




Total: 41
Terminar o jogo: Leia introdução
Tempo estimado: 15 horas
Dificuldade: Médio
Troféus passíveis de perda: Não
A mais recente adição à série de coletâneas da Capcom, Capcom Fighting Collecion 2, resgata oito jogos do extenso catálogo de jogos de luta do estúdio. Estruturalmente, é bastante similar às coletâneas anteriores, permitindo recursos como salvamento rápido e comandos simplificados para quase todos os golpes.
Será necessário finalizar todos os jogos com todos os personagens, mas, com exceção de Power Stone 2, essa jornada será mais rápida do que você imagina — a menos que você queira fazer tudo de forma legítima, nesse caso espere investir boas dezenas de horas nessa coletânea para provar que você é mais do que um fã médio.
Não há nenhum troféu relacionado à níveis de dificuldade, então não hesite em jogar na menor dificuldade possível (apertando
na tela de seleção de jogos), bem como usufruindo de outros modificadores como dano causado e duração de partidas. A coletânea também não conta com troféus online, felizmente.Sua recompensa por obter todos os troféus abaixo.
Obtido após completar a primeira luta em Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro.
Obtido após terminar Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
É necessário completar o jogo com todos os 35 personagens para o troféu 41, mas nas opções do jogo mantenha o sistema de Ratio, que elenca os lutadores por proporção. Você recebe 4 pontos para escolher lutadores de diferentes “custos”. Quando chegar na batalha final, contra Geese/M. Bison, perca a luta propositalmente e use um continue para voltar à tela de seleção de personagens. Nesse momento, abra o menu com o touchpad e selecione a opção “Salvamento Rápido” para criar um save estratégico. Agora, basta escolher os personagens em ordem e, após registrar a pontuação na tela de Game Over, use o touchpad para recarregar o mesmo save e escolher os próximos personagens. Repita sucessivamente até finalizar com todos personagens.
A descrição do troféu está incorreta.
Para este troféu apenas, antes de iniciar Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro, abra as opções do jogo e altere o tipo de batalha para “Partidas de Par”. Dessa forma, você não apenas elimina o sistema de proporção usado anteriormente mas também pode repetir a escolha de personagem. A partir daí, simplesmente escolha o mesmo personagem duas vezes e finalize uma luta para obter o troféu.
Em Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro, selecione Geese e derrote um oponente usando o super. Por padrão, o comando é ↙️➡️↘️⬇️↙️⬅️↘️+soco, mas não contaremos para ninguém se você simplesmente apertar
ao invés.Para enfrentar um sub-chefe secreto em Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro, você deve cumprir os seguintes requisitos até o fim da terceira batalha:
- Não usar continues.
- Finalizar quatro rounds usando supercombos, causando a “explosão” do fundo de tela.
- Obter 60 GPS. Esse é um sistema de pontuação dinâmico visível no canto inferior da tela. De forma geral, basta acertar o primeiro ataque da partida e evitar ser atingido por ataques inimigos para atingir esse total, além de realizar combos bem como os finalizadores do item acima.
Cumprindo esses requisitos, Morrigan ou Nakoruru surgirão como um desafiante extra. Caso contrário, também é possível enfrentar Akuma cumprindo a meta de 80 GPS até o fim da quinta batalha ao invés.
Obtido após completar a primeira luta em Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001.
Obtido após terminar Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
É necessário completar o jogo com todos os 48 personagens para o troféu 41. Use o divino sistema de salvamento rápido na tela de seleção de personagens após perder intencionalmente para o último chefe e faça o revezamento entre diferentes trios até finalizar com todos.
Em Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001, você recebe pontos bônus se fizer o chamado “dramatic move” — normalmente, punir um supercombo de seu oponente com o seu próprio é o suficiente. Para este troféu, você precisa nocautear um inimigo desta forma.
Em Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001, os chefões do jogo anterior passaram a ser sub-chefes secretos. É necessário cumprir os seguintes requisitos até o fim da terceira batalha para ser desafiado por um dos dois novos chefes:
- Não vencer nenhum round por tempo.
