Total: 47
Troféus que podem ser perdidos:
Troféus bugados: Nenhum
Terminar o jogo: Ao menos uma vez (e um trecho da segunda run)
Tempo estimado: Entre 20 e 25 horas
Dificuldade: Fácil
Lançado em 11 de junho de 2021, Ratchet & Clank: Em Uma outra Dimensão é um dos melhores jogos da nova geração, trazendo gráficos excelentes, uma jogabilidade bem ajustada e uma história divertida para se aproveitar do começo ao fim. Adoramos o jogo (como você pode conferir na nossa análise do jogo), que está bastante acessível para um público bastante amplo, seja por oferecer uma narrativa leve e aventuresca, seja por trazer níveis de dificuldade ajustáveis à escolha do jogador.
Se não é das campanhas mais longas, sobretudo quando se considera os padrões das grandes produções atuais, é convidativo para a exploração e, no caso dos mais entusiasmados, certamente há incentivos para uma segunda run. E uma terceira, talvez uma quarta…
A busca pelos troféus e pela sonhada platina, contudo, não é das tarefas mais difíceis. É possível conseguir a totalidade das conquistas, por exemplo, jogando no modo normal de dificuldade, ou até na mais fácil, se assim o jogador preferir. Também não é necessário terminar o jogo mais de uma vez, ainda que seja preciso ao menos começar uma segunda run para se adquirir alguns itens que só estão disponíveis no NG+. Então se esse é o seu objetivo, confira o roteiro de como conseguir tudo o que é necessário para a platina pipocar na tela.
01. Masters of the Multiverse / Mestres do Multiverso
Platina
Ao completar todas as conquistas abaixo, a platina está garantida.
02. Rift Apart / Em Uma Outra Dimensão
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
03. Hide ‘N Seekerpede / Rastrear e Destruir
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
04. Victory! / Vitória!
Bronze
No terceiro mundo, há um local chamado de Bar do Zurkie. Ao longo da campanha, o jogador chagará até ele naturalmente e, seguindo com a história, terá que se provar na arena, partindo dos desafios mais fáceis, os de bronze. Basta vencer o primeiro deles para conquistar esse troféu.
05. Can’t Stop Me / Ninguém me segura
Prata
Depois de fechar a campanha, os desafios mais difíceis do Complexo de Batalha, as de nível ouro que garantem aos vencedores bons prêmios, ficam disponíveis. Ao vencer a primeira delas, a conquista está garantida. Contudo, são os momentos mais complicados de todo o game, então caso o jogador tenha problemas ou não quiser se dedicar demais só pelo troféu, pode escolher uma dificuldade mais amena no menu para evitar maiores dores de cabeça. Mas quem estiver buscando a conquista “Arsenal Completo” pode ter nessa categoria um bom atalho para ganhar recursos e tempo.
06. Hey Lombax DJ / Solta o som, Lombax
Bronze
Este é um troféu relativamente fácil. Depois de encontrar ao menos três parafusos de ouro, vá até o Bar do Zurkie no terceiro mundo do jogo (o mesmo citado na conquista anterior), e encontre o balcão do bar mais ao fundo. Ao lado, há uma Jukebox interativa, onde você pode selecionar canções. Escolha três delas – dance em todas, se quiser, só por diversão – e a conquista será sua.
07. This Crystal Is My Things / Cristal é o meu negócio
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
08. Don’t You Walk Away From Me / Não fuja de mim
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
09. It’s Loose! / Fera à solta!
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
10. Emotional Support Robot / Robô de apoio emocional
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
11. Rated Aaarrr! / Estômago borbulhante
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
12. Return to Sender / Devolver ao remetente
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
13. No Bones About It / Não esquenta
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
14. I’m the Warden Now / Chave de cadeia
Bronze
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha.
15. 2 Fuzz 2 Nefarious / Nefarious em dose dupla
Ouro
Conquista relativa a uma das missões principais do jogo. Portanto, automática para quem superar o trecho específico da campanha. É basicamente o troféu de finalização da campanha.
16. More Than Lint / Furando a bolha
Bronze
Esses portais, ou fendas dimensionais, não são lá muito discretas e são facilmente reconhecíveis no mapa. Ao se aproximar de uma delas – um craquelado roxo que está disponível no meio do nada – é possível interagir para entrar, e para vencê-la, basta atravessar o percurso. São passagens especiais bastante fáceis no geral e geram bons prêmios para quem os vencer. A conquista vem logo que se supera a primeira dessas bolhas.
