mas isso não funciona da mesma forma em Returnal. Toda vez que você derrota inimigos ou coleta itens específicos, o nível de proficiência aumenta. Quando isso acontece, as próximas armas descobertas aparecerão de acordo com o level, porém, isso não deve ser considerado na hora de escolher o arsenal, já que os equipamentos podem não fazer sentido para o estilo de gameplay escolhido.
Aprenda a se esconder
Returnal é o tipo de jogo que tem muita coisa acontecendo na tela, então ficar exposto recebendo tiros de todos os lados nem sempre é a melhor solução. Use paredes e árvores a seu favor para se defender dos tiros, e use também o dash de Selene para atravessar os tiros azuis e vermelhos. Caso a coisa aperte muito, fique alternando a entrada e saída da sala anterior, assim a porta te protege dos danos recebidos.
Para fechar nosso guia de sobrevivência, é preciso dizer aqui que as coisas podem mudar muito no calor da batalha. A dificuldade do jogo muda conforme seu desempenho, então é possível que as coisas fiquem muito difíceis em determinado momento, chegando ao ponto de não compensar pegar nenhum parasita, por exemplo. No mais, não tenha vergonha de correr ou se esconder para sobreviver a Átropos.
02. Atropian Survival / Sobrevivência Atropiana
Bronze
Relacionada à história. Adquira a espada em Átropos
03. Past the Ruins / Além das Ruínas
Ouro
Termine a Sondagem das Ruínas Abandonadas.
Aqui é preciso encontrar todos os xenoglifos do bioma, restaurar os hologramas e decifrar as placas de Átropos. É impossível realizar tudo isso numa única run, o que acaba te obrigando a completá-la diversas vezes. Minha recomendação é que você deixe este, e todos os outros cinco troféus relacionados, para o pós-game, assim é possível reiniciar os ciclos sempre que precisar e sem culpa.
05. Through the Forgotten City / Pela Cidade Esquecida
Ouro
Termine a Sondagem da Cidadela Abandonada.
16. White Shadow / Sombra Branca
Ouro
Termine o 3º ato.
Após derrotar Ofíon, você precisará encontrar seis fragmentos de sol em cada um dos biomas. No entanto, assim como tudo em Returnal, eles aparecem aleatoriamente, e será preciso paciência para fazer mais de duas runs, se for o caso. Explore tudo e guarde as chaves atropianas para as salas trancadas. Após coletar todos, volte para as Ruínas Abandonadas ou as Ruínas Ecoantes, entre na casa, desça até o porão para uma cena, pegue a chave, derrote Ofíon novamente e examine o carro.
17. Second Chance / Segunda Chance
Bronze
Retorne graças a um Artefato. Basta ter um Astronauta ou relógio de pulso no inventário para ser trazido de volta à vida após morrer. Esse troféu aparece naturalmente com o tempo.
19. Cryptic Translations / Traduções Crípticas
Bronze
Desbloqueie todos os níveis de tradução de um xenoglifo.
20. Surgical Precision / Precisão cirúrgica
Bronze
Execute 5 sobrecargas bem-sucedidas em sequência. Assim que você acordar ao lado da nave Helios com a pistola, atire até as balas acabarem, pressione R2 quando o cursor ficar laranja e execute uma sobrecarga. Faça isso cinco vezes seguidas sem falhar.
21. Adapting to Circumstance / Adaptando às Cricunstâncias
Prata
Atinja o nível 30 de proficiência de arma. Esse troféu só pode ser adquirido a partir do 4º bioma. Para facilitar, pegue todos os artefatos e parasitas que aumentem a taxa de proficiência.
22. In-Field Training / Treinamento em Campo
Bronze
Complete um desafio diário no modo de simulação. Basta ativar o modo de simulação dentro da nave Helios – na maquina localizada à direita do buraco – e completar o desafio.
23. Hardened Shell / Invólucro Endurecido
Bronze
Atinja uma integridade máxima de 200%. Assim como o troféu “Adaptando às Circunstâncias”, aqui será preciso dar uma certa prioridade aos artefatos que aumentam integridade. Para facilitar um pouco, use o artefato à venda na fábrica, ele aumenta a integridade máxima em 25%. Faça isso em todos os biomas e você terá 75% do caminho andado, deixando o que falta para as resinas encontradas no mapa.
26. Irreversibly Contaminated / Irreversivelmente Contaminado
Bronze
Tenha 5 parasitas simultaneamente. Embora possa parecer fácil, ter 5 parasitas – úteis – pode ser um desafio. Caso queira facilitar o processo, pegue todos os parasitas que encontrar no caminho e procure por uma máquina de remoção de parasitas para tirar aqueles indesejáveis. Lembrando que o processo é totalmente aleatório.