- Não sofrer o primeiro ataque do round mais do que 6 vezes.
- Não ser nocauteado mais que 3 vezes por supercombos.
Ou seja, esse encontro é praticamente inevitável.
Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001 conta com duas possíveis batalhas finais extras, uma exclui a outra de acordo com sua performance, então talvez seja necessário fazer uma segunda partida desde o começo. Para encontrar a versão “normal” de um dos chefes secretos, os requisitos que você deve cumprir até o fim da quinta batalha são:
- Derrotar Geese ou M. Bison (mesmos requisitos do troféu acima).
- Obter 1000 GPS.
- Finalizar quatro rounds usando supercombos.
- Finalizar ao menos dois rounds usando supercombo de nível máximo (Lv.3/MAX, dependendo do estilo de luta que você optou. Normalmente, o último golpe na lista de movimentos do personagem.).
Já os requisitos para enfrentar as versões diabólicas dos chefes secretos de Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001, a serem cumpridos até o final da quinta batalha, são os seguintes:
- Derrotar Geese ou M. Bison (mesmos requisitos do troféu 10).
- Obter 1500 GPS.
- Finalizar um round com um supercombo recebendo o bônus “dramatic move” (veja troféu 9).
Obtido após completar a primeira luta em Capcom Fighting Evolution.
Obtido após terminar Capcom Fighting Evolution pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
Neste jogo, você escolhe até dois personagens por vez e deve finalizar com todos os 23 personagens. Use o recurso de salvamento rápido após perder para o chefe Pyron, usando continues e revezando os integrantes de sua dupla até finalizar com todos personagens.
Ao iniciar Capcom Fighting Evolution, opte pela opção “Modo Versus”. Dessa forma, você pode selecionar Demitri como seu personagem principal e Hydron como sua oponente (controlado pela CPU). Carregue a barra de supercombo e atinja o oponente com o comando ⬇️↘️➡️↘️⬇️+dois socos — ou simplesmente apertando ➡️+
nesse admirável mundo novo.Para enfrentar Ingrid em Capcom Fighting Evolution, na configuração padrão de melhor de 3 rounds, você deve executar no mínimo dois nocautes com sua barra de supercombo, causando a “explosão” do fundo de tela.
Obtido após completar a primeira luta em Street Fighter Alpha 3 Upper.
Obtido após terminar Street Fighter Alpha 3 Upper pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
Neste jogo, cada personagem possui sua própria trajetória de inimigos antes de chegar em M. Bison, portanto o truque de salvamento rápido não funciona pois, se você trocar de personagem, recomeça do zero. Isso não significa que você precisa terminar o jogo do início ao fim 35 vezes para o troféu 41 — basta usar o código apresentado no troféu 20 para iniciar o jogo diretamente na batalha final.
Além dos 33 personagens visíveis na tela de seleção, também é necessário finalizar com os seguintes personagens secretos:
- Shin Akuma: segure Options e escolha Akuma.
- Final M. Bison: segure Options e escolha M. Bison.
Durante as cenas introdutórias de Street Fighter Alpha 3 Upper, segure os três botões de chute e aperte Options para iniciar o jogo no Dramatic Mode. Escolha sua dupla e vença a primeira partida para obter o troféu.
A descrição do troféu é levemente enganosa, já que a batalha final viria naturalmente no decorrer do modo arcade. O que o troféu pede, porém, é que você inicie o jogo diretamente na batalha final, algo que vai agilizar bastante sua busca pelo troféu 41 em Street Fighter Alpha 3 Upper.
Após escolher seu personagem, enquanto estiver optando pela velocidade, segure o botão Options e confirme a escolha segurando simultaneamente os botões de soco fraco + chute médio + soco forte (na configuração padrão,
+ + ) até a próxima tela. Se feito corretamente, ao invés da introdução de seu lutador, você verá diretamente a imagem do último chefe. Esse truque também funciona para os dois personagens secretos.Durante as cenas introdutórias de Street Fighter Alpha 3 Upper, segure os três botões de soco e aperte Options para iniciar o jogo no Survival Mode. Será necessário completar as 28 lutas, mas isso não deve apresentar desafio algum jogando na dificuldade mais baixa e usando o salvamento rápido entre uma luta e outra.