17. Sartorial Steel / Roupa de aço
Bronze
Começamos o jogo com uma vestimenta básica e logo será possível equipar itens de proteção que dão algumas vantagens, sobretudo quando se usar um conjunto completo. Essa conquista, porém, já chega com a primeira peça encontrada, provavelmente na primeira fenda dimensional que o jogador encontrar. É um daqueles troféus que se ganha sem-querer-querendo.
18. Does This Make My Tail Look Big? / Dos pés à cabeça
Prata
Há alguns conjuntos de armadura disponíveis no jogo, grande parte como recompensa em bolhas dimensionais, mas outras são um tipo de prêmio no cumprimento de algumas missões. Não será difícil encontrar ao menos uma peça de cada – cabeça, torso e pernas – e a conquista vem mesmo com equipamentos de conjuntos diferentes.
19. Shiny! / Brilhante!
Bronze
Os parafusos de ouro são colecionáveis disponíveis no jogo e não são itens obrigatórios para a conclusão da campanha. Há um total de 25 deles espalhados por todos os mundos, e basta um pouco de exploração para encontrá-los perdidos pelo cenário. São relativamente fáceis de se visualizar a distância, já que brilham bastante, então basta um olhar atento e não será difícil encontrar o primeiro. Procure por mais deles, já que outras duas conquistas estão relacionadas a estes artefatos.
20. Nooks and Crannies / Quem procura acha
Prata
Achar todos os 25 parafusos e ouro demanda um pouco de dedicação, mas a conquista exige somente 5 deles, então é possível que já na primeira run, se o jogador for um pouco curioso e explorar alguns caminhos, essa conquista já surja quase que naturalmente. Mas de qualquer forma, é possível sempre retornar aos planetas vencidos para uma busca mais minuciosa. Se quiser um atalho, o vídeo abaixo detalha cada localização:
21. Quantum Mechanic / Mecânica Quântica
Bronze
As anomalias dimensionais são parte da campanha principal e, consequentemente, essa conquista é automática para quem seguir com a história naturalmente.
22. They Blow Up So Fast / Elas crescem tão rápido
Prata
Para aumentar o nível de uma arma até o máximo, basta utilizá-la bastante. Isso será quase que automático ao se eleger um equipamento favorito, mas para quem tiver pressa, basta focar na primeira arma desde o começo e não demorará para que ela atinja o nível 5. Esse é também um pré-requisito para o troféu “Melhor Impossível”.
23. There’s Even a Cupholder / Melhor impossível
Prata
Ao alcançar o nível 5, todos os slots de melhoria estarão abertos e aí resta usar o Raritâneo coletado pelo cenário para elevá-la ao seu estado máximo. Para quem utilizar a primeira arma como equipamento prioritário nos primeiros 2 ou 3 mundos, é uma conquista fácil, desde que se foque nela primeiro quando for distribuir seus pontos.
24. Full Rack / Arsenal total
Prata
Uma conquista que é bastante fácil de se conseguir, já que precisa de apenas 8 das 18 armas disponíveis, que completam uma “roda” inteira no inventário. É só quebrar caixas, coletar pecinhas e adquirir os primeiros dispositivos que forem surgindo no mercado da Senhora Zurkon. A continuidade desse processo possibilitará a conquista do troféu a seguir.
25. Fully Stacked / Estoque completo
Ouro
Um dos poucos troféus que precisam de uma segunda run, no modo desafio (que é basicamente um NG+). Explore o máximo possível desde o começo para acumular peças e assim ter recursos para comprar todas as armas que forem surgindo, incluindo os desafios de arena com Rivet que são bastante generosos nas premiações, e na segunda jornada, complete o arsenal. Não se esqueça ainda que uma das armas só estará disponível quando se coletar todos os 10 Spybots escondidos, requisito para a conquista “Tiro e Queda”. O local de cada Spybot pode ser conferido aqui:
26. Glitch, Uh, Finds a Way / Glitch no sistema
Bronze
Glitch é um simpático antivírus cuja atuação é basicamente como se estivéssemos controlando um drone-aranha (parecido com os de Watch Dogs ou Cyberpunk, por exemplo), só que dentro de sistemas combatendo infecções digitais como um sistema de hackeamento. A maioria das vezes onde isso acontece faz parte da campanha principal, mas algumas são opcionais. Basta encontrar dispositivos corrompidos (bem evidentes no caminho) e superá-los.
