tri-Ace, o estúdio de desenvolvimento por trás de Valkyrie Profile e da série Star Ocean, está tendo uma situação financeira difícil. A Gamebiz, uma agência de notícias japonesa com foco na indústria de jogos do país, publicou um artigo baseado no relatório financeiro da tri-Ace para o ano fiscal anterior que terminou em junho de 2022.
O artigo revelou que as vendas da tri-Ace durante todo o ano caíram 42,9%, de mais de 2 bilhões para 1,25 bilhão de ienes (~ US$ 8,675 milhões). Mas enquanto a empresa teve um lucro operacional de 241 milhões de ienes (~ $ 1,67 milhão) no ano fiscal de junho de 2021, isso se transformou em uma enorme perda de 625 milhões de ienes (~ $ 4,34 milhões). Da mesma forma, seu lucro final passou de 171 milhões de ienes para um déficit de 684 milhões de ienes (~$4,745 milhões). O artigo foi ainda mais longe ao declarar que a tri-Ace está em estado de insolvência.
Para um contexto adicional à situação financeira, a tri-Ace costumava ter Star Ocean: Anamnesis, um jogo para celular gratuito com microtransações via gacha com personagens da série Star Ocean e muitas outras franquias de crossovers convidados. No entanto, a Square Enix encerrou o título globalmente em novembro de 2019 e no Japão em 24 de junho de 2021. Este último deu um grande golpe nos ganhos da tri-Ace, especialmente porque aconteceu no final do ano fiscal de junho de 2021.
Isso também significa que o estúdio teve que desenvolver Star Ocean: The Divine Force praticamente sem receita durante o ano seguinte. O novo título principal de Star Ocean está programado para um lançamento mundial simultâneo em 27 de outubro.