Obtido após completar a primeira luta em Power Stone.
Obtido após terminar Power Stone pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
No oitavo estágio, faça seu salvamento rápido para agilizar o processo em busca do troféu 41. Neste caso em particular, são 10 personagens com os quais você deve finalizar o jogo.
Em Power Stone, durante uma luta no cenário Dullstown, tente atacar seu oponente enquanto ele estiver de costas para a prateleira de bebidas. Se seu ataque for forte o suficiente para lançá-lo contra a mesma, o impacto irá fazer com que a prateleira caia e o troféu suba. Não conseguindo isso em sua jornada pelo modo arcade, você pode iniciar uma partida no modo versus com isso em foco.

Em Power Stone, obtenha uma vitória por Perfect. Com os modificadores de dano, mantenha seu foco em obter as três esmeraldas o mais rapidamente possível e use seu ataque especial com
+ .Obtido após completar a primeira luta em Power Stone 2.
Obtido após terminar Power Stone 2 pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
Facilmente o troféu mais chato dessa listagem. Ao chegar na última batalha, onde a câmera fica em progressão lateral enquanto você luta com uma série de… Mokujins?… faça seu salvamento rápido e finalize o jogo. Mesmo que você use um continue e faça um salvamento rápido na tela de seleção de personagens, o jogo sempre te levará de volta para a última tela de loading, portanto, será necessário sacrificar seu personagem todas as vezes. Para agilizar esse processo, fique derrotando e revivendo a CPU “amigo-inimigo” para consumir sua própria barra de vida. Será necessário finalizar o jogo com os 14 personagens, então tenha muita paciência aqui.
Em Power Stone 2, um dos sub-chefes que você encontrará no modo arcade é uma esfinge mecânica. Escale saltando de suas pernas para alcançar seu dorso e interaja com o canhão laser para usá-lo e ganhar o troféu.

Em Power Stone 2, encontre uma Light Stone (branca). Sem mistérios aqui, é um troféu que depende de RNG mas em suas repetidas incursões contra o último chefe você certamente encontrará mais de uma.
Obtido após completar a primeira luta em Project Justice.
Obtido após terminar Project Justice 2 pela primeira vez, em qualquer modo ou nível de dificuldade.
Existem dois modos de jogo aqui, totalizando 40 finais possíveis. Inicialmente, mantenha seu foco no modo Story, cumprindo os requisitos indicados no troféu 33 pois algumas das escolas possuem dois finais possíveis. Dessa forma, você obterá praticamente todos os finais dos 29 personagens disponíveis: veja pela tela de Prêmios do Lutador quais finais estarão faltando e então monte trios com esses personagens no modo Free. Chegando na última batalha, contra Demon Hyo, você pode fazer um salvamento rápido para repetir apenas essa batalha, mas note que você novamente será levado de volta para a última luta ao invés da tela de seleção, então continue perdendo e usando o continue para alternar para o próximo trio e acelerar o processo.
Em Project Justice, primeiro execute uma técnica de Team Up para entendê-la: aperte os dois ataques fracos ou os dois fortes simultaneamente para consumir duas barras e chamar um parceiro. O efeito visual “amarelo” denota esse ataque. Quando a CPU acertar esse ataque em você, imediatamente chame seu parceiro (com o mesmo comando) e então acerte um golpe para cancelar o Team Up do inimigo.
Quando chegar a hora de encarar Project Justice, primeiro mantenha seu foco no modo Story. Você deve completar o modo, do começo ao fim, com sete escolas diferentes. É um modo curto, com 6 episódios, mas quatro das escolas possuem mais de um final, confira os requisitos:
- Taiyo High School
- A) No episódio 2, perca o primeiro round contra Akira. Exclusivamente para essa rota, você precisa jogar partidas em melhor de 3, pois um continue não conta. Você saberá que deu certo se na luta seguinte Chairperson surgir como uma opção para sua equipe.