27. Shifty Character / Alta volatilidade
Bronze
Esse é um dos troféus mais complicados, não pela dificuldade, mas pela quantidade e, principalmente, pela disponibilidade dos cristais. Em Blizar Prime e Cordelion, há esses itens que alternam as dimensões, sendo alguns obrigatórios para seguir adiante na campanha na resolução de puzzles, e outros estão em caminhos secundários. É necessário explorar sobretudo o primeiro destes planetas, o quinto no geral, para não deixar nenhum cristal para trás. Também é importante ressaltar que uma vez vencido esse mundo, só é possível retornar na busca em uma segunda run, então procure com cuidado os 30 cristais disponíveis para não ter que jogar tudo de novo só por eles.
28. BOING! / Pula-pula
Bronze
Na introdução, o jogo nos ensina a pular em balões enormes, e um deles é o do Grande Al. Contudo, para os outros dois, é necessário encontrar uma fenda dimensional em Corson V e atravessar o cenário para alcançar o item lá disponível. É uma conquista fácil, mas se o jogador ignorar essas fases especiais, vai acabar passando batido e perder, mas ao contrário de outros, há condições de voltar a esse mundo durante ou depois do fim da campanha.
29. Max Relax / Relaxamento máximo
Bronze
Em Savali, há um local bem central do mapa onde se encontram algumas fontes termais. Como quem está de boas com um universo em pedaços, há alguns sujeitos se banhando e tomando um pouco de sol em espreguiçadeiras, e basta chegar perto deles para que a conquista surja na tela. Há um posto da Senhora Zurkon por perto também, então não é difícil de se encontrar.
30. Lombax and Chill / Só uma espiadinha
Bronze
Em Sargasso, segundo mundo do jogo, haverá um momento onde passaremos pela casa de Rivet. Na primeira vez, sairemos um pouco apressados de lá, mas basta retornar em momentos de exploração para encontrar a TV e, como no começo de Crash, basta interagir com a TV para que a conquista venha. É também o momento para se achar o item que garante o troféu “É Tão Fofinho”, detalhado mais adiante.
31. Alert the Sponsors / Avise os patrocinadores
Bronze
Uma conquista bastante tranquila, consiste em realizar alguns saltos duplos quando em momentos de trilho. Com cuidado para não se exagerar, pode ser conquistado logo nas primeiras passagens se o jogador já estiver ciente disso. é um troféu de risco baixo, mas pode passar batido se o jogador não souber dele.
32. Icebreaker / Quebrando o gelo
Bronze
Há algumas armas de contenção no jogo, e uma delas é a Cold Snap, que basicamente transforma os adversários em cubos de gelo. Uma vez imobilizados, basta finaliza-los com ataque melee em 5 oportunidades para que a conquista venha. Bastante simples.
33. No Need for Multiball / Dois por um
Bronze
Uma arma bastante útil por multiplicar o dano conforme se utiliza, a Ricochete pode atingir múltiplos inimigos com um único disparo. Para essa conquista, basta utiliza-la em inimigos comuns em grandes quantidades, daqueles que morrem com poucos tiros, como cachorros mecânicos ou aqueles sapos estranhos de Sargasso, e utilizar o R2 rapidamente para que o tiro faça seu trabalho. Quanto mais atualizada e melhorada estiver a arma, mais fácil disso funcionar.
34. Return Policy / Política de devolução
Bronze
O Reator de Vácuo é um equipamento muito importante para se controlar o campo de batalha de uma forma mais defensiva. Utilizando o L2 pela metade para gerar uma espécie de escudo, acumula-se projéteis dos inimigos e quando carregado, é possível devolve-los. Não é das armas mais práticas e fáceis de usar, mas uma vez que se acostume com ela, é muito útil, e bastam 10 inimigos mortos com os próprios disparos para essa conquista. Mas lembre-se: para que ela tenha essa capacidade, precisa ser utilizada com frequência porque não é algo rápido de se realizar e se estiver com um nível alto, a cisa tende a fluir com mais tranquilidade.
35. Hole Puncher / Na mosca
Bronze
A Caça-Cabeça é basicamente a mais efetiva arma do jogo para quem gosta de atuar como sniper. Ela demora um pouco para aparecer, mas por ser bastante poderosa e eficaz, se torna um dos principais itens do arsenal. Para a conquista, basta um pouco de paciência e um mira afiada para acertar 20 headshots, mas com inimigos muitas vezes mais tapados, é algo relativamente fácil de fazer.
