




Total: 49
Terminar o jogo: 1 vez, no mínimo
Tempo estimado: –
Dificuldade: Médio
Enslaved não é um jogo particularmente difícil de ser platinado, mas é consideravelmente trabalhoso e BEM frustrante.
1) Termine o jogo no Easy ou Hard: Você pode até fazer tudo no jogo de uma só vez, mas é altamente improvável que consiga. Não faz sentido, então, tornar sua vida miserável por causa dos troféus de colecionáveis. Se você optar por terminar no Hard primeiro, sua playthrough de colecionáveis será muito mais tranquila, mas a dificuldade Hard oferece um belo desafio. Se terminar no Easy primeiro, Hard será MUITO mais fácil por causa de seus upgrades. Escolha como bem entender.
2) Colecionáveis e limpeza: Use o Chapter Select para voltar nas fases. Se você jogou a primeira vez direto no Hard, selecione Easy e vá completando o que falta. Do contrário, selecione Hard e termine o jogo de novo. Para aqueles que acham 101 Borgia Flags ou 350 Shards muito, estejam avisados: as Tech Orbs, os colecionáveis de Enslaved, somam nada menos que MIL SEISCENTOS E SEIS. E sim, você deve encontrar todas para o troféu de prata relacionado. É uma tarefa entediante e completamente desnecessária, e ainda por cima, algumas orbs sofrem de um glitch horrendo que faz com que elas simplesmente sumam ou não contabilizem no total. No geral, isso se resolve fazendo o capítulo novamente até que elas apareçam ou contem, mas alguns usuários dizem que nem assim conseguiram resolver o problema, e precisaram apagar o save e recomeçar do zero – muito, MUITO chato. Para evitar problemas, toda vez que terminar um capítulo (durante sua segunda jogatina), volte ao menu principal e veja a porcentagem. Toda vez que fizer 100% em um capítulo, saia para a XMB e faça um backup do save para um pen drive – chato, mas menos frustrante que fazer tudo novamente.


Como sempre, conquiste todos os outros troféus. Os glitches podem fazer você perder a paciência para esta platina, então, se quiser ficar seguro, faça um backup do seu save toda vez que atingir 100% das orbs em um capítulo.


No final do capítulo 2 você encontrará um Demolition Mech, um Mech que possui bolas de ferro no lugar das mãos. Atire na cabeça dele com todos os seus Plasmas, e quando estes esgotarem, deixe o Mech matar Monkey para a luta recomeçar. Com 20 tiros, o troféu será seu.


Termine o jogo na dificuldade Easy. Refira a “Great Sage Equal of Heaven” para mais detalhes.


Termine o jogo na dificuldade Normal. Refira a “Great Sage Equal of Heaven” para mais detalhes.


Termine o jogo na dificuldade Hard. Os troféus de dificuldade são cumulativos, então terminar no Hard dará “Monkey Magic” e “Trainee Monkey” também. Hard não é um passeio no parque e deve ser encarado com cautela. Não é nada desesperador, mas algumas partes, como a ponte no capítulo 6, são bem difíceis. No mais, a única diferença entre as dificuldade é a quantidade de dano que você faz e leva, além das duas sequências de perseguição serem mais difíceis nas dificuldades maiores.


No capítulo 10, chegue ao topo da torre antes de Pigsy. Não é difícil e o caminho é único, e se você ignorar as Orbs no caminho, dificilmente perderá.


No final do capítulo 9, salve Trip do Mech Dog em menos de 36 segundos. Virtualmente impossível de ser feito no Hard, então deixe para fazer no Easy. Passe por todos os boosters azuis e ignore as orbs, não há como pegar todas as orbs da perseguição e alcançar o Mech em 36 segundos de uma só vez. Dica valiosa: o troféu aparecerá logo que a cutscene começar, então se você não conseguiu, saia do jogo para a XMB – isso evita que o jogo faça o auto-save e, por consequência, que você jogue o capítulo todo de novo.


No final do capítulo 11, salve Trip do Rhyno Mech em menos de 35 segundos. Exatamente como o troféu acima: faça no Easy, ignore as orbs e, se preciso, saia para a XMB.


No capítulo 2, haverá uma parte em que Trip irá sugerir que você passe silenciosamente pelos Mechs, para não chamar a atenção. Faça isso e pronto. Na verdade, qualquer parte do jogo em que você puder fazer “stealth” serve para este troféu, mas a primeira oportunidade é no capítulo 2.


No capítulo 11, ao enfrentar o Rhino Mech, vença a luta sem ser atingido pela corrida do Mech. Bem simples, desvie rolando do ataque. Procure se manter longe do inimigo para ver mais facilmente quando ele irá atacar. Se por acaso for atingido, aperte Start e escolha Restart Last Checkpoint para tentar de novo. Dada a menor energia do Mech nas dificuldades menores, você pode optar por fazer no Easy também.