- B) No episódio 2, vença Akira sem perder.
- Gorin High School
- A) No episódio 2, escolha a dupla Shoma e Momo.
- B) No episódio 2, escolha a dupla Natsu e Roberto.
- Gedo High School
- A) No episódio 4, vença a luta usando um ataque Team Up ou Party Up.
- B) No episódio 4, vença a luta usando qualquer outro tipo de ataque.
- Seijyun High School
- A) No episódio 4, vença a luta usando um ataque Team Up ou Party Up.
- B) No episódio 4, vença a luta usando qualquer outro tipo de ataque.
O salvamento rápido ainda tem sua utilidade aqui: faça um save no início do episódio em questão e, após terminar o modo Story, recarregue e siga a outra rota. A única exceção realmente fica para a rota A de Taiyo, a menos que você queira jogar todas as outras partidas na modalidade de melhor de 3 rounds.
Obtido após completar a primeira luta em Plasma Sword: Nightmare of Bilstein.
Obtido após terminar Plasma Sword: Nightmare of Bilstein pela primeira vez, em qualquer nível de dificuldade.
Novamente, abuse do recurso de salvamento rápido para obter todos os 24 finais necessários para o troféu 41. Todos personagens possuem uma variação “TRUE”, mas ela não é necessária para o troféu. Faça seu save estratégico contra o oitavo inimigo e recarregue a partir dali: caso sua performance tenha sido boa o suficiente para o final completo, um nono inimigo surgirá na sequência, mas a tela de seleção ficará bloqueada e o continue irá forçar seu personagem atual.
Em Plasma Sword: Nightmare of Bilstein, quando estiver em busca do final de Gore ou Luca, use a habilidade Composition Reduction ativada com o comando ⬇️⬇️➡️➡️⬅️⬅️+Options, mas, falhando isso, você pode simplesmente recorrer ao atalho moderno ativado com ⬇️+
. Será um segredo nosso.Para enfrentar o sub-chefe secreto de Plasma Sword: Nightmare of Bilstein, você deve cumprir uma série de requisitos conforme listados abaixo. Ele pode surgir a qualquer momento a partir da terceira luta, exceto nas lutas 5 (rival) e 8 (chefe final). Eis os requisitos a serem cumpridos o quanto antes:
- Não usar continues ou vencer lutas por tempo.
- Finalizar uma luta com um ataque de Plasma Field ( + ).
- Vencer duas lutas com Perfect, sem sofrer dano.
- Finalizar três lutas com ataques Plasma Strike ( ).
Parece difícil mas não é, especialmente porque você estará jogando na dificuldade mínima com modificadores de dano. Uma dica é usar Vector e ficar atacando com
para manter o oponente distante. Quando ele estiver com cerca de 30% de sua vida, use o Plasma Field e aperte para disparar um raio e finalizar a luta. Nas lutas seguintes, substitua o finalizador pelo Plasma Strike.Em Plasma Sword: Nightmare of Bilstein, todos os personagens possuem um chefe secreto após a oitava luta. Para enfrentá-lo e, assim, obter o final completo do respectivo personagem, você precisa atingir uma pontuação alta dependendo do número de rounds que você estiver jogando. Com partidas de apenas 1 round, você precisa atingir 70000 pontos, uma meta facilmente atingida seguindo as dicas do troféu anterior.
Virá após obter os respectivos troféus individuais de cada um dos jogos.
Virá após obter os respectivos troféus individuais de cada um dos jogos.
Será necessário finalizar todos os jogos com todos os personagens disponíveis, inclusive os secretos e finais alternativos quando aplicável. Recorra ao método de salvamento rápido (confira troféus individuais de cada um dos jogos), mantendo o foco em um jogo por vez, e acompanhe seu progresso através das medalhas na opção Prêmios do Lutador do menu principal.