36. Life of the Party / Alma da festa
Bronze
O Senhor Animofados é uma arma de suporte, se assim podemos chamar, que espalha uma boa quantidade de fungos pelo ambiente, e é ótima para distrações. Disponível para aquisição no primeiro terço da campanha, é um bom equipamento para preparar o terreno para grandes batalhas. Usá-lo com frequência como primeiro passo contra ondas de inimigos trará a conquista com bastante naturalidade.
37. Extreme Gardening / Jardinagem radical
Bronze
Uma das armas mais exóticas do jogo, a Topiaria basicamente imobiliza os inimigos os envolvendo com uma planta que mais parece aquelas trepadeiras que muita gente usa para cobrir muros e paredes por aí. Para a conquista, basta usar o dispositivo para paralisar e derrotar, no mínimo, 30 inimigos.
38. It’s So Fluffy! / Tão fofinho!
Bronze
Esses simpáticos itens são pequenos e não tão fáceis de se ver, mas o primeiro deles virá naturalmente. O mais fácil de se localizar está no sofá da casa de Rivet logo no segundo mundo, Sargasso. Basta um para essa conquista, mas são 9 para a seguinte.
39. UnBEARably Awesome / O ursopador
Ouro
Como dito, há ao todo 9 ursinhos de pelúcia espalhados, um em cada mundo do jogo. Só é possível conquistar o troféu quando se coletar todos eles. Fique atento no vídeo abaixo para saber cada uma das localizações:
40. Extinction Event / Evento de extinção
Bronze
Essa é uma conquista relativamente simples, mas que pode acabar se perdendo para os mais apressados. Os Grunthors são uma espécie assustadora, similar a um dinossauro, encontrado em Sargasso em algumas passagens obrigatórias (e alguns outros pontos mais específicos da trama), mas há outros dormindo em partes diferentes do cenário de origem. Basta explorar um pouco mais o planeta na primeira passagem, ou mesmo na busca por Zurpitas quando se retornar para outra das conquistas listadas abaixo, para encontrar e eliminar esse inimigo por ao menos 5 vezes. Se não tiver feito isso até a missão que antecede o final, volte ao planeta e faça a caçada, porque depois de terminar a campanha, eles não aparecem mais por lá e será necessário terminar o serviço em uma nova run.
41. Just Stay Down / Perdendo a cabeça
Bronze
Alguns inimigos são basicamente corpos robustos controlados por pequenas cabeças que mais parecem pequenos OVNIs. Ao combatê-los, essas partes se soltarão e aí é só acabar com elas de vez. É uma conquista praticamente automática conforme se avança na campanha, já que não faltarão inimigos desse tipo pelo caminho.
42. Must Go Faster / Acelera!
Bronze
Assim que adquirir esse item, também conhecidas como Hoverboots, em uma passagem obrigatória da história disponível no primeiro terço da campanha, basta acelerar uma corrida ao máximo (segurando o R1 e acionando o modo turbo pressionando o L2 algumas vezes). Aí um salto duplo (apertando duas vezes o X) já resolve esse troféu.
43. Planning Some Destruction / Receita para a destruição
Bronze
Ao coletar o primeiro dos 10 Spybots, simpáticos robozinhos que guardam informações extras sobre os planetas e sobre a poderosa RYNO 8, este troféu surgirá na tela. Não será difícil conquistá-lo para quem procurar um pouquinho, principalmente nos primeiros mundos da jornada.
44. Aim to Misbehave / Tiro e queda
Prata
A arma mais poderosa (e apelona) do jogo estará disponível assim que o jogador coletar todos os Spybots escondidos por todos os mundos do jogo e começar a campanha novamente no modo desafio. Aqui é necessário ter bastante atenção na busca, algo que também ajudará em outra conquista, a “Estoque Completo”. O vídeo sugerido lá, aliás, ajudará a cumprir esse troféu também.
45. Feeding Friendsy / Amigo é para essas coisas
Bronze
As Zurpitas são plantas muito peculiares de Sargasso. Para fazer a coleta como missão secundária, retorne ao planeta depois de cumprir a missão principal do terceiro mundo, aceite a missão e explore o ambiente. Na dúvida, o mapa deixa tudo mais fácil para localizar 10 unidades do item.
46. Sweet, Sweet Victory / Doce, doce vitória
Bronze
Em uma das missões secundárias do quinto mundo do jogo, a Chef Tulio precisará da ajuda do jogador para defender uma área de algumas hordas. Basta aguentar as pontas e eliminar os inimigos e o troféu é seu. Há muitos deles, mas alguns são bem tapados e o jogador conta com a ajuda de um dispositivo incendiário e portais muito bem localizados para o trabalho.