No capítulo 2, logo que você encontrar o campo minado, você terá que enfrentar um Mech comum, que aparece sozinho. Ao invés de bater nele até a morte, use o Area Attack (quadrado e cruz juntos) até empurrar o inimigo em uma mina. Simples.


Distraia 20 inimigos gritando com . Se você simplesmente seguir o jogo, provavelmente não terá um número suficiente para o troféu. Aperte
toda vez que entrar em uma luta para chamar atenção dos inimigos, além de fazer isso também nas partes em que você e Trip devem alternar distrações nos inimigos para prosseguir. Lembre-se que precisam ser 20 inimigos diferentes, então não adianta massacrar
nos Demolition mechs ous Turrets, por exemplo.


Faça Stun em 75 inimigos. Pode ser com o o Stun Attack (compre nos upgrades, use segurando quadrado) ou com as Stun Blast de seu bastão. Compre também o upgrade que aumenta a área de ação das Stun Blast para pegar mais inimigos com um tiro só. E não se preocupe, o número de inimigos que você fez Stun carrega de uma jogatina para outra.


Durante o jogo, alguns Mechs irão exibir um contador acima de suas cabeças que, quando zerados, chamam mais inimigos para você lutar. Esse tempo é maior ou menor de acordo com a dificuldade (40 segundos no Easy e meros 10 no Hard). O começo do capítulo 3 é ótimo para fazer esse troféu. Mate todos os inimigos menos o do contador, espere a contagem marcar 01 segundo e faça um stun nele (com Stun Attack ou Stun Charge), e elimine-o.


Alguns inimigos podem sofrer um Takedown (diminua bastante a energia deles e o jogo indicará que você pode apertar círculo para fazer o Takedown). Um desses inimigos passíveis de Takedown soltam um bomba ao morrer – use essa bomba para matar 2 inimigos e pronto.


De forma semelhante ao troféu anterior, mas desta vez, os inimigos que você deve matar com Takedown são os que deixam suas metralhadoras para trás. Mate 10 inimigos com a metralhadora roubada e pronto.


Compre o Radial Stun Blast e faça Stun em 3 inimigos simultaneamente com ele. As pontes no capítulo 6 são ótimas porque são apertadas e os inimigos se aproximam de você muito perto uns dos outros.


Mate 25 inimigos QUE POSSUAM ESCUDO com a combinação Stun Blaste Plasma Blast. Mais fácil de ser feito no Easy e com todos os upgrades de dano dos Plasma Blasts.


Compre o upgrade Counter Attack e acerte 20 deles nos inimigos. Para fazer Counter, você deve bloquear assim que o golpe do inimigo iniciar o contato com Monkey, e apertar quadrado para contra-atacar. O “timing” do Counter de Enslaved é bem rigoroso, então faça no Easy para evitar morrer muito.


Compre o upgrade de penetração dos Plasma Blasts e elimine 3 inimigos com um único tiro. Novamente, as pontes do Capítulo 6 são uma boa pedida. Alinhe os inimigos e destrua-os. Mais fácil no Easy e com os upgrades de dano.


Compre o Upgrade Evasion Attack e acerte 20 inimigos com ele. Para isso, role em direção a um inimigo e aperte quadrado para atacar.


Complete um capítulo sem morrer, exceto o capítulo 1. Bem simples se jogar no Easy, PORÉM, fica um aviso: algumas pessoas sofrem com um glitch neste troféu. Caso você termine o capítulo sem morrer e o troféu não destravar, tente mais uma vez. Se ainda não funcionar, você vai ter que deletar seu Save Game e fazer de novo. Se for o caso, deixe este troféu para depois que fizer o restante.


Em algumas partes do jogo, Mechs irão atrás de Trip. Se você demorar para socorrê-la, ela usará um EMP para desorientar os inimigos. Deixe que ela faça isso e salve-a, matando os Mechs. Repita mais duas vezes para o troféu.


Complete um capítulo sem levar dano. Faça no capítulo 1, mas lembre-se: fogo conta como dano e os ataques físicos (não as balas) dos Mechs também. O capítulo 1 é curto e simples, e este troféu não deve apresentar maiores dificuldades.


Compre todos os Upgrades. Você provavelmente conseguirá este enquanto estiver caçando as malfadadas Tech Orbs. O troféu destravará com o último dos troféus de Upgrade.


Pegue metade do total de Tech Orbs – 803. Isso NÃO é o total de orbs que você tem, e sim a quantidade das “bolinhas” que você acha espalhadas pela fase. Refira a “Tech Curator” para mais detalhes.


Pegue todas as Tech Orbs. Isso NÃO inclui as deixadas pelos inimigos. Este é o pior troféu de Enslaved. Não há como eu apontar você na direção correta de cada Orb – são 1606, afinal. Essa playlist no YouTube pode ajudar. Além disso, há a questão dos glitches descritos na introdução. O menu de Chapter Select informa a porcentagem que você encontrou nas fases, então é uma direção a mais para os jogadores. No mais… boa sorte. E paciência. Este troféu é BEM frustrante.